Meditação para encontrar paz e felicidade!


meditacao
 Oi amigos, como vocês estão? Tudo bem?  Pois é, eu estive de castigo por uma semana em razão de uma  torção no pé esquerdo. Fiquei imobilizada e não pude praticar meus exercícios diários. Confesso que foi e ainda está sendo uma tortura, pois realizo uma série de atividades físicas pela manhã. Entretanto, essa ausência de movimentação acelerada com o corpo, me fez encontrar o lado prático da meditação, que é a atividade mental que converge em benefícios para o organismo inteiro.

Vocês sabe que  com toda a correria dos dias atuais, é muito comum ver pessoas procurando  maneiras de relaxar, principalmente aquelas que trabalham nos grandes centros e enfrentam barulho, congestionamento e poluição. Então, a  meditação é  uma das práticas de relaxamento mais procuradas para quem quer ter momentos de paz, para quem quer esquecer os problemas do dia a dia e se livrar do estresse causado por dificuldades pessoais ou no trabalho. 

Foi assim que progredi e passei por momentos  difíceis  de forma serena: com o auxílio  da meditação!

Mas meditar não é tão fácil como parece. Para conseguir meditar profundamente é preciso ter paciência e empenho. Entretanto, é claro que você pode meditar na sua própria casa ou no trabalho, desde que encontre um local tranquilo e silencioso para conseguir o  efeito esperado. Confira aqui como meditar sozinho e entrar em paz consigo mesmo:

Instruções:

1- O primeiro passo, para começar a praticar a meditação é achar um local que seja arejado, limpo e tranquilo.Você pode praticar no seu quarto ou separar um ambiente na sua casa apenas para a meditação.
Nos primeiros dias de meditação é normal você não conseguir relaxar por completo e deixar sua mente vazia, sem qualquer pensamento. Isso você vai conseguindo com o tempo e, por isso, é preciso ter paciência e dedicação na prática da meditação.
No começo, você terá que prestar muita atenção nos seus pensamentos. Assim que começar a pensar em algum problema, você deve parar, relaxar e começar de novo. Com o tempo isso já vai ser automático.

Local para meditar em casa 
2- Para começar a meditar, você deve ficar em uma posição que seja bem confortável. Isso porque você deverá ficar um bom tempo sem se mexer. As posições mais adequadas são com as pernas cruzadas, que é a posição mais comum ou então, você pode optar por ficar deitado com a barriga pra cima, as pernas esticadas e os pés juntos.
Existem muitas escolas que são próprias para ensinar a meditar. São lugares bem quietos, calmos e arejados. Para fazer em casa, é importante que você esteja sozinho para conseguir o silêncio total.

Meditação sempre

3- O objeto maior da meditação, é fazer com que todos os pensamentos, os problemas e qualquer outra coisa, saia completamente da sua mente, ou seja, a meditação serve para que você consiga ter sua mente vazia por um tempo e assim esquecer-se de todos os problemas, relaxar, deixar o estresse de lado e conseguir a liberdade da alma.

Muitas empresas, hoje em dia, separam uma hora do expediente para que os funcionários pratiquem a meditação. Isso porque depois da prática da meditação, o funcionário volta muito mais disposto a trabalhar e acaba ajudando muito mais a empresa.
 
meditacao-no-trabalho
 
A meditação é uma maneira maravilhosa de se conseguir encontrar paz consigo mesmo. Não se esqueça que, para iniciar a meditação,  você deverá estar em lugar calmo e que demonstre paz. Esteja em silêncio e de preferência sozinho, para que não sofra nenhum tipo de interferência durante o seu processo.

Para que faça a meditação corretamente é importantíssimo que você tenha disciplina e que consiga corrigir alguns fatores em nosso próprio corpo e mente.
Quando estamos relaxados, tendemos a dormir e isso não é bom para a meditação. O momento do sono é um momento de descanso já imposto pelo nosso corpo. Já a meditação ,deve ser um momento de
encontro entre nossa mente e nossa alma e por isso é essencial que estejamos acordados durante ela.

Como avançar na meditação:

1- O primeiro passo para um boa meditação é a sua postura, ela é essencial para que todo o seu corpo receba as energias que a meditação trará para você. Para isso, você deverá manter a sua coluna sempre ereta e estar em uma posição confortável, pois é nela que você permanecerá durante todo o período de sua meditação. A melhor escolha é se sentar em uma cadeira com encosto, pois dessa forma facilitará que sua coluna fique reta, pode-se optar por fazer a meditação deitado, mas desse modo tendemos a dormir com muita facilidade, portanto tome cuidado.

