A Sensibilidade da canção do The Hollies traz muita leveza para o seu coração.





Estava eu a caminhar pela orla de Camburi com meu fone de ouvido quando repentinamente apareceu uma canção na minha playlist que eu não me lembrava.  Qual era a banda autora daquela peça raríssima?  Exalava uma melodia delicada, uma letra sensível. Poesia... Você vai se encantar com o The Hollies na bela Don't Let me Down.

Mas antes  vamos compreender um pouco mais do significado da palavra "delicadeza" .  Fabrício Carpinejar escreveu um texto necessário sobre esse tema, vejamos:


"Delicadeza não se ensina, é diferente do respeito.
Delicadeza é temperamento, não se obtém com a idade, não é uma promoção da sensibilidade, não vem com a educação ou com a imitação dos pais.
Delicadeza é um defeito maravilhoso, uma entrega irreversível.
É uma loucura do bem, uma paranóia sadia.
Oferecer mais do que foi pedido, oferecer-se á toa.
Gentileza nunca é forçada, é espontânea ou não é, não pode ser explicada, não pode ser cobrada.
Sucumbo diante da delicadeza: A delicadeza é gentileza refinada."

 

A delicadeza é um gentileza refinada

Achei incrível a maneira como ele se expressou dizendo  que a delicadeza é uma qualidade que torna as pessoas verdadeiramente especiais. É uma combinação de sensibilidade, empatia e bondade que faz com que as pessoas se sintam valorizadas e apreciadas. É algo que podemos aprender a desenvolver, mas também é um fruto natural oriundo de algumas pessoas.  

Por isso que é maravilhoso quando encontramos pela frente pessoas verdadeiramente sensíveis, que combinem com o nosso ser e também nos fazem acreditar que o caminho é muito melhor na presença delas.

Afinal, sensibilidade e delicadeza precisam estar presentes no nosso dia a dia para curar uma parcela desse mundo doente, frio e calculista em que sobrevivemos.


“Que o afeto nos cure a alma.

Que o carinho permaneça.

Que a delicadeza prevaleça.

Que as coisas boas se multipliquem”.

(Jardim Secreto)


Vamos alimentar sentimentos bons e espalhar levezas


Por isso queridos amigos, é  tão bom, quando do fundo dos nossos corações, alimentamos sentimentos bons, do bem, positivos para os nossos relacionamentos.

Se ambas as pessoas estiverem vibrando nessa mesma energia de carinho e bem querer em relação à elas, se elas estiverem lançando essa energia para o Universo, com toda certeza, é essa mesma energia que voltará pra elas, da delicadeza, do amor, da harmonia, do bem querer, e tudo o mais de bom para o relacionamento ser feliz.

Eu sou observadora do cotidiano e percebo que quando as pessoas refletem bondade, em um simples bom dia matinal, já detectamos um alto índice de sensibilidade nela. Um sorriso tímido também é muito bem-vindo.

Por isso que é tão importante detectar a sensibilidade em uma canção, pois ouvindo-a de uma forma empática ela  poderá até  mudar o dia de alguém para muito melhor.

Um pouco da história da Banda The Hollies


The Hollies é uma banda britânica de rock and roll formada no princípio dos anos 1960. Foram contratados pela Parlophone em 1963 como colegas de selo dos Beatles, e lançaram seu primeiro álbum nos Estados Unidos em 1964 durante a primeira leva da Invasão Britânica. 

Eles são comumente associados a Manchester, pois vários de seus integrantes originais vinham da cidade e de comunidades vizinhas. Em 2010 a banda entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll.

O grupo foi criado pelos amigos de infância Allan Clarke, vocalista, e Graham Nash, em meados de 1962. Em seguida juntaram-se Don Rathbone na bateria, Eric Haydock no baixo, e Vic Steele na guitarra-solo. 

The Hollies quase superou a banda Beathes



Steele foi rapidamente substituído por Tony Hicks. Em 1963, quando o grupo começou a fazer um certo sucesso, Don Rathbone passou ao posto de "roadie" e foi substituído por Bobby Elliot, considerado por muitos como um dos melhores bateristas ingleses do período do Merseybeat.

Apesar de normalmente não ser lembrada como uma das principais bandas de rock dos anos 1960, os Hollies emplacaram diversos sucessos e se tornaram, ao longo da década, o segundo grupo de maior sucesso da Grã-Bretanha em termos de vendagem de discos, atrás apenas dos Beatles.

