A divertida animação que fez renascer a carreira da Nina Simone





Olá! Estou chegando nessa semana com uma música inserida em uma animação "animal" que vai levantar o seu astral em dois tempos: Trata-se da canção "My Baby Just Cares For Me" da  incrível Nina Simone. Acompanhe-me! 

O TALENTO IMENSO DA NINA SIMONE


O jornal britânico “The Guardian” publicou uma lista com as melhores músicas da ativista e lenda do jazz, Nina Simone. A seleção foi realizada pelo crítico de música Jeremy Allen, e reúne canções de diferentes momentos da carreira da artista. Vou deixar à disposição no final do artigo para você ouvir.

Embora  tenha estudando piano clássico na renomada Juilliard School, em Nova York, Simone foi impedida de ingressar no Instituto de Música Curtis na Filadélfia. O que culminou na sua mudança para Atlantic City, em 1954, onde começou a se apresentar em um bar, escondida dos pais. Para não ser descoberta, ela substitui o nome real, Eunice Kathleen Waymon, pelo nome artístico. Nina é uma referência à palavra “niña”, que quer dizer menina em espanhol, enquanto Simone seria uma homenagem à atriz francesa Simone Signoret.

Ao misturar diferentes estilos, como jazz, blues e música clássica, a cantora começou a conquistar o público, lançando o maravilhoso  primeiro disco “Little Girl Blue”,  em 1958. 


O talento como pianista vem desde a infância


No entanto, o sucesso absoluto de público surgiu apenas nos anos 1960, quando ela também se dedicou à luta pelos direitos civis afro-americanos nos Estados Unidos. Um episódio bastante conhecido da sua atuação ocorreu durante o velório do ativista Martin Luther King, quando ela cantou em tributo ao amigo.

Aqui está a lista com as 10 melhores canções da Nina Simone no Spotify. Para ouvi-la é necessário ter registro e estar logado. O serviço possui uma opção de assinatura gratuita. CLIQUE AQUI PARA OUVIR. Mas se não conseguir, não se preocupe porque você ouvirá no meu vídeo logo abaixo.

1 — I Loves You, Porgy (1957)

2 — My Baby Just Cares for Me (1957)

3 — Mississippi Goddam (1964)

4 — Sinnerman (1965)

5 — I Put a Spell on You (1965)

6 — Feeling Good (1956) 1965

7 — Four Women (1964)

8 — I Ain’t Got No / I’ve Got Life (1999)

9 — To Be Young, Gifted and Black (1964)

10 — Baltimore (1978)


O gatinho da animação apaixonada pela gata que representava a Nina Simone

SOBRE A ANIMAÇÃO  DA CANÇÃO

Agora  vamos a alguns detalhes técnicos desta animação que é de 1987 originária da categoria videoclipe de curta metragem com duração de 4 minutos.

A ORIGEM VEM DE 1930

'My Baby Just Cares For Me' é um standard de jazz composto por Walter Donaldson , com letra de Gus Kahn , para o musical Whoopee! de 1930.

EM 1957 NINA SIMONE LANÇA A SUA VERSÃO

Nina Simone gravou  em 1957 uma versão que viria a se tornar a mais popular. Ela o incluiu em seu álbum de estreia, Little Girl Blue (Bethlehem Records, 1959 ), que na época de seu lançamento não vendeu praticamente nada.

Nina Simone em uma de suas consagradas apresentações



EM 1987 A CANÇÃO FOI TRILHA SONORA DE UM COMERCIAL DA CHANEL 

Então veio 1987 e sua gravação foi usada como trilha sonora em um anúncio britânico do Chanel No. 5. Os espectadores que viram Carole Bouquet  atuando enquanto tocava a música de Nina Simone  se perguntavam qual música estava tocando?  Então Charly Records, sentindo o cheiro do negócio, a relançou novamente e foi um sucesso.  Sucesso esse 
que se manteve entre os mais vendidos do Reino Unido por  várias semanas, fenômeno que se espalhou por vários países europeus e pelo mundo inteiro.


Carole Bouquet no comercial da Chanel com a música da Nina Simone

Ao que parece, nós seres humanos assim somos: precisamos da trilha sonora de um comercial para revelar o talento de uma artista tão maravilhosa como Nina Simone.

A questão é que o sucesso repentino de uma gravação de três décadas atrás fez a gravadora querer um videoclipe e, felizmente para nós, eles o encomendaram da Aardman . O então jovem estúdio criou assim um de seus trabalhos mais conhecidos, apenas dois anos antes de alcançar notoriedade internacional com dois dos melhores curtas da década: Creature Comforts ( 1989 ) e A Grand Day Out ( 1989 ).

Dirigido por Peter Lord, este clássico essencial transforma Nina Simone em um felino preto animado com plastificação, técnica e trejeitos com a qual Aardman estava acostumado a construir.  Ficou simplesmente incrível!

É uma proposta visualmente simples, mas funcionou particularmente bem e ajudou a espalhar a música, que é o objetivo. Além disso, combina de forma inteligente o stop motion com partes não animadas, como aquela passagem apropriada que mostra o interior do piano. 

Eu peguei a animação prontinha e traduzi com o meu toque especial...E como é incrível essa animação minha gente!! Tomara que apreciem!! Linda e especial semana!!



Fontes de consulta e pesquisa:

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

9 comentários:

  1. Nina era maravilhosa mesmo, Dri. E que lista primorosa de sucessos dela. Gostei de saber das curiosidades. Eu ainda nao tenho conta nesse spofity pq já tenho em tantas redes, mas no youtube tem tb. Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, verdade né amigo? Você já sabe o quanto eu sou fã da Nina Simone e quanto mais estudo e acompanho a carreira dela verifico que ela merecia o mundo, pois seu talento é incomensurável!! Uma diva do jazz!!
      No meu canal do YouTube eu já tenho duas edições dela amigo!!
      Grata pelo carinho imenso!!
      Linda semana!! :))))

      Excluir
  2. Nina Simon tem um talento incrivel e uma voz maravilhosa! eu adoro as musicas dela.
    Adorei saber mais sobre , e gostei bastante do seu blog que ja estou seguindo.
    bjs e boa semana
    https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Be Peres, nossa, comungamos da mesma opinião, pois a Nina Simone é espetacular e não foi valorizada como deveria!! Uma artista completa, uma pianista espetacular!
      Seja sempre muito bem-vindo e já vou conhecer o seu blog!!!
      Grata pela presença e uma semana maravilhosa!! :))))

      Excluir
  3. Thank you friend, Nina Simone sempre encanta quando não a conhecemos!!!
    Tenha uma semana maravilhosa e obrigada por ter vindo deixar o seu carinho!!
    Beijos!! :))))

    ResponderExcluir
  4. I love Nina Simone, thank you so much for sharing ♥

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.