A positividade dos dias cinzas ao som de Robin Gibb





Os primeiros 15 dias de 2025 começaram cinzentos por aqui, seja no tempo com o excesso de chuva, seja na saúde. Mas eis que decorrido mais da metade do mês de janeiro, o sol voltou a brilhar! E a música do Robin Gibb  vem acompanhando esse ritmo de uma forma otimista. e envolvente. Acompanhe-me.

É sabido que quando o céu fica cinzento, feioso e não existe quase ninguém nas ruas o nosso humor muda completamente. A chuva torrencial que caiu e fez vários desabrigados aqui no Espirito Santo  parecia querer penetrar nos ossos.  E foram consecutivos 17 dias  chuvosos em pleno alto verão de janeiro.

Dias cinzentos e chuvosos em Vitória -Espírito Santo



E assim fica difícil de manter o otimismo não é verdade?  Por isso te faço uma pergunta: Você já ouviu falar de positividade tóxica? 

O que é  positividade tóxica?

Pois é, isso acontece quando uma  pessoa que está passando por uma situação emocionalmente desgastante já se sente sozinha e, muitas vezes, anseia por algum apoio. Muito se fala hoje sobre empatia: ela consiste, antes de tudo, em se colocar no lugar do outro para entender e respeitar suas emoções e sentimentos.

Entretanto, esse ato de empatia frequentemente é confundido com a necessidade de apresentar palavras de conforto ou soluções aos problemas de quem sofre. O fato de diminuir a dor da pessoa pode aumentar a carga sobre os ombros dela, que ainda passa a se sentir errada por estar sofrendo.

Familiares e amigos tendem, com frequência, a tentar silenciar essas emoções, o que não ajuda em nada. O efeito, muitas vezes, é o oposto. Ao ouvir frases como "basta pensar positivo", "poderia ser pior" e "veja pelo lado bom", a pessoa se vê acuada, tendo que negar seu sofrimento, e não consegue sequer relaxar a mente. Então, ela se afasta, pois sente que não tem permissão para falar do que lhe dói.

A vulnerabilidade se manifesta quando escondemos nossos reais sentimentos



Essa tendência a negar as próprias vulnerabilidades é muito fortalecida com a intoxicação eletrônica em razão da conexão exacerbada  das pessoas  que passam o dia conectados nas redes sociais. Isso faz um mal que você não tem ideia.

Quando focamos muito no que as pessoas publicam em suas redes sociais, tendemos a fazer comparações que podem ser desleais conosco, já que os influenciadores digitais vendem a ideia de perfeição. E isso não existe.

É preciso ter consciência de que, por trás da imagem vendida nos algoritmos das redes sociais, cuja maior intenção é reter a atenção do usuário e convertê-la em formas de lucro, existem pessoas reais, com problemas, defeitos, angústias, frustrações e anseios.

A positividade tóxica macula o ambiente que vivemos mostrando o que não é real



Precisamos refletir sobre o excesso de otimismo e a repressão de sentimentos dolorosos. Não tem problema algum buscar a felicidade, mas não podemos abandonar nossos sentimentos com base nisso.

Além disso, não se pode acreditar que o pensamento positivo vai evitar que incidentes e infortúnios aconteçam. Todas as pessoas estão sujeitas a imprevistos e dores, e o melhor que podem fazer é trabalhar nossas  emoções, se entender e cuidar de nós mesmas, para aprendermos  a reagir e encarar esses acontecimentos da melhor forma. Quanto mais aceitarmos nossas fragilidades, mais flexíveis seremos para nos ajustar novamente. 

Enquanto isso ouvir uma canção pode ajudar demais neste processo. Eu estava estudando a música "Boys Do Fall In Love" de Robin Gibb e fui compreender  a letra, pois sou bastante curiosa quanto a isso. Notei nela pequenos traços de uma "positividade tóxica", mas nada muito agravante.  


A Dança do Amor na Visão de Robin Gibb

A música "Boys Do Fall In Love" de Robin Gibb, membro do lendário grupo Bee Gees, explora o tema do amor juvenil e a descoberta dos sentimentos românticos.

A letra sugere que o amor é uma experiência universal, inevitável e muitas vezes iniciada na juventude, comparando-a a um jogo oriundo ainda na época  da escola.

