28 atitudes de vida para ser saudável!





O que significa ter uma vida saudável? Você sabe? A todo momento somos bombardeados com conselhos do estilo não fumar, comer de forma balanceada e equilibrada, bem como a prática regular de exercícios físicos. Mas apenas isto não basta para ser saudável e feliz. Sabia?

Inclusive aderir a esse modo de vida é desanimador para muitos que teimam em lutar contra as convenções estabelecidas e continuam desabalados na rotina estressante da atual vida agitada e sempre alegando falta de tempo ou uma interminável série de desculpas, postergando assim, o projeto de obtenção de uma vida melhor. Mas aqui tem 28 dicas que irão te auxiliar a ter uma vida muito mais feliz e saudável! ;)



Entretanto, antes de se jogar por completo em um novo projeto de vida, existem atitudes simples apontadas pelos médicos que podem tornar a vida mais saudável, sem a necessidade da prática acelerada de exercícios físicos. Para o endocrinologista Albermar Harrigan, há uma tríade básica para se obter a saúde e o bem estar:



ATIVIDADE FÍSICA 


BOA ALIMENTAÇÃO 


O SONO

Então, nada melhor do que aderir a um projeto de mudança neste momento, Pequenas mudanças podem ser feitas, de forma que a alteração dos costumes diários aconteça de maneira gradativa. As medidas iniciais podem incluir a adição de frutas e cereais em sua alimentação, ou um copo de água extra. Nada de mudanças drásticas no início. O radicalismo pode ser fatal, além de desanimador, fulminando o seu plano de viver com maior qualidade. 

Pois então? Está se sentindo preparado para aderir a este projeto? Vamos listar as atitudes básicas e simples que transformarão a sua vida:


1-EVITAR TODO E QUALQUER TIPO DE VÍCIO: 


Abandonar de uma vez por todas vez o cigarro, ingerir pouco álcool, evitar excesso de trabalho ou ficar, por exemplo, 18 horas em frente ao computador, na internet ou jogando. Tudo que é em demasia faz muito mal e deverá ser evitado ao máximo. 




2-EVITAR O ESTRESS: O stress aumenta a pressão arterial. A preocupação com o trabalho e a vida pessoal levam ao aumento da incidência de doenças cardiovasculares e à perda de memória.


3-PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA: 

Os exercícios físicos, aqueles que evitamos como se fosse uma peste, são primordiais. Mas calma. Não é preciso fazer mil abdominais diários, correr quinhentos quilômetros e levantar peso todos os dias da semana. Esteja centrado em sua realidade de iniciante, sabendo que quanto mais pratica, mais saudável estará. Exemplos para um início gradual são as atividades moderadas, como a realização de uma tarefa doméstica, como a jardinagem, ou uma simples e curta caminhada. Saiba que apenas 40 minutos de atividade aeróbica, três vezes por semana, já aumentam s sensação de bem-estar e melhoram a imunidade e a memória. Pacientes com câncer de mama e de intestino que fazem exercícios e não ganham peso têm chance de cura quatro vezes maior do que aqueles que não mudam o estilo de vida.


E ainda tem mais benefícios, veja: 

Reduz o risco de AVC e diabetes 
Melhora as articulações 
Aumenta e melhora a amplitude dos movimentos físicos 
Ajuda a manter a flexibilidade, independente da idade 
Mantém a massa óssea, prevenindo a osteoporose e fraturas 
Melhora o humor e reduz os sintomas de ansiedade e depressão 
Melhora a autoestima 
Melhora a memória em idosos 
Reduz o stress 

4-MANTER BOA ALIMENTAÇÃO


Já começa a sofrer com um possível adeus àquela massa maravilhosa que desfruta pelo menos uma vez na semana? Não é para tanto! Existem maneiras simples de adicionar mais comida saudável, sem cortes bruscos na sua dieta diária.

Coma mais frutas. Adicione-as ao cereal, ou as saladas (não importa onde elas estejam, desde que marquem presença). Deixe o seu lanche rápido mais vegetariano. Acrescente tomate extra no sanduíche. Faça uma reserva de vegetais congelados, já cortados e prontos para lanches rápidos. 
Extermine o molho da salada. Mentalize que este vilão é muito rico em calorias. Vai ajudar a deixá-lo de lado. 
Opte por alimentos com baixo teor de gordura, ou sem gordura, como o leite, que em vez de gordo, pode ser desnatado. 


5- DORMIR 8 HORAS POR DIA:

É preciso espreguiçar, relaxar antes de dormir, como um preparatório para o sono. O ideal é dormir cerca de 8 horas por dia, pois a estabilidade das funções cerebrais depende do sono. Ele recompõe as células e melhora o aproveitamento das energias.






