Os 100 Alimentos mais Nutritivos do Mundo - Parte I






Nesta pandemia precisamos nos manter fortes, imunes e o melhor a fazer é nos fortalecer através dos alimentos naturais e orgânicos. Depois de analisar mais de mil alimentos crus, os pesquisadores classificaram os ingredientes que proporcionam o melhor equilíbrio entre suas necessidades nutricionais diárias e encontraram algumas surpresas. Venha saber quais são esses alimentos, é uma pesquisa muito apurada que trago em primeira mão para vocês.


Imagine a comida ideal. Alimentos que  contenham todos os nutrientes necessários para atender, mas não exceder, as nossas necessidades diárias de nutrientes. Se tal alimento existisse, consumi-lo, sem comer qualquer outro, forneceria o equilíbrio nutricional ótimo para nosso corpo.

Mas tal alimento  único não existe. Mas podemos fazer uma escolha ideal com a mistura de vários deles.

A chave é comer um equilíbrio de alimentos altamente nutritivos, que quando consumidos juntos, não contêm muito de qualquer nutriente, para evitar exceder as quantidades diárias recomendadas.

Os cientistas estudaram mais de 1.000 alimentos, atribuindo a cada um uma pontuação nutricional. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de cada alimento se encontrar, mas não exceder as suas necessidades nutricionais diárias, quando ingeridas em combinação com outras. 

E para que a leitura seja mais amena, leia ouvindo a linda canção  Linha do Horizonte da banda Azymuth.


A banda é formada três conhecidos músicos de estúdio José Roberto Bertrami, Alex Malheiros e Ivan Conti, cujas  músicas são majoritariamente instrumentais, variando desde o samba até o jazz fusion, constituindo-se num estilo chamado pelos integrantes de "samba doido".  Seus principais sucessos são "Linha do Horizonte", "Melô da Cuíca" e "Voo sobre o Horizonte" - no Brasil -, além do grande sucesso internacional "Jazz Carnival".


E agora calculado e classificado por cientistas, estes são os 100 alimentos mais nutritivos do mundo! Neste artigo do 100 até o 50. Na próxima semana do 49 ao número 1! Leiam amigos, deu um trabalhão para trazer isso a vocês. 

100-  BATATA DOCE


86kcal

Um tubérculo em tom bordô brilhante, as batatas doces são apenas parentes distantes das batatas. Elas são ricas em betacaroteno. São excelentes para assar e fazer várias receitas! É uma delícia!

Pontuação NUTRICIONAL: 49


99. FIGO


249kcal

Figos foram cultivados desde os tempos antigos. Comidos frescos ou secos, eles são ricos em manganês mineral. São realmente doces e nutritivos! Vale a pena consumir sempre!

Pontuação NUTRICIONAL: 49


98. GENGIBRE

80kcal

O gengibre contém altos níveis de antioxidantes. Na medicina, é usado como estimulante digestivo e para tratar resfriados. Eu consumo gengibre direto para aliviar as dores de garganta e é maravilhoso.

Pontuação NUTRICIONAL: 49


97. ABÓBORA COMUM

26kcal

As abóboras são ricas em pigmentos amarelos e alaranjados. Especialmente ésteres de xantofila e betacaroteno. Refogadas ou em outras receitas, a abóbora é um coringa na cozinha.

Pontuação NUTRICIONAL: 50


96. RAIZ DE BARDANA




72kcal

Usado na medicina popular e como vegetal, estudos sugerem que a bardana pode ajudar na perda de gordura e limitar a inflamação. Particularmente ainda não conheço, mas fiquei muito curiosa!

Pontuação NUTRICIONAL: 50


95. COUVE DE BRUXELAS

43kcal

É um tipo de repolho.  A Couve de Bruxelas originou em Bruxelas em 1500. Eles são ricos em cálcio e vitamina C. Adoro na salada!

Pontuação NUTRICIONAL: 50


94. BRÓCOLIS





34kcal

Cabeças de brócolis consistem de botões florais e caules imaturos. O consumo  aumentou cinco vezes em 50 anos e é um alimento muito potente! Arroz com brócolis é uma iguaria. 

