Pegando a estrada com segurança para Capitólio




Dirigir na estrada pode parecer desafiador. Mas não é tão difícil assim. Seja qual for a sua experiência, o importante é ter alguns cuidados e redobrar a atenção para dirigir na estrada com segurança. Agora vou te conduzir até Capitólio, pegando a estrada, seja de dia ou noite...Venha comigo! 

Obedecer à sinalização, usar o cinto de segurança e fazer a manutenção preventiva do seu veículo são atitudes essenciais, mas não só isso! Confira abaixo as principais dicas para pegar a estrada com segurança e evitar problemas:

Elimine as distrações

Dirigir e utilizar o celular ao mesmo tempo é a causa de milhares de acidentes todos os anos. A dica é concentrar-se na estrada: deixe o seu smartphone de lado, eliminando as distrações por completo. Música e companhia, embora agradáveis, também podem tirar o foco, por isso, tome cuidado.


Fique atento aos sinais de motoristas

Os sinais entre motoristas não são padronizados ou reconhecidos por legislação, mas aqueles que dirigem com frequência sabem que podem ser úteis. Um bom exemplo de comunicação ao dirigir na estrada é quando veículos que trafegam do lado oposto piscam os faróis duas vezes. Isso indica alguma situação inesperada à frente, por isso reduza a velocidade.

Ultrapassasse corretamente

A ultrapassagem é uma manobra que exige cuidado. Mantenha uma distância segura do veículo que será ultrapassado, verifique o tráfego e ligue a seta para mostrar aos condutores dos outros veículos que você irá realizar uma manobra de ultrapassagem. Fique atento, o tracejado das faixas e outros sinalizadores indicam os locais mais adequados para fazer a ultrapassagem.


Saiba como proceder no acostamento


O uso do acostamento só é liberado caso o veículo tenha um problema ou em situações de emergência. Se você precisar sair para o acostamento, primeiro deve sinalizar e depois reduzir a velocidade. Para evitar acidentes, nunca pare o veículo onde não haja boa visibilidade ou em curvas, e lembre-se de sempre utilizar o triângulo de sinalização e pisca-alerta.

Prepare-se para emergências

Embora, naturalmente, você nunca espere que um acidente ou emergência aconteça, é preciso estar preparado em todos os momentos. Caso tenha seguro, certifique-se de levar suas informações sempre que você dirige, bem como todos os números de telefone necessários.

Agora que você já está devidamente seguro vamos para Capitólio! 



Capitólio, em Minas Gerais, está entre os melhores destinos para quem busca dias de descanso em meio à natureza. Repleta de cachoeiras e cercada pelo Lago da Represa de Furnas – conhecido também como o “mar de Minas Gerais” – , Capitólio e as cidades próximas oferecem cenários deslumbrantes para relaxar. 

A região tem excelentes opções de hotéis e pousadas, boa comida, noites animadas e tudo mais que você precisa para ser feliz. Sem falar que Capitólio é regada ao maravilhoso jeitinho mineiro, que sempre recebe bem a todos os viajantes. 

Para começar a percorrer esse pedacinho encantador de Minas Gerais, experimente um passeio de lancha pelo Lago de Furnas e veja bem de perto os Cânions, um dos principais pontos turísticos de Capitólio. 

Durante o dia de navegação, você poderá nadar sob a queda d’água de diversas cachoeiras, além de curtir bares flutuantes e restaurantes com linda vista para o Lago de Furnas. 

Passeio de lancha pelo Lago de Furnas, em Capitólio
Passeio de lancha pelo Lago de Furnas, em Capitólio


A cidade de Capitólio está entre os melhores destinos turísticos do estado de Minas Gerais. Distante 282 km de Belo Horizonte, 440 km de São Paulo e 635 km do Rio de Janeiro, Capitólio é a principal base para quem deseja explorar as maravilhosas cachoeiras e atrações nos arredores do Lago da Represa de Furnas. 

