Faça exercícios brincando!



Oi gente!

A melhor coisa que existe é voltar a ser criança!

Na infância,brincávamos e nos divertíamos, 
e dela podemos tirar algumas  experiências! 

Portanto,  ainda 
preservando o seu 
lado infantil e
 brincalhão,  que 
tal usar   as 
 brincadeiras das 
 crianças para 
fazer exercícios?

Vamos pular?


Está com preguiça de fazer exercícios ou ir para a academia?  Então, pule. A receita é simples, mas dá  um resultado fenomenal!!! 

Simplesmente pular, subir escadas, pular na cama elástica ou  pular corda são quatro  exemplos de exercícios em que os saltos  e pulinhos trazem muito progresso !

Segundo  a professora Milena Emídio, pular é um excelente exercício : "Eles trazem a melhora da capacidade cardiovascular e realizam um alto gasto calórico, além de serem muito divertidos". Aulas de ritmos variados, danças , aerofight e circuito também possuem essas características e podem ser encaradas como opção para aqueles dias em que bater uma vontade de fugir da esteira, bicicleta ergométrica, corridas e demais exercícios tradicionais

A seguir, você conhece um pouco mais de cada um dos exercícios e pode começar já a praticá-los, preparando-se para pular ainda mais (de felicidade, desta vez, eu garanto! )

1- Pular  de alegria e subir escadas!




O gasto calórico dos exercícios está relacionado com a condição física inicial do praticante, seu estado de saúde, alimentação e horas de sono. Se você praticar pulos de alegria e subir escadas bem feliz durante  30 a 45 minutos, há queima de 300 a 600 calorias. É uma maravilha!!!!




Além do mais  você exercita pernas e bumbum. Se você quer tonificar os músculos inferiores pule o mais que puder e suba todas as escadas que encontrar pela frente! Seja um escadamaníaco!Panturrilhas, coxas e glúteos são trabalhados intensamente durante os movimentos realizados.


O melhor disso? 

Você nem percebe que está numa malhação intensa.Tome cuidado.Se você tem alguma lesão nos joelhos, precisa fortalecer os músculos e as articulações antes de entrar no ritmo. O treino de musculação é essencial para isso e também não deixe de se alongar bem antes de começar a pular. Na dúvida, fale com o professor  ou um preparador físico antes de encarar.


Efeito colateral  dos seus pulinhos e subidinhas nas  escadas:  

Esses dois exercícios ainda garantem um bônus especial para você:


a tonificação  do abdômen!! 

Os músculos do abdômen e os paravertebrais funcionam como estabilizadores nos pulinhos e nas subidinhas!  Portanto o trabalho neles  é bastante intenso. Não há um trabalho bem  específico de abdômen, mas a musculatura na região  é bastante solicitada. É um ótimo exercício para quem quer fugir dos exercícios  abdominais tradicionais!   Então pule e suba muitas escadas! Seu abdômen vai começar a ficar mais chapadinho!



Pule com seus amigos!


Se não quiser  pular sozinho chame seus amigos mais chegados e que  não tenham  vergonha em se expor um pouquinho ! Uma  boa turma de amigos, além de melhorar o condicionamento, melhora  muito a sua  autoestima. Elas promovem uma socialização, as pessoas se divertem muito  e podem aproveitar uma vida mais ativa e saudável! Experimente, tente!!!


E se sentir dores após os 
excessos de pulinhos?

Após  os pulinhos e pulões, os músculos ficam doloridos em função de micro lesões que ocorrem durante o exercício. Isso ocorre quando você ainda não possui condicionamento físico!  A Musculatura não adaptada para esse tipo  de treinamento e o número alto de repetições, bem como uma provável  sobrecarga local são as principais causas. O problema some, em média, após três semanas de prática regular de pulinhos e subidas nas escadas. O importante é não interromper as atividades!

Respiração:

Na medida em que o tempo e a intensidade dos exercícios de pular e subir escadas  vão aumentando, a respiração  torna-se mais intensa e mais rápida. O corpo exige maior captação de oxigênio. A respiração adequada durante  os exercícios coordena a inspiração e a expiração de acordo com a velocidade, intensidade e tempo dos mesmos. Não há regras para respirar, cada um possui uma capacidade de captação e eliminação de gases da respiração. Como os músculos abdominais estarão tensos durante a execução dos exercícios, a respiração é mais torácica do que abdominal. 



2-Pular na cama  elástica: 

Amigos: existe uma brincadeira melhor do que pular na cama elástica? É UMA DELÍCIA!!! Sem contar que é praticamente uma drenagem linfática pulante  porque  equivale a uma massagem poderosa nas pernas, bumbum, abdomen e  panturrilha.  

Benefícios:

Os pulos na cama elástica  beneficiam no tratamento de celulite e também na diminuição do inchaço. Os resultados surgem após o terceiro mês de pulos! E ainda  oferece melhora da capacidade cardiovascular e muita resistência de membros inferiores, além de queimar bastante calorias! É MUITO BOM!! O problema é  achar uma  cama elástica compatível e que aceite adultos...rsrs Nas academias existem as mini cama elásticas.. é excelente para fazer exercícios dançantes nela! UMA DELÍCIA PULAR!!!



3-Pular corda: 

Pense na corda  como sua companheira para emagrecer. Uma média de 60 minutos de treinamento de corda chega a derreter 800 calorias. Os atletas de boxe a utilizam  para o aquecimento, inclusive, por causa do aquecimento cardiovascular e muscular de todo o corpo que os pulos oferecem. O ideal é praticar de duas a três vezes por semana. 