Pontuação NUTRICIONAL: 50


93. COUVE FLOR





31kcal

Ao contrário do brócolis, as cabeças de couve-flor são pontas degeneradas que geralmente são brancas, sem clorofila verde. E é uma delícia nas saladas e cozidas no vapor.

Pontuação NUTRICIONAL: 50


92. CASTANHA DE ÁGUA




97kcal

A castanha d'água não é uma noz, mas um vegetal aquático que cresce na lama debaixo d'água dentro dos pântanos. Ainda não conheço essa iguaria.

Pontuação NUTRICIONAL: 50


91. MELÃO




34kcal,

Um dos alimentos mais ricos em glutationa, um antioxidante que protege as células das toxinas, incluindo os radicais livres. Consumir o melão puro é maravilhoso. Uma fruta incrível.

Pontuação NUTRICIONAL: 50

90. AMEIXAS 


240kcal

Ameixas secas são muito ricas em nutrientes que promovem a saúde, como antioxidantes e antocianinas.  Sugiro consumir todos os dias!

Pontuação NUTRICIONAL: 50


89. POLVO COMUM

82kcal

Apesar de nutritiva, evidências recentes sugerem que o polvo pode transportar toxinas prejudiciais aos moluscos e alérgenos.  Não conheço muito,  mas é uma iguaria muito apreciada. 

Pontuação NUTRICIONAL: 50


88. CENOURAS 



36kcal

As  Cenouras apareceram pela primeira vez no Afeganistão 1.100 anos atrás. Cenouras alaranjadas foram cultivadas na Europa nos anos 1500. Simplesmente a cenoura é o máximo e costumo consumir crua. 

Pontuação NUTRICIONAL: 51


87.  ABÓBORAS DE INVERNO


34kcal

Ao contrário das abóboras de verão, as abóboras são consumidas no estágio de fruta madura. A casca dura geralmente não é comida. Elas parecem uma florzinha quando cortado e eu gosto de todas as espécies de abóbora.

Pontuação NUTRICIONAL: 51


86. PIMENTA JALAPENO 





29kcal

As mesmas espécies que outras pimentas. Os níveis de carotenóides são 35 vezes maiores nos jalapenos vermelhos que amadureceram. Eu adoro uma pimentinha, mesmo que sejam ardidinhas!

Pontuação NUTRICIONAL: 51

85. RUIBARBO



21kcal

O ruibarbo é rico em minerais, vitaminas, fibras e fitoquímicos naturais que desempenham um papel na manutenção da saúde. Já experimentei e tem um sabor adocicado, diferente da beterraba que é picante.

Pontuação NUTRICIONAL: 51


84. ROMÃ



83kcal

Sua cor vermelha e roxa é produzida por antocianinas que possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Esse é um alimento milagroso para síndromes respiratórias.

Pontuação NUTRICIONAL: 51


83. GROSELHA




56kcal

Groselhas também são ricas em antocianinas. As groselhas brancas são da mesma espécie que o vermelho, enquanto as groselhas negras diferem. Nunca consumi "in natura" , mas agora estou curiosa  em experimentar.

Pontuação NUTRICIONAL: 51


82. LARANJAS 



46kcal

A maioria das frutas cítricas cultivadas em todo o mundo são laranjas. Em muitas variedades, a acidez diminui com a maturação dos frutos. Aqui em casa todos os dias tem suco de laranja natural.

Pontuação NUTRICIONAL: 51


81. CARPA



Uma alta proporção de carpa é proteína, em torno de 18%. Pouco menos de 6% é gordo e o peixe contém zero açúcar. Não costumo consumir , mas bem preparado, é uma delícia.  

Pontuação NUTRICIONAL: 51



80. CUCURBITA MAXIM (Espécie de Abóbora)




40kcal

Uma variedade de abóbora em forma de gota de lágrima, eles são geralmente cozidos no lugar das abóboras. Para mim, todas as abóboras são boas! Adoro!!!! 

