Conhece a filosofia Hippie?




Sempre é interessante conhecer determinadas filosofias e o que pensam certas tribos. Hoje falarei sobre a origem dos hippies e o porquê daquele comportamento que atravessou décadas e se estende até hoje.


O início dos Hippies


No início dos anos 60 os jovens já possuíam uma educação liberal, que estimulava a capacidade de expressão de cada um, tornando-os mais críticos e contestadores a respeito da poluição atmosférica, pobreza e do racismo, além de estrarem vivenciando uma  sociedade toda voltada para o consumo exagerado e  maior valorização dos  valores estéticos.

Desde então existem movimentos formados por jovens rebeldes, delinqüentes e desajustados, porém com um grande potencial criativo e com seus próprios ideais. Queriam um mundo baseado no amor, na arte e na paz. Para eles a paz é a maneira de se resolver diferenças entre povos, religiões e ideologias. E o modo de se chegar à paz é o amor e a tolerância, aceitando o outro como ele é, sem julgar a aparência. Esta é a base da filosofia dos hippies.

E foi nos Estados Unidos que os jovens com um sentimento de insatisfação e cansados de aceitar o modo de vida da sociedade saíram pela estrada em busca de novas emoções e diferentes sensações, passaram a usar drogas e consumir álcool. Essa geração ganhou o nome de “beat” e mais tarde foram batizados de “beatniks”. O movimento hippie era a forma concreta que eles queriam, porém ainda acreditavam em seus “sonhos dourados”, eles possuíam sua própria linguagem, escreviam sem levar muito em consideração regras , usando gírias e criando termos. 
.
Em 1967, conhecido como o ano da Flor, os hippies convocaram uma reunião (Reunião das Tribos) e mostraram a sua força, no que foi chamado de World's First Human Be-In que contou com a presença de cerca de 20 mil jovens cantando e dançando, cobertos de flores, colares e pulseiras. 

Em junho 100 mil hippies (não todos juntos), invadiram a cidade de São Francisco para o chamado Verão do Amor o que deu fama tanto nacional quanto internacional para a cidade como a capital mundial dos hippies, que se intitularam como “Flower children” (Filhos da flor).  O  movimento Verão do Amor contou com a participação de romancistas premiados, astros do rockhippies, professores rebeldes e pessoas simples da classe média, para protestar contra a Guerra do Vietnã.  

Porém isso causou uma grande exploração turística, que não era o fundamento dos hippies, com isso muitos deles deixaram o local e foram viver em comunidades rurais. Assim foi o início deste grupo que ainda hoje mantem sua filosofia de paz e amor, além de hábitos e costumes totalmente originais.


Um dos hábitos mais característicos que identificam  os  hippies  como uma cultura peculiar é a  confecção de artesanato . É raro vermos outros grupos culturais montando feiras e expondo suas culturas tão abertamente da forma como os hippies fazem. Além do carisma único ao lidar com as pessoas, eles também tem um ideal de uma sociedade, de paz e amor, que inovou, conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo.



Paz e amor sempre amigos! 

Abraços!!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

5 comentários:

  1. Adriana muito boa sua matéria , na realidade me traz muitas lembranças de um tempo que tive a sorte de pegar no final do movimento , realmente fantásticas lembranças.Já não sou mais um Hippie mais ainda gosto de Rock...um abraço amiga.

    ResponderExcluir
  2. Olá 1001 TRIP, tudo bem? Que bom tê-lo aqui!
    Puxa, eu realmente admiro demais a filosofia dos hippies uma vez que o seu movimento contribuiu para trazer maior harmonia na sociedade da época tão marcada por conflitos.Muita paz e amor para todos nós!Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Hippies.

    Nós ejaculávamos ideais.
    Os teens masturbam penitências.

    Cecília Fidelli.

    Amei este blog. Amei!
    Beijo,
    Ci.
    ceciliafidelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília, boa noite! Tudo bem?
      É com muita alegria que a recebo neste cantinho querida!

      Os Hippies continuam sendo a melhor geração que já existiu, com a filosofia de vida mais encantadora possível!
      Suas palavras foram incríveis, bastante audaciosa, típica de uma autêntica poetisa!
      Eu que agradeço sua visita e comentário tão oportuno! Adorei!
      Um grande beijo e uma maravilhoso final de semana! :)

      Excluir
  4. Por favor, qual o nome desta música (do vídeo)

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.