Correr ou não correr, eis a questão!!


Corrida na grama evita lesões

Ainda está em dúvida se realmente a corrida é uma ótima opção de exercício físico?

Veja agora os benefícios que advém da prática deste vigoroso e divertido esporte:

Correr é um esporte que pode se tornar viciante, pois traz um enorme bem estar e inúmeros benefícios.


Quem não gosta de academia e tem preguiça de aprender um esporte novo como natação ou dança, pode encontrar na corrida a solução para seus problemas de peso, concentração e saúde.

Para se ter uma ideia da grandiosidade deste exercício, eu mesma, antes de praticá-lo sentia muitas dores nas pernas. Atualmente, as famigeradas dores, como por encanto, desapareceram após o momento em que comecei a me dedicar com maior responsabilidade a este esporte.

Inclusive melhorou consideravelmente minha concentração nos estudos e no trabalho.

Me sinto muito mais disposta para encarar um livro após correr pela manhã.

Corrida em calçamento de pedra exige mais 

Em razão disto, relacionei abaixo algumas dicas sobre corridas e como praticar este esporte para quem está começando ou querendo se aventurar!

  • Primeiro faça uma avaliação física antes de iniciar um programa de corrida. É IMPORTANTE!
  • Não esqueça do aquecimento  antes e  do alongamento depois de correr. 
  • Além de fazer um trabalho específico de flexibilidade duas vezes por semana.
  • Use um tênis adequado ao esporte e ao seu tipo de pisada.
  • Controle a alimentação. Ingira alimentos com baixo valor calórico, evitando açúcar e gorduras.
  • Experimente correr com grupos de treinamento de corrida. O estímulo, sem dúvida, é muito maior. Mas se preferir, sozinho também é uma boa opção, basta escutar uma musiquinha enquanto corre que se sentirá em boa companhia. Aliás, esse é o meu caso e FUNCIONA!
  • Corra com regularidade e torne o esporte um hábito em sua vida. Sempre que possível corra de manhã, pois se você deixar para correr no final do dia, poderá estar atrapalhado com seus afazeres ou muito cansado devido às atividades que fez.
  • Não tenha pressa para aumentar distâncias ou a velocidade de corrida.
  • Corra de sempre na mesma hora, acostumando o organismo à atividade. Assim, quando você não correr, sentirá falta.
  • Não corra todos os dias da semana. Alterne a corrida (de 3 a 4 vezes por semana) com outra atividade aeróbica, como bicicleta. É só pedalar ou caminhar nos demais dias.

  • Alongar é muito importante
  • Há dias em que você acorda desanimado, mas não deixe que isto faça você desistir de treinar. O dia está nublado? Amanheceu chovendo? Na chuva eu não recomendo, pois poderá se resfriar... mas umas nuvenzinhas cinzentas não poderão desanimar você! Insista!! Seja forte!
  • Muitos corredores acham que o maior número de lesões ocorre durante o treinamento de velocidade, mas as lesões ocorrem por excesso de volume (muitos quilômetros), ter antecedentes de lesões e falta de descanso. Então não exagere, sempre vá com calma.
  • Não coloque plástico na barriga para perder gordura mais rapidamente, pois o que você irá perder será água, podendo ter uma desidratação. Não sei porque alguns ainda insistem nesta opção, pois é muito desagradável. Corra livremente, com roupas leves e adequadas e se sentirá um passarinho levantando vôo.
  • Se você frequenta academia, alterne corridas na esteira e na rua. Na esteira não há a resistência ao vento, ocorrendo um esforço menor do que correr ao ar livre. Na rua, além da força do vento, você tem que fazer toda a força para executar a corrida sem impulso da esteira, ficando um pouco mais difícil. Mas cuidado com o trânsito. Corra na contramão para visualizar os carros e cuidado com os buracos e desníveis do chão. Agora, se você tiver o privilégio de ter um calçadão à sua disposição ou mesmo uma praia, correr na areia pode ser uma ótima opção, porém prefira o terreno plano para evitar lesões.

Treinamento na areia da praia fortalece os músculos da panturrilha
e acelera a perda de calorias


  • Você já teve aquela dor no abdome enquanto corria? Esta dor é normal, principalmente para iniciantes. Isto se chama flato e ocorre porque o diafragma não está costumado com as subidas e descidas que as contínuas passadas da corrida provocam. À medida que o seu condicionamento melhora, isso desaparece. Evite mudanças bruscas de velocidade no começo. Isso também produz o flato.
  • As dores provocadas pelo ácido lático são causadas por microtraumatismos nos músculos e tendões. O melhor modo de evitar este mal é não fazer mudanças bruscas nem treinos que não ofereçam tempo suficiente para o seu corpo se adaptar.
  • O desempenho feminino é pior na fase da menstruação e uma semana depois da ovulação, pois a progesterona, um hormônio-chave, alcança nestes períodos seu nível máximo. Mas é preciso praticar mesmo nestes dias para melhorar o humor.
  • Todos os treinos devem ser iniciados com trotes leves e estes devem se repetir no final do treino (para que a sua freqüência cardíaca e respiração voltem ao normal)
  • A constância nos treinos é a chave da melhora de resultados.
  • Faça um trabalho de fortalecimento dos tornozelos, panturrilhas e músculos que reforçam os joelhos.
  • Se algum sinal de trânsito interromper a sua corrida, fique saltando no mesmo lugar para não diminuir muito a freqüência cardíaca. Pois se parar repentinamente poderá sentir tonturas. Eu aprendi e agora fico salteando até o sinal de trânsito ficar liberado para a travessia.
  • Os praticantes acreditam que correr 'vicia'. E eles não estão de todo errados: a serotonina liberada quando se pratica qualquer esporte é a responsável pelo prazer que sentimos durante e depois da atividade. Na corrida, não seria diferente. A sensação de liberdade que a corrida proporciona também ajuda a potencializar esta sensação.