O grupo se caracterizou por impecáveis trabalhos vocais, duplos ou triplos, com Clarke, Nash e Hicks.

Apesar das diversas mudanças na formação, o grupo continuou a gravar e a fazer concertos durante os anos 1970 e 1980. O Hollies ainda apresenta-se esporadicamente, com apenas dois de seus integrantes originais.

Em Março de 2010 os integrantes dos Hollies Allan Clarke, Graham Nash, Tony Hicks, Bobby Elliot, Erick Haydock, Bernie Calvert e Terry Sylvester entraram para o Rock and Roll Hall of fame.

Ouvir Don't Let Me Down é como  uma viagem por entre as estrelas


Don't Let me Down  é pura Sensibilidade

“Don't Let Me Down”  foi gravada no álbum Hollies de 1974, marcando o retorno de Allan Clarke depois que ele partiu para uma carreira solo. 

Em "Don't Let me Down" a letra explora a vulnerabilidade e a dependência emocional do narrador em relação à pessoa amada. 

Logo no início, a metáfora do sol sendo "ofuscado pela presença da lua" mostra como a amada domina completamente seus pensamentos, tornando tudo ao redor menos importante. 

A chegada dela transforma o ambiente, trazendo sentido à vida do narrador, enquanto sua ausência gera insegurança, evidenciada no refrão: "Don't let, don't let me down / My feelings are near the ground" (Não me decepcione, não me decepcione / Meus sentimentos estão no chão).

A música constrói uma atmosfera de intimidade e desejo de proteção.

O narrador valoriza a presença da amada acima de tudo, como em "Silence is golden, for me there's just one choice / The music of your laughter, rippling of your voice" (O silêncio é valioso, para mim só há uma escolha / A música do seu riso, o eco da sua voz). 

Eu editei a canção com a letra em inglês e também inseri a tradução em português para você captar todas essas nuances da música, pois ela é repleta de metáforas incríveis.

O arranjo orquestral intensifica a emoção, tornando o apelo do narrador ainda mais sincero. Realmente uma obra prima que vale a pena você acompanhar comigo a partir de agora e ao final,  tecer o seu comentário sobre a canção que eu vou adorar ler. Boa semana!


Inspiração e Referências:

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

24 comentários:

  1. Olá minha amiga jornalista bloguistica.

    Eu admirava o Carpinejar. Conheci ele em uma entrevista no programa do Jô e achei ele um cara muito bacana.
    Depois eu ví umas atitudes dele que o fizeram cair muito no meu conceito.
    Depois ví uns escritos dele e apesar de achar hipócrita, eu resolvi separar o CPF da obra. Hoje consigo ler um texto lindo como esse que colocou dele aqui na postagem, sem me importar se foi ele que escreveu.

    Quanto ao restante da postagem. mais uma vez, você merece um 10!!!!
    Essa música realmente é linda, e essa banda deixa a impressão de que poderia ter dado mais pro mundo, né?
    Essa é um tipo de música que apesar de tranquila, não me passa tristeza.
    Escuto de boa.

    É sempre bom vir aqui, minha amiga.

    Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, querido amigo!! Fiquei emocionada! Você foi o primeiro a chegar aqui no meu post com conteúdo bastante sensível... :(
      Denota-se que você é um grande cavalheiro, detentor de extrema delicadeza, pois consegue captar com tenacidade o conteúdo de um artigo que às vezes é apenas uma forma da gente poder transmitir nossas emoções naquele momento...
      Eu não tinha conhecimento das atitudes recentes do Carpinejar, mas ainda bem que você, assim como eu, se concentra apenas no conteúdo do texto que não deixa de ser belíssimo não é verdade? O importante é a obra, assim como o mundo musical nos oferta.

      Eu não tinha ideia da beleza dessa canção do The Hollies, ela foi a segunda banda britânica que mais vendeu discos na história, ficando atrás apenas dos Beathes, fato que eu desconhecia.É uma super banda e olha que eu nem editei a canção mais linda deles, estou reservando para um momento ainda mais delicado....rsrs
      Gratíssima por tudo, é muito bom ter amigos tão importantes e queridos como você aqui na blogosfera André! E olha que há um ano eu já estava desistindo do blog...E ele ressuscitou com presenças ilustres como a sua!!
      Maravilhosa semana!! Beijos com carinho!! :))))

      Excluir
  2. Adriana uma bela escolha de canção gostei muito de ouvir e ver, parabéns pela escolha, boa semana bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimar, muito obrigada querida!!
      Creio que a música sempre é uma boa companhia para os bons e maus momentos de nossas vidas...Uma canção suave traz muita paz ao coração.
      Tenha uma semana maravilhosa!
      Beijos!!