Meditando com a coluna  reta na cadeira

2- Após ter escolhido a sua opção esse é o momento de entrar em contato com o silêncio interior. Para facilitar esse tipo de encontro, você poderá optar por uma música, analisar a sua respiração, observar a chama de uma vela. Ao escolher o seu objeto de meditação, iniciará o momento de relaxar, aliviando toda a tensão existente em nosso corpo. É preciso que você evite os seus pensamentos, pois eles podem desviar o seu foco e tirar a sua atenção da meditação.

Meditação  bela

3- Quando conseguirmos entender e conciliar a concentração e atenção,  o nosso próprio corpo fará o restante dos papéis. A meditação é recomendável diariamente e de preferência ao acordar, pois esse é o momento em que a sua mente está iniciando os trabalhos diários e desse modo, será mais fácil conter o seu relaxamento e encontrar a paz de espírito.

meditação ao acordar

É importante ter a consciência de que o papel da meditação não é levá-lo a algum lugar, mas sim a um momento de reflexão. A meditação deixará o seu corpo mais leve e bem disposto para qualquer que seja a tarefa que você desenvolverá ao longo do seu dia e por tabela,te deixará muito mais feliz!
.
Meditação


Eu sempre meditava ao fazer os exercícios ao ar livre. Mas a ausência de locomoção, me fez repensar e adaptar a meditação também em casa. Tanto que até preparei um vídeo neste sentido. Este video foi feito para comemorar mais uma etapa vencida no Blog Vivendo a Vida bem Feliz, e tem como objetivo ensinar o caminho, o segredo, a passagem para o encontro da verdadeira felicidade. A música é para meditação, relaxamento e reposição de energia! Concentre-se, relaxe e usufrua dos benefícios de viver bem a vida com muita serenidade! Beijos!!




Fonte de inspiração: Como meditar coretamente e imagens do Google imagens

20 comentários:

  1. Eu preciso aprender a parar. Acredito na meditação e em todo benefício.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sissym, como está a fadinha mais linda?

      Sabe querida, o meu nível de meditação ainda é bastante suave,não consigo alcançar a concentração total, inteira, mas ando caminhando para isso!
      Você deve estar uma etapa bastante avançada, pois não consegue parar.. isso é muito bom mesmo!!

      O artigo da semana traz, tao somente, algumas recomendações mais simples da arte da meditação, como a postura e local para praticar. A prática diária é que fará com que a pessoa avance e sinta por completo todos os benefícios e particularidades!
      É como um bênção em nossas vidas!!
      Traz muita paz, principalmente se for realizada logo pela manhã!

      Agradecida por seu carinho da presença querida!!
      Beijos e uma semana serena, calma e maravilhosa! ♥

      Excluir
  2. Oi, Adriana, como vai? Sabe, já tentei algumas vezes praticar a meditação, mas meu pensamento é muito acelerado, kkk, sempre acaba escapando... Achei suas dicas preciosas, quem sabe me arrisco de novo? Mas aprendi a conter um pouco a ansiedade e reduzir a velocidade dos pensamentos. Espero que fique bem do pé e se cuide. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, ah, quanto tempo querida!
      Estou bem, fora a torção no pé...rsrsrs

      Sabe amiga, é até engraçado, em uma das suas últimas visitas, eu estava com aquele probleminha na pele e desta vez, com o pé machucado...hahaha
      Parece que estou sempre capengando não é? hihihihi
      Mas é assim mesmo, sempre estamos às voltas com alguns problemas aqui, outros ali, seja de saúde, crises no trabalho ou até na família....
      O importante é tentar encarar e enfrentar tudo com a maior serenidade possível...
      E a meditação veio me auxiliar neste sentido ...

      Sim, a meditação é excelente para a gente respirar fundo, colocar ordem nos pensamentos e tentar usufruir mais a vida, de uma maneira equilibrada...
      Inclusive, são ensinamentos que adotei na minha rotina e dou a maior força para que tente de novo, para poder conter os pensamentos tão acelerados amiga!!
      Vá em frente, será maravilhoso!!

      Beijos com carinho, agradecida por sua presença tá?
      Sempre é uma grande honra recebê-la!
      Tenha uma excelente semana! :)))

      Excluir
  3. Oi, Adriana! Que pena, sinto muito pela torção. Desejo melhoras e uma rápida recuperação. Adorei este artigo porque trata de um assunto que muito me interessa! Confesso que tenho dificuldades para manter uma rotina de meditação, mas percebo claramente os benefícios quando a sigo. Muito obrigado pelas valiosas informações, o artigo está impecável, como sempre!

