Só pessoas altamente sensíveis tem o dom especial de ver e sentir flores pelo caminho…





Queridos amigos, tudo bem? Chegaram renovados do feriado prolongado? Bem, vocês sabem que muitos, mesmo no feriado, não conseguem retornar com mais energia e vitalidade. Há algo na mente e na alma que não os deixa se tranquilizarem totalmente. Ora, por que isso? 

Por que algumas pessoas vêem as coisas de forma diferente das demais? Por que, em alguns momentos, pareço  sofrer mais que as outras pessoas? Por que encontro alívio na minha própria solidão? Por que sinto e vejo coisas que os outros não percebem? Pois é, são muita indagações e algumas poderão ser esclarecidas agora...





******E para ilustrar o artigo, trago  flores parecendo tinta derramada para colorir o seu  quintal... Estes projetos criativos de jardim, irão mostrar como você pode fazer flores parecendo córregos escorrendo um líquido perfumado e colorido...  Muito belo!*****



Sabia que você pode ter uma sensibilidade exacerbada? Existem pessoas altamente sensíveis. Quando se está em minoria, o primeiro sentimento é sentir-se em desvantagem e com medo. Afinal, fazer parte dos 20% da população que se reconhece como altamente sensível não é uma desvantagem e nem o rotula como “diferente”. É bem possível que, ao longo da sua vida e principalmente durante a sua infância, você tenha tido consciência desta distância emocional, e muitas vezes tenha lidado com a sensação de viver em uma bolha de alienação e solidão. 




Saiba que a alta sensibilidade é um dom, uma ferramenta que lhe permite aprofundar e ter empatia com todas as coisas e pessoas. Poucas pessoas têm essa capacidade de aprendizagem de vida. Foi Elaine N. Aron que, no início dos anos noventa, ao investigar as personalidades introvertidas, explicou em detalhes as características que refletiam uma realidade social: as pessoas altamente sensíveis são pensativas, empáticas e emocionalmente reativas. 

Se este é o seu caso, se você se identificou com as características que a Dra. Aron publicou em seu livro “A pessoa altamente sensível”, é importante saber que essa sensibilidade não é uma razão para se sentir estranho ou diferente. Pelo contrário, você deve se sentir feliz por ter recebido esses quatro dons. 
_________________________________
Os quatro dons das pessoas altamente sensíveis 
_________________________________

1- O dom do conhecimento interior 

Desde a infância, a criança altamente sensível perceberá aspectos do seu dia a dia que lhe trarão uma mistura se sentimentos: angústia, contradição e muita curiosidade. Seus olhos captarão aspectos que os adultos nem percebem. 

Aquele olhar de frustração de seus professores, a expressão preocupada da sua mãe… Ser capaz de perceber as coisas que outras crianças não veem lhes ensinará desde cedo que, às vezes, a vida é difícil e contraditória. É uma criança precoce que percebe o mundo sem a maturidade suficiente para entender as emoções. 




O conhecimento das emoções é uma arma poderosa. Nos faz entender melhor as pessoas, mas também nos torna mais vulneráveis à dor e ao comportamento dos demais. 

A sensibilidade é uma luz resplandecente, mas sempre ouviremos comentários do tipo: “você leva tudo muito a sério”, ou então “você é muito sensível.” 



Você é o que é. Um presente exige grande responsabilidade, o seu conhecimento sobre as emoções exige cuidados e proteção. 


2- O dom de desfrutar da solidão 


As pessoas altamente sensíveis, encontram prazer em seus momentos de solidão. São pessoas criativas que gostam de música, leitura, hobbies…. Isso não significa que não gostem da companhia dos outros, mas sim que também se sentem felizes sozinhas. 




Elas não têm medo da solidão. É nesses momentos que conseguem se conectar com eles mesmos, com os seus pensamentos, livres de apegos e olhares curiosos. 

3- O dom de viver com o coração 


As pessoas altamente sensíveis vivem através do coração. Vivem intensamente o amor, a amizade e sentem muito prazer com os pequenos gestos do cotidiano. 