Pontuação NUTRICIONAL: 52


79. KUMQUATS (Espécie de fruta cítrica)




71kcal, US $ 0,69, por 100g

Uma fruta cítrica incomum, kumquats não tem um miolo dentro e sua casca macia não é separada como uma casca de laranja. 

Pontuação NUTRICIONAL: 52


78. POMPANO


164kcal

Frequentemente chamados de macacos, os pompanos da Flórida são peixes do Atlântico Ocidental freqüentemente capturados, pesando menos de 2 kg. 

Pontuação NUTRICIONAL: 52


77. SALMÃO ROSA


127kcal

Esses peixes são ricos em ácidos graxos de cadeia longa, como o ômega-3, que melhoram os níveis de colesterol no sangue. Salmão é uma iguaria maravilhosa para consumir todas as semanas, mas é um pouco caro.

Pontuação NUTRICIONAL: 52


76. CEREJAS



50kcal

As ginjas ( Prunus cerasus ) são uma espécie diferente das cerejas doces ( P. avium ). Geralmente processado ou congelado. Quem não aprecia uam cereja docinha?

Pontuação NUTRICIONAL: 53


75. TRUTA DE ARCO-ÍRIS


141kcal

Intimamente relacionado ao salmão, a truta arco-íris é peixe de tamanho médio do Pacífico, também rico em ômega-3.

Pontuação NUTRICIONAL: 53

74. PERCH



91kcal

Mulheres grávidas e lactantes são aconselhadas a não comer esse peixe.. Embora nutritivo, pode conter vestígios de mercúrio.

Pontuação NUTRICIONAL: 53


73. FEIJÕES VERDES 

31kcal

Feijão verde, conhecido como barbante, snap ou feijão francês, é rico em saponinas, que reduz os níveis de colesterol.

Pontuação NUTRICIONAL: 54


72. ALFACE DE FOLHA VERMELHA 


16kcal

Evidências sugerem que a alface foi cultivada antes de 4500 aC. Não contém quase nenhuma gordura ou açúcar e é rico em cálcio.

Pontuação NUTRICIONAL: 54


71. ALHO-PORÓ




61kcal

Alho-poró estão intimamente relacionados com cebola, cebolinha, cebolinha e alho. Seu ancestral selvagem cresce em torno da bacia do Mediterrâneo. Ele está em todos os temperos aqui de casa.

Pontuação NUTRICIONAL: 54

70. PIMENTA CAIENA




318kcal

A pimenta caiena em pó é produzida a partir de uma cultivar única da espécie de pimenta Capsicum annuum. Maravilhosa.

Pontuação NUTRICIONAL: 54


69. KIWIS



61kcal

Os kiwis são nativos da China. Os missionários os levaram para a Nova Zelândia no início de 1900, onde foram plantados. Consumir in natura ou saladas é uma delícia.

Pontuação NUTRICIONAL: 54


68. KIWI DOURADO




63kcal

Os kiwis são frutos comestíveis ricos em potássio e magnésio. Alguns kiwis dourados têm um centro vermelho. Esse ainda não conheço.

Pontuação NUTRICIONAL: 54


67. TORANJAS 


32kcal

Toranjas ( Citrus paradisi ) originaram-se nas Índias Ocidentais como um híbrido da fruta pomelo maior.

Pontuação NUTRICIONAL: 54


66. MACKEREL (PEIXE OLEOSO)




139kcal

Um peixe oleoso, uma porção pode fornecer mais de 10 vezes mais ácidos graxos benéficos do que uma porção de um peixe magro, como o bacalhau.

Pontuação NUTRICIONAL: 54


65. SOCKOE SALMON



131kcal, US $ 3,51 por 100g

Outro peixe oleoso, rico em ácidos graxos que reduzem o colesterol. O salmão enlatado com ossos é uma fonte de cálcio.

Pontuação NUTRICIONAL: 54


64. RÚCULA


25kcal

Uma folha de salada bem ardidinha. Altos níveis de glucosinolatos protegem contra o câncer e doenças cardiovasculares. Adoro rúcula e seu sabor picante.

