Como é importante saber ouvir!




Você sabe ouvir? 

Você entende o que os outros falam para você?
Esta é uma característica rara hoje em dia.


Muitos ouvem o que querem ouvir, não o que o outro está tentando dizer. Muitos levantam seus filtros internos e sua vivência e interpretam o dizer dos outros, ainda enquanto a pessoa tenta se expressar à sua frente.

Você quer aprender a ouvir?


O ouvir é imprescindível para o seu, o meu, para o desenvolvimento e sucesso pessoal de todos, seja lá onde for:  na sua vida pessoal com seus familiares ou  dentro do mercado de trabalho, na própria sociedade.


OUVIR é essencial, saber ouvir uma necessidade cada vez maior neste mundo onde todos querem ser ouvidos!


Há um dito popular que diz termos dois ouvidos, e somente uma boca, pois devemos ouvir duas vezes mais do que falamos ...


Mas saber ouvir envolve a humildade, a humildade de captar o que a outra pessoa está dizendo para nós, baseado na experiência única de vida que ela - e cada um de nós - temos! E há que se ter humildade para poder entrar no universo do interlocutor, sem preconceitos, e sorver as suas palavras, recheadas dos seus sentimentos únicos, da sua vivência ímpar. 


 EXEMPLOS  PRÁTICOS: 


Existem profissões que constituem-se em um  grande aprendizado, onde a pessoa  se dedica de corpo e alma  ao seu  amigo ou cliente e daí podemos tirar grandes lições.  Uma delas  está representada pela esteticista Maria Helena Tardin, que aprendeu, com a  própria profissão,a ouvir as pessoas. Ela é conhecida entre os amigos e clientes pela atenção que vai além dos tratamentos. “A gente acaba sendo um pouco psicóloga. A pele desenvolve uma relação com o emocional e, muitas vezes na fala do cliente, a gente percebe como conduzir o tratamento. É preciso ouvir o que ele fala com atenção”, disse.
Saber ouvir não é fácil e até mesmo Maria Helena reconhece isso. “No dia a dia, a gente acaba atropelando as pessoas. Às vezes, percebo que estou fazendo isso, até mesmo pela ansiedade“, lembra.
É o que acontece com a maioria de nós. Na correria da vida moderna, fica difícil prestar atenção no que o outro tem a nos dizer sem ficar olhando para o relógio ou pensando nas tarefas que nos espera. Mas é um exercício que pode valer a pena e pode melhorar nossos relacionamentos. 

Vida moderna

O psicólogo Luiz Fernando Magalhães lembra como que a pressa do mundo atual faz com que as pessoas, por descuido, deixem de ouvir até mesmo os mais próximos, como familiares.
É fácil observar a compulsão e a necessidade das pessoas de falar. Isso é um sinal de que elas não estão sendo ouvidas ou, pelo menos, ouvidas com atenção. O ouvir descuidado não satisfaz”, afirma.
Ele conta que ouvir tem um valor simbólico muito grande, já que o gesto manda uma mensagem de carinho para quem é ouvido, que se sente valorizado e querido, podendo melhorar até a sua autoestima. “É uma joia rara quando encontramos alguém disposto a ouvir por ouvir. Às vezes, não temos noção do quanto é importante parar e ouvir, pelo menos, quem a gente ama. É um exercício de altruísmo”, explica.


                            Encontramos até nos pássaros exemplos de como saber ouvir

Apenas ouvir
Para a especialista em gestão de pessoas e em programação neurolinguística, Meiri Santos, o grande desafio no ouvir bem é resistir ao hábito de dar opiniões e soluções.
“É normal do ser humano querer ajudar, mas ele não pode ouvir só para tentar dar uma solução. Isso pode ser um desrespeito com o outro”, conta.
Meiri, que também é diretora da Assertiva Consultoria e Treinamentos, conta que nem sempre o que serve de solução para um pode ser útil para o outro e que a maioria das pessoas quer simplesmente desabafar. “É um treino”, disse
Vamos nos  exercitar para aprender a ouvir? 
Chegou o momento das Dicas: 
Por que ouvir?