A cidade não é a única na região, mas certamente é a mais famosa e procurada pelos turistas que desejam curtir as cachoeiras e o Lago de Furnas, por isso quase todos acabam seguindo rumo a Capitólio. Vale dizer que grande parte das atrações de Capitólio, na verdade, fica em cidades vizinhas, especialmente em João Batista do Glória e São José da Barra, Na prática, elas são coladinhas uma a outra.


Para chegar a Capitólio será preciso botar o pé na estrada. A cidade não oferece um aeroporto comercial com voos regulares e o trajeto final será obrigatoriamente por via terrestre. Apesar de a cidade estar localizada no estado de Minas Gerais, o aeroporto mais próximo de Capitólio é o Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto (RAO), localizado em Ribeirão Preto – SP e distante 238 km de Capitólio.



Mirante dos Cânions de Capitólio


O que fazer em Capitólio?

Capitólio é um ótimo destino para quem tem apenas um feriado para aproveitar e também para quem deseja longas férias para relaxar. A região se tornou famosa pelo grandioso Lago de Furnas, pelo visual no alto do Mirante dos Cânions e também pela grande oferta de cachoeiras. Só isso já seria motivo suficiente para você ir até lá! Porém Capitólio vai além e oferece ainda um ótimo roteiro rural pela Serra da Canastra. Você vai recarregar suas energias!!


Comece pelo Mirante dos Cânions de Capitólio

O visual do alto do Mirante dos Cânions é um dos grandes responsáveis pela fama de Capitólio. Difícil não se encantar com o cenário que parece ter sido desenhado em meio às rochas. O mirante, localizado à beira da MG-050, tem fácil acesso e pode ser visitado tranquilamente. São diversos ângulos acessíveis, de onde se observa o Lago de Furnas em meio ao dramático cenário do Cânion de Capitólio, com direito a cachoeiras e lanchas que dão charme ao visual.

A área do mirante, que antes tinha acesso gratuito, foi fechada e agora há cobrança de ingresso. A expectativa é que outras trilhas sejam abertas nos próximos anos, como o Mirante Escondido, que permite ver as duas grandes cachoeiras bem de frente. O custo da visita ao Mirante do Cânion de Capitólio é de R$ 20 por pessoa.



Faça o passeio de lancha pelo Lago de Furnas

Do alto do Mirante dos Cânions, é possível ter uma ideia da imensidão do lago formado pela Represa de Furnas. Com 1440 km² de área, esse imenso lago ganhou fama de “mar de Minas” e se transformou em uma das maiores atrações da região de Capitólio. Apesar de o visual no alto do mirante ser espetacular, melhor ainda é dar um mergulho no Lago de Furnas, com direito a várias cachoeiras e até bares flutuantes para curtir em um belo dia de sol. O passeio pode ser rapidinho ou durar o dia inteiro. Quanto mais tempo navegando, melhor!

Cachoeira dos Cânions

O Lago da Represa de Furnas é a atração mais procurada de Capitólio e também a principal rota de passeios entre os turistas que visitam a região. Em dias de feriado prolongado, a disputa por uma vaga é grande e a fila de espera para o passeio pode durar horas. Já em dias normais, será fácil navegar pelas águas do lago e aproveitar as belezas do lugar.




Os passeios, no geral, têm de três a sete horas de duração, em diferentes tipos de embarcação, entre elas lanchas e chalanas. As principais paradas oferecidas no tour são a Lagoa Azul; o Vale dos Tucanos, linda formação rochosa em meio ao cânion; a Cachoeira Cascatinha; os Cânions de Capitólio, com duas quedas d’água; e a Cachoeirinha da Ilha, onde há um animado bar flutuante. Algumas paradas são para banho e outras apenas para contemplação. Vale dizer que até pouco tempo atrás era permitido o banho nas cachoeiras dos cânions, porém, com o grande número de embarcações no local, o banho está restrito.



