A magia de Up - Altas Aventuras na canção de Alan Jackson





Um dos meus filmes de animação preferidos e que me emociona profundamente, por ser delicado, engraçado e envolvente  é UP- Altas Aventuras.  Hoje tecerei minhas humildes reflexões sobre ele e te convido a me acompanhar... Ahh a música é linda, do Alan Jackson... 

Em 2009 a Pixar, produtora de animações fantásticas abriu o Festival de Cannes daquele ano  com Up- Altas Aventuras e pegou a todos de surpresa. De uma forma extremamente sensível e bem humorada, a animação imagina a última aventura de um homem que se vê próximo ao fim de sua vida.


O senhorzinho  é Carl Fredricksen (que foi dublado por Chico Anysio na versão brasileira). Aos 78 anos, ele havia acabado  de perder sua esposa Ellie, depois de uma vida inteira compartilhando seus momentos com ela, desde a infância quando se conheceram e naquela ocasião já possuíam o espírito aventureiro.



Nossa, esse pequeno período retratado no início da película é altamente emocionante e confesso que é impossível não chorar. É  delicado, reflexivo, uma comunhão de almas. Mas tem seu momento triste, uma vez que culmina na dolorosa  morte de Ellie. Porém retrata com veracidade a vida como ela é...

Inclusive minha edição da canção da  semana  com o Alan Jackson, baseou-se neste período inicial da vida de Carl &  Ellie. Que casalzinho lindo e adorável! 


Em seguida, depois da perda de sua esposa, Carl vê a casa que construíram juntos ser ameaçada por construções de arranha-céus na vizinhança. Sem muito mais a perder, ele resolve amarrar centenas de milhares de balões em sua casa e sair voando até a América do Sul, para “estacionar” no topo de uma cachoeira, onde sua esposa sempre sonhou ir. 

Mas tem um detalhe nesse plano que Carl não esperava: o pequeno escoteiro Russell – que vem a ser o primeiro personagem de descendência asiática da Pixar - embarca acidentalmente na jornada de Carl. Inicialmente rabugento, Carl rejeita todas as tentativas de Russell de fazer amizade, mas é impossível ficar alheio à simpatia do menino. Carl se vê na infância no pequeno explorador da natureza e o aceita em sua jornada em busca da concretização do maior sonho de sua esposa e mais personagens lindos e divertidos se juntam a essa interessante aventura!

A beleza de Up – Altas Aventuras não está somente nas ricas cores – que enchem a tela, principalmente quando a máquina voadora do protagonista está em cena -, ou mesmo no rigor gráfico da composição visual da animação, mas, sobretudo, no desenvolvimento da história. A amizade que se desenvolve entre Carl e Russell é tocante, bem como o envolvimento dos personagens super carismáticos nessa viagem fantástica. 

Embora tenha como base um roteiro fantasioso, Up – Altas Aventuras despertou  a afeição e o reconhecimento do espectador pela sensibilidade na qual é feita a composição de Carl, que lembra em diversos momentos o personagem de Clint Eastwood em Gran Torino.

Embora seja sobre um homem que embarca em sua última aventura próximo ao fim da vida, Up – Altas Aventuras não é melancólico, pelo contrário. É divertida, graças à dinâmica entre os dois protagonistas e aos personagens malucos que aparecem na jornada da dupla. A animação mostra-se adulta nessa abordagem sentimental da trama, ao mesmo tempo em que o tom de aventura também é capaz de conquistar facilmente os espectadores mais jovens.


O filme consegue de elevar o espírito do espectador de uma forma emocionante da mesma forma como os milhares de balões fazem com os personagens da trama. Por isso que digo que não há nenhum filme de animação digital que provoque emoções tão distintas quanto Up - Altas Aventuras.  

É impossível não sentir nada disso assistindo às 1 hora e 36 minutos desse filme altamente prazeroso. Os primeiros 11 minutos de filme podem ser considerados um curta metragem extremamente perfeito, paralelamente ao filme.

