O que seu corpo fala quando suas emoções calam!




Amigos, eis que chego com um tema muito instigante e bastante complexo. Por isso quero que leia com bastante atenção, porque aprenderá coisas valiosas.
Você sabia que dores, desconforto e tensões podem ser emoções que não expressamos e deixamos presas dentro do corpo da gente? 
Preste muita atenção, pois você pode estar se envenenando e não tem consciência disso... 

Observe a linguagem que usamos para falar das nossas reações emocionais. Normalmente existe uma sensação física associada a elas: um caroço na garganta, borboletas no estômago, falta de ar, o peso do mundo nos ombros. Isso não é mera coincidência. Essas reações viscerais são mensagens do nosso corpo: ele está pedindo socorro! 

Chamamos de “conexão entre mente e corpo”. Essas reações são associadas com o uso da mente – através de pensamentos positivos – para ajudar a melhorar o estado geral do corpo, sua imunidade e provocar sensação de bem estar. Embora usar a mente para atingir o corpo seja extremamente útil e preciso, não podemos ignorar que nosso corpo pode também ser uma forma de acessar e tratar nossas emoções mais escondidas.

Pare agora!! Antes de você chegar ao ponto central do texto, você precisa ter uma noção das nossas Emoções ComplexasExplicarei de uma maneira mais pausada:

→  Suor nas palmas das mãos ou aquele friozinho na barriga quando estamos nervosos. A sensação de calor nas bochechas quando estamos constrangidos ou envergonhados. Ou aquele calor no corpo inteiro quando estamos apaixonados.

→ Nossas emoções produzem reações muito fortes em nossos corpos, e uma equipe de pesquisadores finlandeses produziu um conjunto de "mapas corporais" que demonstram os efeitos que essas diferentes emoções exercem sobre nós.Todos nós já sabemos que as emoções causam mudanças no corpo. 

→ A imagem abaixo mostra os resultados da pesquisa, sendo que as partes em amarelo são as mais quentes, e as em azul as mais frias.Para o estudo, os cientistas realizaram cinco experimentos com 701 pessoas. Os participantes tinham que colorir em uma figura humana as zonas que se ativavam mais ou menos enquanto ouviam as palavras que designam cada uma destas emoções.

No geral, eles reuniram informações sobre um total de 13 emoções diferentes, sendo seis delas emoções básicas (raiva, medo, nojo, felicidade, tristeza e surpresa) e sete emoções complexas (ansiedade, amor, depressão, desprezo, orgulho, vergonha e inveja). Ao combinarem os resultados de todos os participantes juntos, eles compuseram uma espécie de “atlas corporal”, demonstrando como essas diferentes emoções afetam o corpo. Cada emoção desperta reações em diferentes áreas e que isto acontece independentemente do fato de as pessoas terem culturas diferentes.

O corpo reage desta forma devido a mecanismos biológicos que nos preparam para responder ao que acontece à nossa volta, seja para a defesa ou para desfrutar da situação.

“As emoções não ajustam apenas à nossa saúde mental, mas também nossos estados corporais. Desta forma, nos preparam para reagir rapidamente frente aos perigos, mas também diante de qualquer oportunidade que o ambiente nos ofereça, como uma interação social prazerosa”.

→ O vermelho era usado para marcar as áreas de maior atividade e o azul, as com menos sensações.

→Os cientistas então observaram uma grande coincidência, acima de 70%, das áreas coloridas. É possível observar no mapa criado pelos pesquisadores que as duas emoções que causam uma reação corporal mais intensa e em todo o corpo são o amor e a alegria.Também é possível ver que, no geral, todas as emoções básicas ativam sensações na parte superior do corpo, onde estão os órgãos vitais. E principalmente na cabeça.Veja e conclua:


“Observar a topografia das sensações corporais disparadas pelas emoções permite criar uma ferramenta única para a investigação das emoções e pode até oferecer indicadores biológicos de transtornos emocionais” 



→ →  Sabe-se que a ansiedade pode ser refletida por uma dor no peito. Já a paixão provoca sensações gostosas pelo corpo inteiro. Quase todos nós podemos confirmar estas afirmações pelas nossas experiências pessoais. 

As variadas imagens produzidas em nossa mente, acompanhadas por mudanças internas em nosso organismo (aumento da pressão e da glicose, contrações dos músculos, dilatação da pupila, um frio na barriga, etc.) constituem a razão crítica porque cada emoção parece diferente e são difíceis de serem comunicadas.