Carinho
Ouvir é mandar uma mensagem subliminar ao outro, dizendo que ele é importante e o que diz tem valor. É como um carinho que dá energia, alegria e confiança, melhorando os relacionamentos
Empatia
Saber ouvir é a base da empatia, a identificação com uma pessoa, que ajuda a criar novos e bons relacionamentos
O que fazer:
Não julgue
Não classifique os relatos ou as atitudes como certas ou erradas. Simplesmente escute o que a pessoa quer dizer e tente entendê-la
Sem respostas
Saber ouvir é querer compreender alguém e não responder ao que ela está dizendo, dar sua opinião ou apontar uma solução. O que é simples ou óbvio para você pode não ser bom para o outro. Parece incoerente, mas a maioria não quer sua ajuda nem sua opinião, quer apenas desabafar. Simplesmente ouça
Olhe no olho
Faça contato visual e procure prestar atenção não na pessoa que fala, mas no que ela diz,
sem tentar terminar logo a conversa.

Tempo
Reserve algum tempo, pelo menos, para ouvir as pessoas mais importantes para você: filhos, pais, amigos e companheiros. Ouvi-los é mantê-los felizes
Treino
Não estamos acostumados a ouvir, por isso pode ser difícil no começo. Mas basta força de vontade. Insista!
Como criar empatia
Neurolinguística
A Neurolinguística tem uma técnica para criar empatia inicial, principalmente com pessoas com quem você não tem intimidade. Siga as dicas abaixo:
Altura e voz
Fique na mesma altura da pessoa, para facilitar o olho no olho (se ela estiver sentada, sente-se também). Use o mesmo volume e tom de voz
Espelhamento
Sutilmente, procure fazer a mesma postura que a pessoa (posição das pernas, mãos, entre outros). Tente prestar atenção até mesmo na sua respiração
Mostre atenção
Procure repetir de tempos em tempos algumas palavras-chave da fala da pessoa - isso mostra que você está prestando atenção.



Sim é muito importante saber ouvir! Tanto que até os mais  pequeninos  precisam da nossa atenção e estão sempre prontos a receber elogios e os aceitam com muito carinho! :)

          Fonte de pesquisa: Jornal A GAZETA/ES e imagens do Google Imagens




          



42 comentários:

  1. Oi Adriana!
    Saber ouvir é uma necessidade de extrema importância. Temos que saber ouvir, estar atentos para compreender melhor o que o outro está falando. Ter sensibilidade, ouvir com a alma e o coração!
    Arrasou ✿\o/✿ mais uma vez, teu post está maravilhoso, parabéns, querida amiga Adriana, e obrigada por compartilhar! Lindo e emocionante o vídeo!

    "Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça." (Marcos 4,23)

    Beijos, até a próxima*♥*♥¤°.¸¸.·´¯`»

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra querida, boa noite! :)

      Você descreveu o saber ouvir o saber ouvir com uma sensibilidade indescritível amiga! :)
      Ouvir com a alma e o coração, constituem-se no segredo para um bom relacionamento, uma boa comunicação!
      O vídeo é mesmo um encanto não é?
      Eu que agradeço sua presença, sua compreensão e o seu carinho!

