As 10 Mais Belas Baladas de Rock de todos os tempos!





Todos nós temos uma balada de rock preferida que toca o nosso coração de forma arrebatadora. Eu já editei algumas, pois são essas canções, repletas de estilo, que fazem a música ser um bálsamo em nossas vidas. Venha conhecê-las! 

Power ballad ou Balada Poderosa é um tipo de música normalmente caracterizado por ter um ritmo lento, com presença comum de guitarras elétricas e/ou acústicas e menos ênfase na percussão e baixo.


Começou na década de 60 e foi muito comum e popular durante a década de 80. Algumas partes da música podem incluir uma forte percussão e baixo para aumento do efeito emocional, e mais tarde a volta de uma guitarra elétrica, para o clímax da música. Ahh mais como adoro tudo isso amigos! Eis minhas bandas e baladas preferidas:


Roy Orbison, Banda Heart com o hit Alone, Scorpions e Guns N'Roses


A origem das Baladas começaram com o lendário Roy Orbison.
Nascido em Vernon, Texas, Roy Orbison começou sua carreira na Sun Records em meados de 1956. O lendário estúdio de Sam Phillips foi o berço de nomes como Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash.

Roy Orbison, Johhny Cash e Elvis


No contexto dessa cena, Orbison entrou numa competente aventura rockabilly, mas ele não tinha a explosão rocker nem o carisma de seus contemporâneos e seu trabalho inicial se resumiu em singles que fizeram um sucesso menor como “Ooby Dooby” e “Rockhouse”.

Somente no início dos anos 60, Roy despontaria como compositor e cantor, assinaria com a Monument Records e gravaria discos sensacionais.

Apelidado de “The Big O”, com aparência envelhecida de senhor tímido, míope de óculos escuros e vestindo preto, Orbison era a antítese dos ídolos pop dos anos 60 e ficava, na maior parte do tempo, imóvel no palco.

Roy Orbison


A fórmula de sua consagração era mesmo sua poderosa voz de tenor que alcançava várias oitavas e desfilava potência e beleza em graves e agudos impressionantes.

De 1960 a 1964, ele se transformou num dos maiores hitmakers americanos. São dessa fase sucessos avassaladores como “Only The Lonely”, “Crying”, “In Dreams”, “Running Scared”, “Blue Angel”, “Blue Bayou”, “Falling”, “It’s Over”, “Lana”, “Dream Baby” e o megahit “Oh Pretty Woman”.  Ouça "In Dreams" e veja o quanto era emocionante sua interpretação:



Muito já foi indagado sobre a lenda de “The Big O”: A “voz mais sublime do planeta”? “O cantor predileto de Elvis Presley”? “O anjo que cantava como um condenado”?

Não importa. Roy Orbison marcou sua trajetória como um dos mais incríveis compositores e vocalistas da história do rock e todos os fundamentos do seu incrível legado estão cristalizados em suas obras musicais.


Inclusive, nos anos 80, muitas bandas de rock se inspiraram nas baladas de Roy Orbison para criarem as suas  músicas  em álbuns de bandas de rock, pop rock, hard rock e heavy metal. Algumas bandas contemporâneas podem ainda incluir um forte uso de piano.

As power ballads de hard rock, glam metal e heavy metal geralmente usam solos de shred complexos que também são normalmente usadas no heavy metal, eles também incluem o uso extensivo de harmonias, no pop rock e soft rock os temas líricos apresentam diferentes formas, geralmente para representar um amor por uma mulher em específico. No geral, são músicas fortes e emocionais.

As power ballads se iniciaram nos anos 70 até o fim dos anos 90 e se popularizaram na década de 80. 

Exemplos clássicos de power ballads que já tive a oportunidade de editar:

"Don't Cry" e "November Rain 
 do Guns N´Roses






"Still Loving You" e "Wind of Change" dos Scorpions


"More Than Words" do Extreme



"Love Bites" e "Hysteria" do Def Leppard



"Alone" do Heart 



E para concluir essa sequência de super baladas do rock a minha edição do Roy Orbison  chamada 
 " It's Over " (Acabou)  que ~e uma balada especial  de rock operística composta por Roy Orbison e Bill Dees e interpretada magistralmente por Orbison.

A canção também aparece no álbum de Orbison, More of Roy Orbison's Greatest Hits, de 1964, e em seu álbum póstumo de 1989, e  especial de televisão de 1988 da HBO.

"It's Over" alcançou o primeiro lugar em 25 de junho de 1964 (tornando-se o segundo single No.1 do Orbison no Reino Unido. É para se emocionar!! Diga aí qual a sua preferida gente!! Até mais!


Fontes de pesquisa 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Power_ballad
https://pt.wikipedia.org/wiki/Roy_Orbison

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

9 comentários:

  1. Oi, Adriana!
    Que aula! Confesso que não gostava muito do Roy Orbison, mas com o tempo fui educando meu ouvido (rs*). Uma baladinha final de noite é o que há! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Luma, simmm, o Roy Orbison tem um estilo peculiar de cantar!
      Eu sempre o admirei em razão da sua sua poderosa voz de tenor que alcançava várias oitavas e desfilava potência e beleza em graves e agudos impressionantes. Mas era sempre foi bem paradão no palco, sem entusiamo...rsrs
      Ahh obrigada pelo carinho da presença amiga querida!
      Tenha um lindo e especial final de semana!! :)))

      Excluir
  2. Que post perfeito, Dri. Já é um dos meus preferidos. Amo tanto rock e anda cada vez mais desvalorizado... Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, hahaha somos dois amigo! Somos os remanescentes do bom e velho rock e se depender de nós jamais deixaremos o rock morrer amigo!! Uhulllll
      Não sou pop, não sou "sertanejo" e nem outras ramificações desses pseudos estilos que surgiram nos últimos tempos que só fazem ferir nossos ouvidos amigo...rsrs
      Tenha um lindo final de semana!
      Beijos!!! :))))

      Excluir
  3. Me encanta esta lista ♥ Para mi gusto solo le falta "Eres" de Café Tacvba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!!
      Fico tão feliz com a sua presença novamente aqui no Blog!!
      Quem sabe um dia eu não edite sua música favorita, "Eres" de Café Tacvba.
      Beijos e uma linda semana!! :)))

      Excluir
  4. Grata querida amiga por sua preença e carinho!!
    São músicas que encantam o nosso coração!!
    Linda semana!! :)))

    ResponderExcluir
  5. waounh adoro musica pois tenho uma Radio web parabens pelo seu post que gostei muito me pode ouvir aqui neste link https://radiolusoeuropeu.com hoje vou estar no directo a partir das 21 h00 de Paris se quizer vir ouvir claro bjs saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Isa, pela presença linda!!
      Eu fiquei muito feliz com o seu convite de ouvir sua rádio, vou conhecer e me tornarei fã, com toda a certeza!!
      Já estou salvando o link!!
      Beijos e um lindo final de semana!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.