O vídeo abaixo é completo e explicita em detalhes os benefícios de uma boa corrida! Aproveite!




Então, mãos à obra amigos: 

Melhor dizendo: Pernas para que te quero 

E até a próxima corrida!!

Bom final de semana!!!

Corrida em estrada de terra é muito bom,
mas é preciso ter atenção  nos desníveis do terreno.


Imagens do meu arquivo pessoal

8 comentários:

  1. Minha genética é excelente e mesmo sem praticar esportes,mantenho o corpo atlético,consequências do ofício(movimentos e força física),mas sou rápido como a peste em tiros curtos...pois,estes são os nossos enigmas,Adorável Deusa Adi! Hehehehehe!
    abraços fortes

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    1. Olá, boa noite Nino!
      É com bastante surpresa que recebo a sua visita neste espaço amigo! Aliás, estou completamente estupefata, uma vez que eu o conhecia como o Príncipe- menino- real- de -todas- as -pirâmides- do -Egito... Sabe como o reconheci? Pelo fato de ter me chamado de "Deusa Adi".. apenas uma pessoa muito querida me chama assim..rsrs

      Com certeza amigo, você já deve estar muito acostumado com corridas e ainda ser mais rápido do que as grandes pestes que assolaram o Egito, puxa vida, é só para os grandes faraós mesmo!!!

      Muito obrigada pela presença neste humilde cantinho amigo! Ainda mais em um dos meus primeiros posts do Blog, onde eu ainda era bem inexperiente em relação a postagens, apenas escrevia o que vinha à cabeça...rsrs
      Muito obrigada!!

      Abraços e um ótimo final de semana!!

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  2. Correr ou não correr?
    Não correr! Mas uma boa caminhada é bom!
    Abraços!

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    1. Boa noite Expedito! Sua presença me faz muito feliz amigo!
      Seja muito bem-vindo e fique à vontade!!!

      Vejo que no dilema universal você optou por não correr! Bravo também, uma vez que a corrida exige muito mais dos ligamentos dos joelhos e o condicionamento físico, no início, também é bastante exigido.
      Mas como eu falei, quem começa e se adapta bem, torna-se fã número 1 da corrida, assim como eu me tornei!!!

      Entretanto, a caminhada é excelente, pois além de exercitar também é ótima para refrescar a cuca. Então correr ou caminhar e a questão está resolvida!!!
      Agradeço demais sua participação!
      Tenha um ótimo final de semana!
      Abraços!!

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  3. Olá Adriana.
    Pela qualidade da postagem e dedicação aos seus leitores, sua postagem foi escolhida para fazer parte do Portal de Blogs Teia, já foi publicada, espero lhe enviar muitos visitantes.
    Sou fã de corrida ( lê-se caminhada no meu caso rsrsr ) e me sinto muito bem quando pratico.
    E claro não podia deixar de elogiar seu corpo conquistado com muito suor e esforço, um lindo rosto em um corpo perfeito, parabéns.
    Eu me contentava em perder a barriga rsrs, mas eu chego lá .
    Até mais e sinta se a vontade para pedir divulgação quando quiser.

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    1. Olá Portal de Blogs Teia! Muito bom dia!
      Que boa notícia, nesta manhã, ver o meu artigo de corridas aprovado e publicado em um excelente portal de divulgação de artigos e Blogs!!
      Fico muito feliz e agradeço sobremaneira a atenção dispensada e oferecida!

      Espero que os leitores, lendo o post, se sintam encorajados e empolgados a começar a praticar a corrida! É só começar aos pouquinhos e logos logo, estarão entusiasmados a ponto de tornar a corrida o seu esporte favorito.
      Basta tomar alguns cuidados iniciais, fazer a avaliação física inicial, que considero muito necessária e importante,jamais se esquecer dos pré-alongamentos e depois se jogar de cabeça nesse esporte viciante!

      Agradeço muito, Portal de Blogs Teia, pelos elogios! E afirmo que apenas a corrida é suficiente para manter o corpo em dia! Você está certíssimo em praticar e afirmo que perder a barriga é questão de meses. Quando você notar, não terá mais nenhuma gordurinha para contar a história...rsrs
      sério mesmo!!!

      Os leitores podem se sentir à vontade para esclarecer as dúvidas que tiverem em relação à corrida ok? Se eu tiver o conhecimento para responder, logo terão as respostas necessárias!

      Abraços a todos e em especial ao Portal de Blogs Teia, por esta oportunidade incrível!
      Boa semana e excelente corrida para todos!! :)))

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  4. Olá Adriana. Ao conhecer seu blog vi que ha solução para os meus problemas e não são os medicamentos. Espero iniciar brevemente a atividade de corrida para liberar serotonina "0800"
    Parabéns por sua atitude de compartilhar hábitos simples para se viver bem e alegre. Carla

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    Respostas
    1. Oi Carla, seja bem-vinda ao Blog querida!
      Aqui a casa é sua e se tiver dúvidas, conte comigo!
      Terei o maior prazer em poder ajudar!

      E nada melhorar do que uma boa corrida para liberar serotonina querida!
      É uma sensação incrível, indescritível mesmo! Você já conhece não é?
      Sei que em breve vai voltar à rotina de corridas, tenho certeza disso!
      Correr é um esporte totalmente viciante e quem começa e precisa parar, não vê o momento de recomeçar!
      Te desejo muita força, muita sorte! Você vai ficar tinindo!!

      Eu que agradeço sua visita e seu comentário!
      E NÃO SE ESQUEÇA, AGORA ESTAMOS JUNTAS NESSA TÁ?
      Beijão! Boa semana!

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