      E o trecho da Bíblia com que encerrou seu depoimento simplesmente retratou em uma única frase, todo o conteúdo do artigo querida! Você é demais amiga!! Obrigada!
      Muitos beijos e uma semana maravilhosa, cheia de coraçõezinhos!! :)))

      Excluir
  2. Amei Adriana, eu tenho amigas que não sabem ouvir, eu me considero uma boa ouvinte, muitas faltas de comunicação e mal entendidos acontecem quando as pessoas não sabem ouvir, meu marido tem mania de concluir o que vou falar antes que eu termine, e as vezes não é nada daquilo, temos mesmo que saber ouvir, adorei o texto! Bjooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen, boa noite!!
      Que maravilha ter você aqui querida!
      Hoje aprendi uma importante lição no Trilhamarupiara que me ajudará muito! Obrigada por compartilhar conhecimentos conosco! :)

      É verdade amiga, as pessoas estão impacientes e querem jogar palavras em nossas bocas, concluindo as frases antes que possamos terminar o raciocínio! Isso me dá um nervoso que você nem imagina...rsrsrsrs
      Mas agora que aprendi a ouvir, estou mais ponderada!
      Mas tudo é um grande exercício de paciência, generosidade e sobretudo amor ao próximo!

      Adorei você aqui Kellen!
      Deixo um super beijo e se cuida tá?

      Excluir
  3. Uma postagem bastante pertinente!
    Hj em dia é difícil encontrar alguém que nos ouça. eu sempre fui mais de ouvir do que de falar, e recebo elogios por isso. Deve ser pq descarrego minhas coisas na escrita, então não preciso falar muito.
    rsrs
    Um beijo, Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, muito obrigada querida!
      As pessoas estão aptas demais para falar mas se esquecem de ouvir!
      E você é um grande exemplo amiga! Como faz bem descarregar os acontecimentos nas palavras escritas não é?
      Nos sentimos leves, revigoradas!

      Também adoro ouvir as pessoas e falo pouco, por incrível que pareça! Mas também adoro escrever!! :)))

      Adorei amiga, um beijo grande para você e se cuida viu?
      Rumo firme e forte no seu Projeto 4.0 com muita energia!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Oi, Adriana! Estava sentindo falta de um artigo seu para iluminar esta semana, eheheh! E, como sempre, você não decepcionou. Extremamente importante e pertinente o tema de hoje, adorei. De modo geral, sou uma pessoa que gosta mais de ouvir do que falar. Se bem que, dependendo do assunto, confesso que vou ficando enfadado.

    Adorei as técnicas de neurolinguística, vou adotá-las, com certeza! Muito obrigado por compartilhar e parabéns pelo belo e útil artigo! Também ri muito com o gatinho vaidoso!

    Beijo grande, tudo de bom e uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, nossa! Esta semana está uma confusão controlada por aqui que até me atrasei na publicação do post...rsrs

      Mas o que me deixa mais feliz de tudo isso é que você tenha sentido falta do artigo da semana! Puxa, é o maior elogio dos último tempos que eu poderia receber! Agora sinto que realmente vale a pena ter um blog e te conhecido tantos amigos fantásticos como você! Uma ótima maneira de comemorar 2 aninhos!!! :)))) FIQUEI FELIZ!!!! :)))))

      Ah, o gatinho! Uma graça né? Como os felinos são vaidosos e como eles "se acham" rsrsrs É por isso que gosto tanto deles! Eu usei o exemplo do gatinho porque eles são ótimo ouvintes...hahaha Podemos falar à vontade que eles ficam lá, tranquilos, ouvindo tudo!
      Precisamos de pessoas que nos ouçam: precisamos desabafar também!
      É por isso que saber ouvir é uma arte amigo!

      Agradeço demais suas enriquecedoras palavras Sergio!
      Adoro quando vem ao blog! Sinto-me mito prestigiada!!
      Beijos e um belo dia, e que corra tudo bem, que seja de muita paz!!!

      Excluir
  5. Excelente texto, Adriana. E está cada vez mais raro mesmo. Nós temos uma boca e dois ouvidos mas às vezes parece o contrário. Minha mãe é psicóloga e meu pai também era, então sei bem de como é importante ouvir. Pra variar, mais uma excelente postagem!!! Beijão!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sérgio! Ah, que bom que gostou amigo!
      E agora consegui compreender melhor o cuidado que você tem com seus amigos e leitores: filho de psicólogos! Uauuuuu, por isso que é tão bem resolvido amigo! Desde pequenino, foi muito bem aconselhado! Que dádiva!!! É por isso que também escreve tão bem, com tanta empolgação!

