Nada como um dia ensolarado para cuidar da saúde!


Vou descrever uma regrinha básica para ser feliz, ou pelo menos fazer uma tentativa...

Se o dia amanheceu ensolarado e você não possui compromissos sérios, então levante-se, sacuda a poeira e saia para tomar sol. 

Pode ser  no parque, na praia, no zoológico, no sítio, enfim... em qualquer lugar pois o sol é muito democrático! É PARA TODOS!!!


Aconselho que saia mais cedinho, pois o cuidado com a pele também não pode ser negligenciado. Passe um protetor solar nas áreas mais expostas do seu corpo e  saia para arrasar!! Veja os benefícios de um bom solzinho ameno, segundo as pesquisas do biofísico Richard Setlow.

Uma nova pesquisa sobre o impacto da exposição ao sol na saúde sugere que os benefícios da luz solar podem superar os riscos de câncer de pele para algumas pessoas.
O estudo foi liderado pelo biofísico Richard Setlow, o primeiro a alertar para a ligação entre exposição solar e câncer de pele.
Desta vez, no entanto, ele chama atenção para o fato de que a falta de luz solar pode prejudicar a produção de vitamina D, substância que ajuda na prevenção de vários tipos de câncer e doenças cardíacas, além de impulsionar o sistema imunológico.
"Já que a vitamina D tem uma papel importante na prevenção de vários tipos de tumores internos e outras doenças, é importante avaliar os riscos para determinar se o conselho de ficar menos exposto ao sol pode trazer mais prejuízos que benefícios em algumas populações", disse Setlow, pesquisador do Laboratório Nacional de Brookhaven, do Departamento de Energia do governo americano.
Os pesquisadores, da Noruega e dos Estados Unidos, calcularam a síntese de vitamina D em pessoas que vivem em latitudes diferentes - mais ao norte e próximas à linha do Equador.
As simulações indicaram que pessoas que vivem na região do Equador, como na Austrália, produzem 3,4 vezes mais vitamina D em resposta à exposição ao sol do que quem vive na Grã-Bretanha e 4,8 vezes mais do que os escandinavos.
Além disso, os pesquisadores observaram que a incidência de outros tipos de câncer, como de pulmão, mama e próstata, aumentava no sentido norte-sul.

No entanto, ao analisar as taxas de sobrevivência, os pesquisadores descobriram que as pessoas que ficam mais expostas ao sol apresentam prognóstico melhor, o que sugere que pessoas com mais tempo de exposição ao sol têm mais chances de sobreviver a vários tipos de câncer.
"Em um trabalho anterior havíamos apontado que as taxas de sobrevivência para estes tipos de câncer melhoravam quando o diagnóstico coincidia com a estação de maior exposição ao sol", diz Setlow.
O estudo aponta que, para prevenir o câncer de pele e continuar produzindo vitamina D, é preciso aumentar o consumo de alimentos ricos na substância e continuar utilizando o protetor solar.
Para Setlow, a pesquisa pode auxiliar no desenvolvimento de novos tipos de protetores solares, que protejam contra os raios UVA, mas não prejudiquem a absorção moderada dos raios UVB, que atuam na produção de vitamina D.
"Um aumento na exposição ao sol pode levar a uma melhoria no prognóstico do câncer e possivelmente ter mais resultados positivos que negativos", finaliza.

E ainda tem mais, veja cinco razões instantâneas para você tomar o solzinho milagroso:

1-Tomar sol nos deixa mais dispostos em razão dos raios ultravioletas reduzirem os níveis de hormônio do sono, chamado melatonina; 



2-A exposição ao sol estimula a produção de vitamina D pelo organismo, essencial para a formação e manutenção dos ossos do nosso corpo. Isso acontece porque a vitamina D age facilitando a absorção do cálcio; 




3- O sol ajuda na liberação de serotonina, substância que nos dá uma sensação de bem estar e estimula o bom humor.



4- Os raios solares melhoram a circulação sanguínea, ajudando na eliminação de substâncias nocivas ao organismo!




5- O sol também fortalece o sistema imunológico do organismo. Ele estimula a produção de glóbulos brancos conhecidos por serem nossas células de defesa.






          DEIXE O SOL ENTRAR NA SUA VIDA!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Com certeza amiga nada é m+ lindo que um dia de sol e a felicidade completa tudo
    bjos dos ´´Escritores de alma´´

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Escritores da Alma! Como é bom tomar um sol ameno.... os benefícios e a vitamina D adquiridas nos deixam exultantes de felicidade! Muito obrigada pela visita! Volte sempre, estarei de braços abertos para recebê-los!!! beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga !! Chegueiii !

