Páscoa é passagem para uma Vida Nova!



Páscoa

Nos dias que antecedem a comemoração da Páscoa, todos estão envolvidos em seus projetos de aproveitar bem o feriado, seja guardando os dias da Semana Santa   em um clima mais contemplativo de oração, ou mesmo aproveitando para tirar o merecido descanso, viajando ao encontro da família ou para lugares inéditos!  E para você, qual o real sentido e significado da Páscoa? 


Antes de tudo, sabemos que a   páscoa pode cair em qualquer domingo entre 22 de março e 25 de abril. Tem sido modernamente celebrada com ovos e coelhos de chocolate com muita alegria. O moderno ovo de páscoa apareceu por volta de 1828, quando a indústria de chocolate começou a desenvolver-se. Ovos gigantescos, super decorados, era a moda das décadas de 1920 e 1930. Porém, o maior ovo e o mais pesado que a história regista, ficou pronto no dia 9 de abril de 1992. É da Cidade de Vitória na Austrália. Tinha 7 metros e dez centímetros de altura e pesava 4 toneladas e 760 quilos. Mas o que é que tem a ver ovos e coelhos com a morte e ressurreição de Cristo?


A origem dos ovos e coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os primeiros a usar o coelho como símbolo da Páscoa. Outras fontes porém, o relacionam ao culto da fertilidade celebrado pelos babilônicos e depois transportado para o Egito. A partir do século VIII, foi introduzido nas festividades da páscoa um deus teuto-saxão, isto é, originário dos germanos e ingleses. Era um deus para representar a fertilidade e a luz. À figura do coelho juntou-se o ovo que é símbolo da própria vida. Embora aparentemente morto, o ovo contém uma vida que surge repentinamente; e este é o sentido para a Páscoa, após a morte, vem a ressurreição e a vida.

A Igreja no século XVIII, adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo. Assim foi santificado um uso originalmente pagão, e pilhas de ovos coloridos começaram a ser benzidos antes de sua distribuição aos fiéis.

Em 1215 na Alsácia, França, surgiu a lenda de que um dos coelhinhos da floresta foi o animal escolhido para levar um ninho cheio de ovos ao principezinho que estava doente. E ainda hoje se tem o hábito de presentear os amigos com ovos, na Páscoa. Não mais ovos de galinha, mas de chocolate. 


A ideia principal da ressurreição, renovação da vida, foi perdida de vista, mas os chocolates não, ele continuam sendo supostamente trazidos por um coelhinho...


O Peixe, foi símbolo adotado pelos primeiros cristãos. Em grego, a palavra peixe era um símbolo da confissão da fé, e significava: "Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador." O costume de comer peixe na sexta-feira santa, está associado ao fato de Jesus ter repartido este alimento entre o povo faminto. Assim a tradição de não se comer carne com sangue derramado por Cristo em nosso favor. 


Mas vejamos agora, qual é a verdadeira origem da Páscoa?



Não tem nada a ver com ovos nem coelhos. Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga porém, foi fatal : a matança dos primogênitos - o filho mais velho seria morto. Segundo as instruções Divinas, cada família hebreia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro, deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.


Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebreia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima". Esta festa, deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro, apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.




A chamada páscoa cristã, foi estabelecida no Concílio de Nicéia, no ano de 325 de nossa era. Ao adotar a Páscoa como uma de suas festas, a Igreja Católica, inspirou-se primeiramente em motivos judaicos: a passagem pelo mar Vermelho, a viagem pelo deserto rumo a terra prometida, retirando a peregrinação ao Céu, o maná que exemplifica a Eucaristia, e muitos outros ritos, que aos poucos vão desaparecendo.

A maior parte das igreja evangélicas porém, comemora a morte e a ressurreição de Cristo através da Cerimônia da Santa Ceia. Na antiga Páscoa judaica, as famílias removiam de suas casas, todo o fermento e todo o pecado, antes da festa dos pães asmos. Da mesma forma, devem os cristãos confessar os seus pecados e deles arrepender-se, tirando o orgulho, a vaidade, inveja, rivalidades, ressentimentos, com a cerimônia do lava-pés, assim como Jesus fez com os discípulos. 