      E realmente o nosso próprio corpo já diz né? Se temos dois ouvido e somente uma boca é porque somos mais propensos para ouvir e não falar! Só que a maioria faz ao contrário, hahaha!!

      Muito obrigada pela sua participação amigão!
      Gosto demais da sua intervenção sempre!!
      Beijos e se cuida muito: hoje de tarde tem mais protestos por aqui e preciso adiantar tanta coisa antes... rsrs
      Até mais!!

      Excluir
  6. Bom dia minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Belos ensinamentos minha querida amiga, isso seria o ideal para todos, saber ouvir o que o outro tem para dizer e responder apenas depois de analisar com humildade e carinho, mas infelizmente não é assim que funciona, na maioria das vezes nem se quer ouvir o que o outro tem a dizer, para muitos o mais importante é dar a sua opinião, julgar e expor o seu ponto de vista, mostrar que é conhecedor de tudo, que é dono da verdade e já sai logo julgando e opinando... isso é no mínimo constrangedor para a outra pessoa, podendo causar discussões infundadas e desnecessárias, até mesmo inimizades... Para se viver em harmonia com os que nos cercam é preciso ter a humildade para tudo, inclusive para saber ouvir e aceitar a opinião dos outros... Saber ouvir é uma grande arte, uma sublime virtude dos que querem ser ouvidos... A primeira lição do sábio é justamente saber ouvir... como diz sabiamente Pitágoras "Quem não sabe ouvir não escuta os conselhos que a vida nos dá.", o silêncio no momento certo produz sempre bons resultados...
    Valeu minha querida amiga, adorei a postagem, ficou ótima, parabéns!!!
    Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, que verdadeira aula de filosofia amigo!
      Muito obriga por ser complementar e engrandecer o artigo com comentário tão sublimes!
      Fico encantada com a sua forma de escrever, tão suave e ao mesmo mesmo tempo repleta de lições que levamos para a vida!
      É sempre simplesmente fantástico!

      Saber ouvir é uma grande virtude! Inclusive considero ouvir muito melhor do que falar! Sou de pouquíssimas palavras amigo, gosto de conversar apenas o essencial, seja frente a frente com a pessoa ou mediante telefone!
      Ouvir é muito melhor do que falar, ficamos mais perto da pessoa, em um contato mais intenso e revigorante!
      Tantos precisam desabafar e não conseguem encontrar alguém apenas disposto a ouvi-las por alguns momentos não é mesmo?

      Como você disse amigo, "A primeira lição do sábio é justamente saber ouvir". Inclusive achei a sua frase com um conteúdo incrível, até mais do que a do grande filósofo grego Pitágoras.
      Você poderia criar uma obra com as suas próprias frases amigo!
      Tenho certeza que vai ser um sucesso extraordinário!!

      Agradeço muito sua presença, sempre tão importante para mim!
      Desejo um final de semana extraordinário, com muita alegria e paz em seu enorme coração amigo!
      Abraços e carinhos!!!

