Orgulho & Preconceito: um filme que vai te surpreender!




Orgulho & Preconceito

História perfeita, interpretações inspiradoras, fotografia maravilhosa...  Você vai se apaixonar pela história adaptada da obra clássica homônima de Jane Austen Orgulho & Preconceito.  Enfim, se você gosta de filmes como o Morro dos Ventos Uivantes e o Vento Levou, aqui se sentirá em casa...Viaje comigo nesta obra...

Pride & Prejudice  (Orgulho & Preconceito) é um dos meus filmes favoritos, sem dúvida.  Um belíssimo drama de época, que toca em vários temas ainda muito atuais e apresenta uma inspirada atuação principal de Keira Knightley. 

Pride & Prejudice
Keira Knightley ( Elizabeth Bennet ) & Matthew Macfadyen ( Sr. Darcy) 


Claro, é mais uma das tantas adaptações da obra de maior sucesso de Jane Austen, mas as excelentes atuações do elenco principal e uma sensibilidade moderna do então novato diretor Joe Wright fazem desta peça de época cinematográfica um entretenimento sólido, vívido, e emocionante.

Ambientada na Inglaterra rural da virada para o século XIX, o diretor Joe Wright (que adora adaptar livros para os cinemas) dirigiu esta adaptação da clássica obra homônima de Jane Austen, que segue a história de Elizabeth Bennett, uma das cinco filhas de uma família de classe média, cuja mãe está à procura de pretendentes para casá-las. 

Sra. Bennet e as 5 filhas

Sra. Bennet e as 5 filhas 


Não se engane: Jane Austen (escritora) possuía uma postura bastante conservadora, mas em suas histórias, já trazia, mesmo que de leve, a busca da mulher por um “lugar melhor ao sol”.

Naquela época, os casamentos eram arranjados e funcionavam de maneira muito semelhante a dos negócios: muitas vezes se davam de forma pragmática, por política e interesses ou por impulsos.

A noção moderna e idealizada de amor, de coisa individual e ardente, que se dá por escolha e paixão, e não por contingência social ou familiar, tem em sua construção as pegadas de uma escola literária conhecida por “romantismo” – a qual pertenceram Goethe, Stendhal, Lord Byron e o nosso José de Alencar. Jane Austen, porém, foi uma voz dissonante em relação a tal grupo. 

Jane Austen era além do seu tempo
Jane Austen era além do seu tempo


Predominavam naquela épca as histórias novelescas de amores eternos, apaixonados e impossíveis, as idealizações dos amados e os sofrimentos amorosos; “Orgulho e Preconceito”, porém, é uma obra que se enquadra longe desse estilo, o que torna estranho o fato dessa adaptação cinematográfica transformar o livro de Jane justamente nisto – uma obra romântica.

Austen empregava comumente a ironia, a análise psicológica e o discurso indireto livre, características que antecipariam o que viria a ser o realismo (escola literária muito bem representado pelo nosso grande  Machado de Assis). 
Suas obras eram vistas em um patamar de uma comédia de costumes, de críticas ácidas à sociedade aristocrática, patriarcal e pré-burguesa da Inglaterra do século XIX. 

Mas no filme, essa acirrada crítica à sociedade local é suavizada...
Então, ignoremos  o filme enquanto adaptação de Jane Austen e vamos à análise nua e crua dos acontecimentos.

Trata-se de uma história de superação de dificuldades para a concretização de amores intensos. Irmãs, filhas de uma família rural e “classe média” chamada Bennett, sofrem em meio a amores impossíveis por uma dupla de amigos aristocratas e ricaços, que ao longo do filme passam a expressar os mesmos sentimentos amorosos, sendo tais romances concretizados ao final da história. 

A diferença entre as famílias da época: rural & aristocrata

Os conflitos apresentados e engendrados ao longo da história são bem articulados e constantemente trazem fôlego à narrativa, impedindo-a de cair na futilidade.

Os méritos da adaptação de “Orgulho e Preconceito”, caem, sobretudo, em seus aspectos técnicos. A direção de arte (que inclui os figurinos e cenários) é admirável.
 Há cenas que se passam em belos castelos aristocráticos, lotados de grandes obras de arte e utensílios, outras em salões de festas e mesmo as cenas passadas na humilde casa rural da família Bennett transpiram ares de século XIX; uma recriação bela e admirável. 


Personagens que me encantaram: 


Os destaques em termos de atuação vão para Keira Knightley (indicada ao Oscar naquele ano e que interpretara a personagem principal Elizabeth), em uma atuação competente e enérgica  e para o veterano Donald Sutherland (que interpreta o patriarca da família Bennet, pai de Elizabeth), em uma atuação em um personagem coadjuvante, admirável pela precisão e que transparece um precioso sentimento, particularmente, em uma das cenas finais, o que quase “rouba” o filme inteiro. É maravilhoso!!

Sr. Bennet, pai de Elizabeth 


Elizabeth Bennet é a protagonista. A história é contada sob o seu ponto de vista. Tem 21 anos, é descrita como alegre e sincera, às vezes é impulsiva quando está no posto de julgamento de ações alheias, característica que vai delinear muitas das suas ações ao longo da narrativa. A moça flerta com Fitzwilliam Darcy, um rapaz apontado como bonito e inteligente, protagonista masculino da história, socialmente bem sucedido e culto. Em suma, o que conhecemos em nosso imaginário como o arquétipo do “Lorde Inglês”.

