🍒 Cereja e seus incrĂ­veis benefĂ­cios para a saĂșde!






Depois de um tempinho sem falar sobre os alimentos que nos fazem bem, hoje resolvi unir o Ăștil ao agradĂĄvel: explicarei os benefĂ­cios da cereja em conjunto com as maravilhas provocadas pela mĂșsica. Venha comigo entender melhor sobre essas frutinhas suculentas com pigmentação vermelha ou arroxeada que apresentam incrĂ­veis propriedades antioxidantes. SĂŁo doces naturalmente  e ainda fazem bem!


Estudos tem demonstrado que o consumo de cereja inibe as vias inflamatĂłrias.

Uma xícara de cerejas contém em torno de 90 calorias e uma ampla quantidade de antioxidantes, fibra, carotenóides e vitamina C. O valor do ORAC da cereja (um método para verificar a capacidade antioxidante nos alimentos) é super alto.

BenefĂ­cios da cereja


ANTOCIANINA:
Protege a parede dos vasos sanguíneos, prevenindo a formação de placas de aterosclerose. Ainda ajudam a estabilizar as proteínas do colågeno. Tem como propriedade a regeneração dos tecidos, atividade circulatória, antiinflamatório, reduz o colesterol e tem excelente atividade antioxidante. Trabalhos científicos recentes relacionam que a ingestão regular deste pigmento inserido em uma dieta balanceada pode prevenir alguns tipos de cùncer.

QUERCITINAS: Importante papel anti-inflamatório, anti-histamínico, prevenção de doenças cardiovasculares, potente anti cancerígeno e ação antiviral. Auxilia no diabetes, porque converte a glicose em sorbitol, composto ligado inclusive a lesÔes oftålmicas como catarata. Tem a propriedade de inibir danos às estruturas neurovasculares da pele e em neurÎnios

RUTINAS: TambĂ©m conhecida como vitamina P. Evita que a vitamina C seja destruĂ­da pela oxidação. Fortalece as paredes dos vasos capilares, evitando as equimoses. Aumenta a resistĂȘncia Ă s infecçÔes.



AlĂ©m de conter tudo o que foi mencionado acima, a  cereja Ă© uma fruta rica em nutrientes antioxidantes, como as vitaminas A e C, e em minerais como potĂĄssio e cĂĄlcio, auxiliando no fortalecimento do sistema imunolĂłgico e combatendo o envelhecimento precoce. Precisamos muito fortalecer o nosso sistema imunolĂłgico nestes ĂĄridos tempos do corona vĂ­rus. 

Os talos verdes sĂŁo sinais de que a fruta Ă© fresca, sendo importante mantĂȘ-la armazenada na geladeira para aumentar o tempo de conservação e diminuir as perdas de vitamina C que ocorrem ao longo do tempo.



Assim, o consumo frequente de cerejas traz benefĂ­cios para a saĂșde como:

1-Prevenir aterosclerose, por ser rica em antocianinas, poderosos antioxidantes;

2- Combater inflamaçÔes no organismo, por conter vitamina C;

3- Prevenir cĂąncer de cĂłlon e de estĂŽmago, pois as antocianinas protegem o intestino;

4- Previne doenças cardíacas, por ajudar a controlar o colesterol e prevenir aterosclerose;

5- Melhorar a saĂșde da pele, olhos, unhas e cabelos, por ser rica em betacarotenos;

6- Reduzir os sintomas de artrite, por atuar como anti-inflamatĂłrio.

🍒  AlĂ©m da prevenção contra doenças crĂŽnicas como as cardiovasculares, diabetes, cĂąncer e obesidade, o extrato de cereja (Prunus cerasus L ou Prunus avium L.) sĂŁo utilizadas tradicionalmente para o tratamento de gota e investigaçÔes recentes tem comprovado este efeito. Segundo um estudo, apĂłs uma Ășnica dose de 280g de cerejas, os nĂ­veis de ĂĄcido Ășrico no sangue em 10 mulheres saudĂĄveis diminuiu em 14% apĂłs 5 horas, com uma diminuição de marcadores de inflamação (PCR).

Um segundo estudo com 100 pacientes com gota, passaram a ingerir uma quantidade de suco concentrado de cereja por 4 à 6 meses, e que revelou uma diminuição nos marcadores de inflamação, bem como redução em 50% dos ataques de gota em 92% dos pacientes.


Para obter esses benefĂ­cios, deve-se consumir cerca de 10 cerejas por dia, o equivale a uma mĂŁo cheia dessas frutas e, para potencializar os resultados, nĂŁo se deve retirar as cascas antes do consumo.

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de cerejas frescas.

