Como rejuvenescer naturalmente!




 É fato. De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), 5,3 milhões de mortes poderiam ser evitadas anualmente através da alimentação e nada mais.  Realmente isso é um dado alarmante! No entanto, o mais interessante disto tudo é que o segredo da eterna juventude encontra-se na  feira mais próxima e até na nossa despensa.

Sim, é verdade! Basta modificarmos os nossos hábitos alimentares  para vivermos mais anos e em melhores condições de saúde, jovialidade e bem-estar. E isto sem precisar da ajuda de remédios ou cápsulas milagrosas de vitaminas.Neste post vamos falar de alimentos que, apesar de não evitarem a morte, prolongam a vida e dão aquela ajudinha na restauração da pele, ela vai ficar muito mais lisinha e elástica. Na verdade, e segundo os especialistas da área de nutrição, é possível prevenir uma série de problemas com base numa alimentação correta e equilibrada, entre eles problemas de ossos, de visão, coração, colesterol e muito mais!

Agora, fique por dentro dos alimentos  equivalentes à fonte da juventude!

1-Tomate   





O nosso amigo rubro,  além de estar bem provido de vitaminas, minerais e flavonóides, contém licopeno, um dos antioxidantes mais poderosos, que lhe dá a cor vermelha e tem "um papel antioxidante ativo na degenerescência celular que conduz ao envelhecimento",explica o nutricionista Tiago Osório de Barros. É por isso que o tomate rejuvenesce, pois está repleto de antioxidantes.

Além disso, fortalece as paredes celulares, depura o organismo de substâncias tóxicas e aumenta as defesas.


Previne o aparecimento de doenças do coração e dos seus vasos sanguíneos, é benéfico para a visão e melhora a saúde do sistema nervoso. É ou não é o máximo?

2-Soja 


Contém vitaminas A e E, e três do grupo B (B1, B2 e B5). A vitamina ajuda a conservar os epitélios celulares, que revestem as superfícies do corpo e dos órgãos. É por isso que quem ingere mais soja tem a pele mais bonita.
 
A vitamina E tem um efeito antioxidante, combatendo os radicais livres. Possui mais minerais do que qualquer outra leguminosa, sobretudo potássio e fósforo. A relação cálcio-fósforo é essencial para uma boa estrutura óssea.     O potássio tem uma importante ação a nível muscular. Ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, sobretudo na mulher após a menopausa. Alivia os sintomas da menopausa.

3- Brócolis

O zinco que contêm, favorece a função da próstata e a qualidade do esperma. Muito ricos em luteína, reduzem ligeiramente os efeitos da degeneração celular.



Também é recomendado para grávidas, convalescentes, pessoas anêmicas, etc... por causa do elevado aporte de ácido fólico e ferro. Atuam como fitoestrogénios na menopausa, assim como a soja.

4- Espinafre


Têm provitamina A e vitaminas C e E, todas elas antioxidantes. São uma fonte inesgotável de vitaminas do grupo B, como  B2, B6, B3 e B1, que possuem uma ação anti-envelhecimento pelo seu papel como co-fatores enzimáticos.
Relativamente ao seu conteúdo mineral, os espinafres são ricos em ferro, magnésio, potássio, sódio, fósforo e iodo. Para além das vitaminas, são ricos em outras  substâncias antioxidantes como o glutatião, os ácidos ferúlico, o cafeico e o beta-cumárico e carotenóides.Ideal para fortalecer os músculos e dar aquela disposição necessária.

5-Alho


 Tem propriedades anti-sépticas, antifúngicas e antimicrobianas, melhorando a resposta a vírus e bactérias e fungos, além de possuir substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para reduzir o envelhecimento e a degeneração celular, que está na origem de alguns tipos de cancro.Ajuda a reduzir os níveis elevados de pressão arterial.



 Reduz o chamado mau colesterol (LDL), aumenta o colesterol bom e previne problemas de disfunção erétil no homem.


6-Cebola


É uma boa fonte de fibra, vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo. É rica em compostos de enxofre que fazem parte do seu óleo essencial e que atuam sobre as vias respiratórias, melhorando a expectoração.


Para além das vitaminas C e E, contém flavonóides, entre os quais se destacam as antocianinas e a quercetina, todos eles compostos antioxidantes.
7- Azeite virgem (e azeitonas)

Tem um alto teor de ácido oléico, uma gordura monoinsaturada rica em vitaminas A, D, K e, especialmente, em E, que atuam como antioxidantes.
Reduz o risco de doenças cardiovasculares e controla a tensão arterial. Favorece a absorção de cálcio, fósforo, magnésio e zinco, tendo por isso um papel importante ao nível da formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis.


8- Mel

Tem um alto poder nutritivo, pelo que é um substituto ideal do açúcar industrial ou refinado. As suas enzimas facilitam a boa assimilação de outros alimentos.
É um bom remédio contra a fadiga, pois fornece hidratos de carbono de absorção rápida e facilita a reposição das reservas gastas.



9- Kiwi

Originário da China, contém ácido propeolítico, que melhora a circulação e a ajuda a combater o chamado mau colesterol (LDL). Possui uma enzima chamada actidina, que ajuda a digerir as proteínas. 


O seu conteúdo elevado de vitamina C ajuda a prevenir constipações. A vitamina C é um antioxidante que elimina os radicais livres e desempenha um papel fundamental no combate ao envellhecimento e restauração da pele. Contém uma quantidade considerável de fibra, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, que têm um papel muito importante na prevenção de doenças cardíacas.


