Se você precisar de mim, estou aqui!




Amigos, um novo ano começou... O passado foi um ano muito musical para o Vivendo Bem Feliz e eu estou aqui, é só atravessar  a ponte para me encontrar...É a magia da música que faz tudo isso...Sabe aquela canção  que só de ouvir os primeiros acordes já abrimos um sorriso, ou nos arrepiamos? O que acontece com o nosso cérebro nesse momento? Venha saber!



Sempre falamos o quanto a música é uma das formas mais puras da expressão humana. Ela nos conecta com os outros e nos transporta no tempo através das memórias que desperta. É fato que a simples junção de acordes, melodias e palavras nos afloram as mais variadas emoções. O funcionamento deste poder desperta curiosidade, sobretudo da ciência. É algo inexplicável, como observar uma linda paisagem como esta...


Os estudos aprofundados da neurociência nesse campo são relativamente recentes, mas já bem consolidados. Os cientistas consideram a música um ótimo caminho para estudar o funcionamento do nosso cérebro, já que ela desperta várias funções mentais simultaneamente, como memória, atenção, planejamento motor e sincronização. Isso ajuda a desvendar os mistérios da nossa evolução como espécie e sociedade.

Com o avanço da tecnologia, conseguimos alcançar novos resultado e descobertas. Desde os anos 90, com os adventos da tomografia, ressonância magnética e neuroimagens, estudos sobre a resposta do cérebro a certos estímulos, em tempo real, se tornaram possíveis e proliferaram.

Claro que entre os estímulos avaliados, a música foi muito estudada. Nas últimas décadas diversos neurocientistas consagrados publicaram livros e ensaios neste campo, ajudando a elucidar as dúvidas e nossa curiosidade. Estes avanços permitiram resultados promissores no uso da música para fins terapêuticos, tanto em casos de deterioração neurológica, como demência e Parkinson, ajudando a criar novas conexões neurais, quanto limitações cognitivas em crianças com autismo ou dislexia, ao influenciar nos níveis de cortisol. Ouvir música é como sentir uma profusão de cores em nossas vidas!


Diferente do que muitos pensam, a música não é simplesmente um produto cultural. Ela está muito mais arraigada em nosso DNA, como a linguagem propriamente dita. É comprovado cientificamente que ela é universal a todo ser humano e um produto da nossa evolução. Por isso nosso humor é tão influenciável por ela, nos permitindo relaxar ou nos estimular com a música certa.

Mesmo tendo origem evolutiva similar à linguagem, a música ocupa um papel um pouco distinto, sendo mais responsável pelo lado emocional, ao invés da transmissão direta de informações, como em uma conversa. Ao nos arrepiarmos com uma música, nosso cérebro é inundado de dopamina, parte do chamado sistema de recompensa, muito similar ao que ocorre no sexo, em uma refeição gostosa e em algumas drogas.

Alguns dos aspectos musicais tem origem neurológica universal, enquanto outros são produtos da sociedade. O andamento da música e sua intensidade determinam a associação com ser alegre ou triste, neurologicamente falando. Já as escalas musicais sofrem uma influência mais cultural na nossa percepção dos sentimentos despertados pela canção, assim como o estilo musical que mais nos agrada. Músicas alegres seriam geralmente as mais rápidas, fortes, agitadas e de escala maior. É como sentir o perfume das flores sem estar caminhando entre elas, eu já disse e repito, é pura magia! 


Conhecendo-se essas métricas e efeitos, é possível usar a música na plenitude do seu potencial. Então na próxima vez que se arrepiar, chorar ou abrir um sorriso ouvindo música, lembre-se que ela está conosco desde os primórdios, se desenvolvendo como ferramenta fundamental para o nosso desenvolvimento cognitivo e emocional. Música mexe com o nosso cerne, nos identificando como seres humanos parte de uma sociedade complexa. Música é ciência, é arte, é vida. Ela nos torna plenos, e como já dizia o ditado, espanta os nossos males.


If You Need Me interpretado pela Banda After All


Você vai se encantar com essa canção,  que ouvi pela primeira vez no Grupo da Página Vivendo Bem Feliz,  Só Música & Poesia, indicada por Heleni Farsetti. É como se você estivesse caminhando em um campo verde, florido, colorido... É simplesmente  maravilhosa! 
Esta música fez muito sucesso na voz de um grupo holandês chamado After All, cujos membros são Dries Van DammeFrederic Vanmassenhove e outros . "If You Need Me" foi um grande sucesso para eles em 1973, alcançando o primeiro lugar na África do Sul. Infelizmente há poucos registros sobre essa banda, mas consegui encontrar um banner  do disco deles de 1973.



Já a letra original da música " If You Need Me " é de 1963, co-escrita e originalmente gravada por Wilson Pickett . Foi transformado em um sucesso maior por Solomon Burke , que enviou a música para o # 2 nas paradas de R&B naquele ano.

A música foi escrita por Wilson Pickett com dois ex-membros dos Satintones , Robert Bateman (que também co-escreveu " Please Mr. Postman ") e Sonny Sanders . 

Foi gravado originalmente por Pickett em 15 de março de 1963, para o Double L Records de Lloyd Price em Detroit . De acordo com Burke, Pickett deu a música para ele em um ônibus de turismo: "Wilson cantou a música para mim em um ônibus em uma turnê. Entretanto, na minha opinião, a canção  ganhou ares de balada com os integrantes do After All. Fiquem agora com a minha última edição, que vai te fazer viajar em um lindo campo florido e tenham um indo final de ano gente linda!! 


E QUE 2021 VENHA COM MUITAS BÊNÇÃOS!!




Imagens do Tumblr 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

2 comentários:

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.