Elas são frequentemente associadas ao sofrimento pela sua tendência a desenvolver depressão, tristeza e vulnerabilidade frente ao comportamento das pessoas. No entanto, vivem o amor com muita intensidade. 




Não estamos falando somente dos relacionamentos afetivos, mas da amizade, dos carinhos do dia a dia, da beleza de uma pintura, de uma paisagem ou uma música especial. Tudo é vivenciado com muita intensidade pela pessoa altamente sensível. 

4- O dom do crescimento interior 


A alta sensibilidade não pode ser curada. A pessoa já nasce com essa característica e esse dom se manifesta desde criança. Suas perguntas, sua intuição, o seu desconforto com luzes ou cheiros fortes e a sua vulnerabilidade emocional já demonstram a sua sensibilidade exagerada. 

Não é fácil viver com esse dom. No entanto, se você reconhecer que é altamente sensível, deve aprender a administrar essa sensibilidade. Não deixe que as emoções negativas o desestabilizem e o façam sofrer. 




Perceba que os outros têm um ritmo diferente do seu. Muitas vezes eles não vivem as emoções tão intensamente quanto você. Isso não significa que o amem menos; é somente uma forma diferente de vivenciar as emoções. Tente entendê-los e respeitá-los. 

Conheça a si mesmo e as suas habilidades; encontre o seu equilíbrio e promova o seu crescimento pessoal. Você é único e vive a partir do coração. Fique em paz, viva em segurança e seja muito feliz. 




♥♥As pessoas altamente sensíveis interagem com o mundo à sua volta de forma diferente. Ouça o vídeo abaixo e veja como as pessoas processam o ambiente de acordo com as circunstâncias.  


Até a próxima queridos amigos! ♥ ♥

Fonte de pesquisa: A mente é maravilhosa
Imagens: Flores espalhadas pelo caminho e google imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

16 comentários:

  1. Menina, muito bom dia pra você!
    Sabe... gosto muito de ler seus posts, pois tem muita coisa que aprendo neles. Eu sempre fui "moleca" e nunca gostei que me achassem "sensível". Sempre me escondi numa máscara de durona, não chorava perto de ninguém e nunca admitia minha sensibilidade. Mas lendo seu texto percebi que desde a infância, todos os sentimentos que eu carregava já indicavam toda essa sensibilidade... A intuição, o sofrer com o sentimento e o sofrimento dos outros, querem que os outros não sentissem dor... Até parei de assistir a telejornais pq não suportava ver tanta violência e dor... Realmente, sinto prazer na solidão. Gosto de ficar sozinha, curtindo minhas coisinhas e quando estou com amigos, não passa de dois, três rsrs. Agora entendi que sou "sensível", mas sou equilibrada. Como disse seu texto, aprendi a respeitar o tempo e os outros jeitos que me cercam. Como dizia minha amada vozinha "O que seria do amarelo se todos gostassem do azul?".

    Acho mesmo que essa postagem foi especial pra mim, já que colocou todos esses jardins e esse vaso derramado é um projeto que tenho guardado há um tempo para fazer. Quando fizer, você saberá.

    Que Deus abençoe seu dia e seu caminhar.
    Abraços esmagadores de montão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poções de Arte, como vai querida?
      Receber você é sempre um grande presente, obrigada!
      E eu já compreendi que vem quando o assunto é mais delicado, introspectivo e de acordo com a sua sensível e também forte personalidade!

      Sim, desde criança você era muito sensível e ainda continua!
      Seus trabalhos e projetos artísticos demonstram isso: você é razão e sensibilidade!! ♥♥
      Ficar só também é maravilhoso, gosto muito querida!
      Aliás, é como se a gente tivesse o nosso tempinho para restaurar as ideias, pensar na vida e em nossas atitudes!! Bom demais!!