👉 Bem, agora podemos ingressar no cerne do artigo, pois você já compreende o que é Emoção Complexa.
É comum que a maioria de nós lembremos daquele tempo em que expressar uma emoção era desencorajado pelos adultos que nos cercavam. Se você chorasse, por exemplo, os pais mandavam parar e “deixar de frescura”. Entre amigos era totalmente inimaginável demostrar qualquer tipo de emoção ( seria marcado pelo resto da vida como um “fracote” ). Ainda hoje, pais dizem para as crianças que “sejam valentes”, ou “engulam o choro”. Ou ainda diminuem suas sensações de dor com o clássico “não foi nada”. 

Nossos corpos simplesmente gravam aquilo que acontece com nossas emoções – mesmo que tenhamos sido convencidos intelectualmente a lidar com elas, ou a ignorá-las. O impacto físico e emocional de dores e sentimentos não expressados é algo que perdura. Fica marcado.

Abaixo há uma ilustração de padrões típicos de emoções guardadas no corpo, reconhecidas pelas entidades de trabalhos corporais. Cada pessoa desenvolve também seus padrões individuais, mas esses são alguns dos padrões mais comuns:



Nossos corpos sabem das coisas que nossas mentes gostariam de se livrar. Das coisas que estão esquecidas em algum nível de consciência, estão sempre presentes concretamente no corpo. Veja:



***A boa notícia é que nunca é tarde para acessar esses assuntos, e que os resultados de um olhar para o corpo, podem afetar tanto o plano físico como o mental e emocional. Eis aqui alguns passos que você pode dar para liberar emoções mal resolvidas:

1) Encontre uma atividade física diária que você goste. Mas preste atenção que não se trata de “faça exercício”. Cuidar do corpo é importante, mas a intenção aqui é ser feliz, através do olhar para o corpo. Portanto tem que ser alguma atividade que amamos fazer. É interessante também que seja algo que acalme um pouco a mente. Muitas pessoas encontram na ioga, nas corridas e outras atividades do gênero esse componente meditativo. Pode ser simplesmente uma caminhada silenciosa de dez minutos, onde você pode prestar atenção na sua respiração e outras sensações corporais.

2) Receba algum trabalho corporal com freqüência.
Massagens terapêuticas são uma das formas mais efetivas de se liberar emoções guardadas. Quando alguém trabalha nos nódulos do pescoço, onde guardamos estresse e raiva por tanto tempo, as emoções começam a vir à tona. É comum ver clientes chorando nas mesas dos massagistas. É importante somente lembrar que os profissionais de terapias corporais não são psicoterapeutas, portanto são tidos como agentes auxiliares para liberar as emoções e iniciar o processo de cura, individual de cada um, que pode necessitar em outro momento de ajuda de outros profissionais.


3) Faça do toque parte integrante dos nossos relacionamentos primários.
Isso soa simples, óbvio até. Mas infelizmente podemos nos deixar levar pela cultura do “não-me-toque”. Cada vez menos as nossas interações diárias envolvem o toque. Na medida que apoiamos nossas estratégias de comunicação nas mídias sociais e demais tecnologias, nossos relacionamentos tem menos contato corpo a corpo do que precisamos. Encoste nas pessoas, nos braços ou ombros, quando fala com elas. Cumprimente os amigos com um abraço. Vá jogar basquete com os amigos, ao invés de assistir na TV. 



Quando começarmos a compreender que não somos mentes presas dentro de um corpo, e sim mente e corpo atuando em perfeita harmonia, podemos começar a curar velhas feridas de uma forma mais profunda e duradoura.


👉 Então, se não quiser adoecer, pratique as atividades mencionadas acima e ainda fale de seus sentimentos:
→   Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer – “Tome decisão”

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer – “Busque soluções”

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.Veja o lado bonito e simples da vida! :)))



Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso… uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.



Se não quiser adoecer – “Aceite-se”

A rejeição de si próprio, a ausência de autoestima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer – “Confie”


Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus. Se não quiser adoecer – “Não viva sempre triste”.


O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor”. 


Alegria é saúde e terapia.
Portanto, viva com intensidade, viva Feliz!

Se você não consegue, esse vídeo com a linda canção da AnaVitória, vai te ajudar a sorrir... 😅😂



Imagens do Google imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Quando a boca cala…. O corpo fala!! AMAR pode CURAR.Aceitar que uma doença possa ser causada por distúrbios emocionais faz cada vez mais sentido e tem-se verificado que a mudança desses padrões emocionais, atenuam a doença e podem mesmo abolir a doença se esses padrões emocionais desequilibrados deixarem de existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfeu, muito obrigada pela presença e comentário amigo!!
      Com certeza a grande resposta para todos os males do corpo está no amor e na alma!
      Ambos andam de mãos dadas e curando um o outro se restabelece!
      Desejo uma ótima semana!!!