Pontuação NUTRICIONAL: 55


63. CEBOLINHA

25kcal

Embora com pouca energia, a cebolinha é rica em vitaminas A e K. As folhas verdes contêm uma gama de antioxidantes benéficos. Uso em todos os temperos de refogados e saladas. 

Pontuação NUTRICIONAL: 55


62. PÁPRICA



282kcal

Também extraído da espécie de pimenta Capsicum annuum . Uma especiaria rica em ácido ascórbico, um antioxidante. É incrível adicionar uma pitadinha no preparo de todos os pratos.

Pontuação NUTRICIONAL: 55


61. TOMATES VERMELHOS


18kcal

Alimentos de baixa energia, ricos em nutrientes, que são uma excelente fonte de folato, potássio e vitaminas A, C e E.

Pontuação NUTRICIONAL: 56

60. TOMATES VERDES 

23kcal, US $ 0,33, por 100g

Frutas que ainda não amadureceram ou ficaram vermelhas. O consumo de tomates está associado à diminuição do risco de câncer.

Pontuação NUTRICIONAL: 56


59. ALFACE VERDE 



15kcal, US $ 1,55 por 100g

A alface cultivada ( Lactuca sativa ) está relacionada à alface silvestre ( L. serriola )

Pontuação NUTRICIONAL: 56


58. Folhas de TAIOBA


42kcal

As folhas jovens de taioba são relativamente ricas em proteína, contendo mais do que a raiz de taro comumente consumida. Gente eu adoro taioba e como muito com polenta!! É uma delícia!!

Pontuação NUTRICIONAL: 56


57. FEIJÃO DE LIMA ou feijão manteiga


106kcal

Também conhecido como feijão-manteiga, o feijão-de-lima é rico em carboidratos, proteínas e manganês, mas com baixo teor de gordura.

Pontuação NUTRICIONAL: 56


56. ENGUIA



184kcal

Uma boa fonte de riboflavina (vitamina B2), embora o muco da pele das enguias possa conter toxinas marinhas nocivas, mas segundo os cientistas, a carne é doce e muito nutritiva.

Pontuação NUTRICIONAL: 56


55. ATUM RABILHO



144kcal


Um peixe grande, rico em ômega-3. As mulheres grávidas são aconselhadas a limitar sua ingestão, devido à contaminação por mercúrio.


Pontuação NUTRICIONAL: 56



54. SALMÃO DE COHO



146kcal

Uma espécie do Pacífico também conhecida como salmão prateado. Níveis relativamente altos de gordura, bem como ácidos graxos de cadeia longa.

Pontuação NUTRICIONAL: 56


53. ABOBRINHAS DE VERÃO 


17kcal


Colhido quando imaturo, enquanto a casca ainda está macia e comestível. Seu nome se refere à sua curta duração de armazenamento. Todas as abobrinhas frescas que conheço ficam uma delícia em ensopados e refogados. 


Pontuação NUTRICIONAL: 57



52. FEIJOEIRO (Grãos) 



337kcal


Também conhecido como feijão ou ervilha. A fibra dos grãos da marinha foi correlacionada com a redução do câncer de cólon. Todos os tipos de grãos fazem bem,  tem poderes curativos.


Pontuação NUTRICIONAL: 57



51.BANANA




122kcal


Frutos de banana com uma variedade de propriedades antioxidantes, antimicrobianas, hipoglicémicas e antidiabéticas. Banana é tudo de bom!!


Pontuação NUTRICIONAL: 57




50. ERVILHAS 





42kcal


As ervilhas são uma excelente fonte de proteínas, carboidratos, fibras alimentares, minerais e vitaminas solúveis em água. Adoro ervilhas na pizza... rsrs


Pontuação NUTRICIONAL: 58


E na próxima semana o restante da lista dos alimentos mais nutritivos do mundo. Não perca!! Me fale qual o seu preferido e o quais costuma utilizar com frequência em sua alimentação. Até o próximo artigo!!

