Voar Voar, Subir Subir !





Quem é leitor e acompanha o Vivendo a Vida bem Feliz já deve ter percebido que eu gosto muito de fazer postagens sobre montanhas e colinas, mesclando exercícios físicos com  passeios ecológicos.  Pois bem, e para comemorar o  singelo voo do nosso  Blog que já está quase completando cem mil visualizações de página, nada melhor do que outra subida em montanhas,adentrando na  imensidão do céu azul, sentindo o vento bater no rosto e contemplando toda a exuberância da natureza! 





Subida na Pedra do Cruzeiro/Marilândia  e na Pedra da Ilha do Boi/Vitória

 Desta vez a viagem e o voo será em  em um Pico mais elevado e dotado de uma diversificação natural riquíssima. Trata-se do  Pico da Ibituruna, em Governador Valadares-MG. "Ibituruna" é uma palavra de origem tupi que significa "montanha preta".


Conhecida plataforma de voo livre, a montanha da Ibituruna, é o principal atrativo turístico da cidade de Governador Valadares. Com 1 123 metros de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do vôo livre. Além do voo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros  esportes de aventura. Pois bem, neste local sinto-me em casa!!!
O turista que chega a Governador Valadares percebe, à distância, sua presença. Muitos quilômetros antes de entrar no município, avista, ainda na estrada, o Pico da Ibituruna. Majestosa pedra negra encravada na planície por onde serpenteia o caudaloso Rio Doce, é ponto de referência para todos que por aqui passam. O pico pode ser avistado de todos os bairros da cidade. É uma pedra belíssima, forte, imponente! Margeando o rio Doce, todos apreciam a beleza do lugar. 

É possível avistar a formação rochosa da Ilha dos Araújos, um Bairro de Governador Valadares. Inclusive trata-se de um local excelente para a prática de caminhada e corrida. 

O bairro tem uma boa infraestrutura, tem comércio  excelente com pizzarias, sorveterias, restaurantes e um calçadão digno de Copacabana, totalmente perfeito para a prática de todos os mais conhecidos esportes.

Na foto à esquerda é possível avistar o Pico da Ibituruna, esmaecido pelo brilho do sol. Estou no Bairro da Ilha e ao fundo segue o seu curso o Rio Doce com  águas fortes e encachoeiradas em determinados pontos. Mas não chega a ser empecilho para a navegação local.   Podemos  acompanhar o rastro dos barquinhos de pescadores e até  jet skis. 

Inclusive, existem espécies de árvores magníficas,  contornando o calçadão da ilha. De tamanho surpreendente e bastante exuberantes,  com ramificações e cipós, contribuem para a beleza da paisagem local, tornando-a  vistosa e incrivelmente bela.
Agora  vamos começar a subir a Ibituruna.  O  início da subida montanha é por uma estrada asfaltada, bem perto da cidade. As estradas de acesso ao pico possuem trechos calçados nos locais de maior aclive. À medida que se sobe de carro , é possível notar a diferença na temperatura que torna-se mais amena. Tive sorte, pois  nas ocasiões que  subi , a temperatura estava bem suave. Mas em determinadas épocas do ano, o frio lá no alto é bastante rigoroso.




No caminho da subida, encontramos várias surpresas. Inclusive uma nave espacial com um Extra-terrestre prestes a partir para o espaço sideral!  
Mas se você preferir e quiser entrar no clima de Natal, poderá fazer uma visitinha ao Papai Noel, uma vez que a sua casinha também está  edificada ali, na margem oposta ao campo de pouso das naves espaciais. Bastante eclético não é mesmo? Encontram-se atrações   para todos os gostos. 

A chegada ao topo é emocionante, depois de contemplar a flora local que é  muito bonita , com seus paredões de plantas rasteiras e de flores encobrindo as rochas e terras, chega-se ao cume, onde avistamos apenas a imensidão das montanhas ao redor. Como a Ibituruna é a montanha mais alta da região, as demais tornam-se "baixinhas" diante de sua imponência.  Você teria coragem de lançar-se em um voo livre  saltando desta rampa?