6-FUGIR DA POLUIÇÃO:


Morar ou trabalhar perto de indústrias e avenidas com muito movimento de veículos, com alto índice de poluição, aumenta os riscos de câncer e doenças respiratórias.






7-TOMAR VACINAS:


Uma das mais importantes formas de prevenção é o uso de vacinas. Só o fato de tomar as vacinas ofertadas pelo governo já previne inúmeras doenças, como hepatite, meningite, tuberculose e gripe, inclusive a H1N1





8- TER BOA HIGIENE BUCAL:


É preciso manter os dentes saudáveis e bem cuidados. Dentes em péssimo estado de conservação, sem o uso de fio dental, unindo cigarro e bebida, podem proliferar bactérias , que causam infecções. É importante verificar se as próteses e aparelhos ortodônticos estão bem ajustados, pois podem causar machucados e até câncer.




9-CONSUMIR MENOS SAL: 

A alimentação deve ser com pouco sal e gordura para não levar à hipertensão arterial. Muita gordura também vai aumentar o colesterol e entupir as artérias, colaborando para doenças cardiovasculares. Portanto mantenha-se longe do sal, seu coração agradece.



10- FAZER EXAMES MÉDICOS REGULARES:


Fazer check-up regularmente também é importante para prevenir doenças. Ações simples, como fazer mamografia e o exame contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos ajudam a detectar tumores.




11- LAVAR AS MÃOS:


É importante ter hábitos bons de higiene, como lavar bem as mãos sempre antes de se alimentar. Isso porque assim é possível evitar germes que podem causar infecções.




12- NÃO ABUSAR DE REMÉDIOS:


O uso de medicamentos sem a prescrição médica pode piorar o quadro do paciente ou esconder a real causa do problema, além da possibilidade de causar efeitos colaterais.




13- FERVER, COZINHAR OU DESCASCAR:


Tudo que se come deve ser fervido, cozido ou descascado, pois há milhares de micro-organismos presentes em diferentes alimentos. Com a fervura, as bactérias e demais micro-organismos são extirpados dos alimentos.



14- BEBER MUITA ÁGUA:


Beba pelo menos trés copos de água pela manhã e três pela tarde. Isso diminui a vontade de comer doces e ainda ajuda no funcionamento do organismo, deixando o corpo bem hidratado.






15-EVITAR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS:


O ideal é consumir alimentos frescos e feitos em casa e evitar os industrializados. A intenção é reduzir o consumo de alimentos como muitos conservantes, gordura trans, substâncias artificiais e sódio em excesso que fazem muito mal à saúde.







16- CONTROLAR O PESO : 

É importante sempre se manter no peso ideal, pois o sobrepeso aumenta o risco de hipertensão arterial, podendo levar a doenças cardiovasculares a até mesmo favorecer o câncer.






17-SER ORGANIZADO:
No trabalho, procure sempre que possível fazer uma limpeza nas gavetas , organizar o escritório e sua mesa. Eu já falei deste assunto aqui no blog. Veja como é importante: Organize sua mesa e obtenha sucesso!

Em casa , se tudo estiver limpinho, você vai se sentir melhor e ainda evitar problemas como alergias respiratórias. É preciso fazer a mesma organização e manter o ambiente sempre limpo em qualquer circunstância ou ocasião.




18-RESPIRAR FUNDO: 

A respiração pausada ajuda a relaxar a musculatura.


Quando se respira fundo, melhora-se a circulação cerebral, oxigenando o cérebro, sem contar que traz uma paz de espírito muito grande.




19-MANTER O BOM HUMOR:


A felicidade interfere diretamente no tratamento de doenças, até mesmo do câncer. É importante manter um posicionamento otimista frente ao tratamento, pois isso melhora a qualidade de vida do paciente. A depressão, por outro lado, faz cair a imunidade.


20- TER FÉ:



Estudos mostram que 60% das doenças tem melhora significativa com orações e reza, pois a fé estimula o cortisol e a endorfina, que aumentam a imunidade.



21- TER AMOR PRÓPRIO:


Busque o autoconhecimento e procure ter amor próprio. Sinta que a cada respiração você envolve cada célula do organismo, cada tecido, cada articulação e imagine o equilíbrio de suas funções corporais.


22- DANÇAR:

Atividades como teatro, dança e música mexem com áreas diferentes do cérebro, deixando-o sempre ativo, o que ajuda a evitar a perda de memória e outras doenças.





23- PRATICAR A LEITURA: 

A leitura também é ótimo remédio para o cérebro e a memória. Também vale praticar xadrez, palavras cruzadas e cursos diferentes, para aprender coisas novas.



24- TER UM HOBBY: 

É preciso ter um hobby, tempo para o lazer com atividades prazerosas como pintura, artes ou qualquer forma de entretenimento, pois isso reduz o stress e também aumenta a autoestima. O lazer desintoxica o cérebro.