    Um grande abraço e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, muito boa noite amigo querido!

      Ah, não se preocupe, o pior já passou..hehehe
      Na semana passada eu estava imobilizada, mas hoje já caminho mancando e para mim, está bom demais..rsrsrs
      Semana que vem já estarei correndo a praia inteira, pode ter certeza!! :))))

      Adorei que tenha vindo neste post de meditação, pois já desconfiava que você praticava e exerce essa técnica com naturalidade, pois sabe dos benefícios que ela provoca em todo o organismo e principalmente, na mente... É como um alívio para a alma!!
      É tão simples, devemos sempre buscar esse método tão revigorante!!

      Eu que agradeço sua valiosa presença amigo!
      Tomara que sempre retorne!
      Beijos e uma semana incrível para você também!!

      Excluir
  4. Olá, querida Adriana
    Como gosto de parar, meditar e reviver!!!
    Instruções salutares para quem aprecia cuidar do espírito...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, boa noite querida!
      Obrigada por vir aqui deixar seu carinho!
      É tão bom meditar para acalmar nossos pensamentos não é mesmo?
      Importante demais para a nossa vida, pois ficamos mais serenos, mais calmos!

      Fico muito grata por ter vindo e deixado seu carinho em palavras querida!
      Muitos beijos e um ótimo restinho de semana!

      Excluir
  5. Meditação não faz meu estilo, mas é algo muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, boa noite!!
      Fico feliz que tenha retornado, muito mesmo!

      Sabe, eu eu também não era muito fã da meditação, mas acabei me apaixonando no momento que fiquei imobilizada... Privada de fazer exercícios, precisei encontrar algo para me acalmar e encontrar a serenidade e a meditação me ajudou demais!
      Quem sabe você também, futuramente, goste deste prática não é?

      Abraços e um ótimo fim de semana!

      Excluir
  6. Já ouvi falar super bem da meditação.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, boa noite querida!

      Sim, a meditação é praticada por muita gente que quer buscar o equilíbrio!
      As dicas do post são para quem quer começar a prática, são instruções bem simples!
      E dependendo de cada um, o processo de meditação vai se aperfeiçoando a cada ano!

      Muito obrigada pela presença querida!
      Beijos e maravilhoso fim de semana!

      Excluir
  7. O difícil é arrumar um lugar tranquilo, Adriana. Mas ótima dica. Aliás, vc usou essa sua dificuldade para descobrir novas possibilidades. Bacana. Meditação é uma boa terapia mesmo e um bom 'calmante'. E melhoras! Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, muito bom dia amigo querido!
      rsrsrs Tem razão, o maior problema é arrumar um lugar tranquilo hoje me dia com essa correria toda não é? Mas a gente faz uma forcinha não é?

      Pois é, a vida é mesmo um aprendizado constante e as dificuldades nos fazem encontrar um outro lado mais sereno, mais em paz... e a meditação caiu como um bálsamo para mim! E é claro que adoro compartilhar tudo que faz bem, que nos deixa melhores e mais felizes!!

      Obrigada pelo carinho imenso amigo!
      Você é sempre muito especial!
      Beijos e um início de semana maravilhoso!! :)))))

      Excluir
  8. É muito bom meditar, Drica... só tem benefícios.... aqui no Rio, faço na praia. beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbie, bom dia!!
      Puxa, ainda bem que voltou!
      Agora como "Uma Interessante vida"!
      Estava com saudades!!

      E meditar é bom demais amiga, faz um bem infinito para a gente!!
      Que lindo, a praia é um dos melhores locais para mediação... tanta paz que o mar nos traz....

      Beijos querida e uma semana maravilhosamente linda!!!
      Obrigada pelo carinho da presença, SEMPRE!!

      Excluir
  9. Hoje estou passando para agradecer
    sua amizade, desejar sempre o melhor
    pra vc, e fazer um convite para
    participar do sorteio que vou fazer
    pelo niver do meu Blog, são 3 anos
    de muita alegria, venha festejar comigo....

    Abraços de bom final de semana
    Bjusss

    (¯`´¯)
    `*.¸.*´
    ¸.•´Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, nossa que surpresa boa você por aqui!
      Quanto tempo não é mesmo?
      Faz bastante tempo, mas a amizade é sempre a mesma e muito intensa!

