Como escrever um Clássico?






Olá amigos,  como se faz para escrever um clássico? Seja um livro ou uma canção?  
A resposta para esta pergunta é  daquelas do tipo: “como faço para emagrecer?” Todos sabemos como, mas se fosse fácil a obesidade não atingiria tantas pessoas saudáveis. Por isso amigos,  escrever  também é uma tarefa difícil,  e assim como emagrecer,  precisa de grande esforço, motivação e auxílio.

Sendo assim, entenda que a resposta é simples, porém demandará muito esforço, prática e até mesmo estratégia por parte de um escritor para conseguir tal feito. Não é fácil amigos. É um longo caminho e não conseguimos de um dia para outro. É preciso estudar, ler bastante, observar o que nos rodeia e aprender com o comportamento dos leitores.

Como vocês já sabem, o blog Vivendo Bem Feliz vai completar 10 anos de estrada no próximo dia 01 de julho. Nossa, como o tempo passou rápido. Há 10 anos eu comecei o blog de uma maneira tão amadora, nada sabia de códigos HTML e muito menos,  como inserir  minhas ideias no papel, digo, aqui no blog. Comecei a observar a minha realidade e a depositar aqui tudo o que eu vivenciava. Talvez seja por isso que tenha dado tão certo: eu me inspirei na minha realidade. E o girassol iluminou-se por inteiro!



No início me atentei a falar sobre os pequenos e simples momentos do dia, de como era importante usufruir de cada um deles.  Depois,  a dar dicas de exercícios, boa alimentação e saúde mental. Afinal a mente precisa estar serena, para o corpo acompanhar. E por fim, apaixonei-me pela arte da edição de vídeos e comecei a editar meus próprios trabalhos e inseri-los aqui no meu cantinho. 

Nesta caminhada conheci muitos amigos queridos! Todos tem história comigo e jamais me esquecerei de nenhum deles. É claro que há decepções neste interim,  mas quem não as sofre não é verdade? O ser humano pode se tornar  complicado se não soubermos lidarmos com suas ansiedades e carências.  

É preciso saber estender a mão e procurar os talentos e as delicadezas que existem em cada pessoa, tentar achar nela uma forma que se destaque, que não seja a sua sombra, mas que tenha luz própria. 


Encontre alguém que não seja sua sombra, mas que tenha luz própria


Mas, de uma maneira geral, só tenho razões para comemorar os 10 anos com muita alegria, que  aliás é o objetivo máximo desse cantinho: trazer felicidade, emoção e, na medida do possível, um pouquinho de Cultura Musical, mesmo que, agora eu me baseie apenas na Música e na Poesia. 

Por isso, quero deixar aqui algumas dicas simples para você também se encantar pela arte da escrita e também, quem sabe, começar a escrever um blog,  um texto, um livro, a letra de uma canção... Saibam que o cantor Adrian Gurvitz escreveu a canção Classic há alguns anos  e a música realmente  se tornou  um clássico belíssimo e ele nem esperava tanto sucesso.

COMO COMEÇAR?  

Primeiro você precisa idealizar um tema:

SOBRE O  TEMA / CONFLITO


1) Observe essa paisagem abaixo: o que vem à sua mente quando a vê?  Dá vontade de escrever sobre ela relatando a beleza das cores, a luz irradiando nas folhas? Se sim, você começou bem!  Já sabe como proceder à descrição inicial. E após,  deverá criar um conflito/ tema  presente em sua história bem universal e planejado. 

A descrição do tema


Em nossos dias, existem livros que se tornam best-sellers. E músicas que se tonam clássicas, transformam-se em hinos. E da mesma forma rápida com que eles surgem no mercado editorial, logo que se transformam em filme ou seriado, saem de cena com a mesma rapidez.

Sim amigos, não é fácil manter uma obra, um vídeo ou um trabalho  sempre em evidência. São muitos autores, muitos escritores e hoje em dia criadores de conteúdo digital existem aos borbotões. O espaço é disputado de uma forma insana. 

E os problemas surgem quando, de uma maneira ou outra, começam a plagiar seus textos, sua maneira de escrever,  ou pior,  começam  a copiar indiscriminadamente seus vídeos e publicá-los como se deles fossem. Isso é como vilipendiar a própria essência do criador e se ele não tiver uma boa cabeça,  poderá cair em profunda depressão e o pior acontecer: desistir do trabalho!

Esse mundo tornou-se "digital" demais, fútil demais e só sobrevive quem consegue manter-se com dignidade, defendendo sua obra e criação.  É um trabalho hercúleo, mas ao final compensa. Porém a dedicação deverá começar do amanhecer até o pôr do sol....

A história que você deve contar em seu blog ou livro deverá ter  profundidade, pois nada que é raso sobrevive nos dias de hoje. 

Então leia, estude, procure as obras que mais te atraiam, pois nelas buscará inspiração para escrever um belo texto. 