      Ahhhh ficaria encantada em ver esse projeto dos vasos de flores derramados tomando forma e se transformando em jardins reais! Seria magnífico!!!
      Por favor, não esqueça de me avisar!
      Deve ser a coisa mais linda desse mundo e de forma alguma poderei perder!!

      Agradeço mais uma vez o seu carinho e desejo muitas felicidades querida!!!
      Aproveito também para desejar um ótimo restinho de semana, amanhã já é quinta!! Uhuuuu
      Beijos, milhares!!!! ♥♥
      Até mais!!!

      Excluir
  2. Boa noite, minha querida e adorável amiga Adriana!!!

    Tudo muito bem, obrigado!
    Espero que com você também esteja tudo muito bem!!!
    Meu feriado foi de muito trabalho, mas folguei no domingo para visitar a natureza e refrescar a mente. Espero que o seu feriado tenha sido ótimo e repleto de muitas flores!!!

    Bela postagem, minha querida amiga!
    As pessoas veem o mundo de maneiras diversas, cada um tem uma maneira diferente de interpretar e analisar as coisas. Com os sentimentos e emoções é a mesma coisa, uns com mais intensidade, outros com mais razão, uns valorizam mais os espinhos, outros valorizam mais as rosas.
    Algumas pessoas são mais sensíveis emocionalmente, sentem as emoções à flor da pele, tudo é analisado no limite máximo, acredito que estas pessoas possuem uma vida mais intensa, mais dolorida, mais sofrida. É preciso aprender a dominar ou policiar essas emoções, essa sensibilidade exagerada pode ser transformada em benefício próprio. É preciso aprender a ver as coisas pelo lado bom, ver as coisas com bons olhos, como diz o poeta, “são os olhos as janelas da alma”, diria que o coração é a porta e a mente o juiz, a autoridade julgadora da alma e da vida.

    Viver com o coração é um grande dom, talvez o mais importante deles, mas é preciso que esta vivência seja policiada pela mente, encontrar o equilíbrio entre os dois para que não haja contenda entre eles, caso contrário, a vida ou o caminho se transformará em algo doloroso e complicado, será o reino dos espinhos. Os sentimentos e as emoções precisam estar em harmonia ou sintonia com o coração e a mente, só assim será possível uma vida melhor, principalmente para os mais sensíveis.

    Talvez as pessoas mais sensíveis tenham sido abençoadas por Deus, ganharam uma alma especial, capaz de sentir e ver o que muitos não conseguem. No meu entender foram premiadas com este dom, mas é preciso aprender a viver bem com este prêmio para que não se transforme em uma arma contra a própria pessoa. Não entendo como sendo pessoas frágeis, apenas pessoas que veem o mundo com mais intensidade, racionalidade e profundeza.
    Viver é complicado, uma tarefa árdua, principalmente para os mais sensíveis, mas é um risco que vale a pena...

    Adoro este rico pensamento, então não poderia deixar de mencioná-lo: “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!” (Machado de Assis).

    Parabéns pela excelente postagem, tudo muito bem elaborado, muito bem explicado e com fácil entendimento. As imagens são lindas, belas flores, belos arranjos. Este vaso derramando é um primor. O vídeo explica muito bem sobre esta sensibilidade. Adorei tudo!!!

    Tenha um belíssimo final de semana, regado com muito amor e muitas flores!!!
    Abraços com carinho e muita paz em seu coração!!! :))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido amigo Luis! Que maravilha de comentário!
      Nossa, nem sei por onde começar a responder, aliás, nem há muito o que falar, pois você foi perfeito em todos os sentidos.

      Trouxe lições importantíssimas que o complementam e enriquem em todos os sentidos!
      Avaliou e completou de forma sensível cada parágrafo e também revelou segredos da personalidade humana! Sim, sim, é preciso aprender a ver o lado bom das coisas, isso é maravilhoso amigo!

