A história do velho, bom e atual Rock N' Roll em 7 músicas






Olá amigos, por mais que eu tente me integrar aos demais gêneros musicais, a minha alma, definitivamente é "Rock And Roll". O artigo da semana é dedicado a ele e a todas as suas vertentes. Venha comigo conhecer a história do rock desde sua origem e como se ramificou ao longo dos tempos... É PURA EMOÇÃO!


O Rock é uma vertente musical surgida do termo Rock and Roll. Originou-se nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, alcançando seu auge nos anos 70 e 80.

O gênero é fruto de uma combinação de diversos tipos de música, principalmente a música negra, que com o passar do tempo, desdobrou-se também em outros subgêneros.

Hoje em dia ganhou o mundo e mobiliza grande número de pessoas que apreciam a vertente, tendo até uma data em sua homenagem, o Dia Mundial do Rock, em 13 de julho.

Origem do Rock: a semente do estilo musical


O surgimento do rock aconteceu nos EUA como consequência da mistura de outros estilos musicais, com enfoque no jazz, folk, country e rhythm and blues.

As primeiras experimentações ocorreram ainda na década de 40, sobretudo em seus últimos anos, mas foi nos anos 50 que a vertente ganhou contornos mais nítidos.

Os nomes que se destacaram nessa primeira fase foram: Jackie Brenston, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Jimmy Preston, Little Richard, Bill Haley, Chuck Berry (esse considerado por muitos como o "pai do rock") e outros.

Chuck Berry o "pai" do rock 



Para vocês terem uma pequenina ideia da magnitude do Chuck Berry, apreciem essa apresentação com ele, já veterano e o jovem roqueiro Bruce Springsteen  entoando a canção "Johnny B. Goode"  no  Concerto para o  Rock and Roll Hall em 1995, Cleveland, Ohio. Observem o olhar de admiração de Bruce, vendo que Chuck é o meste, o "pai do rock", sem dúvida nenhuma!! É FANTÁSTICO!!

  

Apesar de quase sempre esquecidas, é importante pontuar a atuação das mulheres nesse contexto. Nomes como Sister Rosetta Tharpe, Memphis Minnie, Aretha Franklin e demais mulheres tiveram enorme importância para a história do rock. Inclusive 
Sister Rosetta Tharpe é considerada a madrinha do rock and roll (ou seria a mãe do rock?) graças ao seu jeito único de cantar, tocar e misturar o gospel com o blues de uma maneira especial. 

Sister Rosetta Tharpe a "mãe "do rock

Ela foi inspiração para vários nomes como Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Little Richard e Elvis Presley. Mas além de uma artista incrível, ela foi uma mulher fenomenal, que lutou contra o racismo, as desigualdades e preconceitos.  Veja que espetáculo incrível:



O rock através das décadas


Nos anos 50 surge uma figura que viria a ser considerada mais tarde como "rei do rock", era Elvis Presley. O rapaz branco vindo da cidade de Memphis, no Tennessee, cantava no coro da igreja quando criança e recebeu influência do blues, vertente musical de origem negra.

Elvis Presley é considerado o "rei do rock"

Elvis, imitando o estilo de músicos negros, deu ao rock visibilidade com uma postura "rebelde", aliando à sonoridade empolgante uma dança provocativa, tanto que foi chamado de Elvis, The Pelvis.

É importante salientar que, por conta de sua pele branca, Elvis teve maior espaço na mídia da época e foi melhor aceito pela sociedade conservadora americana.

Ainda na década de 50, com as inovações tecnológicas, a guitarra elétrica foi criada, dando um carácter eletrizante para os concertos de rock e vindo a ser um instrumento essencial para o gênero. Eu editei uma canção do Elvis que adoro!! É linda e vibrante! Está na minha página musical Vivendo Bem Feliz no Facebook! 


Nos anos 60 aparecem novos nomes na cena e o rock ganha ainda mais o coração do público.

Têm destaque nesse momento: The Doors, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd, além das bandas The Beatles e Rolling Stones, que fizeram um sucesso estrondoso, ganhando fãs no mundo todo.

O roqueiro Jimi Hendrix foi um grande nome no cenário musical dos anos 60


No último ano dessa década acontece o Festival Woodstock entre 15 e 18 de agosto na cidade de Bethel, em Nova Iorque. Esse festival foi marcante na trajetória do rock'n'roll, apresentando músicos importantes da época.

