Áudio 8D: Veja como funciona a tecnologia que te insere dentro da música dos maiores filmes épicos!





Hoje você ouvirá o meu primeiro vídeo em tecnologia 8D. Escolhi uma música do AC/DC para que sinta todo o poder da música! O áudio 8D é um formato que reproduz além do plano horizontal, cobrindo as fontes de som acima e abaixo do ouvinte, de forma que o ouvido humano tenha uma experiência imersiva. É absolutamente sensacional e com o seu fone de ouvido favorito, você vai viajar...Venha comigo!!


A tecnologia não é novidade e foi desenvolvida na década de 80. Na época, grupos de rock psicodélico, como Pink Floyd, lançaram discos conceituais que traziam essa técnica, como o “The Final Cut”, de 1983.

No entanto, com a expansão dos vídeos em 360 graus e da realidade virtual, foi preciso potencializar os áudios, de forma que todos os sentidos humanos fossem ativados. Dessa forma, eles passariam uma sensação de imersão, imitando a realidade. 

A seguir, você vai entender melhor como funciona o áudio 8D e como é possível criar e ouvir sons nesse formato. Coloque seu fone:





Agora ouça e sinta a experiência:



Como surgiu o áudio 8D?


A base desse áudio está em uma criação de Hugo Zuccarelli, um engenheiro argentino, nos anos 80. Ele criou um trabalho de acústica, que permite desfrutar do sistema de áudio com espacialização do som. Dessa forma, as ondas auditivas são manipuladas para que pareçam vir de vários pontos, gerando uma experiência surrealista no cérebro, órgão responsável pelo processamento. Zuccarelli conseguiu ‘vender’ uma maneira diferente de ouvir música, na qual é possível ‘sentir’ os sons.

Essa invenção, a holofonia, surgiu por acaso quando este cientista argentino decidiu aplicar o conceito de holograma ao som. Enquanto no holograma há a interferência de luz, para que se possa gerar ou apresentar imagens em três dimensões, na holofonia, utiliza-se de uma técnica múltipla de exposição de uma gravação. É um efeito quase hipnótico, que só é possível por meio de cabeças fictícias que simulam as condições auditivas do ser humano.


Como ouvir o Audio 8D?

Para ouvir o áudio 8D ou qualquer gravação binaural, é necessário o isolamento dos dois ouvidos, como acontece com os fones de ouvido. Os mais recomendados são os do tipo estéreo, que consiste num sistema de reprodução do áudio com dois canais distintos (esquerdo e direito). Ouvir esse tipo de áudio nas caixas de som é completamente difícil. Nesse caso, a principal dificuldade é isolar os lados esquerdo e direito, como acontece nos fones.

Onde encontrar áudios 8D?

O áudio 8D foi introduzido em videogames e na tecnologia de realidade virtual. Um jogo que não está mais disponível, mas usava esse tipo de som é o Papa Sangre. O game oferecia uma experiência totalmente diferente, sem vídeo, na qual o jogador deveria confiar apenas em sua audição para sobreviver.


Já no mundo da música, diversas bandas e artistas utilizaram a técnica com a proposta de oferecer uma experiência tridimensional e imersiva. Além de Pink Floyd, no fim da década de 70, por exemplo, Lou Reed gravou três álbuns com áudios 8D: “Street Hassle”, “Live: Take No Prisoners” e “The Bells”. Em 2000, a banda Pearl Jam empregou a técnica em algumas canções do disco “Binaural”, entre elas, a música “Of the Girl”. No YouTube, é possível encontrar diversos áudios 8D. Vale lembrar que você deve usar fones de ouvido para sentir melhor a imersão.





Eu inclusive editei minha primeira canção em Audio 8D. Infelizmente o YouTube a bloqueou, mas  no face é possível sentí-la e ouví-laEsse efeito causa a impressão de que você está parado no meio de uma sala enquanto os músicos “se movimentam” ao seu redor.

