Canção Pra Você Viver Mais 🙋 Pato Fu





Sentindo o ar frio da manhã, ouço uma canção e logo me encanto com ela: É a Canção pra Você Viver Mais! Uma pérola, uma dádiva, o voo das pétalas de flores, das borboletas...

Pois é amigos, 
são vários os predicados dedicados à imagem da cantora Fernanda Takai (e à de sua banda, Pato Fu): meiga, doce, engraçada, cool; Mas há outras camadas, bem mais profundas, por trás desse figurino. Ela tem uma bagagem musical impecável e uma história de vida com perdas e sofrimento...

Desde que começou a repisar, com os pés das palavras, todos os passos que em sua vida, Fernanda Takai vem ganhando de si mesma as mais inesperadas surpresas. 

Há muitos anos atrás  a banda que a apresentou ao Brasil foi o Pato Fu. Casada com o músico John Ulhoa, parceiro também no Pato Fu, tem uma filha, Nina.  Em seu repertório se destacam  fragmentos  de memórias da infância dela, da relação com o pai e da música que se ouvia na casa antiga da família Takai, sobretudo nos anos 1970.

Fernada Takai com sua filha Nina e seu marido John Ulhoa

Fernanda, no início de sua carreira, assim pensava:

Nos primeiros anos de carreira, eu me incomodava bastante com quem dizia que eu não sabia cantar. Tinha sempre essas premiações para cantoras, e eu nunca estava entre elas -nem mesmo concorrendo. Hoje, entendo que não sei cantar do jeito que algumas pessoas querem ouvir. Sei cantar desse meu jeito. O tempo foi me dando discernimento para separar bem essas coisas e me cobrar menos.

E hoje a gente tem certeza que o melhor a fazer é não se incomodar com que os outros estão pensando ou fazendo. É isso que faz da Fernandinha uma grande cantora! 




CANÇÃO QUE FEZ EM HOMENAGEM AO PAI


Fernanda costuma escrever  em um jornal e descreveu o último encontro que teve com o pai, dias antes da morte dele. Ao mesmo tempo em que narrava uma simples massagem nas costas do homem, foi contando do peso de ouvir dos médicos e, como filha mais velha, ter de contar depois à família que ele estava com câncer e não havia mais nada a ser feito.

Percorreu o caminho para casa depois de receber a notícia no hospital. Reviveu os momentos de esperança de um milagre quando aquele homem, de apenas 52 anos, começou a emagrecer rumo ao fim.


O texto dela terminava assim: 

Quando me despedi do meu pai em Goiânia, há 12 anos, eu sabia que aquela seria a última vez em que o veria com vida. E um milagre realmente aconteceu. Eu percebi, de verdade, a quantidade de amor que podia existir em mim.

A história já havia sido contada antes. Logo que soube que o pai partia, Fernanda planejou escrever uma música que pudesse exprimir a iminência da perda. Conseguiu um título: "Canção pra Você Viver Mais". Só não foi capaz de ir além dele. Quem o fez foi John, escrevendo versos de extrema melancolia que, curiosamente, acabaram fazendo dessa música um dos maiores hits da história da banda.

A canção Pra Você Viver Mais é do álbum Televisão de Cachorro, de 1998. Também está presente no disco uma regravação da música "Eu Sei", em homenagem a Renato Russo, que sempre comentava sobre o Pato Fu. Fernanda Takai e John Ulhoa foram convidados para tocar a música também no CD/DVD Renato Russo - Uma Celebração, em 2005.






Canção pra Você Viver Mais

LETRA


[John Ulhoa]


Nunca pensei um dia chegar
E te ouvir dizer:
Não é por mal
Mas vou te fazer chorar
Hoje vou te fazer chorar

Não tenho muito tempo
Tenho medo de ser um só
Tenho medo de ser só um
Alguém pra se lembrar
Alguém pra se lembrar
Alguém pra se lembrar

Faz um tempo eu quis
Fazer uma canção
Pra você viver mais
Faz um tempo que eu quis
Fazer uma canção
Pra você viver mais

Deixei que tudo desaparecesse
E perto do fim
Não pude mais encontrar
O amor ainda estava lá
O amor ainda estava lá

Faz um tempo eu quis
Fazer uma canção
Pra você viver mais

Faz um tempo eu quis
Fazer uma canção
Pra você viver mais

Faz um tempo eu quis
Faz um tempo eu quis
Você viver mais

E viva a delicadeza da música!



Inspiração:

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Como eu amo, Pato Fu. Adorei a postagem, Dri. Uma banda que merecia ser mais valorizada. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, bom dia querido amigo!!
      Que alegria que tenha vindo neste post dedicado À Canção Para Você Viver Mais do Pato Fu!!
      Eu também concordo que a banda deveria ser mais valorizada, pois faz música linda, de verdade e de qualidade!! As músicas de hoje não estão com o nível muito elevado de cultura não...
      Um super beijo e um lindo final de semana amigo querido!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.