Saiba como ver o Eclipse Lunar Parcial mais longo em 580 anos: A Lua de Sangue





O Eclipse Lunar Parcial mais longo do século acontece na madrugada desta sexta-feira (19) às 3 da madrugada



O mês de novembro será marcado por um fenômeno astronômico belíssimo que não ocorre há mais de 580 anos: um eclipse lunar parcial. A lua de sangue, como o evento é conhecido, vai acontecer na madrugada do dia 19 de novembro a partir das 3 da manhã.


O eclipse lunar parcial mais longo do século acontece neste mês de novembro, na madrugada desta sexta-feira (19). O fenômeno poderá ser visto a olho nu na Austrália, nas Américas do Norte e do Sul, incluindo o Brasil e em parte da Ásia e Europa.


A lua ficará com um aspecto avermelhado no decorrer do eclipse


Quando e a que horas será possível ver o eclipse lunar no Brasil?


Por isso aconselho: Prepare-se, energize-se e atente ao tempo. O eclipse máximo ocorre a partir de 4:15 e a duração total é de cinco horas.

O eclipse lunar parcial esconderá 97% do satélite natural, no dia 19 de novembro, e terá exatamente 03h28m23s, de acordo com a NASA. No entanto, no Brasil, só será possível ver o fenômeno por cerca de 2h, pois a lua já estará muito abaixo do horizonte durante a segunda metade do evento. Os horários variam de acordo com a localização no país.



O Eclipse Lunar Parcial mais longo do século deixará a lua com aspecto avermelhado



De acordo com dados da plataforma "Time and Date", o eclipse lunar parcial poderá ser visto do Recife a partir das 03h02, com eclipse máximo por volta das 04h46 e final às 4h51, totalizando cerca de 1h50. O eclipse parcial começa por volta das 4h19 de Brasília,

Em São Paulo, por exemplo, começará às 3h, acabando pouco depois das 5h. Já em Manaus, começará às 2h, acabando depois das 5h40. Quanto mais ao Oeste do país, mais tempo terá o evento. A observação também dependerá das condições climáticas das regiões. É torcer para não chover galera!!

O que é um Eclipse Lunar?



Um eclipse lunar ocorre quando a Lua, o Sol e a Terra se alinham brevemente, bloqueando os raios solares que costumam chegar à superfície do satélite natural do planeta.




Isso gera uma sombra, que encobre a Lua pouco a pouco.


Na madrugada do dia 19 de novembro, a sombra terrestre esconderá 97% da Lua Cheia, por isso o fenômeno é chamado de "eclipse parcial".

É importante escolher um bom local para acompanhar o fenômeno. Dê preferência à linha do horizonte sem poluição luminosa, e evite ficar em paisagens com muitos prédios e árvores grandes.


Por que a lua vai ficar vermelha?


De acordo com a Nasa, o fenômeno, chamado Dispersão de Rayleigh, explica porque o céu é azul e o pôr do sol vermelho, já que a luz viaja em ondas e diferentes cores têm diferentes propriedades físicas. Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra.

A Lua de Sangue pode ser observada a olho nu, sem necessidade de óculos escuros (apenas se você tiver os olhos muito sensíveis). Quem quiser pode usar um equipamento especial, como luneta ou binóculo.


Eclipse Lunar - Lua de Sangue




A Trilha Sonora Perfeita para acompanhar o Eclipse Lunar


Para comemorar esse evento lindo da natureza trago " Nights in White Satin." Noites de Cetim Branco" é uma música da banda Moody Blues, escrita e composta por Justin Hayward, membro da banda. Foi lançada pela primeira vez como single em 1967 e reeditada em 1972, sendo absoluto sucesso.


De 1992 até o início dos anos 2000, o Moody Blues fez turnê com shows apoiados por orquestras ao vivo. Quando acompanhados de orquestra, eles frequentemente aproveitavam a oportunidade para incluir "Late Lament" no desempenho de "Nights in White Satin". Vale a pena ouvir a música inteira, até o final, pela beleza orquestrada da canção. É emocionante!





♥ E um bônus para você! Como sou super fã do Moddy Blues editei mais uma linda canção deles e dedico a você! " Talking Out of Turn " é um single lindo de 1981 da banda inglesa de rock progressivo The Moody Blues e foi o terceiro e último single lançado em 1981 pelo álbum Long Distance Voyager.


Simplesmente é uma canção que nos faz viajar! Escrito pelo baixista John Lodge, a canção dura quase sete minutos e meio, apenas cinco segundos a menos do que " Nights in White Satin " que você acabou de ouvir acima... Me diga se ambas as canções não são uma viagem lunar?





Mas se você preferir uma playlist com mais de 30 músicas lunares, é só clicar AQUI para entrar direto no YouTube ou no play abaixo e deixar o som rolar...Feliz Eclipse!!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Aqui no Rj ta chovendo, Dri. Não deu pra ver nada. E olha que coincidencia to postando quase 3 da manhã. kkkk Mas adorei a postagem. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, puxa que pena que a chuva não deu um minuto de trégua não é amigo?
      Nossa, o pior que eu falei tanto do eclipse que começaria as 3 horas e acabei perdendo a hora: dormi como uma pedra...kkkkkk
      Linda semana amigo querido!!
      Beijos!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.