Os anos 70 foram marcados pelo aparecimento de bandas como Queen, Led Zeppelin, Kiss, Black Sabbath, Ramones, The Clash, Sex Pistols, David Bowie, The Runaways (banda exclusivamente feminina). 



Nessa fase, os shows eram monumentais, com grande público enchendo enormes locais. Ouçam essa canção que editei do David Bowie que  marcou o mundo do rock! Empolgante demais!!


Nos anos 80 o comportamento e estética visual que imperavam eram bastante excêntricos, trazendo muito brilho, penteados e roupas exageradas.

No meio musical não foi diferente, as bandas apresentavam essa ousadia e as que têm destaque são: Bon Jovi, Van Halen, New Order, The Cure, Pretenders, Roxette, e muitas outras. Aliás amo todas..rsrs


Já na década de 90, o estilo de rock que despontou foi o grunge, um rock alternativo vindo de Seattle.

A banda de maior sucesso na época foi Nirvana, mas tiveram outros nomes importantes como Pearl Jam, R.E.M, Alice in Chains, Soundgarden, Red Hot Chili Peppers, The Offspring, Green Day.

Nos anos 2000 o rock perdeu um pouco de força por conta da crescente onda pop. Ainda assim, tiveram espaço bandas como Evanescence, The Strokes, Interpol, Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, e outras. 

As características marcantes do Rock


A palavra rock é uma derivação do termo em inglês rocking and rolling, que pode ser entendido como "balançar e rolar", sugerindo uma dança com conotação sexual. Assim, o rock já surge com uma aura transgressora e rebelde.

Mais do que um tipo de música, também tornou-se um estilo de vida, influenciando várias gerações.

São muitos os subgêneros que se formaram e cada um tem características próprias. Entretanto, podemos dizer que algumas são recorrentes, como:

Atitude rebelde e impositiva;
Ritmo contagiante;
Autenticidade;
Caráter contestador;
Envolvimento do público.

Instrumentos comuns no rock


Normalmente as bandas de rock contam com 4 ou 5 integrantes, sendo que a base para a sonoridade das músicas é feita a partir de uma guitarra elétrica, bateria, baixo elétrico e teclado ou sintetizadores digitais.


Há ainda algumas bandas que aliam outros instrumentos, como flautas transversais, saxofone e gaita, o que enriquece ainda mais as canções.

Os diversos estilos de rock

Como foi dito, muitos tipos de rock surgiram, com variadas características, agradando um público diverso. Veja quais são esses estilos e as bandas representantes.

Rockabilly 

Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do rock and roll, tendo surgido nos Estados Unidos no começo da década de 1950, especialmente no Sul. Como gênero, mistura o som de estilos musicais como o música country, com o rhythm and blues, dando origem ao que se considera como o rock and roll "clássico". Podem ser citados como principais expoentes do estilo Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Presley, Buddy Holly, Bill Halley, Johnny Cash, Gene Vincent, Wanda Jackson, Eddie Cochran e Johnny Burnette.


Blues Rock

Blues-rock é um estilo musical híbrido que combina elementos do blues com rock and roll, enfatizando a guitarra elétrica. Começou a ser desenvolvido como um estilo distinto em meados da década de 1960 na Inglaterra e nos Estados Unidos com o trabalho de bandas como Cream, The Rolling Stones e Creedence Clearwater Revival, bandas de rock que experimentavam a música de artistas de blues como Elmore James, Howlin' Wolf e Muddy Waters. No Brasil, Raul Seixas, Rita Lee & Tutti Frutti e Made in Brazil foram pioneiros do gênero.


Hard Rock


Hard rock é um estilo musical, subgênero do rock que tem suas raízes do rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos. A formação típica era constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos. 
 

Enquanto o heavy metal é mais sombrio, o hard rock te anima, eleva. Bandas como The Who, Van Halen, Jimi Hendrix Experience, Led Zeppelin foram os grandes pioneiros. Mas as bandas que amo e representam esse estilo são AC/DC , Whitesnake, Scorpions, Def Lepard, Queen, Guns N' Roses, Extreme, Kiss, Bom Jovi e muitos outros... Já editei diversos vídeos com essas bandas no meu canal no YouTube. Essa dos Guns N'Roses é só uma pequena amostra...

