Diário de Uma Paixão é o maior Clássico do romance contemporâneo






Um filme para apreciar. Diário de uma Paixão se  destaca como uma obra-prima do romance, encantando em diversos aspectos. A trilha sonora é cativante, elevando as emoções do espectador ao longo da narrativa. Venha saber mais detalhes da película  (“The Notebook” no título original) que encantou o meu coração.

O visual do filme é deslumbrante, proporcionando um ambiente que enriquece a experiência cinematográfica. Os atores Rachel McAdams (Allie) e Ryan Gosling (Noah)  entregam performances notáveis, dando vida aos personagens de uma maneira envolvente.  As cenas externas são lindas, entre elas o passeio de barco no lago e a incessante chuva em meio a uma tempestade.

O enredo e a história do filme são verdadeiramente tocantes, com um toque genial da história estar sendo contada como uma história de um livro pelo Noah velho para a Allie idosa, criando uma camada narrativa única e emocionalmente poderosa. 


Allie (Rachel McAdams)  e Noah (Ryan Gosling em um  passeio de barco

Mesmo para alguém como eu que prefere  ler mais livros de romance do que assistir filmes,  aqui a profundidade no desenvolvimento dos personagens e na trama é notável, contribuindo para a perfeição do filme. 

O filme é baseado no romance de Nicholas Sparks, o autor que consegue surpreender e emocionar na maioria dos seus trabalhos. Vale a pena conferir este longa dirigido por Nick Cassavetes, que traz a linda história de uma paixão avassaladora e os efeitos do tempo sobre nossas vidas.

SINOPSE DO FILME

Todo dia um homem visita uma senhora com sérios problemas de saúde que prejudicaram irreversivelmente sua memória (Alzheimer).  Em cada uma destas visitas, ele lê para ela um capítulo de uma linda história de amor, que começa assim: "Noah era um jovem operário numa pequena cidade. Allie era uma garota rica e culta da capital. Eles se conheceram num parque de diversões e, apaixonados, viveram o mais intenso verão de suas vidas." 

Noah e Allie idosos


Porém, por imposição da família de Allie, o jovem casal teve que se separar. Veio a 2ª Guerra Mundial e Allie conheceu um soldado de família tradicional que a pediu em casamento. Sete anos mais tarde, às vésperas de seu casamento, Allie reencontra Noah e tudo vem à tona outra vez, colocando a jovem em um terrível dilema, com o coração dividido entre seu primeiro amor e o belo rapaz que pode lhe oferecer a vida tranquila que sua família sempre sonhou.

Enquanto o homem que a visita lhe conta este envolvente romance, a senhora doente parece redescobrir o prazer de emoções há muito adormecidas, relembrando passagens de sua própria juventude.

COMO É ESCREVER UM CLÁSSICO?
(Tema da canção Classic da semana)


Pois bem, depois de uma pequena resenha do filme,  vamos ingressar nas reflexões sobre a música que ampara esse artigo. Ela não faz parte efetivamente da  trilha de Diário de Uma Paixão, mas  caiu como uma luva!

Escrever é uma tarefa difícil pois precisa de grande esforço, inspiração, motivação e auxílio.

É preciso saber estender a mão e procurar os talentos e as delicadezas que existem no cotidiano e em cada pessoa, para tentar achar em tudo uma forma que se destaque, que não seja a sua sombra, mas que tenha luz própria. 


Por isso, quero deixar aqui algumas dicas simples para você também se encantar pela arte da escrita e também, quem sabe, começar a escrever um blog, um texto, um livro ou a  letra de uma canção. Saibam que o cantor Adrian Gurvitz escreveu a canção Classic há alguns anos e a música realmente se tornou um clássico belíssimo e ele nem esperava tanto sucesso.

COMO  COMEÇAR? 

Primeiro você precisa idealizar um tema:

1) SOBRE O TEMA / CONFLITO

Observe a paisagem abaixo: o que vem à sua mente quando a vê? Dá vontade de escrever sobre ela relatando a beleza das cores, a luz irradiando nas folhas? Se sim, você começou bem! Já sabe como proceder à descrição inicial. E após, deverá criar um conflito/ tema presente em sua história bem universal e planejado. 

A descrição do tema


Em nossos dias, existem livros que se tornam best-sellers. E músicas que se tonam clássicas, transformam-se em hinos. E da mesma forma rápida com que eles surgem no mercado editorial, logo que se transformam em filme ou seriado, saem de cena com a mesma rapidez.

Sim amigos, não é fácil manter uma obra, um vídeo ou um trabalho sempre em evidência. São muitos autores, muitos escritores e hoje em dia criadores de conteúdo digital existem aos borbotões. O espaço é disputado de uma forma insana. 

E os problemas surgem quando, de uma maneira ou outra, começam a plagiar seus textos, sua maneira de escrever, ou pior, começam a copiar indiscriminadamente seus vídeos e publicá-los como se deles fossem. Isso é como vilipendiar a própria essência do criador e se ele não tiver uma boa cabeça, poderá cair em profunda depressão e o pior acontecer: desistir do trabalho!