Jesus instituiu uma cerimônia memorial, a ceia, em substituição à comemoração festiva da páscoa. Jesus tomou o pão, "e tendo dado graças o partiu e disse: Isto é o meu corpo que á dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no Meu sangue, fazei isto todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do senhor, até que ele venha." (Coríntios 11:24 a 26 )



Vários símbolos nesta ceia merecem nossa atenção. O ato de partir o pão, indicava os sofrimentos pelos quais Cristo havia de passar em nosso favor. 

Portanto, a cerimônia da Santa-Ceia, que Jesus instituiu, que veio a substituir a cerimônia da Páscoa, traz muitos significados:


1 - O Lava-Pés, significa a humilhação de Cristo. Mostra a necessidade de purificar a nossa vida. Não é a purificação dos pés, mas de todo o ser, todo o nosso coração. 



2 - A Ceia significa a libertação do Pecado através do sacrifício de Cristo. Significa também estar em comunhão com ele. 


Mas o mais importante é notar o real significado da Páscoa que em hebraico é Pessach e significa Passagem! Os hebreus passaram pelas águas do Mar Vermelho, passaram do cativeiro egípcio à liberdade sonhada.

Assim, nesta Páscoa, desejo que você  passe:

Passe para trás as mágoas, o desencanto e a descrença no amor, porque você é suficientemente maior do que aquilo que os semeou.

Passe por cima  das circunstâncias adversas com humildade e perseverança, consciente de que isso servirá a muitos de estímulo e consolo.
Passe, comparando suas conquistas de ontem e de sempre, da penumbra do desânimo para os clarões da esperança.
Passe para todos   as armas de que você dispõe ao destruir barreiras: equilíbrio, determinação, retidão de caráter.
Passe pela vida, saindo de si na direção do outro, com a certeza de que o Bem, quando repartido retorna multiplicado.
Em tempo:     passe para frente nossos votos de paz, alegria e prosperidade.
Que Jesus Ressuscitado mantenha sempre acesa a chama da vida e da esperança em seu coração!!!

Feliz Páscoa a todos!
Páscoa

Fontes: Bíblia on line e Site Jesus Voltará
Imagens: Google e Minirrecados.com

20 comentários:

  1. Aprendi sobre a páscoa e essa passagem para uma nova vida, nas aulas de catecismo, mas confesso que hoje já não sou tão praticante como deveria...Sou um pecador sem solução..heheheh
    Bjs
    Eloy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloy! Boa tarde!
      Pois é, eu também tive aulas de catecismo e lá aprendíamos tantas coisas...Também confesso que na idade adulta acabamos por deixar os ensinamentos aprendidos na infância ou adolescência um pouco esquecidos..mas sempre é tempo voltar a praticar não é mesmo?
      Agradeço muito a visita e comentário!!!
      Desejo um Feliz Páscoa, com a passagem para uma vida ainda muito melhor!
      Abraços!!!

      Excluir
  2. Oi Dri,

    Feliz Páscoa, para você e sua família.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Van, para você também querida amiga!
      Uma Páscoa repleta de felicidade, paz e alegria no coração!
      Fique bem!!
      Abraços e ótimo feriado pascal!!!

      Excluir
  3. Aproveitando esse seu ótimo texto com as explicações sobre a Páscoa, que nós muitas vezes acabamos por esquecer, quero te desejar uma Feliz Páscoa com muitas alegrias e saúde pra você e sua família. Beijão, Adriana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sérgio! Agradeço muito suas palavras!
      Desejo o mesmo para você e sua família!
      Uma Páscoa repleta de muita alegria e sobretudo, paz e prosperidade!
      Feliz Páscoa!
      Abraços!

      Excluir
  4. Olá Adriana, desejo feliz pascoa pra ti e todos os seus familiares. Adorei o post, está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Páscoa CrAzYpoet! Agradeço muito sua visita e comentário!
      Tenha uma ótima semana!!
      Abraços!

      Excluir
  5. Uma postagem perfeita e completa, Adriana.
    Vou compartilhar n'outros espaços. GRANDE PÁSCOA para si e todos os seus. Abraços
    Malu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, bom dia amiga!
      Me atrasei na resposta, mas desejo uma semana de Páscoa maravilhosa para vocë querida! Muito obrigada e como Páscoa significa recomeço e via nova é sempre!
      Abraços!!!