Benefícios:


Há melhoria  no  condicionamento cardiovascular, além de tonificação dos membros inferiores, (panturrilha, glúteo e pernas) e do abdômen.Se você for um atleta e usa a corda como um meio de melhorar sua resistência, é possível pegar mais pesado. Basta aumentar a velocidade de execução, o número de giros em menos tempo, pular mais e aumentar o tempo de treino.


Precauções:


Mas é importante lembrar que o exercício tem muito impacto, exige condição física adequada, como bom preparo dos  membros inferiores. 
Se você precisa emagrecer, é melhor evitar a corda. Isso porque o impacto dos pulos pode prejudicar joelhos, tornozelos e coluna. Depois de perder uns quilos, no entanto, lembre-se dela como opção para enxugar o que falta. Você vai ficar ágil e se sentir como uma verdadeira criança praticando toda essa série de exercícios pulantes! 


Um grande abraço amigos!!! 

 VAMOS PULAR!!!

12 comentários:

  1. Oiii Querida,posso demorar um pouco,mas apareço para visitar seu maravilhoso espaço cheio de vida e energia e muiiiitas dicas de como viver bem e com muiiita saúde!!
    Estava com saudades de ler seus posts e suas matérias,então vamos lá,vamos pular,vamos pular....
    bjssss querida!!
    Uma ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  2. Mauro, querido! Que saudades de você!
    Que bom que veio conferir o post sobre exercícios que imitam as brincadeiras das crianças!!!
    Eu também adoro pular e me divertir muito! E de quebra ficamos com um bom condicionamento físico!!!Então vamos pular muito amigo!!
    Muito obrigada amigo e venha mais vezes!
    Um grande abraço!!!
    Um semana maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriana, ótima idéia, pra mim os exercícios físico são muito chatos e cansativos, e esta idéia de virar criança e manter a forma é perfeita para mim, vou aderir a idéia da corda, se eu não emagrecer pelos menos vou me divertir, adorei o texto, parabéns. Bjs e flores. Deka

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Deka, do Choramingos e Chorumelas.. que bom que voltou!Viva!!!! Fico Feliz!!!! Eu também confesso agora aqui secretamente que não sou tão fã assim de fazer exercícios, mas a vida me obrigou a isso..rsrs Mas também sempre existe uma maneira da gente dar uma voltinha na chatice dos exercícios localizados e fazer somente os alegres e divertidos!! O resultado final é o mesmo!!! Ficamos em forma e com bom condicionamento físico! Um grande beijo amiga.. Vote sempre viu? Estou procurando novas maneiras de fazer exercícios e se divertir!

    ResponderExcluir
  5. nossa ainda bem que eu Faso execício
    todos os dias eu preciso muito porque eu
    descobrir que eu tenho diabetes tenho que fazer brincando todos os dias rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde querido Luiz!
    Ainda bem que você já é tarimbado em fazer exercícios.. se já está acostumado, então não deve sentir muitas dores após a prática dos mesmos!! Realmente se você praticar todos os dias a diabetes fica muito mais controlada!!!
    Muito obrigada pela visita amigo, Volte sempre viu? Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá minha querida amiga Adriana, boa noite!!!
    Minha amiga, estou atrasado mais cheguei... vim fazer exercícios brincando... é sempre muito bom passar por aqui, encontramos sempre vida muito feliz e saudável, você nos transmite uma alegria ímpar, um exemplo a ser seguido por todos...
    Minha amiga, adorei esta maravilhosa matéria, um primor!!!
    Tenha uma linda noite e um maravilhoso dia, recheado com muita luz!!!
    Abraços com muito carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida Adriana,
    Bom dia,
    Amiga, realmente certos tipos de brincadeiras sem um compromisso de malhação ele da resultados, pelo menos sinto no corpo a reação, principalmente pra quem não tem costume de se movimentar os sintomas avisam que algo aconteceu, pois o corpo corresponda,vou dizer como meu pai sempre diz, "minha filha até arrumando casa você emagrece"rsrs, mas o corpo requer movimentos, e não comodismo, e os pulinhos,saltinhos, uma dança bem gostosa e com grandes e deliciosos balanços nos confortam, nos da sensação de leveza e peraltice e ainda nos coloca em boa forma.....

    Amiga,amei teu artigo, excelente e recreativo além de nos equilibra...
    Beijinhos em seu coração e um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Meu querido amigo Du, Luis! Que maravilha você ter vindo dar uma forcinha! Tem tantos momentos na vida que podemos melhorar não é mesmo? Um deles é tornar a tarefa exaustiva de fazer exercícios uma verdadeira brincadeira de criança!
    Muitíssimo obrigada amigo... você é fenomenal!
    Abraços e ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  10. Cecília, linda e maravilhosa! Bom dia!
    Puxa, é verdade! Arrumar a casa é um ótima saída para fazer exercícios querida! Fazemos duas coisas ao mesmo tempo: nos exercitamos e a casa de quebra fica limpinha, arrumadinha e cheirosa!!! rsrs
    Puxa vida,sua sugestão já me deu ideias para um próximo post! Dar pulos brincando ou na dança é bom demais!!! Um grande beijo amiga e muito obrigada por sua visita! Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  11. A mulher voa mesmo, 100 por cento saúde, além de ser uma bela dica, não podia dá outra, já divulguei nas redes sociais, beijocas e boa semana para todos. Voz do Povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Damião! Pareço voando na fotografia? rsrs
      Na verdade, seu eu corresse mais um pouquinho, daria até para voar de verdade, pois estou no alto de uma montanha!!! Mas faltava o item principal: um pára-quedas!!
      Tudo foi para provar que fazer exercícios também pode ser uma atividade envolvente!
      Imitando as crianças, ganhamos qualidade nos movimentos que tornam-se fácies e muito mais divertidos!
      Muito obrigada pela visita e colaboração!
      Um final de semana repleto de felicidades!
      Abraços!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.