A polêmica história do Milli Vanilli vai virar filme




A história dessa dupla é sem dúvida uma das mais fascinantes na música de todos os tempos. Em uma análise inicial, eles podem ser até serem caracterizados como  estelionatários que enganaram seus fãs ao se apresentarem como cantores, quando na verdade eram apenas dançarinos fingindo cantar. Entretanto, eram verdadeiramente talentosos, mas pagaram um preço alto pela farsa idealizada pelo produtor.


O INÍCIO DE TUDO

Hoje em dia é difícil saber se o artista está realmente cantando a própria música ou se está apenas dublando a voz. Performances de artistas pop se tornaram tão elaboradas que faixas vocais pré-gravadas passaram a ser padrão para a indústria musical. Na época do Milli Vanilli  não era bem assim.


Por tudo isso dá para entender que o projeto inteiro do Milli Vanilli é uma sátira feroz do conceito de autenticidade musical em si. Nele, um produtor alemão pegou uma música de rap americana, injetou uma dose cavalar de pop europeu na esperança de ter um hit único  e se viu como o criador de um dos atos mais populares do mundo no ano de 1990.


Mas as consequências deste ato foram nefastas. Apropriação cultural, exploração de trabalho, gravadoras cúmplices em tudo e dois talentosos dançarinos que,  no final , foram obrigados a aguentar todos os efeitos negativos da história. 


Um deles não resistiu e sucumbiu. Esse é o outro lado da esmagadora história da indústria da música que digere as pessoas como se fossem  produtos, sem pensar que são pessoas com sentimentos. Conheça comigo os detalhes desta história.


A IDEALIZAÇÃO DA FARSA


Tudo começa com Frank Farian, um produtor musical que estava em decadência com o grupo disco Boney M, e por isso buscava uma nova fórmula de sucesso. A música perfeita foi localizada após ele escutar em uma boate alemã o single “Girl You Know It’s True”, do grupo de rap americano Numarx, lançado em 1987. Então ele capturou a vibe hip hop da canção e adicionou doses de eurodance para conseguir um hit.

Vibe Hip Hop


Ele começou o grupo com os cantores de verdade primeiro para trabalharem no disco, que foram vários: além de Linda Rocco e sua irmã Jodie, havia o rapper Charles Shaw, John Davis e Brad Howell. O nome do grupo - Milli Vanilli- veio de um apelido carinhoso dado por Frank Farian para sua namorada. Agora só faltava a imagem. 

Enquanto a equipe de músicos, compositores e vocalistas captada por Frank Farian  trabalhavam em ritmo alucinado para terminar o disco, o produtor tentava encontrar os dois rostos, o ingrediente que faltava, encontrando-os  na figura de dois dançarinos e também cantores: Fab Morvan e Rob Pilatus.


Naquela ocasião, ambos estavam vivendo em complexos de habitação públicos, sem dinheiro. Quando Frank Farian entrou em contato para irem até Frankfurt assinarem com ele, a decisão foi fácil, como Pilatus falou ao Los Angeles Times em 1990, mesmo com a oferta sendo suspeita:

Nós recebemos uma chamada para ir no estúdio dele e dissemos: ‘é isso aí, é agora’. Nós éramos garotos burros, então dissemos: ‘vamos’. Quando chegamos no estúdio, ‘Girl You Know It’s True’ era apenas uma demo e ele pediu nossa opinião sobre, perguntou se poderíamos cantá-la, e dissemos: ‘sim, podemos cantar.’ Aí ele falou: ‘claro, eu acredito, mas semana que vem temos shows para fazer, então não se preocupem, farei de vocês milionários.

 

Rob Pilatos e Fab Morvan: os rostos do Milli Vanilli


O SUCESSO BATEU À PORTAS

Enquanto o disco de estreia do Milli Vanilli estava sendo gravado em Frankfurt, havia um enorme grau de segredo sendo guardado. Fab Morvan e Rob Pilatus iam todo dia aos estúdios, mas eram relegados às áreas de lazer e não podiam fazer contato com o resto da equipe. Executivos da Arista eram impedidos de acompanhar as sessões.