      Excluir
  6. Querida Adriana, adorei seu texto, propício para este momento do ano.

    Eu desejo uma Feliz Pascoa e que os coelhinhos sejam generosos trazendo chocolates que nao engordem nem elevem os níveis de triglicerideos! kkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, esta época do ano é muito bonita: significa passagem para uma Vida Nova!!! E tomara que os coelhinhos sejam bem fofos comigo e não me deixem engordar muito..rsrs
      Adorei Sissym, muito obrigada querida!!!
      Abraços!!!

      Excluir
  7. Adriana, deixei recado aqui, mas nao sei se foi publicado, tentarei novamente....:

    Querida belo texto!

    Eu desejo uma Feliz Pascoa e que os coelhinhos sejam generosos trazendo chocolates que nao engordem nem elevem os níveis de triglicerideos! kkkkk Mais do que tudo que seja gostoso tatilmente, que traga um feliz telefonema inesperado de alguem que goste, o abraço de quem ama, enfim, compartilhar com amigos e familiares esta sagrada época do ano.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Sissym.. eu é que tenho que agradecer o seu carinho amiga!
      Que desejo de Páscoa lindo, com coelhinhos generosos... isso é demais!!!
      Desculpe o atraso na resposta: eu estava viajando e no lugar em que me encontrava não possui internet!
      Um telefonema inesperado era o meu maior desejo amiga!
      Muito obrigada e quero retribuir tudo em dobro para você querida!!
      Uma semana maravilhosa de VIDA NOVA SEMPRE!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  8. Olá minha querida amiga Adriana, boa noite!!!
    Minha amiga, que bela matéria sobre o verdadeiro sentido da celebração da Páscoa, muitos não conhecem essa verdade, ela se perdeu em meio aos chocolates, aos coelhos e ao feriado prolongado... Muito bom lembrar essa passagem do renascimento.
    "O momento é de renascimento;
    O momento é de mudança;
    Então que nesta páscoa, mas do que religiões, busquemos incessantemente por verdadeiras auto-reedições." (Danielle Antonacci)
    Tenha uma feliz Páscoa...
    Que o coelhinho te traga muito mais
    que simples ovos de chocolate...
    Que ele te traga muita saúde, amor,
    felicidade, compreensão, carinho e renovação...
    Uma linda noite e um maravilhoso final de semana pra você!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada meu querido amigo Luis!
      Sua visita e presença é sempre uma honra!!
      Ainda mais quando acrescenta de maneira tão bela o conteúdo da postagem, pois o renascimento constitui-se no verdadeiro sentido da Páscoa!
      Agradeço demais os desejos de amor, felicidade, compreensão, carinho e renovação,pois resumiu em quatro palavras pequeninas com conteúdo gigantesco o que é Páscoa VERDADEIRAMENTE!
      Perdoe-me o atraso na resposta amigo!
      Um grande abraço e desejos de uma linda semana!

      Excluir
  9. Linda postagem, Drica!
    A Páscoa significa a ressurreição, ou seja, tempo de renovação... de renovar atitudes e ser uma pessoa melhor, pois foi isso que Jesus fez, ele morreu na cruz por amor a nós na tentativa de mostrar que devemos ser boas pessoas na sociedade.
    abracins e tudo de bom sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Barbie! Bom dia!!
      Nossa, a Páscoa é um ótimo momento para repensar e refletir neste gesto grandioso de Jesus para salvar a humanidade! Por isso é recomeço, é vida nova, é renovação como muito bem você mencionou amiga!!
      Agradeço demais sua presença, pois é sempre esperada querida!
      Tenha uma semana de muita paz!!
      Beijos!!!

      Excluir
  10. Feliz "renascer" pra você! vamos todos renascer nas atitudes, na extinção de todas as formas de preconceito e no amor ao próximo! Parabéns pela postagem! Ameiii!


    Bjss,

    Mirian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Território, que bom tê-la aqui às vésperas da Páscoa querida!
      É isso mesmo, vamos renascer para tudo, para o mundo, para a vida!
      Esse é o verdadeiro e real significado da Páscoa, é crer na vida que vence a morte!! É viver em CONSTANTE LIBERTAÇÃO!!!

      Agradeço sua presença, seu carinho e sua alegria!!
      Um beijo grande e um maravilhoso domingo de Páscoa!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.