      Estou lisonjeada e agradecida pelo convite!
      E antes de tudo já dou os parabéns pelos 3 aninhos de Blog!
      É maravilhoso comemorar uma data tão especial assim!
      Eu acabei de completar 3 anos de blogagem também, no dia 1 de julho!
      Fiz uma festança aqui no blog...hehehe
      Estou indo lá festejar com você querida!

      Beijos e um ótimo início de semana! ♥

      Excluir
  10. Oi, Adriana! Tudo bem?

    Espero que já esteja melhor da torção. No começo do ano passei uns bons 15 dias com o tornozelo em tais condições e sei como isso é terrível principalmente para quem gosta de praticar exercícios físicos - uma simples caminhada é um sufoco, não é? Mas sara, é só cuidar e ter paciência. rs

    Eu estava devendo uma visita ao seu blog com mais tempo e faço isso não por obrigação, mas por gosto, afinal sempre encontro boas dicas e escritos por aqui. Esse da meditação veio a calhar porque ontem mesmo, em sala de aula, o tema para uma turma foi sobre Thoreau, que escreveu além do clássico "Desobediência Civil", o belo "Walden". Sobre o que é esta última obra? Bem, Thoreau resolveu se isolar em um bosque durante 2 anos e lá construiu sua cabana e passou a viver em comunhão com a natureza, com simplicidade e humildade. E nisso havia espaço (e como havia! rs) para ouvir a "voz interior", ou seja, ele estava constantemente em meditação, de certa forma. Ontem falei aos alunos que precisamos dar um tempo nos smartphones, nos fones de ouvido, no WhatsApp e nas agitações do dia a dia e ouvir a nossa "voz interior", o silêncio tem muito a dizer - é no silêncio e na reflexão que encontramos muitas respostas para o que nos angustia. Ao invés de procurar por compensações externas ( isso pode ser bom em algumas ocasiões e é válido), é preciso buscar pelo nosso interno, dar espaço para o que sentimos e ouvir o que temos a dizer para nós mesmos. E a meditação ajuda e muito a chegar a este objetivo, não é à toa que tal prática é muito comum em religiões e correntes filosóficas orientais. Mente e corpo em equilíbrio, eis a velha fórmula que nunca sai de cena, não é mesmo? :-)

    Enfim, sempre é bom passar por aqui porque encontro artigos que me acrescentam algo positivo. Parabéns pelo seu espaço e obrigado por mantê-lo! :)

    Beijos e bom final de semana! ( é quinta-feira, mas a sexta-feira já está batendo à porta rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jaime. que surpresa maravilhosa!

      Receber o seu comentário é um grande presente para mim!
      Um presente generoso... Adoro!!

      Sim, minha torção, depois de 3 semanas de dores e "punição", por não poder andar..rsrs finamente sarou e agora já voltei a correr e tudo.. É claro que estou bem mais cautelosa e medrosa também sabe? Mas devagarinho, estou readquirindo a confiança!
      Obrigada por perguntar!!!

      Uau, então eu acertei no post! A MEDITAÇÃO é algo maravilhoso amigo! Aprendi a meditar, a ficar mais comigo mesma, e ter o meu próprio tempo para pensar...
      Precisamos disso, pois como disse, o excesso de redes sociais, pode causar muitos problemas e ao final, acaba por isolar a pessoa e torná-la dependente da internet e publicar tudo o que acontece lá.., É como viver uma vida virtual e não real.. Isso não é nada legal!
      Sabe, gostei muito da atitude de Thoreau! Mas eu não chegaria a algo tão radical assim, de me isolar por completo em um bosque, para encontrar a paz e a serenidade nos próprios pensamentos... Mas com certeza, me isolaria por um mês de férias em um lugar assim, para ficar longe de tudo, das turbulências, da vida corrida, da internet e da tv também...hehehe
      Ouvir a voz interior é muito bom: ficamos mais aptos e tranquilos para enfrentar os desafios aos quais somos colocados todo o tempo à prova!
      Meditar é buscar a sabedoria de vida e é maravilhoso!!

      Muito obrigada pelo carinho a presença amigo!
      Sempre gentil e muito generoso com as palavras, os detalhes, o ponto de vista sempre muito bem fundamentado!!
      OBRIGADA,pois engrandece e enriquece o artigo Jaime!! :))))

      Beijos e um fim de semana igualmente grandioso, com todas as melhores coisas da vida!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.