A história de amor entre o Seu  Carl Fredricksen e a amável Ellie é de fazer qualquer um que tenha coração chorar. Para completar as belas imagens computadorizadas há uma trilha-sonora emocionante, e igualmente perfeita.

 Up - Altas Aventuras é um filme único, uma mistura perfeita de fantasia e realidade, de tristeza e alegria. Uma das melhores animações já feitas, tanto por sua grandíssima qualidade gráfica como por sua história central extremamente humanista e completamente emocionante. Recomendo imensamente!!


E agora a canção que se adequou perfeitamente à parte inicial do filme, o curta metragem da mais linda história de amor da animação: Seu Fredricksen e a amável Ellie  ao som de 🎈Alan Jackson - Remember When 


🎈"Remember When" é uma canção escrita e gravada pelo artista de música country americano Alan Jackson. 


A Billboard chamou o single de "a canção country mais comovente e bem escrita a atingir o formato em muito tempo". 

Em "Remember When", Jackson olha para trás em sua vida com sua esposa. Ele descreve o amor deles desde a primeira vez, através da criação dos filhos, e menciona  como ele e sua esposa irão lembrar da trajetória de suas vidas como casal e,  das dificuldades que passaram naquele período.

Lançado em outubro de 2003 como o segundo e último single de seu álbum de compilação, Greatest Hits Volume II , passou duas semanas na posição 1 na parada Hot Country Songs da Billboard dos EUA em fevereiro de 2004 e alcançou a posição 29 na Billboard Hot 100. É linda!! Tomara que apreciem!! 


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

7 comentários:

  1. Olá, Adri, querida!

    Espero k você e família já se encontrem mais felizes e melhores. A vida é tão dura, por vezes! Só que o tempo tem esse poder de fazer "esquecer" e a vida volta a ser o k era.

    Não conheço, nem de nome, esse maravilhoso filme, que mais parece desenho animado. A história é muito interessante e amorosa, e ainda existem amores assim, concluo.

    Gostei imenso da canção, tal como das lindas imagens do vídeo.

    Seu post está como sempre um postão. Parabéns! Tanto conhecimento!

    Mto grata por suas palavras em meu blog. Por vezes, me apetece variar e a Mãe Natureza dá uma ajudinha.

    Beijos, abraços e mta saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, muito boa noite querida amiga!
      Fico super feliz com a sua presença, confesso que estava te esperando!!
      Seu blog está tão lindo, a sua última postagem da oração indígena me emocionou muito!!

      Ahh sim, esse filme é um desenho animado muito lindo amiga!! Vale a pena assistir!!No vídeo no final deste post tem a introdução do filme que é maravilhosa!!

      Ahh e eu amo poemas da natureza, da raiz, do cerne! Continue com eles pois trazem muita paz e enche o coração de seus leitores de amor!!
      Muito obrigada, beijinhos e um restante de semana maravilhoso!

      Excluir
  2. olá Adriana:
    você tem sempre posts tão alegres e cheios de boa energia.
    eu adorei este desenho, me tocou muito o coração.
    seus vídeos sempre são cheios de alegria e entusiasmo pela vida, adoro todos eles.
    um bom fim de semana.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, que alegria você aqui no blog querida!!
      Sabe, quando vou ao seu não dá vontade de sair nunca, é um clima natalino maravilhoso e aconchegante!!!
      Esse desenho é maravilhoso e emocionante, eu choro demais quando assisto, de alegria, de emoção...
      Agradeço muito seu carinho amiga linda!
      Milhares de beijinhos e um final de semana maravilhoso!! :))))

      Excluir
  3. Olá, Adriana!

    Adoro esse filme, uma linda história de amor, de ir em busca de viver seus sonhos, de amizade.
    Já assisti mais de uma vez.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quanto tempo, feliz que tenha vindo ao blog!!
      Esse filme é muito doce não é?
      Eu também já assisti várias vezes!!
      Beijos e um lindo final de semana querida!! :)))

      Excluir
  4. Sim, este filme é um encanto, deixa o nosso coração feliz!
    Tenha um final de semana maravilhoso!! :)))

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.