FONTES DE PESQUISA

  1. Seleção de alimentos, classificação e custo com base no estudo científico " Descobrindo o panorama nutricional dos alimentos ", publicado na revista PLoS ONE. 
  2. Dados nutricionais baseados no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, National Nutrient Database for Standard Reference, Release 28.
  3. Percepções nutricionais da Enciclopédia de Alimentação e Saúde (2016), publicado pela Elsevier Science.
  4. Produzido para BBC Future by Fact & Story .
  5. Imagens do Google Imagens e arquivos do Blog http://vivendoavidabemfeliz.blogspot.com/
  6. Música Linha do Horizonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Azymuth
  7. Video do Canal de Adriana Helena  👉 https://youtube.com/c/AdrianaHelena 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Olá, querida Adri!

    Espero que você e família já se encontrem mais recuperados após o falecimento de sua madrinha. A vida segue, não é?
    Por aqui, tudo pela metade, pois a situação pandémica a isso obriga. Há quem não respeite, e daí as consequências.

    Como esse post lhe deve ter dado trabalho! Quanta pesquisa! você é perfecionista mesmo.

    Os cientistas estudam os alimentos no geral, pois cada caso é um caso, em minha opinião. A alimentação deve ser equilibrada, sim, mas há alimentos que algumas pessoas não podem tomar, por intolerâncias, alergias e outras questões de saúde.

    Evidente que aqui é apresentado um quadro genérico dos alimentos mais aconselháveis, mas há muitos que eu nem conheço de nome, tal como você. Irei depois pesquisar.

    Como tenho tendência para ser diabética, não como figos, melão e por intolerância, laranja e banana. Suco de laranja natural, nem pensar. Ficaria nauseada, e meu fígado rejeitaria, de imediato. Felizmente que há mta gente que pode comer de tudo, mas eu não, mesmo em pequenas quantidades, daí ter anemia ferro pénica há uns anos (o ferro se esvai, não sei por onde, ou meu organismo o não absorve e sintetiza). Ando a ser estudada, mas não se chegou ainda a nenhuma conclusão, pois meu aspeto é normal e minha pele não é pálida. Estou gorduchinha (rs), mas sem exageros.
    Tenho intolerância ao glúten e à lactose, e por isso minha alimentação é mto restrita. Compro muitos alimentos sem gluten e sem nem lactose, mas mesmo assim, há uma rejeição do meu organismo aos mesmos.

    Estive escutando a banda, que não conhecia, e gostei da música. Bom gosto musical, você tem! Parabéns!

    Beijos, abraços, boa semana e dias sem Covid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, que alegria amiga!!
      Fiquei tão feliz com a sua presença neste artigo que não tem ideia..
      O fiz com tanto esforço para trazer a gravura de todos os alimentos para que as pessoas observem bem o conteúdo e a aparência de cada um...
      Pena que ninguém veio ler...rsrs

      Eu ainda não me recuperei bem da partida da madrinha...Todas as noites sonho com ela e parece que agora ela se faz mais presente do que antes em mente...É a saudade que bate forte, fortíssima!!

      Ahhh amiga, lendo seu comentário tão precioso compreendi que cuida muito bem da sua alimentação que precisa ser mais restritiva e com muitos cuidados! Fico encantada com a sua narração descritiva!!!

      E mais feliz ainda fiquei que tenha gostado da canção, pois a inseri no início do artigo para que a leitura das pessoas ficasse mais amena, singela e suave... Mas como te disse no início, só você veio me prestigiar neste artigo e sou muito grata por isso amiga!!

      Tenha uma semana maravilhosa, na medida do possível!
      Um grande beijo!! :))))

      Excluir
  2. Oi, querida!

    Só agora vi em seu blog, que sua amada mãe fez aniversário no dia 12 desse mês.
    Que tenha tido um dia muito feliz, com muito amor, saúde e vida longa. Lhe desejo as maiores felicidades.

    Beijos para ambas e um grande abraço de felicitações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, muito obrigada!!
      Você sempre carinhosa, lembra das datas de nossos familiares e comemora conosco! Você é incrível!!
      Mamãe fez mais uma primavera e graças a Deus está bem, a mantenho afastada e guardada em casa..E tudo ficará bem!!
      Beijos e gratidão minha amiga!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.