Cachoeirinha da Ilha

A região de Capitólio é repleta de lindas cachoeiras e vale conhecer cada uma delas durante a viagem. Já vamos avisando que para curtir as principais quedas d’água serão necessários ao menos dez dias de intensos passeios por lá. Se você estiver na cidade apenas para um feriado prolongado, vale já programar a sua próxima visita a Capitólio!

As principais cachoeiras nos arredores de Capitólio têm acesso pela rodovia MG-050, o que facilita bastante a viagem e torna possível visitar mais de uma atração em um mesmo dia sem precisar de grandes deslocamentos. É importante dizer que o acesso final às atrações muitas vezes é por estradas de terra, mas quase todas as cachoeiras na região de Capitólio são acessíveis por carros comuns, o que torna a viagem bem mais barata.


Trilha do Sol

Ao percorrer a MG-050 rumo ao Mirante dos Cânions, você verá diversas placas que indicam as cachoeiras locais. Todas valem a visita, mas como as cachoeiras são bem diferentes, é importante conhecer um pouco mais sobre cada uma delas para escolher a que melhor se encaixa nos seus planos. Ah! Todas as cachoeiras cobram ingresso. Os valores variam bastante e a escolha vai depender do seu bolso. Lembre-se que algumas atrações dão direito a diversas cachoeiras, outras a apenas uma. 

Para quem busca um passeio mais longo, que renda o inteiro e tenha diversas quedas d’águas e poços, boas pedidas são as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdido, as Cachoeiras Pé da Serra, o complexo da Cachoeira da Capivara (com acesso também à Cachoeira da Pedra Ancorada) e as Cachoeiras do Retiro Viking.

Já quem prefere cachoeiras com acesso fácil vai curtir a Cachoeira do Filó, Cachoeira Diquadinha, Cachoeira Poço Dourado e a Cachoeira do Lobo (fora da MG-050). Agora, se você quer mesmo é uma grande queda e volume de água, visite a Cachoeira Fecho da Serra (maior queda na região de Capitólio) e a maravilhosa Cachoeira Casca d’Anta, no Parque Nacional da Serra da Canastra.



Cachoeiras Retiro Viking

Algumas cachoeiras de Capitólio têm queda d’água no Lago de Furnas, o que deixa o cenário ainda mais bonito. Com acesso tanto pela água quanto pela estrada, vale visitar a Cachoeira Cascatinha – Cascata Eco Parque e a Cachoeira Lagoa Azul. Agora, se o que você busca são cachoeiras para chegar apenas navegando, não deixe de ir à Cachoeirinha da Ilha e, claro, às lindíssimas Cachoeiras do Cânion de Furnas. Todas podem ser visitadas durante os passeios de lancha ou chalana pelo Lago de Furnas.

Cachoeiras da Trilha do Sol

A Trilha do Sol é uma das melhores opções de Capitólio para quem procura um passeio de dia inteiro com diversas atrações. O circuito da Trilha do Sol conta com a Cachoeira Poço Dourado e a Cachoeira do Grito, além de um lindo mirante e diversos pontos para banho próximos às quedas d’água. Com excelente infraestrutura, caminhos autoguiados (bem demarcados e sinalizados), monitores treinados, banheiros, restaurante, redário e até uma pequena piscina para relaxar depois do almoço, a Trilha do Sol é a pedida certa para quem não tem hábito de se aventurar em percursos de natureza e ainda assim deseja ter uma ótima experiência em meio ao verde.


Cachoeira do Grito

O percurso total da Trilha do Sol tem apenas 3 km (ida e volta). Para quem já tem costume de fazer caminhadas em trilha, o circuito é de nível fácil, já para quem é aventureiro de primeira viagem ou não é habituado à prática de esportes, ela pode ser considerada de nível médio. Apesar da distância, a Trilha do Sol costuma agradar a todos e não é normal a desistência no meio do caminho. O ingresso para a Trilha do Sol tem custo de R$ 45 por pessoa. O acesso à estrada que leva à trilha é fácil e todos os carros chegam tranquilamente. Veja mais dicas e como chegar às Cachoeiras da Trilha do Sol.


