Dando Asas à Imaginação:Ouvir Música alegre estimula a criatividade!




Você sabia que ouvir música pode estimular a sua criatividade e dar asas à sua imaginação? Pois é! Não é a toa que comecei a editar vídeos e publicá-los nas redes! E o melhor de tudo isso, é poder obter o retorno destes benefícios ao ouvir música junto com os amigos. Venha comigo conhecer mais detalhes desta interessante descoberta.


Você já deve ter ouvido aquele papo de que ouvir música clássica — especialmente as composições de Mozart — pode nos tornar mais inteligentes, certo? Bem, a verdade é que estudos apontaram que escutar qualquer coisa que nos agrade, sejam barulhos da natureza ou até heavy metal, pode melhorar a nossa habilidade de manipular formas mentalmente e possuem um poder mágico sobre a inteligência humana. E tem coisa melhor do que dançar  ou ouvir um solo de guitarra? É o poder da música!!




De acordo com Yasmin Tayag, do site Inverse, experimentos conduzidos por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, e da Universidade Radboud, na Holanda, revelaram que determinadas músicas têm o poder de estimular a criatividade. Mais especificamente, músicas que os ouvintes classifiquem como sendo “felizes”.


O Estudo


Segundo Yasmin, primeiro os cientistas analisaram estudos anteriores relacionados com a influência da música sobre o comportamento. Depois, eles selecionaram quatro composições_ (
se quiser ouvir, clique no nome de cada uma delas): Primavera”, de “As Quatro Estações”, de Vivaldi, (FELIZ )Adagio para Cordas”, de Samuel Barber, (TRISTE)Marte, o Mensageiro da Guerra”, de Gustav Holst, (ANSIOSO) e “O Cisne”, de Camille Saint-Saëns (CALMO)— que outras pesquisas já haviam determinado ser capazes de promover os estados de espírito “feliz”, “triste”, “ansioso” e “calmo”, e separaram a seleção classificando as músicas como sendo positivas ou negativas.  Abaixo colocarei a minha versão para todas todas elas.  

Claro que começo com a  mais FELIZ  DE TODAS , aliás em meu canal a preferência é de canções felizes e e tenho certeza que você vai vibrar com Everbody, do DJ Bobo! Veja mais 👉 http://bit.ly/2H3ZlvU




Então, os pesquisadores pediram que 155 pessoas ouvissem à seleção e, depois, fizessem uma série de testes de criatividade. Os experimentos demonstraram que a música afeta a “criatividade divergente”, ou seja, aquela relacionada com a geração de novas ideias e novas perspectivas a partir da exploração de várias soluções possíveis para um mesmo problema.

E a canção com a história mais triste do meu canal, mas igualmente linda que narra a emocionante história do gênio da Arte Vincent Van Gogh. Leia + Sobre a História dele 
👉 http://bit.ly/ArteVanGogh



Por outro lado, os cientistas não notaram nenhum efeito sobre a “criatividade convergente”, aquela relacionada com encontrar a única solução possível para um problema. Além disso, dentre as músicas que os participantes ouviram antes dos testes, a única que ofereceu efeito sobre a criatividade foi a “Primavera”, de Vivaldi, que é a considerada classificada previamente como a mais feliz da seleção.
 

Talvez pela batidas da introdução da canção, creio que a mais ansiosa do meu canal seja Stop Crying Your Heart Out da excelente Banda Óasis. Para muitos,  essa canção ocasiona uma profunda melancolia, para outros emociona profundamente. Afinal a música exerce um poder diferente em cada pessoa, depende muito do gosto de cada um. Em você, o que provocou, ansiedade ou tristeza? 




Caso você tenha ficado curioso, “O Cisne” era a calma da lista dos cientistas.  “Adágio para Cordas”, a triste, e a “Marte, o mensageiro da Guerra” a associada com ansiedade.



A minha versão da canção calma, relaxante e também Feliz é
The Dream de David Sanborn 👉 http://bit.ly/2pYgPPN Essa canção parece um sonho relaxante de tão linda!



Conclusões

Os cientistas não sabem ao certo o que acontece com o cérebro quando somos expostos a músicas felizes, mas eles suspeitam que a melodia possivelmente ajude a melhorar a flexibilidade cognitiva e, com isso, a nossa capacidade de considerar mais possibilidades e diferentes abordagens na hora de solucionar um problema.

Pois, com isso em mente, os pesquisadores sugerem que, sempre que você sentir que empacou na solução de algo que está te tirando do sério, pare um pouco, selecione lá uma porção de músicas que você considera como felizes, ligue o som, respire fundo e deixe que a sua criatividade aflore e ajude você a encontrar uma resposta para o seu problema. Não custa nada tentar, não é mesmo? Apenas curta esse delicioso momento de ouvir uma canção...


E é claro que eu chego com uma seleção de músicas para você aumentar a sua criatividade a nível 1000! Assista no final do artigo o vídeo inédito da semana, que é uma verdadeira joia rara e que elevará a sua criatividade às alturas! É magnífica a canção "Just My Imagination".


Sobre Lillo Thomas e a canção "Just My Imagination"

⭐️ Lillo Thomas  é um ex -atleta olímpico americano e músico de soul . Ele alcançou o auge de seu sucesso como artista de gravação nos anos 80. E a canção "Just My Imagination" é uma das mais lindas que gravou, além das famosas "Sexy Girl" e "I'm in Love". 