Veja a visão que você terá: é um salto para o vazio, e com certeza vai cair na imensidão das montanhas e se fixar  nas árvores da floresta mais adiante até finalmente chegar ao solo em segurança!

Aqui tem uma pequenina amostra do topo da montanha. Acompanhe no vídeo:


Chegando bem no topo, na parte mais alta da montanha, esta é a visão da cidade de Governador Valadares que você terá: nota-se com precisão a Ilha do Araújo, o bairro que mencionei como o mais apropriado para a prática de exercícios. O rio doce contorna todo o Bairro! É UMA ILHA PERFEITA!
De noite, a visão da cidade ao fundo é ainda mais espetacular!  As luzes da cidade, azul, dourada e branca contornando a região,  salpicando em cores,  em um fundo negro e profundo,  tecem  uma verdadeira e  incrível obra de arte!
Espero que tenha  gostado da viagem. Deixo um abraço repleto de carinho a todos que estiveram  aqui e comemoraram comigo mais esta escalada do Blog. Até mais!!!

Imagens: Google Imagens e Arquivo Pessoal
Vídeos:  You Tube e Canal do Vivendo a Vida Bem Feliz

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

29 comentários:

  1. Tudo isso é DIVINO - Vc como sempre deslumbrante, mas não enrola não rsrsrsrs Quero ver vc Saltando Vamos lá ADRI.....Força menina para baixo todo o santo ajuda e deve valer a pena. BJKS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui! Bom dia amigo!
      A subida à Ibituruna foi para comemorar cem mil visualizações de página do Blog. Pensei na subida da montanha: um tema altamente propício, uma vez que significa uma escalada e cada dia deve ser comemorado, quando ultrapassamos os degraus rumo ao topo.
      É como o Blog, jamais pensei que chegaria tão alto!! E isso me deixa feliz e motivada para prosseguir com as matérias!

      Muito obrigada por participar da festa!
      Abraços e uma ótima semana!

      Excluir
  2. Olá!Bom dia!
    ...nossa! que bela postagem...uma verdadeira aula...um roteiro perfeito...você estava num paraíso, não é possível...
    Gostei do que li e vi!
    ah..e ouvi...Byafra...
    Obrigado por compartilhar dessa sua "aventura"!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felisberto! Que maravilha a sua presença aqui amigo!
      Veio comemorar comigo mais uma conquista e também conhecer a bela Montanha que é a Ibituruna.

      Sim, tem toda razão! O local parece o paraíso. No caminho e lá no alto, tudo é muito lindo. Lamento apenas que no dia que realizei a pequena filmagem do topo, estava muito nublado. Mas quando o sol irradia seus raios naquele céu infinitamente azul e refletindo nas montanhas, mais abaixo, é com se estivéssemos no céu, no paraíso!!!

      Ah, ouvir o Byafra é mesmo reconfortante e inspirador não é mesmo? É um clássico, uma música maravilhosa.
      Eu é que fico satisfeita e muito feliz de compartilhar essa viagem. Eu adoro subir montanhas, só não subo mais porque o tempo muita vezes impede. Mas me sinto mais perto de Deus no alto das montanhas!!!

      Um grande abraço, obrigada por tudo!
      Tenha uma semana incrível!

      Excluir
  3. Bom dia, minha querida amiga Adriana!!!
    Minha amiga, maravilhoso esse passeio, adorei conhecer a montanha da Ibituruna, lugar magnífico, um encanto para os olhos... valeu o passeio, o lugar é belo, um grande presente da natureza!!!
    Parabéns pelo sucesso com seu blog, quando você acordar já estará com 100 mil visitas... Você merece minha amiga, fico torcendo para que ele cresça cada vez mais!!!!
    Tenha um lindo e abençoado dia!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luis, meu amigo mais querido!
      Você tinha toda razão meu amigo, pois hoje pela manhã, ao abrir o Blog,me surpreendi: havia ultrapassado cem mil visitas. Fiquei surpresa, a princípio, pois achei que alcançaria apenas no final da semana! Foi tudo muito rápido!!! FIQUEI FELIZ DEMAIS:D