Cachoeiras Paraíso Perdido

O complexo de cachoeiras Paraíso Perdido está entre os prediletos dos turistas que visitam Capitólio. Com excelente infraestrutura e dezoito atrações entre cachoeiras e poços, o lugar é excelente pedida para os dias de viagem e rende um lindo passeio de dia inteiro. As principais atrações do complexo de cachoeiras Paraíso Perdido são o Poço do Mirante, a Cachoeira da Árvore e o Poço da Prainha, além da grande piscina natural formada pela última queda d’água. Todos os atrativos valem uma parada para banho e fazer a trilha completa é recompensador!



Cachoeiras Paraíso Perdido

Cachoeira da Capivara


Apesar de estar próximo a outras atrações de Capitólio, o Retiro Viking ainda é considerado um paraíso pouco explorado pelos turistas. A estrada de terra que leva a esse conjunto de cachoeiras nem sempre está em boas condições e algumas vezes apenas veículos com tração nas quatro rodas conseguem chegar até lá. 

O complexo conta com cinco cachoeiras principais e diversos poços para banho. As atracões são ligadas por trilha e também por estrada, o que facilita muito a locomoção dentro da propriedade, especialmente para quem não quer grandes caminhadas. O trajeto entre a portaria e a última queda d’água tem apenas 2600 metros e em grande parte pode ser percorrido de carro. Apenas as descidas até as cachoeiras exigem um pouco de esforço, mas as trilhas não ultrapassam dez minutos de caminhada.


Cachoeira Trovão

As principais atrações do Retiro Viking são a Cachoeira Trovão, a mais alta queda do lugar e uma das mais lindas paradas do percurso; a Cachoeira Patinho Feio, que tem água em tons de caramelo e corredeira em meio a paredões rochosos onde são formadas diversas quedas deliciosas para banho; a Cachoeira Caixinha de Surpresas, ideal para quem busca um ambiente relaxante e um bom banho sob quedas que formam hidromassagens naturais; a Cachoeira Pequena Sereia; e a a Cachoeira do Quelé, com linda queda d’água que desce em forma de pequenas cascatas sobre as pedras. Para percorrer todas as atrações com calma e ainda com sol a pico, o ideal é fazer um passeio de dia inteiro. O custo do acesso é R$ 15 por pessoa. 

Já esteve em Capitólio? Conte pra gente como foi a sua experiência! E se você nunca esteve por lá, veja mais dicas no exclusivo Guia de Capitólio que usei para preparar esse artigo incrível!




🌿 Joe Egan é um cantor e compositor escocês que lançou a música "Back On The Road" no seu álbum solo de estreia chamado Out of Nowhere, em 1979. 

🌳 Simplesmente é uma canção que nos faz sonhar tamanha a sua beleza e magnitude...Caminharemos pelas mais belas trilhas de Capitólio, em Minas Gerais , Brasil, ⛰ observando a paisagem, o céu, as cachoeiras e cânions, tudo o que de mais lindo a natureza nos proporciona...💦


Imagens do Google  imagens e Site Capitólio- Melhores Destinos

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

2 comentários:

  1. Olá Adriana, que lugar mais lindo
    Você acredita que nunca fui em Capitólio?
    Ta aí uma viagem que tem que entrar pra minha lista.
    Parabéns pelo lindo post querida.
    Abraços e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, Capitólio parece ter saído do paraíso, de tão lindo que é!
      Com certeza, se fizer essa viagem vai ficar impressionada com a beleza dos cânions, é algo surreal!! E as cachoeiras? Uma infinidade delas!!
      Um beijo querida e obrigada pelo carinho imenso!!
      Tenha um final de semana maravilhoso!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.