Animação
Arte
curiosidades
música
O melhor riff de sax do mundo está na canção "Baker Street" do Undercover
O artigo especial da semana é com uma canção que tem o riff de saxofone mais bonito do mundo. Refiro-me à música "Baker Street", interpretada, neste vídeo extendido, pela banda Undercover. Venha conhecer toda a história desta canção!
HISTÓRICO E LETRA DA CANÇÃO
"Baker Street"uma canção escrita e interpretada pelo cantor e compositor escocês Gerry Rafferty. Ganhou o Prêmio Ivor Novello de Melhor Canção Musical em 1978 e alcançou altas posições nas paradas do Reino Unido, EUA e outros lugares. O arranjo é conhecido por seu riff de saxofone.
Nomeada em homenagem a Baker Street em Londres, a música foi incluída no segundo álbum solo de Rafferty, City to City (1978), que foi seu primeiro lançamento após a resolução de problemas legais em torno do fim de sua antiga banda, Stealers Wheel, em 1975.
Rafferty escreveu a música durante um período em que tentava se livrar de seus contratos com a Stealers Wheel. Ele viajava regularmente entre a casa de sua família escocesa em Paisley e Londres, onde se lembrava de ficar frequentemente no apartamento de um amigo em Baker Street:
Todo mundo estava processando uns aos outros, então eu passava muito tempo no trem noturno de Glasgow para Londres para reuniões com advogados. Eu conhecia um cara que morava em um pequeno apartamento na Baker Street e ficava lá durante a noite.
Eis o vídeo original da canção:
A resolução das frustrações legais e financeiras de Rafferty pode ter sido responsável pela alegria do verso final da música:
Quando você acorda é uma nova manhãO sol está brilhando, é uma nova manhãVocê está indo, você está voltando para casa...
A filha de Rafferty, Martha, sugeriu em 2012 que ele também poderia ter se inspirado em um livro que estava lendo enquanto viajava entre as duas cidades, The Outsider (1956), de Colin Wilson, que explorava ideias de alienação e criatividade e um desejo de estar conectado.
O INCRÍVEL RIFF DE SAXOFONE
Além de um solo de guitarra abrasador, tocado por Hugh Burns, "Baker Street" apresentava um proeminente riff de saxofone de oito compassos do músico Raphael Ravenscroft, tocado como um intervalo entre os versos.
| É inegável a beleza de um belo riff de sax |
O GRUPO UNDERCOVER
Undercover é um grupo britânico de dance music de Londres, Inglaterra, formado em 1991, conhecido por suas versões cover de "Baker Street", de Gerry Rafferty, "Never Let Her Slip Away", de Andrew Gold. O grupo também é conhecido por músicas próprias, como "Lovesick" e "Best Friend".
No Brasil, se tornaram conhecidos após terem duas músicas incluídas em coletâneas da gravadora Som Livre:
"Baker Street" em "Top Hits" (1993) e "Lovesick" na coletânea Top Surprise (1994). Ainda: "Best Friend" em "Club Dancing" (Warner Music, 1994), "Every Breath You Take" na trilha sonora da novela adolescente "Malhação 3" (Som Livre, 1996) e outros sucessos em coletâneas da gravadora Paradoxx Music.
Depois de terem atingido o auge do sucesso em 1992 e 1993, o grupo se mantém formado até os dias atuais.
O primeiro single lançado era uma versão cover de " Baker Street ", sucesso de Gerry Rafferty , de 1978. Tornou-se seu maior hit quando atingiu # 2 no UK Singles Chart em setembro de 1992, ficando atrás apenas de outra dance music, "Rhythm is a Dancer", do Snap!
Foi o 11º single mais vendido de 1992 no Reino Unido, e também alcançou grande sucesso nas paradas em toda a Europa, vendendo mais de um quarto de um milhão de unidades só na Alemanha.
Eu editei a versão estendida da canção que é cheia de vida e de cor! Tomara que apreciem amigos, foi feita de coração!
Referências e Inspiração:
Imagens do Google Imagens e Tumblr


Que legal e sabes, gosto muito de sax e tenho um dois netos que toca muito bem! Adorei!
ResponderExcluirbeijos praianos, chica
Chica, boa tarde minha querida amiga!!
ExcluirQue maravilha que você tenha dois netos que tocam sax querida! Que espetáculo! Nossa, isso é um presente incrível, parabéns!
Grata pelo seu carinho amiga, a música sempre nos acompanhando em todos os mais lindos caminhos!
Muitos beijos!! :)))
Lindo final de semana!
Confesso que nao reconheci pela letra, Dri. Mas assim que cliquei no vídeo veio na hora. Amo essa música e que nostalgia boa. Mais um post impecável. Amei!!!
ResponderExcluirSérgio, obrigada querido amigo!!
ExcluirA letra é diferente da melodia, e tem uns trechos muito cheios de vida amigo!
Mas é só o solo de saxofone começar que a gente lembra da música na hora não é verdade?
Beijos!
Tenha um final de semana maravilhoso! :))))
Adoro ouvir tocar saxofone.
ResponderExcluir*
Um dia com Saúde, Paz e Amor.
*/*
Ilusões e Poesia
*/*
Obrigada pela presença Mariete!
ExcluirOuvir saxofane descansa a alma...
Lindo feriado!!
Oi, querida Adri!
ResponderExcluirTudo tão bem explicadinho e tanto trabalho (pesquisa) que isso te deve dar.
Que batida! Apetece dançar.
Conheço bem a música e, agora fiquei sabendo a história de Gerry Rafferty e do Grupo Undercover.
Seu post tem muita positividade. Parabéns!
Beijos e bfds.
Céu, querida!! É sempre uma honra recebê-la!!
ExcluirVocê é muito gentil e carinhosa, obrigada!!
Eu estou muito envolvida com a música querida, por isso pesquiso sobre a origem de cada uma delas...
Beijos e um ótimo restante de semana!! :))))))