      Gostou do passeio? Já conhecia a Pedra da Ibituruna em Governador Valadares amigo? É uma típica cidade mineira, cuja atividade econômica principal concentram-se nas fazendas de gado. Mas há bastante indústrias de beneficiamento do leite. De lá advém os famosos queijos de minas. Todos deliciosos. É uma cidade tranquila, rural e urbana ao mesmo tempo. Interessante mesmo. Mas o seu ponto culminante, a Pedra da Ibituruna, é famosa no mundo inteiro justamente pela habitual prática do voo livre. É muito lindo: eu ainda não me arrisquei a voar, mas quem sabe um dia? rsrs

      Agradeço muito sua presença, sua companhia, sua alegria em vir comemorar comigo! Muito obrigada amigo! Você está sempre presente e não tenho como agradecer toda a sua disponibilidade e o seu carinho!

      Um grande abraço!
      Um semana maravilhosa!!!

      Excluir
    2. Boa noite, minha querida amiga Adriana!!!
      Minha amiga, acabo de ver e já passou bastante das cem mil visitas... Parabéns, minha amiga!!! Desejo a você a ao seu blog muito sucesso e vamos rumo aos duzentos...
      Adorei o passeio, não conhecia Governador Valadares, de Minas só conheço Jacutinga e Ouro Fino, duas belas cidades que ficam próximas da divisa com São Paulo, perto da região onde sempre costumo passear.
      Não gosto muito de alturas, mas constantemente sonho que estou voando... rsrsrsrs...
      Adorei participar desta feliz festa do sucesso de seu blog, que Deus ilumine sempre os seus caminhos!!!
      Também fiquei muito feliz com o sucesso de seu blog, adoro ver meus amigos e amigas vencendo e crescendo!!!
      Tenha uma linda noite e um maravilhoso e abençoado novo dia!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    3. Luis, amigo querido!
      Como é bom eu ter me tornado "blogueira"!!
      E a melhor coisa desta nova e inspiradora profissão, foram os amigos incríveis e inesquecíveis que fiz nesta temporada, e que agora estarão comigo para sempre! E você é um deles meu amigo!

      Ah, os paulistas dificilmente conhecem as montanhas de Minas Gerais, pois a distância entre os dois Estados é enorme. Mas você já conhece duas cidades mineiras muito bonitas.. inclusive, se não me engano ,Ouro Fino tem até uma música famosa, mas não me recordo o compositor..rsrs
      Muito obrigada pelo comentário tão motivador meu amigo... pela manhã você profetizou que ultrapassaria as 100 mil visitas e realmente aconteceu, o que me deixou feliz demais com esta conquista tão importante para mim!!!

      Adorei tê-lo comigo nesta festa tão linda!
      Muito obrigada!
      Um grande e carinhoso abraço!!! :))

      Excluir
    4. Oi Adriana, amiga querida!!!
      Estamos no mesmo barco minha querida amiga, também fico muito feliz com os amigos incríveis e inesquecíveis que fiz neste mundo virtual, serão todos eternos... E você é uma dessas magníficas amizades virtuais, porém reais...
      Aqui em minha região não temos montanhas, nem montinhos... rsrsrsrs... é tudo muito plano, precisamos andar muito para chegar em uma região montanhosa...
      Também adorei participar deste belo e inesquecível momento!!!
      Tenha uma linda noite e um maravilhoso e iluminado dia!!!
      Grande e carinhoso abraço pra você também, querida amiga!!!

      Excluir
  4. Tudo lindo, Drica... passeio, fotos e dica de música... semdúvida você é uma aventureira e isso é muito bom! beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha amiga e queridíssima Barbie!!
      O passeio é bastante inspirador sabe? E nas ocasiões que eu subi a montanha, a música do Biafra vinha como um passe de mágica na minha mente! Então, nada mais adequado do que unir a beleza da Montanha da Ibituruna com a melodia inesquecível: Voar, voar, subir subir....uma junção perfeita!!!!

      Eu queria me arriscar muito mais amiga, mas falta-me coragem! Minha próxima meta é subir o Pico da Bandeira. Mas no inverno lá é gelado que faz tremer até o último ossinho..rsrs Talvez tenha que esperar...

      Um beijo de agradecimento de todo o meu coração por sua visita amiga!
      Tenha um dia lindo e semana também!!!