SOBRE O PROTAGONISTA

Dê asas à imaginação e seja o protagonista de sua própria história


2)  Ahhh e seja você o protagonista de sua própria história! Sabia que todos os grandes clássicos possuem protagonistas complexos?  Pois é,  o escritor deve cuidar para que seu personagem principal  tenha  motivações interessantes, deve sofrer com sua decisão e muitas vezes se frustrar. Afinal é o que  acontece na vida real! Quantas frustrações sofremos todos os dias e  como podemos aprender com elas.

Gosto de repetir que boas histórias contam sobre a transformação de seus protagonistas. O que significa dizer que seu personagem precisa possuir um arco. Ele não pode sair da história da mesma maneira como entrou.

Eu me sinto assim: comecei tão ingênua aqui no blog... Hoje já adquiri uma bagagem, um aprendizado que só construí em virtude de muitas decepções que sofri neste tempo. E ainda bem que as sofri, pois assim consegui superá-las e partir para o novo, o belo e o bom!


E A CEREJA DO BOLO: A DIVULGAÇÃO  INTENSA  DO SEU TRABALHO

Divulgação do Trabalho nas Redes Sociais


3) Sua obra deve cair nas mãos de uma pessoa disposta  a vestir a camisa por você e divulgar ao máximo que puder, o seu trabalho. Dou um  exemplo:  leve seus escritos a uma editora  que esteja disposta a lançá-la e divulgá-la.  

E para quem não tem ninguém para divulgar, pois faz um trabalho solo, (como é o meu caso), invista em suas redes sociais.  Faça um trabalho de distribuição de seus textos e vídeos  no Facebook, Instagram, Twiter e YouTube. Compartilhe, fale de seu trabalho , do motivo que o fez publicar seu texto ou vídeo. É um trabalho de formiguinha, cansativo e você terá que passar horas em frente a um computador trabalhando incansavelmente. 

Pode parecer estranho, mas é fato. Imaginem o tanto de boas histórias que nunca  se tornaram conhecidas porque nunca foram publicadas? Quantas outras que mesmo publicadas, não chegaram à mão dos leitores por falta de divulgação? Imagine quantos vídeos lindos, músicas incríveis, de vários autores que nunca foram vistos porque não foram divulgados à exaustão? Sim amigos, essa é a palavra certa : EXAUSTÃO! Pois nada que é feito com discrição prospera! Tem que haver INTENSA DEDICAÇÃO!

A verdade é que o escritor não consegue fazer algo tão grande sozinho. E mesmo que sua obra seja realmente boa, é preciso alguém disposto a vendê-la, distribuí-la e fazer boa propaganda dela. Mas quem não tem a que recorrer a palavra é TRABALHO ÁRDUO DE DIVULGAÇÃO.

E A MÚSICA  COMO CONCLUSÃO

Bem amigos, é isso! Adoro trazer um pouco do que me moveu durante esse 10 anos aqui no Vivendo Bem Feliz. E o sucesso é acordar cada manhã  perdidamente  apaixonada pelo que faz, pois, só assim poderá transmitir aos seus leitores ou amigos a CONFIANÇA necessária para que eles leiam suas palavras e se emocionem com seus vídeos. 

E por falar em vídeo, que tal ouvir minha edição inédita da semana agora? Essa música é um hinos dos anos 80 do Adrian Gurvitz - Clássico!

"Classic " é uma canção de uma beleza lírica do cantor e compositor britânico Adrian Gurvitz 
que cumpriu com a primeira frase desta canção  quando ele diz: 

Tenho que escrever um clássico”, e realmente escreveu! 

Classic, do álbum homônimo de 1982 é uma das músicas mais lindas inseridas na série Música de Bolso, uma verdadeira pérola da música mundial.Foi uma das baladas mais tocadas na Inglaterra em 1982 e seu sucesso perdura até hoje. Tomara que aprecie!

Até a festinha no dia 01 de junho queridos amigos! Beijos!


Inspiração  escrever-um-classico e imagens do Tumblr

Vídeo Classic do Canal de Adriana Helena no YouTube

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

2 comentários:

  1. Olá Adriana
    Realmente escrever um clássico é tão difícil quanto emagrecer
    Estava eu tentando emagrecer e ganhei mais 3 quilos! kkk
    Faz parte.
    Parabéns pelos 10 anos de blog, que carreira linda a sua por aqui.
    Amo seu blog.
    E tenho um carinho muito especial por sua pessoa,
    grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, muito bom dia querida!!
      É maravilhoso ter você na comemoração discreta do aniversário de 10 anos do Vivendo Bem Feliz!! Que alegria!! Muito obrigada!!
      Simmmm amiga, tudo o que nos propomos a fazer é muito difícil e emagrecer é ainda mais difícil querida....kkkkkk Eu também engordei na pandemia e com a minha idade, é ainda mais difícil emagrecer!! Temos que ter uma força de vontade gigantesca e te digo que emagrecer é ainda mais difícil do que começar a escrever...hehehe

      Adoro a sua presença, o seu carinho, você é muito especial para mim!!
      Tenha uma semana linda querida!!
      Beijos de coração!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.