      Excluir
  7. Olá!Boa noite
    Amiga Adriana
    Bem...li atentamente e nada a acrescentar em sua bela postagem...vídeo e imagens do miaumigo...por certo hão de acrescentar a quem refletir sobre...parabéns!
    sim...ouvir é uma coisa, compreender o que se ouve é totalmente diferente. E conforme suas Dicas, saber ouvir leva tempo, prática e paciência, principalmente naquele momento que a mente já esteja iniciando uma contra-argumentação...mas a maioria não tem paciência, ou interrompem a pessoa que fala ou simplesmente passam a ignorá-la. E assim, agem movidas por preconceitos em função de estereótipos....
    Gostei de como criar empatia. Quando nós realmente ouvimos, criamos uma conexão entre nós e o outro, mas todo esforço do comunicador pode ser inútil se lhe faltar o ato de saber ouvir.É ouvir bem, de forma que uma entenda perfeitamente a posição do outro. Essa situação reclama atenção, respeito e consideração... Freqüentemente estamos tão ocupados e ansiosos que fingimos ouvir e nem nos damos conta de que não ouvimos. Com isso deixamos de perceber coisas de extrema importância, como o sentimento das pessoas que nos cercam, suas angústias, seus desejos e problemas...
    Obrigado pelo carinho de sempre
    ...nem se preocupe com a "demora em me visitar", eu , também,estou devagar e na marcha lenta. ..
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felisberto! Bom dia amigo!
      Você gostou da imagem do gatinho que "se acha"? rsrs
      Ele não é uma graça! Combinou tão direitinho com o artigo! Viu como ele adora ouvir, principalmente se for elogios? hahaha Demais né? :)

      Nossa, você disse tudo amigo! As pessoas não tem mais paciência de ouvir a pessoa concluir seu raciocínio, interrompendo-as bruscamente no meio da conversa, o que acaba causando um corte precoce nas ideias!
      É uma pena que isso aconteça e tantas vezes em diversas ocasiões!
      Você completou o raciocínio do texto maravilhosamente bem amigo! Notei, em suas palavras, que você já adquiriu o dom de saber ouvir, pois falou as três palavrinhas mágicas que comprovam o máximo entendimento: "atenção, respeito e consideração". É exatamente isso que está faltando nas pessoas! Enquanto uma grande parte quer desabafar, a outra insiste em não escutar o que acaba gerando grandes lacunas na comunicação! E isso acaba distanciando cada vez mais as pessoas!

      E para unir tanta gente assim, só mesmo condicionando-as a ler poemas amigo! Quem sabe dessa maneira o coração se abra e os ouvidos também! :)))
      Eu que adorei sua visita Felis, demais!!
      Aproveito para desejar um final de semana maravilhoso!!
      Beijos e se cuida muito!

      Excluir
  8. E como é importante né menina? Senão, não tem diálogo.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lulu! Tudo bem?
      Seu avatar está uma gracinha, adorei! :)))

      Puxa, ouvir é uma grande arte mesmo, como já disseram os amigos nos comentários acima: precisa de muito entendimento, transparência e sobretudo paciência!
      Muito obrigada pela presença querida!
      Beijo grande e aproveita muito o sábado!

      Excluir
  9. Adriana,

    Cada vez eu ouço mais e falo menos. A ansiedade da juventude muitas vezes atrapalha, o ímpeto é maior do que a razão. Eu lido com pessoas que falam muito e ouvem pouco, são pessoas arrogantes e é bastante desagradavel ter que aturar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, minha fadinha tão linda!
      Adoro o seu sorriso e a sua sinceridade no olhar querida!

      Sabe que você tem razão? Na juventude somos tão enérgicos, queremos abraçar o mundo com as mãos e a razão, muitas vezes, cede lugar à emoção! Falou muito bonita amiga! :)

      Puxa, então somos duas querida! Também sou cercada de muitas pessoas que só querem falar, falar... mas é em razão da atividade mesmo! Afinal, todas as profissões precisam usar da psicologia para lidar com pessoas difíceis que encontramos pelo caminho!

      Sissym, tenha uma semana maravilhosa!
      Aproveite esse lindo sábado de sol radiante!
      E esqueça um pouco do trabalho, concentre-se em você e na sua família linda!!
      Beijos e muito carinho!

      Excluir
  10. Saber Ouvir
    Ouça, mas ouça mesmo
    Ouça de verdade
    Ouça com sinceridade
    Ouça com atenção
    Ouça sem medo
    Ouça em segredo
    Ouça com o coração
    Exercite esta capacidade
    que fortalece uma amizade
    sem querer mostrar a solução
    Pois, neste barco, quem te fala é o capitão.