Quantidade por 100 g
Energia: 394 kcal
ProteĂ­na 0,8 g Carotenoides 141 mg
Carboidrato 13,3 g Ácido fólico 5 mcg
Gordura 0,7 g CĂĄlcio 14 mg
Fibra 1,6 g Sal 2,5 mg
Vitamina A 24 mg PotĂĄssio 210 mg


As cerejas podem ser consumidas como sobremesa das refeiçÔes principais ou nos lanches, podendo também ser utilizada para fazer sucos, vitaminas, sobremesas e bolos.


Mousse de Cereja  (receita prĂĄtica)

Ingredientes:
1 xĂ­cara de cereja
300 g de iogurte grego
1 pacote ou folha de gelatina sem sabor
3 colheres de ĂĄgua

Modo de preparo:

Retirar os caroços das cerejas e bater no liquidificador juntamente com os iogurtes e o leite condensado. Dissolver a gelatina na ågua e acrescentar à mistura, mexendo bem até homogeneizar. Levar à geladeira para gelar e servir.

MĂșsica das Cerejas doce do Bee Gees

🍒 "Cherry Red" Ă© uma linda e saudosa canção composta em 1966 por Barry Gibb e gravada pelos Bee Gees. Essa mĂșsica tem 54 anos.🍒  A imagem do Bee Gees Ă© da ocasiĂŁo em que lançaram a canção, em 1966.


🍒 Foi primeiramente lançada como lado B do single australiano "I Want Home", em 1966; e depois como single independente, em 1970, no Brasil. 

🍒 A canção tem solo por Barry Gibb, mas Ă© sustentada a todo o tempo pelos vocais de apoio de Robin e Maurice Gibb. CompĂ”e-se de uma pequena introdução Ă  cappella, duas estrofes, o refrĂŁo, um interlĂșdio instrumental em ĂłrgĂŁo Farfisa. O tom Ă© mi maior. E eu adoro essa canção das cerejas docinhas!!🍒  E vocĂȘ? 
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8 comentĂĄrios:

  1. olĂĄ Adriana:
    sĂł a cor da cereja jĂĄ Ă© uma alegria nĂŁo Ă© mesmo?
    e como sĂŁo deliciosas.
    pena que sĂŁo tĂŁo caras. a gente compra de vez em quando , na Ă©poca do Natal.
    a mĂșsica traz saudades, muito linda.
    achei muito legal a foto do Bee Gees .
    Eu sempre gostava das cançÔes deles, do tempo do JOão Travolta.
    maravilhoso post!
    cumprimentos.
    :o)

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    1. Eliane, querida, que maravilha ter vocĂȘ aqui no blog!!
      Estava morrendo de saudades das suas palavras lindas e reconfortantes!!
      Sim, a cor da cereja Ă© maravilhosa e parece muito com o seu belĂ­ssimo artesanato amiga!Cereja Ă© uma frutinha que Ă© a cara do Natal!!!
      Fiquei feliz demais com a sua presença amiga!!
      Um grande beijo e uma semana liiiinda!! :))))

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  2. OlĂĄ Adriana!
    Eu amo cereja desde pequena, lembro que amava comer as cerejas dos bolos de aniversĂĄrio dos mmeus primos, ehehhee....
    Amei a foto e a mĂșsica dos Bee Gees.
    grande abraço e bom domingo!

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    1. Larissa, olĂĄ querida amiga linda!!
      Sim, as cerejas tem um toque de infĂąncia maravilhoso!!
      E sempre ficavam em cima dos bolos...rsrs
      A foto do Bee Gees Ă© pura nostalgia....
      Fiquei muito feliz que tenha gostado querida!
      Tenha uma semana maravilhosa!!
      Beijinhos!! :))))

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  3. OLÁ ! ESTOU TE SEGUINDO. AMEI O SEU BLOG... CRIEI O MEU BLOG A POUCO TEMPO. VENHA ME VISITAR! BEIJINHOS...
    https://magiaepurpurina.blogspot.com/

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    1. OlĂĄ, seja muito bem-vinda ao blog Pikena!!
      É muito bom ter a sua presença, vou acompanhar o seu trabalho tambĂ©m!!
      O mundo estĂĄ precisando de restaurar a amizade que havia nos blogs!!
      Beijos e linda semana!! :))))

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  4. Olå Adriana,super adoro comer cerejas,é uma fruta deliciosa,eu desconhecia que as cerejas tivessem tantos benefícios,adorei ler a tua publicação!! Muitos beijinhos!!

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    1. Teresinha, que maravilha e eu adorei receber sua doce visita, receber seu carinho!! As cerejas são incríveis e as cançÔes que falam de cerejas são igualmente doces como as frutas!!
      Seja sempre muito bem-vinda!!
      Tenha uma Ăłtima semana!! :))))

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