      Excluir
  3. Eu não conhecia nem a banda nem a música. A música é boa mas os versos "não me decepcione" eu acho temerário....Geralmente quando alguém nos leva a dizer para ela "não me decepcione" é porque ela está à beira de decepcionar. E a dura verdade é que as pessoas nos decepcionam.
    Sobre Carpinejar não conheço sua obra, acho que só li um poema dele que eu não lembro qual mas sei que achei muito bonito.

    Valeu, Adriana, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Legal Edu, você também viu o vídeo e acho isso o máximo!
      É que meus artigos só fazem sentido se a pessoa, além de ler o conteúdo, tirar um tempinho para ver o vídeo, pelo menos uma parcelinha dele, pois assim compreende melhor aonde eu quero chegar.
      Essa banda é muito boa mesmo, estou ouvindo várias canções dela desde que me encantei por esta. Ela tem uma maneira poética de musicalizar.
      E por isso que faço essa salada musical junto com uma linda poesia, para tornar o mundo um pouco mais bonito. Ahh mas agora vou interromper essa onda de músicas melancólicas. Chegou o momento de trazer um pouco mais de alegria...Nas próxima semana a música será solar e cheia de energia!! :))))
      Beijos amigo e uma semana muito linda!

      Excluir
  4. Falando em sensibilidade, você conhece os textos do blog da Fernanda? Se não, creio que você iria gostar, ela escreve com extrema sensibilidade.

    https://aleatoriamentedois.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, eu não conhecia o blog e agradeço demais pela indicação.
      Fernanda escreve maravilhosamente bem, muito sensível, uma escrita primorosa. Só vi um pouquinho e já me encantei!! Vai fazer parte dos meus blogs favoritos de leitura!! Obrigada!!!!

      Excluir
    2. Olá, Adriana
      Uma publicação preciosa esta em que nos fala da sensibilidade, da delicadeza, essa maneira de ser que nasce com a gente, que não se aprende, que vem do âmago.
      Adorei ler as palavras de Carpinejar, um autor que conheci através da Chica, que me levou um poema dele para um evento que faço todos os anos no Xaile de Seda.
      Depois a minha amiga complementa com o seu texto que me tocou bem fundo, e ainda por cima oferece-nos a apresentação do The Hollies, uma canção belíssima, música que fica pairando nos nossos ouvidos, com a tradução que nos permite compreender melhor o sentimento de que fala.
      Adorei ver no video as cores do Outono, pois, por cá, estamos nessa estação do ano. É certo que ainda está calor mas o tempo está se preparando para as castanhas assadas e dias nublados, que adoro depois de tanto calor. Há gostos para tudo. :)))
      Desejo-lhe uma bela semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Excluir
    3. Oi querida Olinda, é maravilhoso que tenha vindo neste artigo que fala de sensibilidade pois você consegue captar o vibrante e o essencial de cada pessoa. Fico encantada com os seus comentários e também com o que vocë escreve em seu blog. É como econtrar tesouros preciosos na vida da gente. A blogosfera é capaz de unir as pessoas por algo em comum, pode ser a escrita, os sentimentos, o dia a dia...Mas sempre aprendemos algo positivo quando estamos na casa virtual de alguém.
      E o outono por aí deve estar belíssimo com as castanhas assadas. Que delícia .Eu também sou avessa ao calor, prefiro os dias nublados...rsrs
      Grata demais pelo carinho querida..
      Maravilhoso restante de semana!! :))))))

      Excluir
  5. Ei Adri!
    Coisa mais boa ler você
    nesse meu fim de noite de 3a feira.
    Gosto de ler, ouvir e depois
    voltar para reler e então
    e só então comentar.
    Por enquanto obrigada
    por tão inda e sensivel
    publicação, mas caminhando
    na linda orla de Camburi, como
    não ter inspiração?
    Bjins
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cátiahô, querida!!! Em razão dos dias chuvosos aqui na nossa cidade estou tendo que interromper as pedaladas de bike uma vez que na semana passada tomei uma chuva tão forte, fria e ventosa que precisei ficar de molho curando um resfriado...rsrs
      Eu tenho uma playlist especial que sempre ouço para poder captar as ideias dos meus artigos musicais. Eu só edito as músicas que tocam o meu coração naquele momento...Ultimamante as canções estão um pouco mais melancólicas mas prometo que na próxima semana será mais festivo e solar. Afinal estamos na primavera não é verdade!
      Grata demais pelo carinho da presença!!
      Beijos e uma semana muito linda!!!