A minha edição, a princípio,  pode chocar os que não gostam de cenas de luta em filmes épicos, mas seria impossível editar a canção do AC/DC sem as imagens que idealizei e concretizei. 

Tem cenas dos seguintes filmes: Coração Valente, Gladiador, Tróia e 300.

Você já deve ter assistido Coração Valente não é? É a história de um herói escocês do século 13, chamado William Wallace, que lidera seus conterrâneos contra o monarca inglês Edward I, após ter sofrido uma tragédia pessoal causada pelos soldados ingleses. O exército amador de Wallace foi maior que o exército da Inglaterra. É estrelado pelo Mel Gibson que também dirigiu o filme!!




Gladiador é um filme épico. Já escrevi sobre ele aqui no blog. CLIQUE para ler. Mas em uma resenha do filme, Commodus toma o poder e se livra de Maximus, um dos generais favoritos de seu predecessor e pai, o grande filósofo, rei e imperador Marcus Aurelius. O bravo guerreiro é forçado a se tornar gladiador nas arenas e precisa lutar pela vida. Estrelado por Russell Crowe, Joaquin Phoenix e dirigido por Ridley Scott




Tróia é o
 filme conta a história da batalha entre os reinos antigos de Troia e Esparta. Durante uma visita ao rei de Esparta, Menelau, o príncipe troiano Paris se apaixona pela esposa do rei, Helena, e a leva de volta para Troia. O irmão de Menelau, o rei Agamenon, que já havia derrotado todos os exércitos na Grécia, encontra o pretexto que faltava para declarar guerra contra Troia, o único reino que o impede de controlar o Mar Egeu. Estrelado por Brad Pitt, Eric Bana, Orlando Bloom e dirigido por Wolfgang Petersen



300 é o  filme de fantasia e guerra norte-americano dirigido por Zack Snyder. É baseado na série de quadrinhos homônima de Frank Miller e Lynn Varley. Ambos são releituras fictícias da Batalha de Termópilas durante as Guerras Persas. Miller serviu como produtor executivo e consultor do filme. O enredo gira em torno do Rei Leónidas (Gerard Butler), que lidera 300 espartanos na batalha contra o "deus-rei" Xerxes I (Rodrigo Santoro) da Pérsia e o seu exército invasor com mais de 30 mil soldados.

Sobre a música do AC/DC - Back In Black

A música épica foi lançada pela banda australiana AC/DC em 1980 e, até hoje, já vendeu 51 milhões de cópias, sendo o álbum de rock mais vendido de todos os tempos e encontra-se na lista dos álbuns mais vendidos do mundo, na segunda posição, ficando atrás apenas de Thriller, de Michael Jackson.

Depois do sucesso de Highway to Hell, a banda começou a desenvolver o álbum, após a morte de seu vocalista, Bon Scott, cuja causa oficial da morte foi de "intoxicação alcoólica aguda". Quando Scott foi substituído por Brian Johnson, o álbum foi totalmente refeito, com hits como "Hells Bells", "You shook me All Night Long" e a faixa que dá título ao álbum, "Back in Black". O álbum se tornou um enorme sucesso em todo o mundo!!


E agora, para você ter uma ideia da sensação,  escolha seu melhor fone de ouvido (pois sem eles a experiência fica quase imperceptível), aperte o play e boa viagem! 


Fontes de inspiração e pesquisa: audio-8d-uma-experiencia-imersiva-na-musica/
Imagens do Pinterest, Tumblr e Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Seu blog sempre com novidades ótimas, Adriana. Eu nao tinha ideia desse 8d. Que interessante. Não sabia de nada disso. Adorei. E vc sempre com um gosto musical maravilhoso. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, boa noite querido amigo!!
      Ahh que bom que curtiu essa nova tecnologia tão incrível de audio amigo!!
      Experimente ouvir os vídeos com os seus fones prediletos...Vai parecer que você está dentro do show!
      Tenha um lindo final de semana amigo!!
      Beijos!! :))))

      Excluir
  2. Respostas
    1. Camdandusler, thank you friend!!
      Welcome forever!!
      Kisses!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.