Pedalar em família: o uso da bicicleta estreita os laços e traz felicidade!








A bicicleta é um excelente equipamento para prática esportiva e meio de transporte. Mas ela é muito mais do que isso. Pedalar em família é excelente para as crianças, adolescentes e familiares estreitarem os laços e passarem um tempo de qualidade juntos ao ar livre. E o melhor, sem o intermédio de dispositivos eletrônicos e telas que só é utilizado para registrar os belos momentos.  Confira a seguir, dicas que irão te ajudar a começar a pedalar em família.


Benefícios de pedalar em família


Ao andar de bicicleta acompanhado, temos a oportunidade de interagir mais com as pessoas que estão ao nosso lado e, com isso, podemos construir relacionamentos mais fortes e boas memórias em conjunto. Pais e filhos que pedalam juntos terão sempre as lembranças dos bons momentos e aventuras que desfrutaram na companhia um do outro.

Pedalar com outras pessoas ajuda, ainda, a quebrar as barreiras mais comuns que desestimulam a prática de atividades físicas, como falta de motivação, a percepção que o esforço necessário é alto e o medo de se machucar. Em família fica muito mais divertido apreciar as paisagens!


Além disso, como as crianças aprendem pelo exemplo, mostrar ao seu filho como uma atividade física pode ser prazerosa , com certeza,  o ajudará a crescer mais ativo e saudável. Pesquisas comprovam que crianças que realizam mais atividades físicas possuem maior desenvolvimento das capacidades motoras, sociais e emocionais. Essas características, aliadas à adoção de ações de prevenção, resultam em crianças melhores preparadas e capazes de tomar decisões mais rápidas para reconhecer e evitar possíveis riscos de sofrerem um acidente.

É maravilhoso quando pais e filhos  nutrem um mesmo amor pela bicicleta. Essa história inspiradora mostra a integração entre a bike, a cidade e a família.

O ato de pedalar pode enriquecer e fortalecer ainda mais os laços familiares. A estrutura permite pedaladas tranquilas e totalmente seguras, por deixarem ciclistas e motoristas separados em algumas das vias mais importantes da cidade.

O ato de pedalar pode enriquecer e fortalecer ainda mais os laços familiares. 

Apesar do amplo conhecimento sobre a importância da prática de atividades físicas na infância, as crianças e adolescentes brasileiras, não fazem a quantidade de exercícios necessários para obterem os seus benefícios de curto e longo prazo que essa prática lhes oferece. De acordo com pesquisadores, é recomendado que crianças e adolescentes se exercitem por 60 minuto diariamente. Porém, dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar demonstraram que, em 2015, 65,6% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental não acumularam 45 minutos de atividades físicas diárias.

Então, que tal inserir atividades com a bicicleta  no dia a dia de sua família?  O ganho em saúde é espetacular!

Veja como fazer isso em segurança

1- Se a criança for pequenina, pedalar em família com uma cadeirinha,  é uma ótima pedida.

Antes da criança aprender a pedalar a própria bicicleta, faça um teste  levando-a com vocês, na sua bicicleta, transportando-a em uma cadeirinha adequada. Dessa forma, os pequenos já vão se acostumando com a bike, com a sensação de pedalar e será mais fácil ensinar a prática mais tarde. Os sorrisos serão muitos!




2- Atenção! O condutor e o passageiro da bike devem usar capacete adequado sempre e se possível,  usar luvas para proteger as mãos.


A melhor forma de prevenir acidentes é usar os equipamentos de segurança. O usos de capacetes é fundamental para isso. A luvas de mãos, além de as protegerem, evita que o suor das mãos acumule e torne o guidão escorregadio. O uso de calçados adequados e roupas leves e confortáveis também é importante para a segurança do ciclista.

Tais em um momento de descanso depois de uma longa pedalada



3- Pedalar cada um com a própria bicicleta

Não há maneira melhor de treinar sua filha ou filho para dominar o uso da bike que não seja pedalando em família, com a criança conduzindo sua própria bicicleta e um adulto as acompanhando. 

Para evitar acidentes, siga algumas dicas:


Eu no mirante  do Atlântica Parque observando a pista de bicicross


Se você andar de bicicleta  em família em locais sem ciclovias, deixe  os mais jovens irem na sua frente para eles decidirem o ritmo da pedalada e você ficar atento ao trânsito atrás de vocês. 

❁ Ensine que o contato visual com os outros usuários da via ou do espaço em que vocês estão é importante para evitar acidentes e prever comportamentos perigosos, que podem causar algum acidente;

Atenção redobrada nos cruzamentos e quando um outro veículo fizer uma ultrapassagem;

 Pedale sem stress, curta a paisagem, sorria enquanto pedala.

 Aproveite este tempo que vocês estarão passando juntos e converse  com os familiares. Mostre o seu entorno, pássaros, árvores , parques, mar... Aproveite para atualizar o seu arquivo de fotos.


Tadeu e Cátia em um clic para a foto 

Faça breves paradas durante o passeio, estimule as conversas, tire fotos – o caminho também é para ser aproveitado e se possível com uma linda trilha sonora. Que tal a canção Felicidade? 


💘 Felicidade - Marcelo Jeneci & Laura Lavieri 

Felicidade é a canção mais linda do cantor e compositor paulista Marcelo Jeneci, também com vocais de Laura Lavieri, lançado em 30 de outubro de 2010, em seu álbum de estreia entitulado "Feito pra Acabar".

Marcelo Jeneci & Laura Lavieri em cena no clipe Felicidade


Produzido por Alexandre Kassin, o disco traz treze faixas escritas pelo próprio cantor e com a colaboração de artistas como Arnaldo Antunes, Chico César, Ortinho, entre outros.

As músicas contam também com a especial e encantadora participação vocal de Laura Lavieri. O álbum foi sucesso de público e crítica, tendo como carro-chefe a faixa Felicidade.

Felicidade é a canção tema que te leva por um lindo passeio de bicicleta,  nas montanhas e  na  confortável pista de ciclismo em direção ao Atlântica Parque,  cujos benefícios à saúde são incontáveis. Tomara que aprecie! Linda semana!!



Imagens do meu arquivo pessoal e google imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Olá Adriana, eu adoro andar de bicicleta, melhor ainda com a família!
    Amei o post, tenha uma quarta feira maravilhosa!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, em janeiro estou promovendo a semana da vida saudável, do uso da bicicleta como um meio de transporte limpo e rápido e que traz uma felicidade incrível, principalmente se for uma pedalada em família!!
      Tenha uma semana maravilhosa querida e muito obrigada por seu carinho imenso!!
      Beijos e linda quarta-feira! :))))

      Excluir
  2. Acredita que até hoje nao sei andar de bicicleta??? kkkk Vergonha. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, ainda dá tempo para começar a pedalar amigo!! Não precisa ter vergonha não!!
      Vamos? Bom final de semana querido amigo!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.