    Adorei a postagem, pois sou fã de sol !!! desde novinha sempre gostei de ficar espichada no sol, até nas horas perigosas rsrs
    Mas a 3 anos me mudei pra Sp e aqui a cultura é outra, então estou branca feito cera !!kkk
    Mas sempre que posso vou tomar um solzinho, pois me sinto muito bem, revigorada e feliz !!
    Achei super interessante as informações que nos trouxe !! Obrigada por compartilhar !

    Um beijãoooo e feliz dia do Blogueirooooo !!!

    ResponderExcluir
  4. Samanta, minha amiga linda e muito querida!
    O sol é a melhor coisa que possa existir para a saúde!Adorei o seu jeitinho de falar que ficava espichadona no sol quando novinha... mas que perigo hem? Mas naquela época tudo era válido e ainda não existia o bucacão que tem hoje na camada de ozônio....rsrs
    Mas o sol é surpreendente, nosso amigo se em doses bem moderadas e com o indefectível protetor solar!!!
    Beijos amiga e muito obrigada.. a resposta demorou né? Só vi hoje, desculpe...estou dando uma renovada no blog e verificando as pendências... beijos mil querida e ótimo feriadão de muito sol para nós!!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é linda amiga, quem me dera ter hoje aqui, esse sólinho quentinho de que me fala, nestes dias frios de primavera!
    Apanhar sol é super importante, para todas as pessoas!
    Mas não abusar...Nem de mais nem de menos!
    E sempre na hora, que menos mal possa fazer à pele!
    Eu adoooooooooooro o sol! O que seria de mim, sem sol...O que seria deste planeta sem Ele...
    Antigamente passava o dia inteirinho na praia, a torrar!
    Nos últimos anos, só me exponho ao sol, de manhã cêdo até cerca do meio dia, e depois das 4 horas da tarde!
    Bom final de semana querida amiga!!
    Se tiver por aí sol a mais, envia para aqui, pq estamos precisando muito dele!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Antonio! Que surpresa ter a sua visita ao Vivendo a Vida Feliz! Fico muito contente por isso!! Obrigada!

      Puxa, quer dizer que na sua terrinha está fazendo muito frio? e ainda faltando sol? Isso é um pouquinho triste não é mesmo, pois o sol ilumina a todos e fornece uma série de benefícios para a saúde!!!
      Você está certíssimo: só devemos tomar sol bem cedinho, se possível até as 10 horas- depois deste horário os raios começam a ficar perigosos demais! Como você informou, depois das 4 horas da tarde também não tem problema: ele está mais ameno!!!
      Sabe que hoje o sol aqui está mais fraquinho, mas deu o ar da sua graça, inclusive com um pouco de chuva pela manhã: até apareceu o arco-íris!!

      Agradeço sua visita, seu comentário e presença amigo!
      Muito obrigada e ótimo final de semana!!
      Abraços!!!

      Excluir
  6. Oi, Adriana!!
    Sabemos dos altos índices de suicídio em países em que o sol é excasso. Somos tão previlegiados, que não precisamos necessariamente sair ao sol para sentir a sua energia. Lógico que nas horas de lazer, o sol como companhia é aliado para termos mais disposição. Dias nublados não nos dão muito ânimo.
    O sol mais vitamina D é grande aliado para aqueles que consomem cálcio para combater a osteoporose, pois somente tomando o sol mais exercícios de impacto é que fazem produzir osso; idosos e crianças pequenas principalmente!
    Eu acordo cedo todos os dias e vou para a natação. Vou e volto para casa fazendo caminhada para só depois ir trabalhar. Percebo na cara das pessoas a diferença quando o dia está nublado.
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luma!! Que felicidade ter você aqui em um dos meus primeiros posts do Blog amiga!
      Tenho este como um dos mais importantes para a nossa saúde!

      Você mencionou algo bastante importante: os índices substanciais de suicídio nos países constantemente cinzas e nublados.. é verdade!!!
      O sol é muito importante e mesmo que atualmente a maioria o ataque em razão dos raios ultravioletas incidentes provocadores do câncer, ainda é importante tomar sol para adquirir vitamina D.
      Sem contar que um dia lindo e ensolarado nos traz vida, felicidade!

      Ah, também preciso comentar como você: quando o dia amanhece nublado, as pessoas caminhando na praia ficam todas com cara de "poucos amigos" kkkk só faltam morder!! Que engraçado, você notou e eu também a coincidência! Realmente um banho de sol bem cedinho faz toda a diferença!!!!

      Muito obrigada pela visita tá? Sei o quanto se esforça e sinto-me muito prestigiada por doar um pouquinho do seu precioso tempo para vir aqui!
      Beijos com carinho e uma semana igualmente maravilhosa!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.