O clássico do Simple Minds - "Don't You" eletrificou os anos 80





O clássico de hoje, é umas das canções considerada por muitos como uma das que ajudaram a definir o cenário pop dos Anos 80. É simplesmente o conjunto das forças mais poderosas da natureza reunidas: 
“Don't you” do Simple Minds.


“Don't you” (Forget about me) é a trilha sonora que definiu os anos 80


“Don't you” (Forget about me) é a canção gravada em 1985, pela banda escocesa Simple Minds, feita especialmente sob encomenda para trilha sonora do filme “O clube das cinco".

A música foi gravada sob pressão por parte da gravadora. A princípio, o compositor Keith Forsey ofereceu a canção a Billy Idol e Bryan Ferry mas ambos se recusaram a gravar.


“Don't you” (Forget about me) é o maior hit da banda Simple Minds

Depois de muita insistência por parte da gravadora A&M Records, o Simple Minds foi ao estúdio colocou uns Hey, Hey, Hey, Hey e  lá lá lá e em menos três horas entregou a sua gravadora o que seria seu maior sucesso até hoje.

Parece loucura imaginar que um hit que definiu os anos 80 foi composto em três horas, mas foi exatamente isso que aconteceu com Don’t You (Forget About Me).

Composta pelo produtor Keith Forsey em parceria com o guitarrista Steve Schiff, a música foi criada para o filme The Breakfast Club, lançado em 1985.


Simple Minds


Seguindo na direção rock que a banda havia tomado no último álbum, Sparkle in the Rain, porém também olhando para trás, para o seu passado synthpop-melódico, a canção lançou a banda ao seu ápice comercial, impulsionada pelo sucesso do filme The Breakfast Club, que atingiu o primeiro lugar de audiência nos Estados Unidos e ao redor do mundo;

No  Reino Unido, embora tenha apenas atingido o sétimo lugar, permaneceu nas paradas de sucesso de 1985 a 1987, um dos maiores períodos de qualquer single na história das paradas daquele país.

A faixa viria a se tornar a sua canção mais famosa, considerada por muitos como uma das canções que ajudaram a definir a década de 1980.


“Don't you” e o Filme o Clube dos Cinco

O filme conta a história de cinco adolescentes que, por punição pelo comportamento, precisam ficar na escola durante um sábado inteiro. Confinados, eles compartilham seus dramas, se conhecem melhor apesar dos atritos, mas também vivem experiências divertidas.

A música Don’t You (Forget About Me) encabeçou o encontro dos adolescentes, cada um com suas vulnerabilidades. De certo modo, o hit do Simple Minds junto ao filme traz a mensagem de reconhecer suas particularidades e respeitá-las.

Os Integrantes do elenco do Filme O clube dos Cinco, sucesso de 1995


A canção apareceu em diversos filmes e programas de televisão ao longo dos anos. No cinema a faixa apareceu em American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível, The Business: Uma Carreira para o Paraíso, Not Another Teen Movie, Along Came Polly, Aprovados, Don't You Forget About Me, Easy A, The Breakfast Club, Desenrola, Pitch Perfect, Bumblebee e Vizinhos.

Análise da Letra da Canção 


A música Don’t You (Forget About Me) fala sobre um personagem solitário que dança sozinho e pede para que a garota que ama não o esqueça. 

Logo nos primeiros trechos, a música retrata a estranheza do amor e a ilusão de vivê-lo às claras. O personagem sugere que talvez o amor seja real apenas no escuro, possível somente nas sombras quando os amantes estão ainda na fase de idealização. 

O amor é real e possível apenas no escuro


Basta uma breve iluminação para se notar os problemas, as diferenças e fazer brotarem as dúvidas. E quando menos se espera, uma mudança lenta separa os amantes.

Há um desejo de manter a conexão, ideia que se reforça pelo refrão, quando ele pede para não ser esquecido, apesar da dúvida que ele carrega a respeito dela nunca o ter amado por conta do seu jeito de ser. 


O desejo de manter a conexão está na letra de "Dont You"do Simple Minds


Na sequência, ele tenta recuperar a relação com a promessa de não machucá-la ou tocar em suas feridas. 

Mesmo com a perda do amor, o mais importante para ele é ser lembrado. 

Apesar das circunstâncias, ele mantém um clima de alegria ao dançar mesmo que sozinho. Tanto a melodia quanto o videoclipe transmitem muito mais a felicidade do que a dor singela da composição. 

E eu traduzi e editei a canção  dos pés à cabeça para você, com a ajuda das forças mais poderosas da natureza e do grito de guerra que todo mundo reconhece: Hey, Hey, Hey, Hey! Vamos comigo nesta viagem?


Referências e Inspiração

Imagens do Google Imagens e Gifs do Tumblr

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Una canción de pop que marcó un hito, una canción imperecedera, que es desde luego ya un clásico musical. Es a la vez el reflejo de un trabajo bien hecho de esta gran banda musical de raices escocesas, Simple Minds, que tuvo su momento y lugar en el panorama musical internacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá J.S. VILA!! Seja muito bem vindo!!
      Seu comentário foi muito gentil, agradeço imensamente o carinho da presença!
      O Simple Minds marcou os anos 80 com essa importante canção!
      Seja sempre bem-vindo ao Blog Vivendo Bem Feliz!!

      Excluir
  2. Uma completa explicação da canção e do filme acompanhada da bonita canção.
    Uma partilha valorosa.
    Abraço de amizade, Helena.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juvenal, muito obrigada pela presença e comentário tão gentil!
      Eu aprecio muito em valar e escrever sobre música aqui no Blog!!
      Abraços e uma linda semana!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.