A hora do chá pode ser a mais feliz do dia!




Olá queridos amigos!
Como estamos hoje? Tudo bem? ou um desânimo insistente persiste em te perseguir...
Ora, não se preocupe!
Eu tenho uma solução simples e nada radical  e que  faz muito bem...

Que tal tomar um chá,  pode ser quentinho ou frio, vai depender do seu paladar!
Saboroso e com poucas calorias, disponível em dezenas de sabores e recheado de antioxidantes. Estas quatro características já são mais que suficientes para se entregar à “chá-mania”! 

Mas há mais… ao longo dos últimos anos, os estudos em torno desta bebida secular têm-se multiplicado e os benefícios para a saúde também!

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

Graças aos seus poderosos antioxidantes – os polifenois – o chá traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental:
  • melhora os níveis de concentração;
  • aumenta os níveis de energia;
  • é um estimulante do bem-estar geral;
  • pode ser utilizado como prevenção e tratamento de aterosclerose (a formação de placas nocivas nas paredes das artérias e que pode levar à sua obstrução completa);
  • é ótimo na prevenção da diabetes;
  • diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • previne contra o cancro (inibe o desenvolvimento de células cancerígenas, impede o fornecimento de sangue ao tumor e incentiva a autodestruição das próprias células cancerígenas);
  • contribui para a diminuindo dos níveis de “colesterol mau” (LDL – lipoproteína de baixa densidade);
  • melhora o metabolismo lípido;
  • tem um efeito anti-bacteriano significativo;
  • purifica o organismo, eliminando toxinas;
  • combate a retenção de líquidos.

VERDE, BRANCO OU PRETO?

Todos os chás derivam da mesma planta – a Camellia sinensis – mas diferem consoante o processo de oxidação a que são sujeitos e que modifica a cor das suas folhas, o seu aroma, sabor e quantidade de polifenois presentes. O chá preto é o mais processado e, embora mantenha muitas qualidades benéficas para a saúde, tem menos poderes antioxidantes do que o chá verde – composto pelas folhas não oxidadas da planta do chá. O chá branco, por sua vez, é o menos processado e contém mais antioxidantes do que o chá verde, no entanto, tem um sabor quase inexistente e é bastante mais caro do que os outros. O melhor é mesmo experimentar  todos!

SABORES SAUDÁVEIS

Com mil e um sabores para provar, são vários os chás que apresentam soluções deliciosamente saudáveis para problemas específicos. É o caso destes chás:

  • Camomila: os seus efeitos tranquilizantes no sistema nervoso são muito conhecidos, bem como o poder calmante que tem sobre problemas de estômago.


  • Cidreira: indicado para combater cólicas e gases, é ainda um calmante natural para estados de nervosismo e de insónia. 

  • Dente-de-leão: desintoxica o fígado, estimulando o seu funcionamento saudável.

  • Gengibre: para além de acalmar o sistema digestivo, é um excelente energizante natural.



  • Hortelã/Menta: relaxa os intestinos, incentivando o seu funcionamento pleno e regular, sendo ainda aconselhado para perturbações de estômago.








  • Maçã: antidiarréico e o auxiliar perfeito para uma boa digestão, tem ainda propriedades sedativas.

  • Canela: A canela pode ser usada para problemas digestivos ajudando e estimulando a digestão; além de tudo pode ajudar a deixar o hálito mais refrescante e  combater o mau hálito.







  • Chá verde: Nos últimos anos uma miríade de estudos têm se dedicado a descobrir os diversos benefícios do chá verde, esta bebida de mais de cinco mil anos, no corpo humano.Se você beber entre duas a três xícaras de chá verde por dia, poderá emagrecer e acumular inúmeros benefícios para a sua própria saúde que, no final das contas, pode resultar em aumento significativo da sua longevidade e qualidade de vida. É uma bebida termogênica, isto é, aumenta a temperatura corporal sendo ideal para realizar a dieta do chá verde. Os flavonóides contidos no chá verde são conhecidos lutadores contra o envelhecimento. Ao evitar a oxidação celular, mantém as células vivas por mais tempo. O chá verde também combate os radicais livres a inflamação causada pela exposição à luz solar. Devido aos mesmos efeitos antioxidantes, o chá verde possivelmente retarda o processo do envelhecimento da pele em geral como o surgimento de rugas, bolsas sob os olhos, manchas na pele, etc. Estudos mostraram que cremes com chá verde levam a melhorias significativas na elasticidade da pele.