Enquanto isso, os verdadeiros vocalistas das gravações precisavam ser  escondidos dentro do estúdio, como Tobias Freund contou à Billboard:

Quando o grupo decolou, Frank me falou uma vez que eu não deveria falar para ninguém sobre aquilo. O cantor verdadeiro [Brad Howell] estava morando perto de mim em Frankfurt, então eu precisava buscá-lo à noite, depois que as secretárias do estúdio tinham ido embora. Nós trabalhávamos de noite para ninguém ver. Era um segredo. Trabalhávamos de noite e fechando as janelas.

Mesmo assim, isso não impedia pessoas fora do círculo sigiloso de perceber a farsa sendo armada. Robert Wieger, ex-product manager da Arista, afirmou ter percebido cedo:


“Eu percebi o esquema bem cedo, provavelmente na filmagem do clipe de ‘Blame It on the Rain’. Eles tinham dificuldade de lembrar a letra, que me fez pensar talvez não terem gravado a canção. ‘O que está acontecendo aqui?’ Era algo que não estava sendo discutido, pra ser honesto, mas definitivamente estava sendo discutido a portas fechadas.

 

 De qualquer forma o clipe de ‘Blame It on the Rain’ foi lançado e foi sucesso.


O FINAL  SOMBRIO DA CARREIRA 

Há de se ressaltar que desde  o começo do duo, muitos tinham suspeitas de playback, de não cantarem as próprias músicas, por conta das apresentações ao vivo com diversas falhas. Mesmo assim, ganharam o Grammy de Melhor Artista Revelação em 1990.


Alguns artistas, como Charles Shaw, denunciaram o Milli Vanilli por fraude. As acusações, no entanto, foram ignoradas e as supostas vítimas se calaram. Depois de algum tempo, as especulações aumentaram e geraram muitas polêmicas. Finalmente, 
Frank Farian  admitiu a farsa: Morvan e Pilatus não eram os intérpretes reais das músicas. 

Haviam sido  recrutados pelo visual, por serem jovens e sensuais, como uma estratégia de publicidade. A dupla na verdade, fora a grande vítima  do plano nefasto  da gravadora.

Ao final, Morvan e Pilatus foram demitidos da gravadora e eles, por questões de consciência, devolveram o Grammy.


Milli Vanilli recebendo o Grammy: nota-se do olhar de ambos que tudo estava desabando



TENTATIVA  FRACASSADA DE RECOMEÇO E  MORTE 

Os dois tentaram continuar em carreiras solo depois da polêmica, mas nunca atingiram sucesso similar ao de Milli Vanilli. Pilatus morreu em 1988 após uma overdose acidental por nunca ter atingido o sucesso de outrora  e Morvan gravou um disco com um dos cantores da banda, mas sem sucesso.

Desde a triste partida de Pilatus, Fab Morvan e os outros vocalistas do Milli Vanilli passaram os anos tentando reabilitar sua própria imagem e o legado do grupo. Morvan, inclusive, lançou álbuns e segue fazendo shows até os dias de hoje. Um dos cantores originais do projeto, John Davis, faleceu de Covid-19 em 2021.


A HISTÓRIA DO MILLI VANILLI VAI VIRAR FILME

Agora, uma das maiores farsas da história da indústria musical receberá o tratamento cinematográfico. A história real do duo Milli Vanilli será transformada em um filme para a Netflix, chamado “Girl, You Know It’s True”.

A primeira foto divulgada do projeto mostra os atores principais Tijan Njie e Elan Ben Ali  caracterizados como os dois integrantes do Milli Vanilli. A semelhança com Fab Morvan e Rob Pilatus chega a assustar!

Foto: Denis Pernath / Leonine Studios / Wiedemann & Berg Film

Numa declaração oficial, o diretor e roteirista Simon Verhoeven disse que seu objetivo é corrigir o legado complicado do grupo:


Não apenas conta a ascensão espetacular de dois homens ao zênite do showbiz em um verão, mas também oferece um olhar fascinante dos bastidores desse mundo ilusório de fama e suas maquinações inescrupulosas e às vezes trágicas. Pessoalmente, acho que Rob e Fab não mereciam se tornar os bodes expiatórios desse escândalo.