      Viver sobretudo com o coração! Deixar ele guiar os nossos passos e só deixar a razão chegar quando sentirmos que o coração está muito sensibilizado...rsrs
      Razão e coração, Razão e sensibilidade... Qual o melhor caminho adotar?
      Equilíbrio e harmonia: as palavras chaves mais importantes nos dias atuais!
      Por isso que as pessoas particularmente muito sensíveis sofrem tanto: é informação demais do mundo exterior para ser processada e o coração enorme não dá conta...
      Por isso a mágoa e a frustração que podem gerar o isolamento, tudo!!!
      Viver é complicado por demais... E por isso precisamos aprender a navegar na tempestades, antes que ela nos engula e nos faça imergir para o fundo...

      Realmente todas as pessoas são especiais por demais!
      Todas são criaturas de Deus e o que você mencionou é simplesmente maravilhoso!
      Lições de vida, de amor e de ternura para com nossos semelhantes...
      Tudo isso é passado por você com muita sabedoria!!

      Amigo, muito obrigada!
      Nem tenho palavras para agradecer, só absorver todas essas lições lindas!
      Tenha certeza que aprendo e evoluo e fico impressionada sempre com tanto conhecimento da alma humana que possui amigo!! Parabéns!!!

      Tenha um final de semana maravilhoso, com muita luz e amor!!
      Obrigada!! :)))))))

      Excluir
    2. Oi, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Que bom que gostou do comentário, fico muito feliz com o carinho. :))))))

      Gosto deste assunto, estou sempre pesquisando e lendo sobre a vida espiritual, sobre a personalidade humana e sobre a vida de modo geral, são os assuntos de meu blog. E neste caminho vamos aprendendo muita coisa.
      Sim, esta é uma grande lição de vida, aprender a ver as coisas pelo lado bom. É certo que a vida tem os dois lados, o bom e o ruim, mas este último fica mais ameno quando visto apenas como lição. Com bons olhos podemos amenizar a parte difícil da vida.
      Sim, o equilíbrio é a grande chave para uma vida melhor, para aprender a navegar bem pelas tempestades do caminho. “Os ventos sopram, e os bons marinheiros da vida navegam rumo à felicidade!”, para o bom marinheiro o vento é sempre favorável.

      Sim, todas as pessoas são especiais, criaturas de Deus, feitas à Sua semelhança, para crescer e evoluir para o bem. Esta é a nossa primordial tarefa neste mundo.

      Também agradeço muito o seu acolhimento carinhoso de sempre.
      E vamos aprendendo, a vida é uma eterna escola.
      Obrigado, meu final de semana foi ótimo, passei em meio à natureza, a mais bela criação divina.
      Tenha uma semana maravilhosa, repleta de muita luz e amor!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!! :))))))))

      Excluir
    3. Que maravilha de comentário que fizestes amigo Luis!
      Impressionante o seu conhecimento sobre a alma humana!
      Tem lições aí que passa para todos com muita sabedoria, pois é generoso e compartilha conosco todo esse conhecimento maravilhoso que constrói alicerces e a ajuda muita gente! Obrigada!

      Então sejamos sempre bons marinheiros para o vento soprar a nosso favor..
      Jamais sucumbiremos Às tempestades quando pegamos o caminho do amor não é amigo?
      Sempre que vem aqui, deixa palavras de encantamento para todos os amigos que aqui passam.. Isso é muito bom, pois solidifica o pensamento, espalha conhecimentos e ajuda muito gente a ter equilíbrio entre corpo, alma e mente!
      Sempre vou querer estar perto de seus ensinamentos amigo, é fonte de luz e muito amor!
      É a própria doação de vida!! Lindo não é?

      Muitos abraços, muitos encantos, e uma semana esplendorosa amigo do coração! ♥
      Bela semana, com lindos momentos de felicidade, paz e equilíbrio!! :)))))

      Excluir
    4. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!

      Que bom que gostou do comentário, fico sempre muito feliz com sua atenção e carinho, valeu querida amiga!!!
      Assim deve ser a vida de todos, ou deveria ser... Seguir sempre compartilhando, dividindo, somando e multiplicando aprendizados e lições... todos temos a ganhar!

