Você sabe o que significa a sigla Y.M.C.A na música do Village People?





Hoje o Vivendo Bem Feliz é pura festa e animação! E a trilha sonora é uma das músicas ícone sempre presente nas festas e nos eventos esportivos do mundo inteiro. Digo que é impossível manter-se inerte ao ouvir os primeiros acordes desta canção! Com certeza você vai começar a dançar AGORA! Venha conhecer o significado da  icônica e festiva Y.M.C.A  do Village People.


Introdução

Com certeza você já ouviu a música Y.M.C.A. do Village People. Talvez não tenha ligado o nome à canção, mas a imagem dos seis homens vestidos de policial, índio, cowboy entre outras coisas, dançando uma coreografia animada pode te ajudar a lembrar da música em questão.

Apesar do clipe ser famoso até os dias de hoje, levando em consideração que foi lançado em 1978, poucas pessoas entendem de fato o que ele quer dizer.  Afinal o  que significa Y.M.C.A? Muita gente não sabe, por isso  escrevi esse post com algumas curiosidades sobre a famosa canção do divertido sexteto. Confira:



Sobre o Village People


Village People é um grupo disco norte-americano, mais conhecido pelos seus mega-hits mundiais Macho Man e Y.M.C.A., ambos de 1978 e que falarei agora com mais pausar...

O grupo, surgido em boates nos Estados Unidos, foi criado entre 1976 pelos produtores Jacques Morali e Henri Belolo. O nome originou-se do reduto gay de Nova Iorque na época, o Greenwich Village, e a banda ficou conhecida por apresentar-se com fantasias que evocavam símbolos de "masculinidade": um policial (Victor Willis), um índio norte-americano (Felipe Rose), um cowboy (Randy Jones), um operário (David "Scar" Hodo), um soldado (Alex Briley) e um motociclista (Glenn Hughes). Conheça cada um dos integrantes do Grupo:





As suas animadas músicas continham temas com ironias sutis, nem sempre percebidas pelos ouvintes da época. O hit Macho Man, de 1978, e seu videoclipe à época, onde aparecem vestidos como tipos "másculos", é um exemplo.

O sucesso aconteceu primeiro na Inglaterra, em 1977, com "San Francisco (You've Got Me)". Nos Estados Unidos, o sucesso veio em 1978, com "Macho Man". O grupo lançou também "Y.M.C.A.", "In The Navy", "Go West" (regravada em 1993 pela dupla inglesa Pet Shop Boys) e várias outras que também alcançaram êxito. 






Um fato curioso aconteceu com o Village People durante o sucesso de sua carreira a ponto de serem convidados para serem protagonistas em um filme.  Assim, em 1994, apareceram no filme baseado na história do grupo, chamado "A Música não Pode Parar", que venceu e recebeu o troféu irônico Framboesa de Ouro, na categoria pior filme do ano. A premiação ocorreu em 31 de março de 1994, em Los Angeles, EUA.Este filme foi indicado também em várias categorias desta premiação, como pior ator, pior atriz, pior diretor, pior atriz coadjuvante e pior canção original. Rsrs mas isso não abalou a carreira do Grupo, ao contrário! Gente, eu prometo que vou assistir esse filme e deixar minhas considerações aqui. A propósito, você assistiu? Então deixe suas impressões aí nos comentários que vou adorar saber!



Em 1995, Glenn Hughes foi substituído por Eric Anzalone. Os integrantes atuais do Village People são Felipe Rose (índio), Alex Briley (soldado), Bill Whitefield (operário), Jim Newman (cowboy), Ray Simpson (policial, no lugar de Victor Willis) e Eric Anzalone (motociclista, no lugar de Glenn Hughes).

Em 2001, Glenn Hughes, o motociclista original do grupo, faleceu vítima de câncer pulmonar. Jacques Morali, o fundador do grupo faleceu em 1991, vítima de AIDS. O produtor e empresário Henri Belolo continua atuando no mercado fonográfico, como um dos donos do selo francês Scorpio Music. A Black Scorpio, que nos anos 70 e 80 lançou os discos do Village People, é uma de suas afiliadas.


Village People em cena no filme "A Música não Pode Parar"



Agora vamos conhecer o Significado da Sigla YMCA


YMCA é a sigla inglesa de Young Men’s Christian Association, que em português é traduzida como Associação Cristã de Moços ou Associação Cristã da Mocidade (em Portugal) e que, ambos utilizam como sigla a ACM.

Trata-se de uma organização que busca o desenvolvimento intelectual, espiritual e físico baseada em sua missão primordial - de buscar a colaboração dos jovens cristãos para que pudessem levar aos outros a divulgação do Reino de Deus -, com a realização de reuniões espirituais entre aqueles que viviam em Londres.