10- Abacate:

Tem 10 vitaminas, entre elas, a vitamina E e o ácido fólico (B9), e glutatião, um derivado proteico com ação antioxidante (combate a degeneração celular).
Contém 10 ácidos gordos, dos quais cinco são mono e poli-insaturados, com destaque para o ómega-9, ómega-7, ómega-6 e ómega-3, sendo este último protetor contra o cancro. 
Também contém sitosterol, que previne a acumulação de colesterol. Possui, para além disso, aminoácidos essenciais (arginina, fenilalanina, lisina...), fundamentais ao normal funcionamento do organismo


 Ingerindo o abacate regularmente, aumenta consideravelmente a disposição para encarar as tarefas do dia a dia , bem como a realização de exercícios físicos, pois é muito energético. Mas fique tranquilo, pois apesar de muito energético, não engorda. Porém não exagere no consumo: é claro que se você comer 10 abacates vai engordar não é mesmo?

Abraços!


Fonte de pesquisa:
Dr. Tiago Osório de Barros (nutricionista no Espaço Qualidade e Saúde)  Revista Saúde e Medicina


7 comentários:

  1. É uma luta quando chegamos aos 30, pois passamos a perceber a importância dessas dicas para o nosso dia a dia.
    A alimentação influencia muito no nosso organismo e com certeza uma boa alimentação consegue traduzir como será nossos dias posteriores.
    Eu gosto de comer de tudo, mas agora estou tendo mais controle devido a idade e o metabolismo que já não mais o mesmo.

    Não conhecia os benefícios de alguns dos itens citados acima, e por incrível que pareça gosto de todos eles, e agora que conheço sua utilidade vou passar a consumir com mais frequência.

    Adorei teu Blog, e voltarei mais vezes!

    Abraços!

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  2. Oiii amiaga!
    Graças a Deus sou fã da maioria dos itens citados no post,um excelente tema abordado amiga,muitos desconhecem os verdadeiros valores desses alimentos para nosso organismo!
    Bjsss!!

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  3. Olá Isa, seja muito bem-vinda! Pois é, como já tem um tempinho que já passei dos 30..rsrs... estou sempre de olho em formas naturais de preservar a saúde e por tabela a juventude. Amei a sua visita e venha sempre tá? Beijos!
    Ei amigo do Mundo Virtual, obrigada por te me prestigiado com sua presença ilustre...pois saiba que esses alimentos são até milagrosos e estão aqui, do nosso ladinho...mas ainda não parei... continuo na pesquisa de alimentos rejuvenescedores e logo este post terá uma parte II. Portanto, venha sempre aqui que logo teremos mais novidades nesse assunto!!! Abraços!!!!

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  4. Olá Adriana parabéns, um ótimo post.
    é a pura verdade uma alimentação saudável é muito importante para contribuir para uma vida longa e com saúde.
    É preciso reeducar nossos hábitos alimentares principalmente eu rsrs, meus horários de trabalho interfere muito na minha alimentação mas procuro fazer o máximo para me alimentar bem . alias já passei dos 30 a um bom tempo!! Abraços

    Namastê

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  5. Boa tarde querida Katia!
    É com grande alegria que recebo a sua visita, querida! Seja muito bem-vinda!!!
    Pois é amiga, nós que já passamos dos 30, eu aliás já passei dos 30 há muuuuito tempo..rsrs devemos nos preocupar bastante com a saúde, principalmente com a questão do envelhecimento da pele e do organismo como um todo!
    Por isso, mantê-lo hidratado é imprescindível e ingerir os alimentos que contribuem para deixar tudo em cima é mais importante ainda!
    E se pudermos aliar tudo com uma boa massagem ou drenagem linfática aí, sim, seria perfeito!
    Muito obrigada amiga!
    Sua participação neste cantinho foi maravilhosa!!
    Beijos!!

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  6. Boa noite querida amiga!
    Tua presença tão gentil e amável lá no blog, me deixa muito muito feliz! Obrigada pelas palavras de carinho!

    Amei esse post, em especial porque contém coisas que gosto e consumo, já há bastante tempo. Só o abacate que tentarei consumir mais, pois é uma fruta que não dou muita importância, mas agora vou começar a valorizar mais, rsrs...
    As vezes compro o pão integral de soja, para adicioná-la a minha alimentação, e tenho em casa a carne de soja, e com ela quero preparar uma receitinha que aprendi no "Tudo Gostoso", só que lá são bolinhos fritos, vou adaptar para assado, assim fica mais saudável. Todo cuidado é pouco, quando se trata de saúde, e quem não que ter a pele jovem e bonita?
    Sempre estamos aprendendo, e alguns benefícios que mostraste eu não conhecia, gostei muito de aprender. Obrigada por sempre compartilhar conosco esses maravilhosos conhecimentos, no campo da saúde em geral.

    Deixo aqui meu carinho e amizade, e desejo de um abençoado final de semana! :)

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    Respostas
    1. Sandra , bom dia amiga!
      A sua presença que é um raio de luz querida!
      Ilumina a todos por onde passa!:)

      Sim, o abacate é uma fonte energética maravilhosa e nem parece não é? Estou estudando mais sobre o abacate e já posso quase afirmar que ele é excelente para manter a pele sempre jovem em decorrência de seus óleos naturais! Ele só tem um sabor que não gosto muito, sempre que como, gosto de misturar com açúcar, mas isso não vale né? rsrsrsrs
      Mas você já é adepta de uma vida bem saudável querida, e está se cuidando muito bem!
      Eu que agradeço novamente sua participação!
      Fico feliz que tenha aprendido algo de útil! Este é um dos posts antigos que resolvi complementar e divulgar, pois tem muitos amigos que ainda não o leram !

      Um beijo grande e um maravilhoso final de semana de muita paz, descanso e harmonia!!

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