Como Manter a mente serena e o coração tranquilo




A serenidade é o modo pelo qual a natureza nos fez para funcionarmos em equilíbrio. Estando com a mente tranquila, o coração se acalma. Precisamos nos conectar com o divino para manter a mente serena. Eu indicarei o caminho para quem está precisando de paz, baseada em experiências reais por mim vivenciadas...

Amigos, para não perder a razão, essa é a única maneira de manter a serenidade. Associado à alegria interior, este é único estado que agrada aos órgãos interiores para que funcionem em harmonia e equilíbrio. Se ocorrer um desequilíbrio, você adoece no corpo e na mente.  Por isso,  mantenha a sua mente sempre serena e o coração sempre tranquilo. Nunca deixe nada estranho te afetar, mesmo sendo difícil controlar.

Confie mais em Deus, no processo da vida e em você mesmo, e acalme-se...


Lembre-se que quanto mais o vento sopra, mais o bambu cede, e ele cede porque é flexível, e ele é flexível porque é vazio por dentro, que é o estado da mente serena. 

No turbilhão da pressa sempre crescente, as pessoas estão perdendo a capacidade de enfrentar as dificuldades de forma serena e  algumas, entrando em pânico.

Como estava previsto, vivemos a fase das grandes transformações no mundo. Algo complexo e grave está acontecendo no planeta. Causa estranheza que as pessoas em geral não estejam observando que as geleiras estão derretendo com o descomunal aumento da temperatura e provocando incêndios descontrolados, enquanto os rios e lagos estão secando e os desertos aumentando assustadoramente. O mar está virando depósito de plástico...


Por milênios o ser humano tem sido displicente quanto ao reconhecimento do significado da Criação e suas leis perenes e imutáveis, bem como do sentido da vida. Tudo é tão belo, mas a humanidade está destruindo...


Diante de tantos problemas que enfrentamos no dia a dia, dizem alguns pesquisadores que devemos usar o poder da mente. Mas isso não é a solução mais apropriada, pois a mente precisa de serenidade para bem funcionar...

O que deveríamos fazer é usar o grande poder das leis da Criação, que atuam independentemente do nosso querer, podendo derrubar-nos ou elevar-nos, conforme a espécie do nosso modo de ser e agir.


Devemos manter a mente serena. Quanto mais nos preocupamos, mais o problema que nos aflige parece aumentar, se afigurando enorme, de difícil solução, acima de nossa capacidade. Parece que vai nos derrubar com a sua pressão crescente. Na base está o foco dos pensamentos atraindo formas atormentadoras de igual espécie. Sentimos que não temos a mínima confiança diante das ameaças reais ou imaginárias. Assim, o medo se instala de forma destrutiva. Em alguns momentos falta a respiração...É extremamente doloroso sentir tudo isso...

O que se poderia fazer? 


A resposta é buscar a quietude e a conexão com o nosso eu eterno. Confiar na atuação das leis da Criação, buscando auxílio com humildade, bloqueando os pensamentos atormentadores, confiante na força da Luz, mudando de sintonia. Dessa forma, a serenidade ocuparia o lugar do caos em nossa mente, nos fortalecendo, quebrando o ciclo vicioso dos pensamentos destrutivos.



Não podemos agir como se fôssemos robôs. Precisamos ter flexibilidade. Nada de rigidez na forma de pensar e agir. O ser humano precisa ser ágil, flexível, ter bom senso, consideração, sem ficar desorientado quando os acontecimentos fogem do controle. Estar atento, vigilante, duplamente alerta, espiritual e materialmente.

No turbilhão da pressa, das doenças crescentes, pandemia, as pessoas estão perdendo a capacidade de enfrentar as dificuldades de forma serena, esquecendo-se que a vida sempre avança, trazendo novos acontecimentos. 

Nos momentos de crise, muitas pessoas dão vazão à sua grosseria, achando que tudo podem, usando como desculpa o próprio temperamento. Falta clareza. Como me deparei com pessoas rudes nos últimos meses, pessoas que me ameaçaram física e psicologicamente. E manter-me serena nestes momentos, foi o que me ajudou a seguir em frente e estar aqui hoje, conversando com vocês, através deste texto.


Na vida sempre surgem imprevistos para serem contornados. Falta-nos aceitação para com os acontecimentos desagradáveis. Nada nos atinge por acaso. São vivências pelas quais temos de passar. Sem aceitação nos colocamos contra, muitas vezes agravando a situação pela resistência.


Por isso é necessário levantar a cabeça, respirar serena e ritmicamente. Não se deixar abater pelas adversidades da vida. 


E existem exemplos práticos para isso na vida pessoal e profissional. Simplesmente delete aquele comentário maldoso que alguém deixou em sua rede social, não se importe com o outro que só quer disseminar o ódio e o rancor, bloqueando-o e cortando o mal pela raiz.  


Ahhh como a tecla DELETE é providencial! Simplesmente corte, delete, separe o joio do trigo, ignore e o mal se destrói por si só...


Com boa vontade, tudo poderemos superar, evoluir e nos alegrarmos, criando à nossa volta um ambiente tranquilizador de confiança no poder das leis do Nosso Criador. Dessa forma, no futuro, estabeleceremos a paz e a felicidade. 


A música da semana


Eu sempre termino o texto com uma edição musical condizente à reflexão da semana. 

A música de hoje é para instaurar a paz e a serenidade em sua mente e te conectar com a natureza. 


A canção é de James Morrison e chama-se You Give Me Something. Provavelmente você deve conhecer, pois o James é dono de uma daquelas famosas vozes roucas e guitarrista de qualidade.


" You Give Me Something " é o primeiro single do cantor inglês James Morrison, lançado em 16 de julho de 2006. É de uma beleza singular, você verá. 

A canção faz parte de seu álbum de estreia, Undiscovered.  Alcançou o número um na Nova Zelândia e em várias nações, sendo inclusive nomeada para o BRIT Award na categoria Best British Single Shortlist em 2007. 

A música foi usada no episódio final da 5ª série de Doctor Who , na cena do casamento de Amy Pond e Rory Williams , e na série de TV americana Ugly Betty. Também fez parte da novela brasileira Paraíso Tropical, produzida pela Rede Globo.  Além disso, também foi incluído no filme de comédia romântica americana de 2008, O Melhor Amigo da Noiva.

O significado por trás da música, segundo Morrison é que a letra significa que o protagonista da música não ama a pessoa tanto quanto ela o ama, mas está disposto a experimentar uma relação.

Por isso, amigos, mesmo não sendo uma "autêntica declaração de amor" a canção passa uma áurea de paz, serenidade, tranquilidade e felicidade. Ou seja, perfeita para a conclusão do texto da semana. Tomara que apreciem e tenham uma linda semana!


Fontes de Inspiração: O-poder-da-mente-serena
/james-morrison - Imagens do Tumblr e Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

Nenhum comentário

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.