      Sim, sejamos sempre bons marinheiros para dominar todas as tempestades da vida e sem sucumbir, pois a determinação e a coragem são essenciais para um bom marinheiro, venha o vento de onde vier.
      Esta também é uma grande lição, pois é doando que se recebe!!! muito lindo, é a beleza da vida!!! :))))))

      Obrigado, minha querida amiga, muitos abraços, muitos encantos e um final de semana esplendoroso pra você também!!!
      Lindos momentos de felicidade, paz e equilíbrio para você também!!! :)))))))
      Até mais, querida amiga!!!

      Excluir
    5. Obrigada querido Luis!
      Sou muito grata por ter conhecido um amigo tão querido e grandioso como você!
      Ainda bem que fui ao Dihitt, anos atrás, com um misto de curiosidade e tentativa de divulgar o blog e lá, naqueles áureos e bons tempos daquela rede social, o conheci. E desde então sempre me incentivou! Realmente não tenho palavras para expressar a minha gratidão! :)))

      Evamos navegando nestes mares de correntezas e de serenidade!
      Com certeza é doando que se recebem esta á a maneira mais linda de doar vida!! ♥♥

      Obrigada querido amigo!!
      Desejo um fim de semana maravilhoso, envolto em uma brisa suave!
      Abraços e muito carinho!!
      Até sempre! :)))))

      Excluir
  3. Adriana, querida,

    Muito interessante este artigo, aliás, como todos que leio por aqui.
    Já conheci pessoas altamente sensíveis e pude observar como tudo nelas é 'mais'. O pior é quando se trata da dor e do colocar-se no lugar do outro, vivenciando os problemas alheios como seus. Isto é por demais desgastante, podendo mesmo levar a um processo depressivo. Para tais pessoas, saber lidar com esta sensibilidade é muito importante para poder alcançarem o equilíbrio. Sou muito sensível, mas, depois de ler o artigo, posso afirmar que não tenho a característica de 'altamente sensível. Minha personalidade apresenta várias características dos indivíduos altamente sensíveis, mas não chego lá-rsrs.
    Adoro meus momentos de solidão, choro junto, dou risada junto, emociono-me junto e até costumo me colocar no lugar alheio. Também percebo com muita facilidade quando uma pessoa está diferente, apresentando algum sinal fora do padrão. Até através da escrita chego a detectar que uma pessoa não está bem ou está feliz demais. Além disso, ainda me vejo extasiada diante de um belo cenário da natureza ou ao ouvir uma música que me toca a alma. Contudo, posso garantir que minha sensibilidade não extrapola os limites de uma sensibilidade apenas desejável.

    Que projetos de jardinagem mais lindos, hein? Fiquei encantada com as imagens.

    Parabéns pela sensibilidade na escolha do tema que, com certeza, interessa a muitos leitores.

    Obrigada pelo seu imenso carinho e amabilidade das palavras que comumente deixa em meu recanto. Você é simplesmente adorável.

    Estupendo final de semana para você.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, é sempre uma honra quando você em a esse cantinho!
      Me sinto privilegiada com a sua bela e especial presença sempre!
      Ainda mais agora que adorei um estilo de vida mais sereno, menos agitado..
      Por isso que é tão bom estar na presença de pessoas especiais como você, mesmo que seja de forma virtual, mas para mim, é tão real como se estivesse presente, na minha frente!!

      Sim, os super sensíveis vivenciam os problemas alheios como se seus fossem e isso tira toa a energia vital deles! É algo que não conseguem controlar, pois tem algo muito forte e buscar o equilíbrio, nestes casos é importante para não haver desgastes desnecessários!!