Elizabeth Bennet 

Mr. Bennet, patriarca da família, relaciona-se bem com as duas filhas mais velhas. Igualmente culto e inteligente, tem pouca paciência com a sua esposa, Mrs. Bennet, uma mulher afeiçoada à filha mais nova, uma “dondoca” cheia de vontades. Dedicada e ansiosa, a matriarca coloca Elizabeth constantemente em situações vexatórias em público, sendo estes os momentos cômicos do romance carregado pelo melodrama.

Há ainda outros personagens importantes para o compor o painel de conflitos do romance: as irmãs Jane, Marty, Catherine e Lydia, além do clérigo William Colins e Lady Catherine de Bourgh, uma aristocrata dominadora e orgulhosa, típica das séries e novelas embasadas no clichê folhetinesco, em suma, aquela personagem que desejamos ver destroçada pela vida no final, tamanha a postura agressiva no enredo.

Lady Catherine de Bourgh


O que aprendi assistindo esse lindo filme:


Todos nós estamos errados em algum momento de nossas vidas – ou em vários momentos. E tudo bem, porque sempre podemos perceber o erro, pedir desculpas e melhorar. As pessoas podem – e devem – sempre melhorar, ouvir os outros, ter empatia e não serem preconceituosas. Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, os heróis da história, erram, julgam mal um ao outro e outras pessoas, são preconceituosos e orgulhosos, mas se arrependem, pedem desculpas e melhoram.

Elizabeth Bennet em seus momentos introspectivos


Elizabeth não gosta de Darcy no primeiro encontro entre os dois, nem no segundo, nem no terceiro. Na verdade, ela só começa a pensar nele positivamente quando eles, de fato, se conhecem – conversam, pedem desculpas pelos erros e se abrem para outras visões de mundo que não as próprias. Elizabeth não existe apenas para fazer Darcy um homem melhor, nem o contrário. Os dois são personagens igualmente desenvolvidos e tridimensionais. É quase impossível ler e  assistir  Orgulho e Preconceito sem sentir empatia ou se identificar com eles.

Conclusão Final:

Creio que empatia é a palavra central de Orgulho e Preconceito, porque é apenas quando Darcy e Elizabeth se colocam no lugar do outro que eles conseguem sair de seus mundinhos orgulhosos e preconceituosos e começam a ver os outros com novos olhos. 

Orgulho e Preconceito é talvez a melhor história de amor porque fala sobre personagens compatíveis com o mundo real, porque acredita em segundas chances, porque depende da empatia, porque mostra que é possível errar, se arrepender e melhorar e porque mostra que ninguém é perfeito, nem mesmo o amor.  




A edição da canção de Christopher Cross - Sailing


"Sailing" é uma suave canção composta e gravada pelo americano Christopher Cross. É tão linda que parece que viajamos juntos em seus acordes. Foi lançada em junho de 1980 como o segundo single de seu álbum de estreia Christopher Cross.


A canção foi um sucesso nos Estados Unidos, ganhando o Grammy Awards de Gravação do Ano, Canção do Ano, e Ordenamento do Ano, e ajudando Cross a ganhar o prêmio de "Best New Artist". VH1 nomeou esta canção como o maior "softsational soft rock" de todos os tempos. 


Gravada em 1979, ela foi uma das primeiras canções gravadas digitalmente, utilizando o sistema de Gravação Digital 3M. No seu discurso de aceitação do Grammy, Cross reconheceu "Sailing" como sua canção favorita do álbum e também é uma das minhas favoritas. 

Eu editei a música com cenas do espetacular filme Orgulho e Preconceito, cujo elenco composto por Keira Knightley ( Elizabeth Bennet ) & Matthew Macfadyen ( Sr. Darcy) dão um show de interpretação. O filme é baseado no romance da escritora britânica Jane Austen,  publicado pela primeira vez em 1813. Recomendo a leitura do romance e que assistam o filme! Até mais!!


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Olá! vim fazer uma visitinha... adorei o seu blog. Venha conhecer o meu também: https://mundomagicodalisa.blogspot.com/
    Já estou seguindo você! um grande abraço e uma excelente tarde. Lisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lisa, seja muito bem-vinda!!
      Vou conhecer o seu blog com muito carinho!
      Tenha um ótimo final de semana!! :)))

      Excluir
  2. Olá Adriana!
    Eu simplismente amo esse filme, já assisti várias vezes
    eu amo obras clássicas adaptadas ao cinema.
    parabens pelo post, ficou lindo...
    abraços e boa semnana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, que alegria receber o seu comentário!!
      E como é maravilhoso esse filme não é verdade?
      A cada momento que assistimos aprendemos mais um pouco!!!
      Eu também adoro o Morro dos Ventos Uivantes, outra obra clássica adaptada para o cinema! É lindo!!

      Agradeço o carinho!!
      Desejo uma semana maravilhosa! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.