    Poema: Saber Ouvir - Escrito por: Carlos Adriano Santos (Adriano Gaúcho Poa)
    http://www.adrianogauchopoa.blogspot.com


    Parabéns pelo Post, fonte de inspiração! \o/
    Arrasou Garota!!!
    Um abraço bem grandão, Adriana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carlos Adriano!
      Mas que surpresa agradável para esta manhã de sábado: receber sua visita neste cantinho!
      E ainda me trazendo este lindo presente!

      Que poema magnífico!! Lindo demais e tão apropriado para o artigo!
      Nossa, fiquei totalmente sem palavras para responder!
      A única saída para mim, então, é agradecer toda a ternura depositada nos versos que convocam todos a ouvir, mas que o seja feito com o coração!

      Obrigada mais uma vez pelo mimo amigo!
      Este já está arquivado aqui no blog e no meu coração para todo sempre! :))))))
      Abraços e muito carinho!
      Aproveita bem o seu fim de semana!Thank you!



      Excluir

  11. Olá Adriana,

    Saber ouvir é uma arte que requer entrega, carinho e amor para com o próximo. Gostamos de ser ouvidos com atenção, então, por que não ouvir da mesma maneira? A pressa, o toque do celular, os barulhos externos e internos, tudo isto dificulta uma comunicação adequada e satisfatória entre as pessoas. O 'ouvir' fica prejudicado, frustrando aquele que precisa ser ouvido.
    De um texto que publiquei acerca deste tema, escrito por uma psicóloga, registrei a frase que achei mais importante, ou seja: "Saber ouvir é ter a capacidade de esvaziar-se de seus preconceitos, esvaziar-se de você por alguns instantes e realmente perceber, sentir o que é o outro".

    Gostei de conhecer as dicas da neurolinguística para criar a empatia.

    Sua postagem está espetacular, como sempre. Parabéns!
    O vídeo é lindo.

    Excelente final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, muito boa noite querida!
      Fico muito feliz com a sua presença e linda visita! :)

      Inclusive deixou aqui tudo perfumado, com frases lindas!
      Ah, sobre o texto que publicou em seu blog, sinto que tive a oportunidade de lê-lo e achei-o fantástico!
      O saber ouvir é um tema que sempre vem à tona não é?
      É tão importante que sempre tem ramificações e podemos aprender sempre com mais algumas dicas que sempre contribuem bastante para o nosso crescimento pessoal e entendimento! :))
      As técnicas de neurolinguística , apesar da simplicidade, contribuem para uma comunicação eficiente! Eu também gostei muito querida!

      Aproveito para deixar um beijo e desejo de um domingo maravilhoso!
      Muito obrigada pela presença Vera, beijos!!!

      Excluir
  12. Estes versos me foram concebidos ontem, Adriana, ao ler este seu lindo e inspirador post!
    É um pequeno resumo, em versos, de tudo o que está escrito.
    Tenhas um ótimo final de semana, amiga! Fica bem! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querido Carlos!
      Nossa, você criou o poema ontem? Estou admirada!
      Eu pensei que era do seu arquivo pessoal de poemas e textos que sempre nos sensibilizam!
      Você tem uma capacidade incrível de transformar um texto descritivo em pura e bela poesia!
      Inclusive, considerei que o poema está muito mais completo, pois o conteúdo expressa, além da importância do saber ouvir, o que também está guardado no coração!!

      Muito obrigada amigo, sabe como fico feliz com a sua presença!
      Poderia vir aqui todos os dias, para sempre deixar um comentário em versos!!
      (Agora já estou abusando não é? rsrs )
      Beijos e um início de semana maravilhoso! :))))

      Excluir
  13. Imagine um passarinho voando, lá no alto, procurando um lugar que lhe agrade para pousar... De repente, avista um lindo mar, refletindo o azul do céu, e então se sente atraído pela paisagem e desce, pousa sobre a proa de um barco e fica à observar... E, após observar por algum tempo, absorvendo a exuberância da paisagem, ele canta, sim ele abre o seu biquinho e solta o seu belo canto, que é a forma como ele expressa a sua felicidade e a sua gratidão por estar contemplando aquela paisagem tão linda e vivendo aquele momento tão bonito.
    Sempre que puder, este passarinho estará pousando na proa deste barco, "teu blog", desbravando os mares, ok Adriana?!