      Você tem sensibilidade sim, mas é muio equilibrada também! É lindo poder perceber tudo isso com tanta leveza como você consegue querida. Sua auto análise foi esplêndida.
      Conhecer a si mesmo é a chave para o equilíbrio na vida!
      Sim, também adoraria ter jardins tão lindos assim...rsrs Pena que na minha casa o espaço é reduzido e foi cimentado...Senão espalharia flores pelo caminho...
      Volta e meia gosto de misturar assuntos de alimentação saudável e atividade física com temas que tocam mais a nossa alma... Julgo importante para a completa busca da felicidade...
      Por isso que meu blog vira esse balaio de gatos...hahahahaha
      Mas a gente vai levando né amiga? hihihihihhi

      Você que é muito gentil, aliás, até demais!!! E sempre com muita suavidade!!!!
      Impossível poder agradecer!
      Deixo um beijo e desejos de uma semana igualmente maravilhosa querida!!!!
      Cuide-se muito!!! :))))))

      Excluir
  4. Oi Adriana!

    ° ೋ✿° Que interessante esta questão das pessoas altamente sensíveis, gostei de saber sobre este assunto, até dá curiosidade de estudar sobre este dom especial pois me identifiquei com ver flores pelo caminho. O vídeo também é bem explicativo. As imagens lindas e transmitem toda paz e harmonia! Sempre me sinto tão bem quando venho aqui. Que seu fim de semana seja repleto de flores e alegria! ° ೋ✿°

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, boa tarde minha querida amiga!

      Adoro sempre as florzinhas que deixa espalhadas pelo caminho, faz um bem danado para o nosso coração! ♥
      Fico feliz demais que aqui se sinta bem amiga!
      São assuntos variados, alguns se misturam, outros se complementam, mas o que mais importa é que a pessoa se sinta bem ao estar aqui! Isso que me faz vibrar e continuar a seguir em frente!

      Volte sempre que puder querida, estou de braços abertos a te esperar!!
      Beijos e uma semana proveitosa e também maravilhosa! ♥♥

      Excluir
  5. Oi Dri!
    Me identifiquei muito com o post.
    Vivo frustrada desde que me entendo por gente pelo fato de ser tão emocional e transparente com meus sentimentos.
    Por isso minhas crises exestenciais, tanta angústia e terapia que não funciona, sou assim tenho que aprender a viver como sou.
    Mas isso poderia ser mais conhecido por todos, pois creio que já perdi um emprego pelo meu jeito de ser , introspectiva sabe...
    Só lamento que outras pessoas tacham isso como frescura até mesmo pela família.
    Estava com saudades de vir aqui e em que belo post eu cai rs!
    Bjuss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, que saudades de você!!!!
      Que bela surpresa, sua presença é sempre muito comemorada, por ser mais rara!
      Muito obrigada!!!

      Sim, você deve ser emoção à flor da pele e é muito bonito que tenha exposto seus sentimentos...
      Você está se conhecendo e isso pode levar algum tempo...
      Mas o que importa é que mantenha sempre o equilíbrio e não perca a fé!
      Só o fato de você ter um blog, escrever nele suas angústias, já fará com que se torne mais leve...
      Dividir com os amigos é sempre maravilhoso, além de reforçar os laços de amizade, também equilibra o relacionamento.
      E não há nada de frescura, é vida real, é sentimento exasperado, e isso precisa ser entendido por todos, pois é algo muito presente na vida da gente!!!

      Adorei querida, volte sempre tá?
      Não deixe de vir!!
      Fico feliz com a sua presença e encantada com a sua transparência!! ♥♥
      Beijos e uma semana muito linda amiga!!
      Se cuida!

      Excluir
  6. Que postagem bonita, Adriana. E eu amo planta, portanto, amei as imagens. Sou uma pessoa sensível, mas tenho medo da solidão e não me conheço mt bem interiormente não. Adorei a postagem. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, amigo, que bom que gostou!
      Tem momentos que minha sensibilidade fica mais à flor da pele e eu gosto de passar um pouco disso para as pessoas e amigos queridos...
      O blog me ajuda bastante a desabafar e também a me compreender, pois nem a gente mesmo ainda se conhece totalmente...hehehe

      Muito obrigada pelo carinho, presença sempre tão esperada!!!!
      Já desejo com antecipação um lindo fim de semana!
      Beijos!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.