Pratique a Paciência




Olá gente amiga e querida! 😀  A vida renasce e recomeça todas as manhãs como uma leve brisa  em um campo florido de margaridas. E poder colocar essa afirmação em prática é extremamente importante. Verá como tudo torna-se extremamente simples  após inserir a Paciência nos principais momentos do seu dia.


  "Meu caro amigo, se aprendi alguma coisa em meus tempos de cativeiro é que toda sabedoria humana pode ser resumida a duas coisas: esperar e ter esperança."
                                                           —  O Conde de Monte Cristo


Como adquirir Paciência

Uma vida se faz com paciência, aguardando cada etapa com carinho, como se fosse uma pequena planta de dentro da qual brotam nossos sonhos. Quantas vezes nossos sonhos são cortados, dilapidamos e destruídos... É nesta etapa que precisamos aprender a esperar, a saber enfrentar a nova situação com serenidade na certeza que tudo voltará a florescer. 

Não devemos nos preocupar, pois as adversidades são os compassos que marcam o ritmo que devemos respeitar. Por vezes, algo ocorre que parece que faz tudo parar. Neste intervalo é preciso saber se recolher e firmar os conceitos e as novas visões que surgem. É neste momento que muitos param ou mesmo retrocedem.

A Paciência está em entender que a escolha de observar melhor o fato paralisante – sem se deixar parar por ele – é a opção do entendimento, a purificação do olhar para ver a luz logo surgir por detrás da escuridão.
As filosofias orientais falam do dom da paciência como uma força que a nossa mente usa para dizer ao resto do corpo que tudo se ajeitará.

E as coisas mais bonitas do mundo requerem paciência para se revestirem com um halo de esperança e entusiasmo. Um amor complicado, uma pessoa quase inacessível, uma preparação física, uma oposição; ou seja, todo os os objetivos e metas que estabelecemos.


Aquele que espera e não se desespera encontra a paciência



Muitas vezes, acreditamos que a vida nos diz “não”, quando na verdade ela está nos dizendo “espere”. Ficamos impacientes e, portanto, nosso nervosismo nos faz cometer muitos erros.

Às vezes nos cansamos, nossos amigos, parceiros ou expectativas nos irritam, não recebemos nada do que queríamos e sentimos que a vida não é boa conosco.

Saiba que aquele que persiste, ganha. No entanto, a julgar pelo interesse que colocamos em cultivar e em trabalhar esse dom, a paciência é uma rainha que perdeu o trono. Nos ensinam a sermos os primeiros em tudo, a vencer nossos companheiros, a correr…É por isso que nos tornamos tão impacientes, pois fomos condicionados a sermos os melhores em tudo. E isso não é possível!

O fato é que qualquer sucesso precisa de tempo e paciência: esses dois são os únicos instrumentos que nos garantem certas habilidades. 






Trabalhar a Paciência para conhecer a si mesmo
Os grandes sábios são calmos, pacientes e autoconfiantes. Isso nos dá a dica de que sendo pacientes olharemos para o mundo com uma maior compreensão e sabedoria.

Quando não trabalhamos o dom da Paciência, nos comportamos impulsivamente e, sem pensar, criamos ou agravamos nossos problemas, deixando escapar muitas oportunidades.
Por isso, você precisa de pouco para cultivar a Paciência e  tudo está ao seu alcance. Aqui vão algumas dicas para você adquirir esse elevado dom:


1- Respire

A respiração profunda é sempre um bom recurso, ajudando-nos a refletir. Quando tomamos alguns segundos para respirar, estamos de alguma forma oferecendo uma pausa para nosso diálogo interno.

2- Descubra por que tem tanta pressa 

Reflita sobre as razões que o deixam impaciente. Se estiver exagerando, reorganize suas prioridades. Pensar nisso, até mesmo escrever sobre isso, vai ajudá-lo a se acalmar.
3- Descubra o que normalmente causa a sua impaciência
Podem ser outras pessoas, situações estressantes ou você mesmo. No entanto, o simples fato de estar consciente lhe ajudará a reduzir a ansiedade. Veja o exemplo do gatinho abaixo: ele pode ser considerado como um grande detentor do dom da paciência? rsrs

4- Sua paciência é útil ou justificada?

Responder sinceramente a esta pergunta incentivará a sua calma. Procure por padrões e considere, sem medo, a possibilidade de abandonar o que não está lhe fazendo bem.
5- Dê tempo ao tempo e espere o inesperado

Você tem que entender que nós podemos fazer milhares de planos, mas as coisas nem sempre ocorrem como desejamos. Aceite que o mundo muda e dará centenas de voltas para chegar onde queremos. Seja realista em suas expectativas e compreenda os outros.
6- Não tenha medo das mudanças e não se esqueça de ensaiar
A prática leva à perfeição. Desenvolver a paciência significa deixar para trás os maus hábitos com os quais convivemos por muito tempo. Então, como qualquer aprendizagem, cultivar este dom requer perseverança. Encare cada tentativa como um ensaio e não se esqueça jamais que:




Com este post, comemoro 320 artigos aqui no Blog Vivendo a Vida bem Feliz, agora totalmente reformulado e responsivo! Uhulll 😄 

Antes de ir,  tenha uma pouco mais de paciência e ouça a canção do Lenine que é absolutamente fantástica e o som da harpa vai te acalmar e quem sabe lhe trazer um pouco mais de paciência...  Até a próxima queridos! 