      Excluir
  2. É "lógis" que gostei do artigo, afinal é tudo que acredito.
    O que acho mais interessante, é que na faculdade de Ed Física (e acredito que na de medicina e outras que lidam com o indivíduo...), aprendemos de autores lááááááá dos primórdios que o corpo é um, que não se pode dividir mente, corpo e espírito. Antigamente, sem tantos exames e tantos remédios, o médico examinava a pessoa de ponta a ponta, conversando com ela e conseguia tratar. Hoje em dia, tudo é "stress" ou "virose". Se o paciente chega com dor de cabeça, o médico pede trocentos exames que nada atestam, mas mesmo assim dá remédio. Mas em nenhum momento conversou com o paciente para saber como é a vida dele...
    Eu não costumo tomar remédios sem me consultar, pois não acredito no desaparecimento do efeito. Acredito que temos que buscar um equilíbrio de emoções e pensamentos para que o corpo fique sadio. A falta de perdão, o autoritarismo, o perfeccionismo, egoísmo, egocentrismo e por aí vai... se não for trabalhado, não conseguimos ter uma vida equilibrada e feliz. Mesmo qdo conseguimos colocar uma máscara, o corpo fala e se não falar hoje, anos depois estaremos tratando doenças geradas por sentimentos guardados a anos...
    Já leu Cristina Cairo? Tenho os dois livros dela "Linguagem do Corpo". Vale muito a leitura. E sabe o que concluo de tudo isso? Que não existe verdade mais absoluta que a de Cristo "Amar e Perdoar". Quando conseguimos trabalhar isso, a vida flui mais fácil...

    Desculpa pelo "papiro" aqui rsrs. Acho que acabei escrevendo mais que seu post rsrs.
    Mas fazer o quê? A culpa é sua que sempre traz postagens ricas...

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, querida, muito obrigada pela presença e pelo carinho amiga!!

      Sim, eu na verdade estava torcendo para você vir aqui tecer suas conclusões sobre o texto pois sei que esses assuntos muito lhe interessam pela sua formação em Educação Física!
      Aprender que o corpo e mente são dependentes um do outro e não é possível fazer divisões do estado de espírito, é algo abrangente e muito importante!!

      Ah sim, estava comentando com mamãe um dia desses sobre os médicos de hoje. No mês de janeiro passado, minha sobrinha formou-se em medicina e fico olhando para ela, tão frágil e ainda inexperiente, como ela tratará seus pacientes. Terá um longo caminho ainda!! Mas disse a ela terá que a princípio, terá que tratá-los com o coração. Olhar nos olhos de cada paciente, perguntar o que aflige, o que sente. Humanizar o tratamento!! Os médicos atuais parecem robôs amiga. Dá até medo. Ficamos esperando meses por uma consulta e ao chegar o grande dia não perdem nem 15 minutos com o nosso problema. É aflitivo demais!!! Parece que não temos valor, que nada somos.. :(

      Sim sim, já vi vídeos da Cristina Cairo. Ela é espetacular!!! Ainda não li as obras dela, mas agora que você falou me interessei bastante! :)
      E vamos amando e perdoando para a vida seguir o seu fluxo normal, sem dor, só amor!!

      Adorei sua presença e participação!! É mesmo muito gratificante para mim sua opinião bruxinha!!
      Beijos e uma semana maravilhosa tá? :)))

      Excluir
  3. Adriana,que artigo lindo e interessante ,complexo, trouxeste. Nosso corpo fala, avisa, sinaliza. Nós é que somos bobocas e não valorizamos os sinais,depois nos ralamos,rs... Que bom que as coisas por aí já estejam mais calmas! Que horror e TODO BRASIL deve mesmo mudar! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, fico tão feliz com a sua presença querida!!
      Muito obrigada!!!

      Este artigo estava preparando há um tempinho e a importância dele, para a nossa saúde, sentimos no toque da pele né querida? Nossos corpos, sem dúvida nenhuma, sinalizam quando há algo errado... Coisas do coração e da mente mal resolvidas, repercutem nele... Por isso que devemos nos manifestar, expor tudo o que há dentro da gente!
      Assim a vida torna-se muito mais leve e mais amena!!!
      Ah sim, aqui agora está mais calmo, mas foram momentos trágicos nunca antes vividos por aqui Chica... E espero que não voltem nunca mais!

      Agradeço o carinho da presença tá?
      Um grande beijo e desejos antecipados de um ótimo feriado de carnaval! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.