Lá vem o sol de 2020!






Oi gente, 2020 chegou! Demos um salto e já adentramos no ano novo repletos de esperança! Trago uma citação e a Canção dos  Beatles para nos direcionarmos com muita luz em 2020:


"É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou. Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou, perder a fé em todas as orações porque em uma não foi atendido, desistir de todos os esforços porque um deles fracassou. É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu, descrer de todo amor porque um deles foi infiel. É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo. Espero que na tua caminhada não cometa essas loucuras. Lembrando que sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor, uma nova força. Para todo fim um recomeço."

— O Pequeno Príncipe. 

Então vamos recomeçar do zero? Não deixe o sol nascer sozinho, você precisa presenciar esse lindo espetáculo da vida!!

"Here Comes the Sun



O ano começa para mim inspirada na belíssima "Here Comes the Sun" - Lá Vem o Sol- uma das músicas dos Beatles que todos mais se lembram e também uma das mais otimistas que celebram um “novo dia”. Composta por George Harrison, foi lançada no álbum Abbey Road de 1969. A gravação teve início em 7 de julho de 1969 e foi concluída em 19 de agosto. "Here Comes the Sun" dura exatos 3’05".


George Harrison canta, toca violão, guitarra, sintetizador moog, e bate palmas. Paul McCartney faz o coro, toca baixo, e bate palmas. Ringo Starr toca bateria e bate palmas. Por estar se recuperando de um acidente de carro, John Lennon não participou da gravação dessa música. Houve também a participação de instrumentos de orquestra: quatro violas, quatro violoncelos, um baixo, dois pícolos, duas flautas, duas flautas alto e duas clarinetas.


George Harrison

Para escapar da pressão do trabalho em um dos primeiros dias da primavera inglesa, George tirou um dia de folga das sessões de gravação e se refugiou no jardim da casa de Eric Clapton, onde compôs a música.


Em sua segunda contribuição para o futuro (bem próximo) “Abbey Road”, George assumiu os solos vocais e a maior parte da instrumentação - com a óbvia exceção da orquestra gravada em cima da faixa básica, do baixo e da bateria. A canção, gravada em 15 tomadas com acréscimos, começa no canal esquerdo com o violão e o sintetizador, que flutuam para o canal direito quando George entra com o vocal. Essa gravação tem um dedilhado de guitarra semelhante ao de "Badge", composta por George e Eric Clapton e gravada pelo Cream, também composta na casa de Clapton.


Confira aqui, alguns artistas que já regravaram "Here Comes The Sun": 

Joe Brown, Peter Tosh, Richie Havens, Steve Harley, Nina Simone, James Last, Linda Eder, Bill Laswell, Gary Glitter, Nick Cave and the Bad Seeds, Paul Simon, Eric Idle, Belle & Sebastian, Les Fradkin, Voodoo Glow Skulls, Yo-Yo Ma, Acen, The Punkles, Bob Khaleel, Sheryl Crow, Mark Reale, Rockapella, Sarah Bettens, Travis, Tommy Emmanuel, John Pizzarelli, Groove Armada, Sandy Farina, Denny Doherty, U2, Bon Jovi, Lulu Santos, Massive Attack, Mikal Blue and Colbie Caillat, Phil Keaggy, Coldplay, The Bastard Sons of Dioniso, Dave Edmunds, Debbie Gibson and Raffi, e Ghost.


Manuscrito da letra da canção


Uma curiosidade: o astrônomo, cientista, pesquisador e divulgador da ciência Carl Sagan queria que "Here Comes the Sun" fosse incluída no disco de ouro “Voyager”, cujas cópias seriam anexadas em ambas as sondas do programa Voyager para fornecer qualquer identidade para quem as recuperasse, como uma amostra representativa do que era a civilização humana. Apesar de todos gostarem da idéia, a EMI se recusou a liberar os direitos e, quando as sondas foram lançadas em 1977 a canção não foi incluída.

O sol sempre volta a brilhar!


A análise de Here Comes the Sun nos leva a observar detalhes compositivos muito interessantes. A “receita” usada por George Harrison para compor essa música de sucesso contempla poucos elementos, afinal, mas muito bem elaborados: uma melodia simples; uma métrica irregular; uma harmonia “diferente” no refrão, que utiliza dois acordes emprestados pela tonalidade homônima menor e ligados numa sequência de quartas descendentes. Tudo, como se diz, “bem bolado”. Parece-me que podemos aproveitar para perceber um “segredinho”: a genialidade pode estar na simplicidade.

E o meu vídeo da canção é com imagens da Pedra Azul, linda, com o sol chegando com tudo aqui no Espírito Santo! Até a próxima!!




Fontes: http://obaudoedu.blogspot.com/2011/07/here-comes-sun-george-harrison.html
https://terradamusicablog.com.br/here-comes-the-sun-beatles/
Imagens do Google Imagens e do Tumblr
Vídeo do Canal de Adriana Helena no YouTube

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Que lindo e bem animado pra bem o ano aqui iniciar! Que seja cheio da LUZ do SOL e muito brilhos pra cada um! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, muito obrigada amiga linda!
      Você sempre animada, cheia de vida!! És como o sol, totalmente repleta de energia!!
      Um grande beijo e um Feliz 2020!! :)))))

      Excluir
  2. Adoro Beatles, e essa canção é realmente linda.
    Que o sol brilhe ainda mais forte em nossas vidas...
    Um feliz 2020 pra voc~e querida! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, querida, muito boa tarde!
      Ah, como essa música é solar não é amiga?
      Por isso que iniciei 2020 com essa canção tão linda dos Beathes e com imagens das terras capixabas!!
      Agradeço o carinho e desejo um 2020 maravilhoso amiga!!
      Beijos e um lindo final de semana!! :)))))

      Excluir
  3. Oi, Adriana!

    Feliz 2020! Que bom começar o ano com "Here Comes the Sun"! Tudo tão lindo! Fotos, vídeo, citação, explicação sobre a música. Seus posts são bem elaborados e completos. Amei! Sempre que passo por aqui sinto essa energia positiva. A alegria que você transmite em seus posts faz tão bem! Você é uma pessoa iluminada! Tenha um ano repleto de bençãos, pra você e sua família! :-)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, que alegria você aqui nas férias de verão minha querida!
      Sabe, é sempre maravilhoso quando aqui vem deixar o eu carinho!!
      Eu estou em ritmo de sol, de praia e verão e por isso que chamei o sol para vir iluminar o blog...rsrs
      E essa canção é super clássica não é verdade?
      Agradeço o imenso carinho querida e tenha um FELIZ 2020!!
      Milhões de beijinhos!! :))))

      Excluir
  4. Essa musica é maravilhosa, Adriana, mas vc sabe que odeio verão... kkkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha sim Sérgio e sei que você ama o inverno, eu também adoro o inverno, mas como é verão, estou na companhia do sol!!
      Fica tranquilo que o verão vai acabar amigo!!
      Um grande beijo e uma linda semana!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.