      Excluir
  5. Boa tarde Adriana, vc está de parabéns, seu Blog está cada vez melhor....Um beijão Linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo Sixto! Tudo bem?
      Agradeço sua presença, sua companhia e um comentário tão incentivador!
      Obrigada mesmo! Gostaria de conhecer a Pedra da Ibituruna? Vale a pena, garanto! Fica em uma linda cidade de Minhas Gerais!

      Bem, você sabe como sua visita. elogio e aceitação do Blog é importante para mim! Agradeço mais uma vez!
      Abraços e uma semana maravilhosa!
      Fico extremamente contente que o conteúdo esteja agradando, afinal do ramo do turismo é a sua especialidade não é mesmo?

      Excluir
  6. Adriana, mas que belas paisagens você nos proporcionou, nos da a sensação de que estamos voando em plenas montanhas, tudo parece até pinturas, de tão bem detalhadas que são e você soube passar para nós toda essa magnitude expressada em cada foto.
    Deu uma vontade de escalar as colinas e apreciar a natureza de um modo renovador e único, parabéns pela ótima postagem Adriana, esses belos morros e colinas servem de muita inspiração para nós.
    Um grande beijo e tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Clarisse!! Tudo bem amiga?

      Fico tão contente que tenha gostado, nossa, seu comentário me encantou por demais...Obrigada mesmo!!
      Ah, não tem sensação melhor do que subir uma montanha!
      Quando a paisagem é linda, então, com muito verde, flores, cachoeiras, lagos, céu azul e montanhas diversificadas, nos sentimos mais próximos de Deus!
      Um convite bastante apropriado para reflexão!!!

      Adorei que tudo possa ter sido fonte de informação e também de inspiração para você, querida!!!
      Agradeço sua visita e o seu carinho!!
      Uma noite linda!
      Beijos!!!

      Excluir
  7. Oi amiga Adriana!!! Dá gosto de ver a sua alegria e satisfação ao fazer esses passeios. Adorei mais essa dica. Fiquei impressionado com a foto dessa árvore, FANTÁSTICA! Aliás, as fotos todas estão muito bonitas. Vale pra passear, refletir, se exercitar, tirar fotos para guardas o momento e, por que não, postar as aventuras em um blog! PS: Também adorei os diferentes tipos de cabelos em cada foto! rs beijão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio... boa noite amigo!
      Acho que eu, daqui há pouco, vou ficar conhecida como a escaladora de montanhas indefesas..rsrs,
      tamanha a minha vontade de subir todos os morros que encontro pela frente... mas não é só isso.
      Como se não bastasse, gosto de subir mais de uma vez, todos os anos, praticamente na mesma época. O pico da Ibituruna, já subi pelo menos umas três vezes.. Esta é a razão de os meus cabelos estarem sempre diferentes, principalmente na cor né? rsrs mudo o tempo todo, não consigo ficar sempre igual !!

      Sim, a árvore é a coisa mais linda da Ilha do Araújo. Nunca vi coisa igual: parece árvore pré-histórica de tão grande e diferente que é!!! Vale a pena mesmo abraçá-la..aliás tenho uma foto abraçando a árvore, mas fiquei com vergonha de postar..rsrs

      Muito obrigada amigo, você notou com muita propriedade que o Blog acabou virando um diário de notícias da vida real.... muito boa a sua tirada!
      Obrigada pela presença e participação amigo!
      Um super abraço!
      Uma semana maravilhosa!!

      Excluir
  8. Olá, Dri querida

    Parabéns pela sua conquista, sorte de quem vem visualizar estas maravilhas que você posta.

    Esta eu conheço, é realmente linda esta viagem, feita através dos seus olhos então....

    A imagem noturna é simplesmente espetacular, igual às imagens aéreas em pousos noturnos que sempre me tiram o fôlego de tão belas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite minha querida, sensível e linda Van!
      Agora sei que você está muito mais ocupada , em razão da sua participação no Canto Cigano e mesmo assim, tenho a honra da sua presença e participação aqui!
      Muito obrigada por gastar o seu tempo precioso comigo amiga! Valeu mesmo!!!