    Fica com Deus!
    Que o teu Domingo seja iluminado ao som desta bela canção do Jessé: http://youtu.be/3oTZRWJqy_o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Carlos, todas as suas palavras viram poesia!
      Você conseguiu fazer de um momento simples de visita a este cantinho, uma coisa mágica, fantástica!
      Fiquei emocionada, pois não sabia que podia causar sensações assim! :)

      Mas é claro que são sentimentos advindos de um poeta, de quem escreve e encanta, pois seus sentimentos estão sempre à flor da pele!
      E ainda me presenteia com uma linda canção: gosto muito do Jessé! A canção Voa Liberdade é maravilhosa! Vou incluir na seleção musical do Blog pois tem uma letra belíssima!

      Mais uma vez, fico muito agradecida como o seu carinho Carlos!
      Tenha um ótimo domingo e um início de semana maravilhoso!!
      Beijos e se cuida muito! :))))

      Excluir
  14. Adri..
    Adorei o post..Sou uma pessoa que curte muito ouvir. Acho maravilhos esse dom que recebemos de poder olhar nos olhos..escutar com o coração..ter empatia..
    Parece que os ruídos da civilação moderna estão nos tornando cada vez mais insensiveis e surdos..
    Quanto a música maravilhosaa.
    Um beijão amiga lindaaa..que amo di paixão..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, nossa querida! Quanto tempo!
      Fiquei muito feliz com a sua visita minha linda!
      Quanto tempo que a gente não se fala!
      Sempre fica muitas saudades!

      Sabe, você é muito sensível, extrapola os seus sentimentos e a empatia é instantânea! É por isso que sempre escuta com o coração!!
      Adoro você amiga!
      E estamos aí, sempre unidas, não importa a distância e o tempo!!
      Deixo um beijo grande, repleto de saudades!!
      Tenha uma semana maravilhosa tá? :)))

      Excluir
  15. Olá amiga Adriana!
    Passando para agradecer tua presença tão linda e carinhosa no meu cantinho!

    Beijos, boa noite e um lindo amanhecer!
    (\(\
    ( -.-)
    o__(")(")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, eu que tenho que agradecer querida!
      Eu sempre vou repetir: eu que agradeço por ter conhecido uma pessoa tão encantadora e iluminada como você!
      A blogosfera , para mim, está se revelando um celeiro de amigos que ficarão para sempre em meu coração!!♥ ♥

      Um beijo grande e uma semana maravilhosa!
      Com muita paz, com muito amor e união!
      Obrigada pelo coelhinho, achei-o tão lindo! :)
      Não sei como consegue fazer esses desenhos fofos..rsrs
      Eu adoro!!
      Beijos!!!

      Excluir
  16. Ótima postagem, Drica!
    Saber ouvir é uma virtude que poucos tem. Parabéns pelo artigo.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbie, bom dia querida!
      Que bom que você gostou!
      Saber ouvir é uma dádiva não é?
      Hoje em dia precisamos disso! :)
      Muito obrigada por seu carinho, por sua presença!
      Beijos e uma ótima semana!

      Excluir
  17. Deste jeito eu fico encabulado, Adriana :))))
    Gosto de conversar em versos contigo porque tens o dom de saber ouvir, sim, buscar a lógica la no fundo do verso, ou poema, e trazer para a realidade do assunto em pauta. Jesus costumava falar assim, em parábolas.
    Os que conseguiam entender, discernir, se regozijavam de alegria, enquanto quem não entendia ficava confuso e se entristecia.
    Que bom que gostastes da canção!
    Te desejo uma linda semana também com tudo de bom, Adriana! Fica bem! Se cuida muito também, ok?! bjs...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que palavras lindas Carlos!
      Trouxe o melhor exemplo de todos: o de Jesus e suas parábolas!
      Com certeza são ensinamentos que devemos ouvir, ler e assimilar para praticar para a vida! :)

      Agradeço mais uma vez seu carinho amigo! Muito obrigada!
      Abraços e excelente semana!