Robin Gibb em 1984, ocasião do lançamento da canção


Há uma ênfase na ideia de que ninguém vence no amor sem se entregar pelo menos uma vez, destacando a vulnerabilidade inerente ao se apaixonar.

A canção também aborda a dinâmica de tentar manter a compostura enquanto se está apaixonado, algo que pode ser desafiador em meio à intensidade das emoções.

A referência a "makin' love to a paper Moon" pode ser interpretada como uma metáfora para se apaixonar por ilusões ou imagens idealizadas do amor, em vez da realidade concreta. Aí encontramos traços da positividade tóxica. 


Musicalmente, a canção reflete o estilo pop-disco característico dos anos 80, com um ritmo dançante que complementa a temática alegre e otimista do amor jovem.

A música de Robin Gibb, neste caso, serve como um lembrete de que o amor é uma experiência compartilhada que transcende gênero e idade, e que todos, independentemente de quem sejam, estão sujeitos aos caprichos do coração. Que tal ver e ouvir a minha nova edição? Estão todos convidados! E vamos que vamos  que 2025 já começou!


Imagens do Google Imagens 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

14 comentários:

  1. Olá.
    Realmente este verão começou com cara "feia". Aqui no Rio não houve chuvas fortes mas o tempo ficou nublado durantes quase toda essa metade de janeiro. Agora sim, o sol chegou forte, 40 graus na sombra....rs Pra dormir está quase impossível, já que meu ar-condicionado queimou no incêndio que houve aqui há 4 anos e de lá pra cá, não comprei outro.
    Aliás, ar-condicionado é um problema para mim. Não gosto dele, me provoca alguns sintomas, mas dormir só com o ventilador está dificil. Enfim, sem positividade tóxica...rs

    Espero que tudo esteja bem com você. Passamos sempre por esses momentos e é preciso ter paciência e sabedoria para atravessá-los. Você expôs muito bem esse assunto.

    Por fim, ótima pedida a música do Robin Gibb; fiquei fã do Bee Gees na primeira canção que ouvi deles.

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, rapaz, estou aqui a responder o seu comentário com três ventiladores direcionados para mim para eu não "morrer" de calor. Eu também não tenho ar condicionado porque a rede elétrica é muito antiga e não suporta. Eu teria que fazer uma reforma total na casa para instalar um. O Rio é muito parecido aqui com Vitória no quesito clima e temperatura, ou seja 40 graus à sombra para tentarmos sobreviver...rsrs
      Agora respiro mais aliviada...Entretanto mas uma cirurgia cardíaca em mais um membro da família eu não suportaria..Creio que eu vá infartar se acontecer!! rsrs
      Eu escrevi sobre o tema positividade tóxica porque passei muito por isso nos dois últimos meses. É complicado demais amigo! Só quem atravessa os percalços é que sabe como é. Enfim, sobrevivi e meu pai também, mas a família quase me deixou maluca. Só editando um vídeo do Bee Gees super alto astral para atravessar tudo isso mesmo...rsrs
      Fico muito grata com o seu carinho, você sempre muito gentil querido!!
      Tenha uma semana maravilhosa!! :)))))

      Excluir
  2. Ninguém merece 17 dias de chuva e cinzas nos céus e na vida...Espero que tenha passado tudo isso e que agora o SOL volte a brilhar! Lindo post! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, foram incessantes dias de chuva em plenas férias de verão o que deixou os turistas que vieram para o Espírito Santo bastante frustrados. Agora o sol voltou a brilhar na vida inteira e ele está bem quente, inclusive com intenso calor. Confesso que para quem está se recuperando de uma cirurgia o tempo nublado e chuvoso é mais salutar. O calor não faz nada bem.
      Beijos querida amiga e obrigada por vir!!!

