Estrada Rural, Me Leve para Casa...






Você já andou em uma estrada de chão? Não? Então venha comigo que você vai conhecer a estrada rural que me leva até a casa da Vovó Zilda. É uma aventura ao som da canção do John Denver, sucesso da década de 70. É uma viagem ao interior das montanhas do Espírito Santo.


Viajar por uma estrada de chão é  algo surreal! O contato com a natureza é tão próximo que somos tomados por completo pelo cheiro verde que cerca toda a região...
Em tempos de sol a garganta fica seca em razão da poeira deixada pelo pó da estrada, uma terra farta e vermelha...


Morro do Jequitibá- Acesso ao Alto Liberdade


Em tempos de chuva, se você não tiver um carro com tração nas quatro rodas, você não sobe a montanha, fica pelo caminho...
E mesmo que a  estrada esteja  toda esburacada ou repleta de pedras,
é um caminho que  é sempre emocionante fazer..
Durante o percurso,  lembro-me  da  minha infância, quando  subíamos a montanha em um velho fusquinha vermelho valente...

Ele não ficava pela estrada, driblava todos os buracos e a estrada escorregadia...

Afinal o Fusca é um mito. Uma lenda. É um dos melhores carros já concebidos em todos os tempos e ele sempre é capaz de nos surpreender. Com sua versatilidade incrível, ele encara (e se sai muito bem) no off-road extremo.

Projetado nos anos 30, o Volkswagen se destaca pela sua estrutura e mecânica simples. Além disso, ele também ostenta outras características que facilitam sua vida nessas situações, como a tração traseira, os bons ângulos de entrada e saída e o entre-eixos relativamente curto. ( Revista Auto Videos) 

Fusquinha vermelho valente na estrada de chão


Existem imagens  impressionantes do Fusca vencendo vários desafios na terra, na lama, nas areias, em travessias e mais uma série de proezas no fora de estrada. O valente fusquinha já resgatou jipes encalhados e sobe barrancos como ninguém!  

Outro veículo que é guerreiro supremo  até os dias atuais é a Picape Rural Verde estacionada na garagem rústica da Casa da Vovó...
Essa é do tempo do Vovó Gervásio,  que a adquiriu no início da década de 80 com alguns anos de uso.  Ela é forte demais e trabalha até hoje carregando pesadas sacas de café até as  montanhas mais altas. 

A famosa picape rural verde da Casa da Vovó


Os mais maduros as reconhecem sempre com um sorriso no rosto. Os mais jovens ficam curiosos. Ninguém passa incólume na frente de uma Rural, espécie de avô do SUV brasileiro, ou de sua versão Picape, a F75.  (https://www.dinheirorural.com.br/a-historia-da-rural-e-da-picape-f-75-avos-dos-suvs-brasileiros/

Esses são os nomes mais conhecidos de dois dos modelos 4×4 mais lembrados da indústria brasileira. Mas a história é longa que não me aprofundarei por ora.

Com o tempo a picape rural  se tornou um símbolo de resistência no campos, nos desertos e nas selvas do mundo todo.

O modelo deixou de ser  produzido em 1982 e foi um dos últimos veículos de origem Jeep fabricados no Brasil até o lançamento do Renegade, em 2015. Portanto, quem tem, tem um tesouro!

Realmente quando  os olhos conseguiram assim se firmar diante da estrada nada nos abalava...
Tudo fazia parte do  percurso  em um leve caminhar...
E tudo para chegar perto do paraíso, que é a casa da Vovó!

A estrada rural  que dá acesso à casa da Vovó

Afinal a  vida é uma eterna estrada de chão. 
Nela nos deparamos com encruzilhadas, lugares onde existem tantos caminhos distintos, onde cada um resulta num destino completamente diferente do outro...
Às vezes tais caminhos diferentes até se cruzam, e nos dão a oportunidade de tentar mudar de destino novamente.

Já dizia a célebre Cora Coralina:

É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.

 

Vovó em um momento de absoluta paz e reflexão



A vida é uma eterna estrada de terra, onde nossos sonhos é nosso meio de locomoção.

E os nossos sonhos são repletos de música...

Entre elas a lendária "Take Me Home, Country Roads", também conhecida como "Country Roads", canção escrita por Bill Danoff, John Denver e Taffy Nivert, lançada como single por John Denver em 12 de abril de 1971.