25-SER VOLUNTÁRIO:


Ser um voluntário em qualquer tipo de atividade faz bem também pra quem doa seu tempo. Essa atitude faz a pessoa se sentir útil, o que melhora sua autoestima e estimula cuidados com a saúde.






26- CONHECER A HISTÓRIA:

É necessário conhecer a história da família, pois, ao saber dos problemas genéticos, é possível buscar mais cedo a prevenção.






27-CUIDAR DA VIDA SEXUAL:
A relação sexual melhora a capacidade física e mental, pois libera endorfina, hormônio que dá sensação de prazer , e ainda tem efeito analgésico, aumentando a resistência das pessoas à dor. Por isso é preciso tratar problemas que possam afetar a vida sexual do casal.



28- ANDAR DESCALÇO NA AREIA:

Há estudiosos que afirmam que andar descalço na areia auxilia o organismo a descarregar a eletricidade estática acumulada no corpo, como se fosse um modo de liberação de energia negativa. Sem contar que é uma excelente forma de massagear os pés e ter contato com a natureza na sua maneira mais rica. Se puder fazer isso, não espere muito, faça o mais rápido que puder a depois continue a praticar com regularidade.


Assim, depois destas dicas, você poderá analisar tudo o que faz bem à sua saúde e, para animar o cumprimento do objetivo de permanecer saudável, esteja focado principalmente nos benefícios que serão adquiridos com o desenvolvimento de tarefas simples, mas que vão te garantir uma vida muito mais feliz! Antes de ir, ouça essa canção e garanto que sairá daqui leve e livre!! Abraços e se cuide!



Fonte de Pesquisa:
Jornal A Tribuna
Informe Saúde- Revista digital de saúde. Informações sobre beleza, 
saúde , medicina alternativa, nutrição, doenças, musculação, atividades físicas etc...
Vídeo do Canal de Adriana Helena

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

18 comentários:

  1. Olá Adriana! Tudo isto que li é super importante!
    E eu que preciso, de perder algúns quilos...rs
    Vou ter de alterar minha maneira de viver, e estar na vida...vou tentar.
    Muito obrigado pela sua imformação. Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá querido José!! Boa noite amigo!!!
    Pois então, verificou as dicas de vida saudável?
    São todas muito simples e de fácil cumprimento!
    Vai aderir a de prática de exercícios constantes para perder os quilinhos excedentes? O difícil é começar... depois tudo fica fácil!
    Muito obrigada pela visita e venha sempre conferir as novidades!
    Abraços e ótima noite!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, minha querida amiga Adriana, boa noite!!!
    Minha doce amiga, todos esses itens listados são realmente muito importantes para se ter uma vida saudável, dificilmente alguém consegue assimilar ou praticar todos eles, mas devemos nos esforçar para conseguir realizar o maior número possível... E não podemos esquecer que essas atitudes não produzirão todos os seus efeitos benéficos se não tenho a paz interior, esta é essencial para uma vida muito saudável, pois os problemas interiores também são causadores de várias e sérias doenças para o corpo e a mente... mente sadia, corpo feliz!!! Minha amiga, adorei a postagem, uma bela aula sobre atitudes para uma vida saudável!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite, recheada com muitas alegrias!!!
    Abraços com muito carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Dú! Que maravilha tê-lo aqui! Sua presença é sempre aguardada amigo!
    Pois é, sei que é muito difícil seguir todas as regras para ser saudável por completo! Mas pelo menos algumas são imprescindíveis como ter uma boa alimentação e fazer exercícios. Mas como muito bem colocou, nada seremos se não houver paz interior...Tudo está na nossa mente e é necessário mantê-la saudável também!!!
    Muito obrigada amigo, suas razões são sempre perfeitas e eu só tenho a agradecer seu valioso comentário e sua presença!
    Abraços e ótima noite!!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga,dicas simples, que podemos realiza las em casa e tão favoráveis a nós mesmos não é?Confesso que algumas delas tenho me aperfeiçoar, pois não costumo dormir 8 hs por dia,e sou bem adepta aos produtos industrializados, então nestas áreas tenho que me aprimorar mais, mas quanto as outras procuro sim praticar e com certeza nos faz muito bem...cuidar do corpo e da saúde é um dever, e ao mesmo tempo gratificante pois é benéfico a nós mesmos...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Cecília, minha linda! Que bom que veio amiga!
    Fico muito contente com a sua presença e mais feliz ainda pelo fato de já ser adepta das dicas, que podemos seguir e o ganho na saúde será maravilhoso. Puxa, realmente é difícil demais se desvencilhar da comida industrializada, principalmente pela sua praticidade, pois o preparo é muito rápido e hoje em dia o nosso tempo é escasso demais!!
    Muito obrigada pela participação querida!
    E você está de parabéns pelo estilo de vida que adotou!!
    Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Dri,

    dicas interessantes, mas com a correria do dia-a-dia, nem todas são postas em prática.