 

Punk Rock

Punk rock (ou simplesmente punk) é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970 e que tem como características principais músicas rápidas e ruidosas, com canções que abordem ideias políticas anarquistas e revolucionárias. Também abordam em suas letras problemas sociais como o desemprego, a guerra, a violência e drogas. Bandas  como  Ramones, Dead Kennedys, Green Day e Sex Pistols são os maiores representantes!

Heavy Metal

Heavy metal (ou simplesmente metal) é um gênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, As bandas que criaram o heavy metal desenvolveram um som massivo e encorpado, caracterizado por um timbre saturado e distorcido dos amplificadores, pelas cordas graves da guitarra para a criação de riffs e pela exploração de sonoridades em tons menores, dando um ar sombrio às composições. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema em termos de volume e teatralidade".

As primeiras bandas de heavy metal como Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath atraíram um grande público, apesar de muitas vezes serem desdenhadas pelos críticos, um fato comum em toda a história do gênero. O Motörhead introduziu a sensibilidade do punk rock e uma ênfase crescente na velocidade. Bandas do New Wave of British Heavy Metal como Iron Maiden e Saxon seguiram o mesmo caminho. Eu adoro o Mettalica, uma banda incrível!



E o rock continua com suas ramificações:

Garage Rock
Rock psicodélico
Rock progressivo
Glam Rock
Folk Rock
New Wave
Rock alternativo
Grunge
Pop Punk
Indie Rock

Edição da Semana: Audioslave, você conhece?

E a edição inédita da emana é da banda Audioslave, um supergrupo de rock norte-americano formado em 2001, em Los Angeles. A banda consistiu do ex-integrante do Soundgarden, Chris Cornell, como vocalista e guitarrista, e pelos ex-integrantes do Rage Against the Machine, Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk.

A sonoridade da banda foi criada pela combinação do hard rock dos anos 70 com o rock alternativo dos anos 90; Além disso, Morello incorporou os seus reconhecidos solos de guitarra não-convencionais a essa mistura.  Orgulhava-se do fato de todos os sons do Audioslave terem sido produzidos usando tão somente guitarra, baixo, bateria e vocais.

Chris Cornell, o vocalista do Audioslave recebeu por suas obras  discos de ouro, discos de platina, até de multiplatina. Uma carreira de enorme sucesso. Uma dinâmica vocal poderosa, que lhe permitia saltar sem esforço aparente do registo mais grave ao mais agudo. Grammys e outros galardões e títulos elogiosos na prateleira. Muita fama, muito dinheiro.  Muito talento para partilhar. 


No entanto, houve ali um momento, na noite de 17 de maio de 2017, em que tudo isso deixou de fazer sentido e ele acabou se suicidando, pois vinha de um histórico de profunda depressão.  Este Deus do Rock, como tantos outros antes dele, tinha um lado negro, e bem pronunciado. Ao longo de uma carreira que durou quase três décadas, Chris Cornell, escreveu sobre solidão, tristeza, suicídio – e essa melancolia tingiu de uma forma indelével grande parte do seu legado, como acontece com muitos ícones do rock que nos deixaram prematuramente...

Chris Cornell , foi escolhido como "O Maior Cantor de Rock" pelos leitores da revista Guitar World em 2013, ficou em 4º lugar na lista "Top 100 de Vocalistas de Heavy Metal de Todos os Tempos" da revista Hit Parader em 2006, em 9º lugar na lista de "Melhores Vocalistas de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone em 2011, e 12º lugar na lista das "22 Maiores Vozes da Música" da MTV em 2005. Alice Cooper se referiu a Cornell como "a melhor voz do Rock". Fiquem agora com esse som incrível! Até mais!



Fontes de Pesquisa:

Origem do Rock - https://pt.wikipedia.org/wiki/Audioslave

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_and_roll

Imagens do Google editadas por Adriana Helena

Vídeos do YouTube e do Canal de Adriana Helena

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

2 comentários:

  1. Conteúdo de primeira qualidade, parabéns! Dos clássicos ao contemporâneo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja sempre muito bem-vindo ou bem-vinda!!
      Agradeço o carinho do comentário, fico muito feliz que tenha lindo!!
      Eu sempre gosto de fazer um apanhado histórico do tema proposto..
      Muitas vezes fica um pouco longo, mas colocar as informações necessárias é requisito essencial para o aprendizado do leitor!!
      E ouvir as canções enquanto faz a leitura é sempre divertido não é verdade? Abraços e uma excelente semana!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.