O Outono chega hoje! Seja bem-vinda estação da poesia!




Amigos queridos, o outono chegará nesta tarde de 20 de março, que inclusive é o dia mundial da felicidade, o que nos faz ficar mais atentos à evolução das estações e da natureza...

Então vamos enaltecer a alegria da chegada do outono? Afinal é a estação da poesia, da serenidade e da felicidade. É realmente uma estação muito sentimental...

Adicionei Música & Poesia  por estar inspirada por esta estação tão apaixonante! 😍


A magia do Outono e suas folhas secas

Não percebi a chegada do outono. Mas eu sentia que estava embarcando numa nova estação: todas as árvores que (não) plantei, de repente, estavam nuas. E eu caminhava num tapete de folhas e flores. Os caminhos também se estreitaram e tive uma sucessão de perdas, ou melhor, tive uma sucessão de trocas. E assim, como toda pessoa que tem um coração pulsando, fiquei assustada demais com as mudanças. Mas agora já consigo perceber beleza na nudez de cada uma das minhas árvores prediletas. Elas apenas estão trocando de roupa enquanto eu troco de pele, tamanha cumplicidade.

 

(Marla de Queiroz)

Que luz  sensacional que irradia da estação outonal


Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.
De que serviu tecer flores
pelas areias do chão
se havia gente dormindo
sobre o próprio coração?


E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando aqueles
que não se levantarão...


Tu és folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
E vou por este caminho,
certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...


Poesia completa: Volume 2. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.
Veio por acaso, num outono distraído, e então, se passou, um dia, uma semana, um ano, uma vida toda, e foi ficando... ficando, e passava os dias ali aguando o jardim que tua alma floriu...


(Val Garcia)





- Somos todos assim. 
- Os homens, não. 
Em ti, por exemplo, o outono é manifesto e exclusivo. Acho-te bem outonal, meu filho, e teu trabalho é exactamente o que os autores chamam de outonada: são frutos colhidos numa hora da vida que já não é clara, mas ainda não se dilui em treva. 
Repara que o outono é mais estação da alma que da natureza.

(Carlos Drummond de Andrade)



A canção da Enya- Watermark


Watermark  que significa marca d'água, é o segundo álbum de estúdio da cantora, compositora e musicista irlandesa Enya , lançado em 19 de setembro de 1988.

Enya gravou Watermark em dez meses com seus colaboradores de longa data. Foi inicialmente gravado na Irlanda antes da produção ser transferida para Londres para regravar, mixar e masterizar digitalmente.

 Watermark apresenta música em diferentes estilos, exibindo o som de Enya de vocais multipistas com teclados, instrumentos de percussão e elementos de música celta , ambiente e new age , embora Enya acredite que sua música não pertence a este último gênero. 

Editei a canção inserindo a Poesia de Carlos Drumond de Andrade e Navegaria. Tomara que apreciem!! 

Se você quiser conhecer o Grupo Só Música & Poesia no Facebook será recebido (a) de braços abertos!


Até a próxima queridos!


Fonte das poesias: Site O Pensador e imagens do Tumblr

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

10 comentários:

  1. Muito lindo,Adriana! Seja linda a nova estação pra cada um de nós!
    beijos, já de volta, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, muito boas vindas das férias querida!!
      Nossa, tenha certeza que as férias passam muito rápido, mas tudo é tão revigorante!!
      Grata pelo carinho da presença aqui no meu outono...
      Beijos e uma semana maravilhosa!! :)))))

      Excluir
  2. "...outono é pura poesia,
    é mais estação da alma,
    do que da natureza.".
    Sou apaixonado pelo outono, e isso por muitos motivos.
    Oi, Dri.
    Outono é refrescante, mas ainda quente. Outono não é germinal, pois as folhas caem, só que esse fator é extremamente necessário para a renovação, o revigorar. É como se fosse uma faxina, uma catarse... e o renascimento, lá na frente, só é possível graças a isso. Outono é mágico, é transcendente, é pedra vitral, é caleidoscópio.
    Confesso não ter muita atração pelo laranja (alaranjado), mas as folhas de plátano são uma coisa a parte em mim. Lindas. E no vídeo, na edição, quando a câmera mira os pés andando entre as folhas de plátano, é lindo.
    Gostaria de falar de todos os poemas e textos que você deixou acima, mas tomaria tempo e espaço, então, focarei no meu norte. Drummond.
    "Repara que o outono é mais estação da alma que da natureza.". Um espetáculo a parte. É de arrepiar.
    Enya? Essa nem precisa comentar, né?
    Para de fazer a gente viajar assim, Dri. É coisa demais pra falar em um espaço tão curto. To no limite pro bloger não me ferrar de novo. E ainda tem mais coisa pra escrever. Acho melhor abrir outro comentário. Fui. Abraços, menina.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, que legal o seu comentário, obrigada!!
      Eu me identifico muito com o outono, só não mais do que a estação da primavera...Simmmmm o outono ainda é quente, principalmente aqui em Vitória que parece que esquentou mais do que o verão!
      Fiquei encantada que tenha visto o vídeo, esse ficou diferente..Não tem girassol, mas tem folhas secas, um tapete de folhas e que bom que gostou deste tapete macio...Tem poesia dentro dele também...Talvez seja por isso que tenha se identificado mais do que os outros...
      Ahhh você é poeta por natureza e admira o Drummond que estava muito inspirado quando escreveu esse verso lindo. E você gosta mesmo do som da Enya? Mas é para falar se gosta mesmo viu? Eu adoro, principalmente o álbum Watermark, que na minha opinião, é a melhor obra dela!
      E já adentramos o outono...O tempo está passando rápido demais não acha?
      Linda semana outonal!! :))))

      Excluir
  3. Como no outro comentário não caberia mais nada sem o bloger me ferrar, vamos a mais um.
    Driiii, Plutão tá entrando em aquário... cê viu? Vamos viver 20 anos comigo atazanando todo mundo. Sou aquariano e tenho ascendente em Urano... Urano? "e o que isso tem haver com Plutão em aquário?" Bom, é assim... sou aquariano, viajo, tenho os pés em Mercúrio, a cabeça na Lua e os pés em Marte...deixa eu viajar. Até chegar Urano em aquário, vai levar uns 615,303 anos, e não vou estar lá para zoar. rsrs.
    É brincadeira. Mas, pelo pouco que conheço de astrologia, e nem sei se você se apetece com o assunto, vem mudança por aí. Pena de vocês que não são aquarianooooooos. rsrs.
    Grande abraço, minha querida amiga. E que venha Plutão em aquário.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, por isso que você se identifica com o Sol & Sal bem mais do que os demais blogs..Porque lá é mais astrológico, estelar...O universo é o porta voz...
      Eu não entendo muito do zoodíaco, da astrologia em si, mas adoro ler sobre! Mas o movimento dos astros no céu estou sempre acompanhando, principalmente os eclipses lunares, e os alinhamentos dos planetas ...rsrs
      Eu sou ariana, e tem alguma novidade para esse signo? Tomara que sejam boas notícias .. Já sofri demais no ano passado e neste ano quero levantar e seguir em frente! :))) Grata pelo carinho amigo, e que todos os planetas nos tragam as melhores energias!!

      Excluir
  4. Por aqui começou a primavera, mas ambas as estações são bonitas à sua maneira, não é mesmo?

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, a primavera é uma das estações mais belas e românticas!!
      Grata pelo carinho do comentário!!
      Linda semana!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.