⭐️ No início de sua vida, o objetivo de Thomas estava em execução . Ele estabeleceu o recorde mundial para os 200 metros aos dezesseis anos de idade. Como membro da equipe de atletismo dos EUA, ele se classificou para as Olimpíadas de 1984 , mas não pôde comparecer após um acidente de carro no Brasil. 


⭐️ Thomas rapidamente estabeleceu sua carreira musical. Seu primeiro álbum, lançado em 1983 pela Capitol Records , alcançou o 23º lugar nas paradas de álbuns do R&B . 

⭐️ Em 1985, Thomas fez uma turnê com o comediante Eddie Murphy , mas 1987 foi o auge do sucesso de sua carreira musical, quando seu álbum Lillo se tornou o 10º na lista de álbuns de R&B e lançou seu single de maior sucesso, "I'm in Love". Thomas mora em Westchester com sua esposa Kim, vice-presidente da indústria de beleza. Ele também é um pintor talentoso.

 ⭐️ Mas com "Just My Imagination", (Fugindo Comigo) " do Grupo The Temptations, ele emocionou a todos e com certeza é uma das melhores versões que ouvirá agora. Tomara que aprecie a nova edição do canal e dê asas à sua imaginação!! Linda semana!!


Gifs do Tumblr e Imagem do Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

10 comentários:

  1. Que lindo post.Adorei a música e deste vários motivos pra aguçar a inspiração! Que seja lindo o Dezembro! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, que bom que gostou querida!! Sabe, ando pesquisando muito sobre música e os benefícios que elas provocam na gente! Mas as músicas alegres e cheias de vida semrpe serão as minhas favoritas!! Uhullll
      Tenha uma linda semana amiga e obrigada!
      Muitos beijos! :)))

      Excluir
  2. A música toca a mente e o coração, empresta asas à alma que se enleva de inspiração. Cria, transcende...

    Um abraço. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, muito obrigada pela presença e carinho amigo!
      Bom saber que nossa amizade está criando raízes!
      A música é pura magia não é verdade?
      Tenha uma feliz e especial semana!
      Um grande abraço!! :))))

      Excluir
  3. Olá Adriana, amei seu post, eu sou uma pessoa muito musical, acredito sim que a música tenha esse poder todo.
    Tenha um bom fim de semana, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, muito boa tarde querida!!
      Ahh, verdade querida, a música é uma grande companheira para todas as horas e quando usamos nossa imaginação então, fica ainda mais divertido!!
      Obrigada pelo carinho da presença amiga!!
      Tenha uma semana maravilhosa!
      Beijos!! :))))

      Excluir
  4. Sempre com posts motivadores, Adriana. Amo muito ler. Bjão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, sinto-me lisonjeada com a sua presença e carinho amigo!!
      Você é o único dos amigos que não me abandonou depois de tantos anos, desde o Dhitt!
      Estamos cá, nós dois, firmes e fortes e indo para mais um ano!! Uhulllll
      Um beijo querido e maravilhosa semana!! :))))

      Excluir
  5. Olá, querida Adri!

    Espero e quero que você esteja bem, feliz e cheia de vontade de dançar, tal como eu.

    Excelente e completo, seu post, aliás, como todos. Você se empenha ao máximo para dar informações e motivações aos seus amigos(as).

    De há mto que a música tem influência na felicidade ou não das pessoas. Já na pré-História, isso se verificava, embora de maneira mto "rude" e linear, mas, enfim, era o possível. Nas épocas históricas seguintes, o mesmo aconteceu e hoje sabemos que muitos vivem para a música e da música.

    Gostei de todos os vídeos, que você aqui colocou. Os que mais gostei foram o primeiro e o último, mas sobretudo o 1º. Quem não ama dançar? Todo o mundo, creio, só que muitos dizem, sobretudo homens, que são ou têm pé de chumbo, mas isso não é verdade. Há, sim, uma predisposição natural, por parte de algumas pessoas para dançar, mas ficar indiferente a uma música, ninguém fica.

    Gosto imenso de música francesa, devido à doçura da pronúncia e conteúdo, embora saiba que a música inglesa e americana está nos tops, mas eu continuo gostando mto de música tendre (rs).

    Beijos, um big abraço et bon fin de semaine (rires).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, muito boa tarde querida!!
      Fico felicíssima com sua presença, é sempre um prazer ter você aqui comigo ouvindo essas canções que fazem bem, nos deixam felizes e algumas até ansiosas, como diz a ciência...rsrs

      Sim, eu estou muito entusiasmada para dançar ultimamente...rsrs A música me deu uma motivação a mais querida! Sim, e saber que muitos vivem da música e para a música é fantástico não e verdade? O que seria de nós sem a música?

      Ahh querida, você é como eu nos gostos musicais!! Preferimos canções empolgantes e felizes!! As músicas melancólicas são belas, mas não suficientemente empolgantes para mim, por isso que Everbody do DJ Bobo é tão incrível, assim como a do Lillo Thomas, que é pura energia e alto astral!! Ah também amo a música francesa e já editei 5 vídeos só com canções desta língua tão empolgante!!

      Obrigada pelo carinho amiga, você é sempre maravilhosa!
      Beijos e uma grande e especial semana! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.