Um lugar que só nós conhecemos...a poesia da canção do Keane






Os últimos acontecimentos mundiais giram em torna na Guerra na Ucrânia e outros fatídicos episódios... Parece que tudo está de cabeça para baixo e há uma inversão de valores gritante. E o que tiramos disso tudo? De que a violência é imperante e que pessoas estão sofrendo  e parece que  tudo isso não vai acabar.

Se você seguir os noticiários, você fica sem um norte... E onde podemos buscar apoio para preservar a nossa saúde mental em meio a tantas informações e transformações?  Eu busquei na música, mas não é em qualquer canção não amigos (muito menos a música da Anita que atingiu o primeiro lugar no Spotify) que convenhamos, é apenas uma canção de apelo comercial, sem letra plausível e que possui apenas uma batida chiclete para as pessoas fazerem aquelas "dancinhas" da moda do Tik Tok. 

Música de verdade possui conteúdo para a alma. A letra passa um recado importante e, aliada à melodia,  nos emociona e nos transporta para um mundo de boas lembranças. É o que acontece quando ouço “Somewhere Only We Know” da banda Keane.  Uma mistura de sentimentos nos invade e vou explicar o porquê de tudo isso nas próximas linhas:


Música de verdade possui conteúdo para a alma, é como uma luz no meio da floresta negra

Para começar, “Somewhere Only We Know” de Keane tem um tom que parece essencialmente  romântico. Esse aspecto fica mais evidente no refrão em que o cantor parece estar se dirigindo ao seu outro significativo, de quem está prestes a se separar. 

E, a esse respeito, o 'lugar que apenas eles conhecem', se interpretado pelo ouvinte como um local físico, obviamente seria um lugar onde eles compartilharam memórias felizes do passado, que está na estrofe:

I came across a fallen tree

I felt the branches of it looking at me

Is this the place we used to love?

Is this the place that I've been dreaming of?

Oh, simple thing, where have you gone?

I'm getting old, and I need something to rely on


Esse poderia ser o seu lugar favorito


E, como tal, a implicação seria logicamente semelhante ao narrador considerar que  se ele e sua parceira visitarem esta localidade,  poderiam talvez salvar seu relacionamento, sendo que ele está humildemente implorando para que ela o visite com ele.

Mas outras partes da música fora do final e do refrão real são, liricamente falando, muito mais gerais. Na verdade, os próprios escritores, quando questionados sobre o que esta faixa realmente significa, diante das explicações prestadas disseram que a música  não tem nada a ver com romance. 


Ou dito de outra forma, considerando todas as coisas, o titular “algum lugar” é mais uma localização simbólica do que literal. Isso quer dizer que, embora possa ser um lugar real, onde está situado ou sua constituição física, não são o que é importante para o narrador.

Uma floresta de bambu pode ser o lugar favorito ou a localização pode ser mais simbólica do que literal

Em vez disso, é o que este lugar representa para ele emocional e psicologicamente que está fazendo com que ele solte uma canção sobre isso.

E, conforme ilustrado no pré-refrão, ele simboliza uma era em que a vida era 'mais simples' do que agora quando ele 'envelheceu'. Portanto, há definitivamente uma sensação nostálgica na música. Além disso, conforme revelado no título, este é um lugar que apenas ele e o destinatário 'conhecem'. 

Portanto, a implicação seria que 'algum lugar' é tão importante nostalgicamente para o destinatário quanto para o cantor.

Um lindo lugar de luz



Minha conclusão, mas necessariamente essa talvez não seja a sua: 

Portanto, de forma conclusiva, embora os membros da banda possam ter pessoalmente conectado essa música a memórias de infância, eles também afirmaram que sua letra “Pode ser universal” . Simplificando, eles sentem que está aberto a interpretação. 

Mais especificamente, como mencionado anteriormente, “algum lugar” não é um lugar qualquer . Em vez disso, é mais semelhante a uma memória agradável compartilhada entre o cantor e o destinatário. 


E ao relembrar isso, o cantor é capaz de transportar sua mente - e idealmente a do destinatário também - de volta a um tempo em que não apenas sua felicidade pessoal, mas também o relacionamento entre eles estava obviamente em um estado melhor do que está agora.


Podemos transportar nossa mente ao lembrar do lugar da nossa infância


O HISTÓRICO de “Somewhere Only We Know”

A Island Records lançou esta música em 14 de fevereiro de 2004 como o primeiro single do álbum inaugural de Keane, 'Hopes and Fears'.


“Somewhere Only We Know” foi escrita pelos companheiros de banda do Keane: Tim Rice-Oxley, Richard Hughes e Tom Chaplin. E toda a banda é creditada com a produção da música ao lado de Andy Greens e James Sanger.


A canção alcançou a posição número três na terra natal de Keane, no UK Singles Chart.


Ela também chegou a uma dúzia de outros países, tornando-se um dos maiores sucessos do grupo. Além disso, a faixa foi certificada como dupla platina nos Estados Unidos e platina no Reino Unido. Lily Allen fez um cover dessa música, com considerável sucesso, em 2013 que também é igualmente linda.

A primeira demo foi composta por Tim Rice-Oxley por volta de 2001. Rice-Oxley disse que a música veio de "martelando o piano" explicando "Eu estava pensando em algo como " Heroes " de David Bowie, que você dirige até um batida realmente incrível... foi uma das primeiras coisas que gravamos para o álbum." 

Keane na ocasião do lançamento de "Somewhere Only We Know"


"Somewhere Only We Know" é uma música tradicional de piano rock. O piano é o instrumento mais relevante devido ao seu papel harmônico e rítmico. É tocado em colcheias durante toda a música, mantendo o andamento e o padrão rítmico. 

Há de ser deixar claro, que o  significado do vídeo e da letra da música permanecem desconhecidos e cada um a interpreta à sua maneira. Eu já dei minha opinião acima.

No entanto, há especulações de que o significado se refere a Manser's Shaw, um lugar em Battle onde os membros de Keane costumavam visitar em seus dias de infância e o local da Batalha de Hastings , travada em 14 de outubro de 1066.

A música fala sobre um lugar chamado "Manser's Shaw" em Battle, East Sussex, onde a banda costumava passar seus dias de infância. Foi inspirado em um poema.  


E vamos ao vídeo inédito da semana? Ficou emocionante amigos! Tomara que apreciem! 



Inspiração:
Imagens do Google imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Quee post acolhedor, Dri. E amo Keane. Mais uma musica que adoro. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, muito obrigada pelo carinho do comentário!
      Estou me tratando, passei dias complicados, por isso que demorei a lhe responder...
      Ao voltar aos blogs parece que tudo foi modificado!
      Abraços!

      Excluir
  2. "Música de verdade possui conteúdo para a alma", você disse tudo. Aprecio sua gentileza e generosidade em ainda tratar como sendo música, incertas coisas que "normalmente" costumam ocupar o topo das mais ouvidas, compondo a trilha sonora "desalmada" e descartável de uma "humanidade" tão mal frequentada e seu comportamento malsão. Mas, acreditemos em dias melhores, de gente e música muuuuuuuuuiiiiiiiiiiiitooooooooooo melhores.

    Uma boa semana no ritmo de todo o bem.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Pereira, muito obrigada pelas palavras de apoio e carinho!!
      Eu ainda acredito em dias melhores!!
      Abraços com carinho!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.