      Que bom que você já conhece a montanha da Ibituruna e a cidade de GOVAL. Então sabe da beleza do local em toda a sua plenitude e que tudo é real!! É lindo não é mesmo?
      Pois não é? A imagem noturna é espetacular! Parece uma obra de artista consagrado de tão surreal e incrivelmente colorida!

      Agradeço novamente sua suave presença!
      Estou te devendo visitas no seu cantinho de retalhos..
      Me aguarde que logo estarei lá!!!
      Beijos com muito carinho amiga!

      Excluir
  9. que paisagens lindas.
    ameeei obrigada pela sua visita.
    Volte sempre Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lizandra! Bom dia querida!
      Agora você vai ser minha personal style de maquiagem!!!
      Também amei o seu blog e o seu tutorial de sombras coloridas para os olhos!! Vou fazer neste final de semana!! :))
      Que bom que gostou das paisagens! O lugar realmente é um paraíso nas montanhas!!
      Agradeço sua participação e visita querida!!
      Abraços e ótima semana!!!!

      Excluir
  10. Adri, eu só consigo voar na imaginação ou dentro de um avião, ok... na vassoura magica, mas em parapentes e coisas do genero prefiro apenas admirar. Que lugar lindo este que apresentou em imagens! O contato com a natureza sempre renova nossas energias.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida fadinha Sissym!! Imagina, fadas não usam vassouras...Conseguem flutuar sem o uso de qualquer objeto voador auxiliar, porque são leves e encantadas!

      Sabe, eu também estou louca de vontade de voar de parapente! Asa delta seria demais para mim. Eu subo lá no alto e fico olhando o movimento dos praticantes dos esportes radicais. Vejo quando se lançam na rampa, pegam fôlego e se jogam no vazio.. sim... é uma altura de doido, dá um medo..rsrs

      Mas saio lá de cima renovada, cheia de energia e mais confiante de que na próxima subida até poderia me arriscar em um voo, desde que eu faça com segurança, é claro!!!

      Agradeço sua presença suave amiga!
      Um grande beijo!
      Boa semana!!!

      Excluir
  11. Boa noite Adriana,uma aventura seu Blog,você deve ser uma pessoa muito feliz,pois faz o que gosta...
    Parabéns pelo show de imagens e apresentação de lugares tão lindos que ficaram ainda mais lindos mostrados por sua lente,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mel, bom dia querida!
      Muito obrigada por sua visita e comentário! Adorei!
      Também já passei no seu belo blog de poesias e me encantei!
      Sabe, eu gosto muito de passeios ao ar livre, subir montanhas, fazer exercícios em áreas verdes. São coisas que me deixam realmente muito feliz. E fotos, eu adoro tirar!! Principalmente das paisagens e da natureza!
      Agradeço a sua presença e o seu carinho!!
      Tenha um lindo dia Mel!
      Abraços!!!

      Excluir
  12. Quero agradecer a sua participação e comentário em meu blog e notícia do dihitt, suas palavras e seu carinho comigo e com meu blog me incentivam a continuar sempre!

    Aquele artigo 'Conselhos de uma blogueira' eu escrevi em 2009 e vejo que ainda continua atual!!!

    Beijinhos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanda, bom dia amiga!
      Você sabe que o Planeta da Blogueira foi amor a primeira vista!
      Amei o seu Blog, inclusive, se permitir, vou trazer o seu banner para o Vivendo a Vida bem Feliz. Ok? Todos precisam ficar inteirados das suas preciosas dicas.
      Inclusive, seu comentário me surpreendeu, pois mesmo tendo escrito as dicas em 2009, elas continuam aí, atualíssimas, perfeitas para serem praticadas atualmente!! Você foi mesmo visionária neste aspecto. Parabéns!!!

      Agradeço novamente sua gentileza e carinho!!
      Beijos e uma maravilhosa quinta!

      Excluir
  13. Também estou levando seu banner, você é uma querida =))

    Obrigada por fazer parte do meu mundo na blogosfera!!! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Vanda!
      Você está sempre compartilhando novidades e ajudando a divulgar os Blogs amigos!
      Sua generosidade é preciosidade!! ( Até rimou..rsrs)
      Um super beijo!
      BOA SEXTA!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.