 Como eu atualmente não posso publicar canções com o audio original no meu canal no YouTube em razão dos direitos autorais,  substituí  o audio original pelo som magnífico do artista JustinDiazMusic 👉 https://youtu.be/WF046Z5tPJE 

✅ E as Imagens  também são minhas, da estrada rural que me leva até a casa da Vovó no Alto São Judas Tadeu- Linhares- Espírito Santo. (Natureza Capixaba) Venha subir a montanha comigo!


Imagens do meu arquivo pessoal 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Nossa, Dri, virou um dos meus posts favoritos. Adorei saber do Fusquinha. E na casa dela tem luz normal, sinal de tv? Pq deve ser mt longe. E de noite impossivel andar por essa estrada. Adorei. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, meu querido amigo!!
      Que maravilha que tenha vindo conhecer a casa da Vovó Zilda no alto das montanhas!
      Sim, mesmo sendo em um local mais remoto, na casa da Vovó tem luz elétrica, sinal de tv e sinal de celular!! Até internet tem lá, é muito moderno!!
      Mas quando chove eles ficam incomunicáveis! E aquela estrada de noite é só para quem é muito acostumado com estrada de terra, dá muito medo amigo..rsrs
      Beijos e uma semana maravilhosa!!! :))))

      Excluir
  2. Que linda estradinha que passa por belos caminho e te leva à casa da tua linda vovó. Adorei a foto dela descansando. E quando chove é que a coisa fica danada,né? Lindo post e fotos! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, ahhh que maravilhoso que tenha vindo aqui no Vivendo Bem Feliz acompanhar a trajetória da estrada de chão que leva à casa da Vovó Zilda!
      É um caminho bastante íngreme, mas recompensador!
      O que é mais difícil de tudo é ir embora daquele paraíso amiga!!
      Tenha uma semana maravilhosa!! Beijos!! :))))

      Excluir
  3. Olá, querida amiga Adri!

    Tudo bem com você? Vovó Zilda já vi na foto que está ótima e num momento de relaxamento e reflexão.
    Eu estou bem, mas estive afastada da blogosfera por quatro meses, somente por cansaço e pouca ou nenhuma inspiração.

    Esse seu post me levou o coração e o olhar. Tão lindo de ler e ver! Estrada de chão é dose para carro ou pessoa, mas quem estiver habituado faz o caminho com relativa facilidade. Claro que no inverno, as coisas são bem piores. Em Portugal, creio que já não há esse tipo de estrada, pois o interior está se desenvolvendo e os políticos dão mta atenção a ele.

    O Fusquinha, que lindo! Em Portugal havia alguns, mas não tinham esse nome. Eu era pequena e não lembro bem. Sei que o médico do lugar onde nasci tinha um e a marca dele era Volkswagen, mas tinha uma alcunha própria, que não recordo. Ah, já sei. Carocha era o nome, pseudónimo carinhoso que lhe atribuíram.

    A picape rural, aqui, tb existiam algumas, mas no interior, também. São mto potentes.

    Adorei a música que não conhecia. É toda country, como convém, de acordo com seu maravilhoso post.

    Beijos, um grande abraço e saúde. Como vai seu Brasil em termos de pandemia? E Bolsonaro já entendeu que Covid existe mesmo-rs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Céu, muito boa tarde!!

      Quanto tempo, eu estava com saudades! Vovó está muito bem fisicamente querida, só está bem quietinha, quase não consegue ouvir mais nada, mesmo fazendo uso de um fortíssimo aparelho auditivo!

      Eu sei como é querida, esse afastamento faz-se necessário!!
      Eu só não me afasto de vez porque tomei-me de amor por edição de vídeos que funciona como um receptáculo de depósito de toda a minha ansiedade! E preciso das redes para postar o vídeo! :))
      Fiquei encantada com o que disse sobre as estradas de chão que são raridades em seu belo e encantador país! Ali os políticos visam ao bem-estar de seu povo!!

      Que graça que tenha apreciado o fusquinha, foi o carrinho da minha infância e como amava o fusca! Agora são raros de se encontrar!!
      Sim, a canção é country, um grande sucesso dos anos 70 que toca demais o coração e até choro quando ouço essa canção!!

      Fico muito grata com o eu carinho querida, muito obrigada pela visita e comentário!!
      Desejo uma semana maravilhosa, com muita luz e amor!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.