“Girl You Know It’s True” será produzido por, entre outros, a dupla Quirin Berg e Max Wiedemann, cujos projetos de maior destaque incluem o filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro “A Vida dos Outros” e a série de sucesso da Netflix “Dark”. Ainda não há data de lançamento prevista.


Enquanto o filme está em produção eu editei a canção do Milli Vanilli que mais aprecio. São imagens do mar, delineadas por uma canção relaxante e bela. A música de Milli Vanilli é doce e tranquilizante... Tem uma bela melodia, sintetizadores suaves e um solo de trompete de muito bom gosto. Asseguro que eles não mereciam um destino tão cruel... 


Biografia e Pesquisa:

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Bobby Farrel e Frank Farian (e pode colocar junto com esses dois o Reggie Tsiboe, que mesmo sem provas, penso que estava junto). Estamos falando de............ Boney M.
    Não fico surpreso com o Milli Vanilli ser uma farsa. O Boney M sempre foi uma farsa. O Bobby Farrel nunca cantou nada no Boney M. Então o Frank Farian só troca os personagens da fraude, mas continua com ela.
    Tá virando repórter investigativa, amiga? rsrs.
    Mas, te confesso. Adoro tanto o Milli quanto o Boney. Ambos têm músicas que me marcaram e, claro, marcaram toda uma época, principalmente o Boney.
    Agora, assunto pessoal, entre nós "muitos". Você deu seu voto. Conto da Dorinha de Natal já em setembro. Vou colocar sim, postar, em setembro, mas com uma condição: sua presença, e é incondicional, adevogada (foi de propósito esse "adevogada", sei que vocês detestam). Fechou?
    Mesmo com você em tratamento, sofrendo, com dores, se contorcendo, tomando capim-limão pra aliviar a dor (?), não abro mão de você nos 3 (isso mesmo, três) capítulos. Diz que aparece por lá que eu nem espero setembro. Coloco o primeiro capítulo amanhã mesmo.
    Já reparou que você "tá podendo" lá no Crônicas de Areia, né?!?!
    Driiii, que saudade. Não faça como eu. Não desaparece. Você faz falta, menina. Fui.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, você é muito sábio no quesito histórico musical, seja este de banda ou de artistas únicos que atravessaram o tempo...
      Ahh o Boney M!! Estou estupefata como o Frank Farian era terrível e já havia aplicado esse "golpe" com o Boney sem se ater que estava prejudicando as carreiras de seus integrantes. Com o Milli Vanilli foi ainda pior, pois ele mal deu uma chance para o Morvam cantar as próprias músicas, pois ele era muito talentoso. Aliás ambos, inclusive o Pilatus, mas foram ambos relegados a simples dubladores e dançarinos....Os dois sabiam que estavam fazendo algo errado, mais jamais tinham a ideia de que fariam tanto sucesso e depois que o sucesso sobe à cabeça, e de repente, lhe tiram tudo, muitos não resistem e acabam por tirar a própria vida...
      Ah vou adorar ler os contos de Natal da Dorinha, mas você vai ter que ter um pouco de paciência amigo. Talvez eu demore para ir aos blogs, minha cabeça, com esse tratamento que comecei, fica rodando e estou com dificuldade imensa de trabalhar no computador...Mas eu irei, com toda a certeza amigo!!
      Abraços e um lindo final de semana! Obrigada pelo apoio, pelo carinho!

      Excluir
  2. Adorei isso, Dri. Que ótima notícia e que rico o post.

    E como voce tá? Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, não vou negar que estou mais para lá do que pra cá, entretanto bastante otimista com o tratamento.
      Fico muito feliz com a sua presença querido, você me é muito especial!
      Abraços de todo o coração!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Antonio, muito obrigada por sua homenagem no seu lindo blogue!
      Uma linda poesia declamada que trouxe todos os seus amigos para comemorar a arte de blogar!
      Agradeço pelo carinho da lembrança e desejo uma linda semana!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.