Imagens : Google e Tumblr

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

12 comentários:

  1. ADRIANA: Que lindos os escritos, minha linda! Estou vivendo justamente isto: ESPERAR E TER ESPERANÇA! Acho que a paciência é um dos melhores atributos existente no ser humano. Tenha uma semana abençoada e com muita paciência...rsss! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adeladia, que alegria ter a sua participação aqui em um momento tão bonito de sua vida.
      Realmente o artigo desta semana caiu para si como uma luva: vestiu perfeitamente!
      A paciência é o dom dos fortes e dos sábios!
      Você teve paciência, buscou, lutou e venceu!!
      Parabéns minha querida, por sua vitória e conquista tão esperada!
      Você merece toda a felicidade do mundo!
      Beijinhos e uma semana maravilhosa!!!

      Excluir
  2. Adriana, que bom te ler e a paciência nos é requerida nas mais diversas situações da vida, por isso, praticá-la é preciso! um beijo, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, fico muito feliz com a sua participação aqui no Blog querida!
      Estava com saudades!
      Realmente a paciência é a melhor das virtudes não é mesmo?
      Saber esperar sem atropelos, é o grande segredo da felicidade, com toda a certeza!!
      Agradeço imensamente seu carinho tá?

      Obrigada e um restante de semana maravilhoso!
      Beijos! :))))

      Excluir
  3. Olá, querida Adriana,boa noite...
    yes, meu feriado foi excelente, também descansei de "montão"!
    ...começo pelo final, parabéns pelos 320 artigos no Blog Vivendo a Vida bem Feliz, agora totalmente reformulado e responsivo!
    Verdade, a canção do Lenine e o som da harpa tem o poder de nos acalmar .
    "Táqui" algo que não tenho.Paciência.2-Mas ainda bem que não é nada exagerado,é quase específico, detesto perder tempo com algo desnecessário.3- Portanto, são situações estressantes,causadas por outras pessoas ou por mim mesmo.1-Neste caso, posso até respirar 4- Mas se justificada, perder tempo com algo desnecessário, 5- e percebi que as coisas não ocorreram como desejava.6-Só me resta mesmo a perseverança e torcer para que a manhã seguinte possa iniciar como uma leve brisa em um campo florido de margaridas, para poder colocar a paciência em prática ..."esperar e ter esperança"!
    Bela postagem, parabéns!
    Obrigado pelo carinho, feliz findesemana, Uhul!, belo dias, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felis, meu amigo querido!!
      Muito bom dia!!
      Fiquei muito feliz com a sua presença e comentário, pois você me parabenizou pelos 320 artigos do blog e está comigo desde o princípio dele!! O melhor presente foi a sua presença amigão!
      Aqui já nos divertimos, já sorrimos e até choramos nos momentos mais tristes de nossas vidas...
      A amizade permanece firme e forte e manteremos para todo o sempre! Muito obrigada!!

      Verdade que você não tem paciência amigo? rsrs Engraçado, você parece ser a Paciência em pessoa, sério mesmo!! Então te desejo que encontre o mais belos dos campos floridos para poder se estabilizar e assim, torna-se mais paciente consigo mesmo, que é o mais importante para a nossa saúde!

      Agradeço a presença e o carinho transbordante amigo!!
      Um grande beijo e um final de semana maravilhoso!! :))))))

      Excluir
  4. Na realidade, ser paciente se trata de saber gerenciar a si mesmo, o que requer atenção aos seus pensamentos, atos e palavras. Isso significa que você não deve gastar o seu tempo tentando controlar os outros, e sim a si mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alfeu!
      Boa abordagem amigo, a paciência é algo que nos pertence e que deve ser estendida aos demais!! Muito bom mesmo!!!
      Agradeço pela estimada presença e pelo carinho!
      Desejo um ótimo final de semana! :))

      Excluir
  5. Paciência é tão importante, Adriana. E anda tão em falta ultimamente... Que postagem apropriada! Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sérgio, a paciência é um item em franca extinção...rsrs
      Todos estão por demais ansiosos e se esquecem que a vida tem que ser vivida com calma..
      Muito obrigada pelo carinho da presença amigão!!
      Tenha uma semana maravilhosa!! :))))

      Excluir
  6. Oi Adriana,
    Tudo bem?
    Que lindo texto!Sempre que venho aqui me sinto lendo uma daquelas revistas que folheamos página por página tranquilamente,essa é a sensação que cada texto passa,vamos lendo tranquilamente e adquirindo mais conhecimento.
    Concordo com tudo que vc falou,muitas vezes sou impaciente e vejo que isso só piora as coisas.Tento sempre respirar fundo nas mais diversas situações pra ver se desacelero e faço as coisas da melhor maneira.
    Parabéns por todos os textos,você nos traz boas reflexões e conhecimento.
    E o novo design do blog tá lindo.Abraço querida =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, querida!! É tão maravilhoso ter a sua presença e participação em tempos em que os amigos sumiram dos blogs... rsrs
      Sim, não se tem mais visitas e comentários dos amigos como antigamente e creio que tenha ocorrido uma fuga geral para as redes sociais onde as pessoas preferem não opinar...
      Por isso que valorizo tanto a sua presença querida, muito, muito obrigada!!!!

      Me sinto muito lisonjeada com suas belas palavras! É um apoio fundamental para mim, e me faz persistir aqui com o blog. Inclusive, como você viu, até mudei o template depois de tantos anos com aquele fundo de nuvens azuis... Foi bom mudar, pois tudo ficou mais leve!!!

      E como a paciência está em falta hoje em dia não é mesmo?
      Raridade!! Por isso que precisamos reaprender a respirar e descobrir a causa que nos faz tão impacientes... É bom para a saúde da gente! :)))

      Agradeço demais seu carinho, sua presença e logo vou ao seu cantinho observar as suas novidades amiga!!
      Um grande beijo e uma semana ótima!!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.