      Excluir
  3. Adriana aqui começou com um pouco de chuva agora é sol forte todos os dias, ainda não conhecia a música, mas gostei de ouvir, temos que ter positividade todos os dias, Adriana bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimar que lindo que tenha apreciado a canção, mesmo sem conhecê-la! Ela é típica dos anos 80 . Agradeço o carinho da presença, fico muito feliz!!
      Beijos e uma excelente semana!! :))))

      Excluir
  4. Olá minha amiga!
    A chuva vem mesmo, e a gente não entende bem, porque ela deixa o dia feio e nos tranca em casa em pleno verão. Mas essa chuva vem para encher os aquiferos novamente, molhar os campos, fazer brotar as sementes e encher os rios... Alguns que estavam até sumindo.
    Assim é o ciclo da vida.
    Momentos felizes, com agua corrente e alegria, e m,omentos cinzentos, chuvosos e que servem para encher os rios e brotar as sementes.
    Deus abençoe você e a saúde de seu pai.
    Tenha novos dias lindos, com ou sem chuva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, confesso que já estou com saudades da chuva porque ela traz a umidade e a vida ao contrário do sol forte que traz um índice UVA e UVB altíssimos. Lindo o que você escreveu sobre a chuva, ela que fazem aos campos e aos rios...
      Meu pai se recupera mas ainda inspira muitos cuidados...
      Agradeço a presença no blog, é muito bom ter a sua companhia, seja nos dias chuvosos ou nos ensolarados!!
      Abração! :)))

      Excluir
  5. Bom dia, Adriana
    Graças a Deus a chuva passou e o teu pai está se recuperando bem, feliz com as boas novas. Não conhecia o tema positividade tóxica, gostei de conhecer aqui. Na vida passamos por altos e baixos e é tão gratificante encontrar pessoas que nos ajude nesses momentos. Lembrei de um versículo que diz: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo". João 16:33b. Jesus nos fortalece na caminhada da vida, nos dando vigor em meio as batalhas. Sobre a música não conhecia, obrigada por compartilhar, o amor bate forte nos corações. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Lucinalva, muito bom dia!!!
      Graças a Deus meu pai está indo bem amiga, mas são tantos remédios durante o dia que ele precisa tomar , que até eu fico ansiosa para poder controlar tudo.
      O tema da positividade tóxica é muito interessante, e fico encantada como você compreende a Bíblia em todo o seu contexto, sempre trazendo um versículo maravilhoso adequado para cada momento por que estou passando. Muito obrigada!
      Beijos e um lindo início de semana!! :)))))

      Excluir
  6. Una linda canción muy bien vertebrada con el vídeo que la acompaña, en donde este grupo de jóvenes recorre su propia senda en carretera, hasta hallar su cielo particular. Nubes, luces, piedras voladoras, discoteca dentro de la tienda, baño en el mar...El cielo de cada una de las personas es verdaderamente único.
    Lo de la positividad tóxica es probablemente una expresión moderna, de esas que acuñan los psicólogos que tienen que escribir libros. Lo cierto es que de los golpes que da la vida, solamente sale uno mismo. Y al igual que en el vídeo, cada cual debe de hallar su propio camino. Ser positivo y alegre, ayuda. Un abrazo con cariño, desde el mediterráneo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J.S.Vila, Muchas gracias por tu presencia, amigo. Me gustaron mucho tus consideraciones porque entendiste perfectamente el texto. La positividad es algo reciente que acompaña los tiempos modernos porque muchas veces solo necesitamos palabras sinceras y verdaderas que nos aporten serenidad para afrontar los días y no solo palabras vacías para “seguir adelante”. A menudo, un simple abrazo es suficiente para brindar consuelo. ¡¡¡Gracias por su amabilidad!!!

      Excluir
  7. Me recordo quando chovia muito e era complicado sair minha mãe
    dizia assim: "tu não és de açucar"; sobre essa positividade tóxica acho que
    isso a muitos viéses, do que aquele que fala e do indivíduo que escuta, e do
    que escuta e o que compreende e por aí vai, k.
    Adoro os videos!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida A Casa Madeira, é exatamente desses termos que eu estava falando pois sua mãe ao dizer tais palavras já induzia que sair na chuva torrencial era algo normal, o que não é verdade. Quantas vezes precisamos ser fortes além de nossos limites o que acaba por gerar consequências desastrosas na vida.
      Ahh querida, e se eu pudesse só editaria vídeos sem escrever uma palavra...rsrs Mas como os vídeos precisam de explicação para total compreensão eu sempre insiro um texto que acompanhe a letra a canção.
      Muito obrigada pela sua visita, amei!!
      Aproveito para desejar uma semana linda!! :))))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.