Astronomia
Gratidão
motivação
música
Super Lua Rosa
A Era de Luz começou em 21 de Dezembro, com o aparecimento da Estrela de Belém, o raro alinhamento de Júpiter e Saturno
O alinhamento de Júpiter e Saturno poderá ser visto de 16 a 21 de dezembro, em horizontes abertos, após o pôr do sol. Astrônomos dizem que fenômeno é raro e que os planetas só estiveram tão perto séculos atrás. Vejam como o nosso planeta Terra é pequenino diante dos gigantes Júpiter e Saturno (com anéis).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/j/v/O1VzH5TXGORhBjyITAvQ/sistemasolar.jpg)
Sistema solar: Júpiter (o maior, ao centro) e Saturno (com o anel) são planetas gasosos, congelados e ricos em materiais carbônicos. — Foto: Getty Images via BBC
Pois bem amigos, ressaltando, um fenômeno astronômico raro poderá ser observado do Brasil e de praticamente toda a Terra de 16 a 21 de dezembro deste ano. Será o alinhamento de Júpiter e Saturno, que estarão próximos e devem parecer um planeta duplo (dois pontos brilhantes).
Essa formação é conhecida como “Estrela de Belém” ou “Estrela do Natal”. No último dia do período, 21 de dezembro, a distância entre eles deve ser ainda menor. O fenômeno ficará visível após o pôr do sol. Os dois planetas só estiveram tão perto nos anos 1623 e 1226 – ou seja, séculos atrás.
Isso não é um acontecimento fantástico? Finalmente uma boa notícia neste terrível ano de pandemia do Corona Vírus.
O excepcional alinhamento de Júpiter e Saturno
As conjunções são raras porque cada planeta demora um tempo diferente para girar em torno do Sol. A Terra, por exemplo, leva 1 ano. Já os planetas Júpiter e Saturno completam a volta em cerca de 12 e 30 anos, respectivamente. Segundo o pesquisador Felipe Navarete, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP):
Todos os corpos celestes estão em movimento. Em especial, o Sol e os planetas se movimentam em uma linha no céu chamada Eclíptica. Quando ocorre um cruzamento entre os planetas a gente chama de conjunção .
Segundo astrônomos, Júpiter e Saturno estiveram tão próximos pela última vez em 1623. O fenômeno mais similar, porém, ocorreu no século 13, há quase 800 anos.
O pesquisador do IAG-USP diz que, apesar de os planetas estarem próximos, a distância ainda vai ser de quase 700 milhões de quilômetros.
Esse efeito, essa conjunção ocorre a cada 400 e poucos anos. Século 13, século 17 e agora 21. Encontros semelhantes podem acontecer mais frequentemente, mas as máximas aproximações no céu são bem raras e demoram mais tempo para ocorrer.

Ao longo dos dias a distância entre os pontos vai diminuir. No dia 21 será a distância mínima. A olho nu você consegue separar os planetas: Júpiter e Saturno. Júpiter será mais brilhante. A olho nu vai dar para ver, embora não dê para enxergar os detalhes. Com binóculo pequeno você já consegue começar a ver melhor os detalhes.
Júpiter e Saturno são os maiores planetas do sistema solar. São também os planetas com mais luas. Júpiter desempenha um papel muito grande porque graças a ele a gente não tem muitos asteróides que poderiam colidir com a Terra. Ele segura os asteróides a uma distância segura da gente.
"Devemos olhar na direção do pôr do sol. Logo depois do pôr do sol, a gente vê um pouco mais acima do horizonte. Fica mais visível num horizonte mais limpo."
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/H/G/5ciA74Rueyg1GjBZoaNQ/image003-1-.jpg)
Imagem extraordinária de Júpiter, rastreando as regiões de calor que se encontram sob as gigantescas nuvens de gás do planeta vizinho. Os cientistas usaram uma técnica de alta resolução usada em astronomia chamada em inglês de lucky imaging, que envolve a geração e a combinação de imagens obtidas de várias exposições ultrarrápidas — Foto: Gemini Observatory/M.H. Wong et al
A canção do alinhamento de Júpiter & Saturno (Lado a Lado) -INXS-
" By My Side " é um single da banda australiana INXS , o terceiro single britânico e quarta Australian single retirado do álbum X . A música é uma balada baseada em piano, cordas e violão com um grande refrão.
A canção foi escrita por Andrew Farriss e Michael Hutchence como parte das sessões de 1990 para o álbum X. O produtor musical Chris Thomas , que produziu o álbum, também recebe créditos como compositor, contribuindo especificamente para o refrão e o arranjo, conforme explicado nas notas do encarte da edição especial do álbum X em 2002.
Junto com " Never Tear Us Apart ", que eu já editei no meu canal no YouTube, "By My Side" foi uma das duas canções do INXS tocadas no funeral do vocalista Michael Hutchence após seu suicídio em 22 de novembro de 1997. Um grande talento perdido.
Em fevereiro de 2014, após a exibição no Canal 7 da minissérie INXS: Never Tear Us Apart e "By My Side" alcançaram as paradas de sucesso novamente e agora viraram trilha sonora para o alinhamento de Júpiter e Saturno!! Linda Era de Luz amigos!!
Fontes de Inspiração :
Um acontecimento lindo esse.Interessantíssimo! Temos um Natal diferente pela frente.
ResponderExcluirMas temos de encará-lo assim como nos impõe os novos padrões.
Porém, podemos fazê-lo com muito carinho e esperança.
Que em 2021 novos desafios sejam realizados.
Que assim seja,beijos, chica
Chica, muito obrigada querida, por sua presença!!
ExcluirVocê tem razão, temos um Natal muito diferente pela frente!
Não poderemos reunir a família, precisaremos manter o distanciamento social para proteger a quem mais amamos...
Agradeço por sua presença adorável aqui no blog no decorrer deste difícil ano de 2020 querida. A participação e presença em nossos respectivos blogs aliviou um pouco o sofrimento intenso que passamos!!
Aproveito para desejar um Natal lindo, de muita paz e saúde amiga!!
Muitos beijos e linda semana natalina!!:)))
Obrigada, os demais planetas e sua convergência foi um fato interessante da astronomia!!Uma luz linda vinda do fim do túnel!!
ResponderExcluirAgradeço a presença e o carinho!!:)))
Beijos!!!