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
  8. É verdade amigo Pithan.. mas se pelo menos algumas forem seguidas, já é um ótimo começo!!!
    O importante é manter-se afastado de vícios e do stress.. Também é legal praticar exercícios físicos e se alimentar bem com muitas frutas... As demais é apenas um aperitivo, para tentar viver melhor e com mais harmonia!!
    Muito obrigada pelo comentário Pithan!!
    Adorei sua participação!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. Oiiii gatona !!!

    Cof!Cof! vim correndo, demorei, mas chegueiiiiii !!! hehehe
    Amei a postagem, muito completa e um verdadeiro incentivo a uma vida mais gostosa e saudável !!
    Preciso mudar alguns hábitos !
    Apesar de dormir bem e praticar exercícios, eu peco na alimentação... não como verduras, nem frutas, eca, detestooooooo !! por isso mesmo tomo um complexo vitamínico, senão fico anêmica... Mas preciso muito rever isso !! nem que seja comer feito remédio, pela necessidade né...aiaiai
    Outra coisa é beber mais água, se deixar passo dias sem , acredita ?? gente do céu, acho que sou de outro planeta kkkkkkk
    Amei todas as dicas, muito importantes e úteis !!
    Valeu por compartilhar, minha flor e nos dar ainda mais ânimo pra melhorar a qualidade de nosso dia a dia !

    Um beijãooo e bom restinho de semana !

    ResponderExcluir
  10. Minha querida Sammy! ADORO quando vem minha amiga... imagina.. vc nunca demora linda.. sei que é por demais ocupada e é por isso que te prezo tanto e admiro muito a sua dedicação aos amigos!!! Obrigada mesmo!!
    Samanta, agora falando mais baixinho para ninguém ouvir: inacreditável que não como verduras, nem frutas... verdade mesmo? Nossa, consegue resistir a uma melancia, uma manga... minha nossa, ainda bem que toma suas vitaminas..caso contrario iria estar muito branquinha e ainda mais magrinha..e vc ainda luta, puxa, como consegue?
    De onde vc tira toda essa força e resistência?
    Quero saber o segredo viu?
    Um super beijo amiga e muito obrigada por comentar amiga!
    Tenha um maravilhoso final de semana!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Querida:
    Não há mais como falar de vc aqui, vc se especializou e tira lá do "fundo" dese coraçãozinho tudo o que aqui expressa. Parabéns vc está simplesmente MARAVILHOSA.
    BJKS - Bom FINDI

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Rui! Que bom que veio conferir a postagem amigo, afinal é da sua área não é mesmo?
    Pequeninas atitudes de vida que vão conferir uma vida muito mais gostosa e principalmente mais saudável!!!
    Muito obrigada e venha sempre tá?
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  13. Quanta coisa fazemos de errado e nem nos damos conta não é mesmo!?
    Muito informativo o post.... parabéens!
    =]

    ResponderExcluir
  14. Bom dia querida Rafaela!! Muito obrigada pela visita!
    Pois não é? A vida regrada e cheia de compromissos acaba prejudicando demais a nossa saúde, pois deixamos de lado as formas mais saudáveis de viver e de relaxar ..É muito importante parar um pouquinho para repensar no nosso modo de vida e tentar melhorar não é mesmo? Quem sai ganhando é a nossa saúde!
    Obrigada pela participação Rafaella e tenha um ótimo dia!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Oi querida! Concordo com todas as suas dicas, mas antes de qualquer coisa, é necessário ter MOTIVAÇÃO. Creio que esta seja a palavrinha chave...Parabéns pelo artigo...Vou parar, pensar, repensar e me auto-motivar!
    Preciso URGENTEMENTE! Help me please!
    Tenha um excelente final de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, que alegria você aqui querida! SEJA MUITO BEM-VINDA!!!

      É verdade, você tem toda a razão: A MOTIVAÇÃO É ESSENCIAL!!!
      É ela que nos empurra para a frente, mas é fácil ter motivação amiga: pense todos os dias antes de levantar que o dia vai ser maravilhoso e que tudo vai dar certo!

      Estou aqui para te ajudar no que precisar e no que for possível amiga! Fique bem e volte sempre que puder! Existem outras dicas também que poderão te ajudar a ter motivação para fazer o que mais quer para obter um bom condicionamento físico. Mas tudo tem que ser com muita calma nesta hora, para não desaminar!!! ;)

      Muitos beijos e um maravilhoso final de semana para você também!!!

      Excluir
  16. Respostas
    1. Que bom que você gostou! Seja sempre muito bem-vindo!!
      Um grande abraço e volte sempre!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.