PRONTO  para servir!


Esqueça o chá engarrafado, preferindo sempre o chá fresco, fervido na hora com recurso às práticas saquetas ou então com ervas e folhas soltas, deixando-as “marinar” durante 3 a 5 minutos, para poder retirar e aproveitar ao máximo os seus compostos mais benéficos. Se está tentando emagrecer,  troque o açúcar por mel, algumas rodelas de limão, um pau de canela ou beba-o simples! Evite ainda adicionar leite – para além de cortar nas calorias, continua a assegurar os benefícios cardiovasculares do chá, eliminados quando se junta leite ao chá.

Então....gostou? 
Quer se juntar a mim para a hora do chá?
Abração!


Imagens: Google imagens
Pesquisa sobre os benefícios do chá verde : Hypescience

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

9 comentários:

  1. Olá minha querida amiga Adriana!!!
    Que bom passar por aqui minha amiga, aprendi bastante coisas sobre os chás, adorei!!!
    Gosto muito de chá, compro vários, uso todos os dias, gosto bem quentinho, feito na hora!!!
    Não conhecia todas essas propriedades do chá, aprendi mais um pouco!!!
    Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Adriana querida, quando morei no Japão comumente tomava chá durante as refeições. O mais comum era o chá verde. Infelizmente depois que retornei perdi este hábito. Mas depois de ler este post maravilhoso, acho que vou repensar o assunto! Rsrsrsrs...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querido amigos! Olá Dú, que ótimo que já conhece os benefícios de tomar um chá quentinho.Não tem nada melhor! Agradeço muito sua calorosa visita e volte sempre! Edgard, tudo bem? Tem que começar a tomar chá imediatamente! Você vai gostar muito! Ah, e sobre o chá verde estou preparando um especial apenas sobre ele! Depois volte para conferir, OK? Tenham um dia maravilhoso!!!!!

    ResponderExcluir
  4. OI amiga vim tomar uma chazinho,srsrsr. olha aprecio chá gosto de todo tipo não tenho problema até de boldo,ssrsr. Agora os meus preferidos são de cidrela, aqui temos o capim -santo que é uma delicia, maça e canela.

    valeu pelas sugestões dos chãs.

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  5. Sabe Irismar, chá de boldo também é ótimo! É importante para o fígado e ajuda na digestão! Você está certíssima! Venha sempre aqui amiga! Adoro sua visita! Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Adriana, adorei ver os gatinhos vestidos.... a Laura vive vestindo a Lola!

    Não posso tomar Chá Verde, fico a mil... comprei um descafeínado, ainda vou experimentar.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sissym? rsrsrs
      Ah, como a Lola deve sofrer...
      Mas em compensação, ela deve ficar uma fofura com as roupinhas fashions que a Laura deve vestir nela! Agora fiquei curiosa e quero ver a Lola de vestidinho..rsrs
      Ela já tem alguma foto postada no face com roupinhas?

      Adorei sua visita querida! Hoje resolvi divulgar esse post mais antigo para passar um pouquinho dos benefícios do chá. Quer dizer que o chá verde te deixa a mil? Então recomendo o de camomila ou de cidreira. É uma maravilha amiga!
      Tomo todas as noites antes de dormir, bem quentinho, revezando os sabores durante a semana! Experimenta!! :)

      Beijos e muito obrigada pela presença!

      Excluir
  7. Olá Adriana Helena. Tudo Bem?
    Parabéns pela postagem e pelo blog, eu gosto muito de chá e preciso aderir mais ao hábito de poder degustar mais porque a gente só fica na base do cafezinho e deixando o hábito saudável que o chá nos proporciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alfeu! Muito obrigada pelo comentário amigo!

      Incluir o chá na nossa vida nos faz bem mais serenos e também animados para enfrentar o dia com força e vitalidade!
      O chá, além de fazer muito bem para a saúde, pode nos acalmar nos momentos de agitação e quando temos problemas de difícil solução.
      Por isso, incluir o chá no seu dia a dia vai te fazer muito bem amigo!
      O cafezinho também é ótimo: gosto de tomar uma xícara depois do almoço e após o lanche da tarde! Mas podemos conciliar chá e café não é mesmo?

      Agradeço sua participação e desejo um ótimo dia!
      Abraços!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.