A associação foi fundada nesta cidade pelo também jovem na época George Williams (1821 – 1905) no dia 06 de Junho de 1844.

A YMCA possui mais de 45 milhões de associados espalhados em 124 países e tem como objetivo o chamado “Desafio 21” que entre vários pontos, destacam-se: a defesa dos direitos as mulheres e crianças, propiciar maiores condições para que os jovens trabalhem em prol de uma sociedade mais justa e compromisso solidário de ajudar os pobres, as minorias e os despojados.

A ACM de São Paulo auxilia diversos jovens a fazerem intercâmbio em Londres ou então para o Canadá. As oportunidades também se estendem aos programas de estágio e traineer.

A recente mudança da sigla YMCA para apenas Y


O Village People, à época da mudança da sigla da  associação liberou um comunicado para seus fãs que  a letra e a coreografia de “YMCA” não irá mudar. A associação sem fins lucrativos, cuja sede fica em Chicago, anunciou em 2010 sua mudança de nome, assim como de logotipo.

A Young Men's Christian Association (“Associação Cristã de Moços) irá se chamar apenas “Y”.

Logo após a divulgação da mudança, o vocalista do Village People original, Victor Willis (o policial), declarou: 

“Nós estamos profundamente consternados com o anúncio da YMCA mudar seu nome e marca após 166 anos. Algumas coisas permanecem icônicas e, apesar de admirarmos a organização pelo trabalho que eles fazem, ainda nos perguntamos o porquê [da mudança]."


Village People no clipe de YMCA



Mas essa mudança não tirou o brilho da música  Y.M.C.A. que anima a tudo e a todos até hoje:


“YMCA”, a música, foi lançada em 1978 e é um dos hits  mais animados da história da música!


YMCA  foi gravada em 1978 e integra o álbum “Cruisin” de 1980 do  Village People. Em 1981, a música alcançou o segundo lugar nas paradas de sucesso americanas e o primeiro lugar no Reino Unido, o que acabou ocasionando na venda de mais de 10 milhões de cópias pelo mundo.

A  YMCA, como é dito na letra da canção, fornece hospedagem para quem acaba de chegar numa cidade sem dinheiro ou lugar para ficar. Esses moços são recolhidos pela Associação onde ganham um quarto para passar a noite, têm direito a refeição e um banheiro coletivo. 

Entretanto,  a canção é considerada como um hino clássico nas boates gays e causou polêmica com a Associação dos Moços devido a possíveis controvérsias e incitações.

Confira a tradução da letra de Y.M.C.A. no video abaixo que acabei de editar e tem uma coreografia incrível para você dançar!! Uhull Vamo animar gente, afinal aqui a gente está  sempre Vivendo Bem Feliz !





 Imagens do Tumblr e Google imagens 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. e eu aki pensando q eles cantavam I N C A, achondo que era alguma coisa relacionada aos indios ja que tem um deles vestido de um... kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja muito bem-vindo!!
      Sim, é verdade, parecia uma espécie de cântico dos indígenas americanos...rsrs Por isso que é sempre bom a gente saber a origem da canção!
      Lindo final de semana!! :)))

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, seja bem-vindo, pena que não deixou o seu nome!!
      Essa é a explicação completa para quem saber a verdadeira origem do significado da sigla Y.M.C.A.
      Aqui não tem enrolação, só conhecimento e muita diversão!
      Volte sempre!! :))))

      Excluir
  3. adorei o conteudo, estava na aula de educaçao fisica ate que apareceu o nome da associaçao para jovens cristaos e logo me veio a curiosidade se tinha relaçao com a musica YMCA, meu professor entao indicou esse blog para ler e eu amei, sanou minhas duvidas e queria dizer que adorei que vc colocou a traduçao da musica no final. Muito obrigada pelo conteudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iasmin, seja muito bem-vinda querida!
      Aproveito para elogiar a sua gentileza e a delicadeza com que fez seu comentário, me deixou muito feliz!
      Gosto muito de explicar os temas musicais com detalhes, pois assim aumentamos o nosso conhecimento geral e musical!
      Agradeça ao seu professor pela indicação do meu blog Vivendo Bem Feliz!! Fico muito grata!!
      Ah sim, costumo encerrar o artigo com a tradução da canção, sou eu mesma que edito todos os vídeos!!
      Grata pela presença e volte sempre!!
      Abraços!! :)))

      Excluir
  4. Que legal! Conheci em 1983 uma ACM, a de Brasília, onde pratiquei natação por algum tempo. Era uma entidade muito respeitada. Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, seja sempre muito bem-vindo!!
      As ACM tem uma disciplina impecável!!
      Legal uma música poder levar aos 4 cantos do mundo essa estrutura toda nõa é verdade?
      Abraços e volte sempre!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.