      Excluir
  6. Olá querida Adriana! A música é mesmo espetacular, tem uma letra belíssima! Apesar de não conhecer nem a música nem a banda, esta vai definitivamente para a minha lista de ouvir mais tarde para potencialmente entrar na minha lista pessoal 😅
    Gosto de ouvir a música em momentos diferentes para perceber se gosto mesmo dela. Mas para já tem um parecer bastante positivo!! 🥰 Abraços! 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olavo, que bom que gostou amigo querido!!
      Essa banda fez um sucesso concomitante com os The Beathes e por isso quase não apareceram para nós , porque a concorrência era forte!!
      Mas eles tem canções belíssimas, estou me aperfeiçoando em estudá-los melhor!
      Muito obrigada pelo seu lindo comentário!!
      Aproveito par desejar um ótimo final de semana! :))))

      Excluir
  7. Olá, Adriana
    Bela postagem, conviver com pessoas delicadas é um verdadeiro presente, linda canção, não conhecia, obrigada por compartilhar, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinalva, fico muito grata por sua linda presença!
      A delicadeza faz bem ao coração não é querida?
      Exatamente como as lindas canções!!
      Aproveito para te desejar um lindo e especial final de semana!! :))))

      Excluir
  8. This is such a beautiful and heartfelt post, Adriana. It is a great reminder that sometimes the most profound moments of discovery happen when we are simply walking with our headphones on. You are completely right that we need to nurture good feelings and spread that lightness to heal the coldness of the world. The line "May affection heal our souls" is a wonderful thought to carry into the next week.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Melody, suas palavras são sempre restauradoras e motivantes, muito importante para quem tem blog e precisa dessa troca de ideais e pensamentos que nos fazem crescer no nosso dia a dia.
      E que o afeto cure realmente nossas almas tão necessitada de ternura que o mundo levou embora...
      Beijos querida e fico muito grata por sua presença e carinho!!
      Tenha um lindo início de semana!! :))))

      Excluir
    2. Sensibilidade, gentileza e delicadeza andam normalmente de mãos dadas. E são cada vez mais raras...
      Gostei de recordar o grupo britânico e a música que escolheu (creio que dos anos 60 ou 70 do século passado). Obrigado pela partilha.
      Tenha uma ótima semana.
      Um abraço.

      Excluir
    3. Muito obrigada Jaime, por sua extrema gentileza em vir comentar neste artigo em que a sensibilidade é o carro chefe, seja nas atitudes ou na canção...
      Sim, é uma canção da década de 70 e pasmem do século passado.... O tempo está passando muito rápido. Nesta semana publiquei 4 canções que completaram 50 anos e parece que as ouvi ontem...Fiquei chocada!!
      Aproveito para desejar uma semana maravilhosa!!! :))))

      Excluir
  9. Hello dear Adriana, I love The Hollies! My favourite song by them is "He Ain't Heavy, He's My Brother". Thank you so much for sharing, dear friend. I haven't made any comments on your blog for a while, because I had trouble navigating it...but it's O.K. now, I figured it out! LOL! I will be 69 on October 27th, and am still learning things. Sending you much love and warm hugs from Montreal, Canada. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau Linda, já antecipo meus desejos de Feliz Aniversário!!!
      Completar 69 anos é uma dádiva, a vida é feita para festejar, os maus momentos passam, mas os bons, esses sim criam as memórias mais bonitas na vida da gente!!!!
      Muitas felicidades querida e grata pelo carinho de ter vindo aqui no blog ouvir a canção da banda The Hollies. Essa traz boas memórias!!!
      Beijos e uma semana maravilhosa!! :)))))

      Excluir
  10. Tudo o que você diz no texto devia funcionar como um código de conduta para todos.
    Gostei muito da canção.
    Bom fim de semana.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juvenal, eu sempre digo que a sensibilidade e a delicadeza devem fazer parte de nossas vidas de forma constante. Faz tão bem pra gente e para todos ao nosso redor não é verdade.
      Agradeço muito a sua visita e presença!!
      Desejo um final de semana maravilhoso!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.