      Excluir
  18. A maioria das pessoas só quer falar. Ouvir é um dom que poucas pessoas possuem.
    Eu mesma tenho esse defeito, falo pelos cotovelos :D

    Adorei o post amiga!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vanda!
      Obrigada por sua presença querida!
      Ouvir realmente é muito mais difícil do que falar!
      Mas eu sinto que as pessoas necessitam de serem ouvidas, principalmente par desabafar e contar seus problemas!
      O difícil é achar alguém disposto a ouvir com atenção e apoiar em qualquer circunstância!!

      Adorei você nesta manhã amiga! Muito obrigada!
      Um super beijo e uma semana maravilhosa!

      Excluir
  19. Olà, Helena

    Bem interessante este post .
    Se hà algo que faço bem é ouvir, jà me disseram que eu era lento pra entender o que falavam pra mim, mal eles sabiam que eu estava tentando encontrar a melhor resposta .
    Adoro ouvir, prefiro ouvir do que falar na medida que ouvir torna-se menos perigoso do que falar .
    Jà minha mãe me falava, quando alguém te dirigir a palavra faz como fazias quando nasceste, ouvias com toda atenção e reparavas em cada gesto dos làbios para tentar compreender .
    Hoje eu penso que isso também faz parte de uma boa educação .

    Parabéns amiga, adorei o tema .

    Bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Live, sua atitude é de quem é sábio amigo!
      A maioria das pessoas ainda não entendeu que ouvir é muito melhor do que falar! :)
      Realmente é muito mais gratificante e bem menos perigoso saber ouvir e pensar calmamente na resposta, para que seja a mais apropriada!

      É por isso que você é tão gentil e educado amigo! Sua mãe lhe deixou lições preciosas e muito valorosas!
      Tenho certeza de que a princesinha Mélanie será muito bem educada por vocês: uma família linda!

      Muito obrigada por mais essa gentil presença!
      És um amigo muito querido!
      Festeje ao máximo os 3 anos de blog!
      Você merece muito!
      Beijos e um final de semana maravilhoso a todos!

      Excluir
  20. Querida Adriana, hoje os amigos merecem homenagens especiais, pois é o seu dia.
    “O verdadeiro amigo não é aquele que está com você todos os dias mas, sim aquele que, quando você está no chão ele te ajuda a levantar e diz que sempre que precisar ele vai estar do seu lado”.
    Que você tenha verdadeiros amigos, anjos sem asas, tesouros que não tem preço.
    Na vida Deus me presenteia com grandes amigos, reais e virtuais, todos importantes na minha vida.
    Que bom que posso te chamar e te sentir minha amiga.
    Abraços com carinho e desejo de felicidade.
    Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Lourdes, muito obrigada querida! :))))
      Você é fantástica e jamais se esquece das amigas e de seus amigos!

      Pode contar comigo como sua amiga de fé, companhia para quando estiver precisando!
      Ter a sua amizade não tem preço, é um verdadeiro tesouro precioso!
      Conte comigo sempre!
      Fico muito grata com o seu carinho e a sua alegria!
      Sua presença aqui no dia da amizade foi uma surpresa maravilhosa e encantadora!!

      Obrigada por tudo!
      Beijos em seu lindo coração e tenha uma semana maravilhosa!

      Excluir
  21. Post essencial para toda vida.

    Show de bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por seu comentário!
      Volte mais vezes ao blog e seja sempre bem-vindo!!!
      Abraços e ótima semana! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.