Esse mundo tornou-se "digital" demais, fútil demais e só sobrevive quem consegue manter-se com dignidade, defendendo sua obra e criação. É um trabalho hercúleo, mas que ao final compensa. Porém a dedicação deverá começar do amanhecer até o pôr do sol....

A história que você deve contar em seu blog ou livro deverá ter profundidade, pois nada que é raso sobrevive nos dias de hoje. 

Então leia, estude, procure as obras que mais te atraiam, pois nelas buscará inspiração para escrever um belo texto

2) SOBRE O PROTAGONISTA




2) Ahhh e seja você o protagonista de sua própria história! Sabia que todos os grandes clássicos possuem protagonistas complexos? Pois é, o escritor deve cuidar para que seu personagem principal tenha motivações interessantes, deve sofrer com sua decisão e muitas vezes se frustrar. Afinal é o que acontece na vida real! Quantas frustrações sofremos todos os dias e como podemos aprender com elas.

Gosto de repetir que boas histórias contam sobre a transformação de seus protagonistas. O que significa dizer que seu personagem precisa possuir um arco. Ele não pode sair da história da mesma maneira como entrou.

Eu me sinto assim: comecei tão ingênua aqui no blog... Hoje já adquiri uma certa bagagem, um aprendizado que só construí em virtude de muitas decepções que sofri neste tempo. E ainda bem que as sofri, pois assim consegui superá-las e partir para o novo, as edições de vídeo  no meu canal no YouTube  

3)  A CEREJA DO BOLO: A DIVULGAÇÃO DO SEU TRABALHO

Sua obra deve cair nas mãos de uma pessoa disposta a vestir a camisa por você e divulgar ao máximo que puder, o seu trabalho. Dou um exemplo: leve seus escritos a uma editora que esteja disposta a lançá-la e divulgá-la. 

E para quem não tem ninguém para divulgar, pois faz um trabalho solo, (como é o meu caso que é apenas para tirar a ansiedade dos dias difíceis no trabalho e na vida), invista em suas redes sociais. Faça um trabalho de distribuição de seus textos e vídeos no Facebook, Instagram, Twiter e YouTube. Compartilhe, fale de seu trabalho, do motivo que o fez publicar seu texto ou vídeo. É um trabalho de formiguinha, cansativo e você terá que passar horas em frente a um computador trabalhando incansavelmente. 

Pode parecer estranho, mas é fato. Imaginem o tanto de boas histórias que nunca se tornaram conhecidas porque nunca foram publicadas? Quantas outras que mesmo publicadas, não chegaram à mão dos leitores por falta de divulgação? Imagine quantos vídeos lindos, músicas incríveis, de vários autores que nunca foram vistos porque não foram divulgados à exaustão? Sim amigos, essa é a palavra certa : EXAUSTÃO! Pois nada que é feito com discrição prospera! Tem que haver INTENSA DEDICAÇÃO!


E A MÚSICA "Classic"  é a  CONCLUSÃO

E por falar em vídeo, que tal ouvir minha edição inédita da semana? Essa música é um hinos dos anos 80 do Adrian Gurvitz - Clássico!

"Classic " é uma canção de uma beleza lírica do cantor e compositor britânico Adrian Gurvitz que cumpriu com a primeira frase desta canção quando ele diz: 

“Tenho que escrever um clássico”, e realmente escreveu! 

Classic, do álbum homônimo de 1982 é uma das músicas mais lindas inseridas na série Música de Bolso, uma verdadeira pérola da música mundial. Foi uma das baladas mais tocadas na Inglaterra em 1982 e seu sucesso perdura até hoje. Tomara que aprecie o vídeo com cenas do filme Diário de uma Paixão.



Inspiração escrever-um-classico https://tintaeprosa.com e imagens do Google

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

24 comentários:

  1. Vale sempre a pena conhecer uma bela história de amor.
    Não importa se a lemos em livro ou se tomamos conhecimento dela assitindo a um filme.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Juvenal, sempre vale a pena conhecer uma linda história de amor , mesmo que seja através das telas do cinema...
      Fico muito feliz com a sua presença e carinho amigo poeta, obrigada!!
      Desejo uma ótima semana!! :))))

      Excluir
  2. Ahh… Diário de uma Paixão é um dos meus livros e filmes favoritos. Toca-me sempre como se fosse a primeira vez. E saber que esta reflexão vai além do romance, mergulhando no poder da escrita e da dedicação… que beleza! Que cada um encontre coragem para escrever o seu próprio clássico. ✨

    Com carinho,
    Daniela Silva
    Visita o blog aqui – espero por ti com ternura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, o seu blog é muito bom, adorei conhecê-lo.
      Ainda estou sem tempo para apreciar com mais pausar, mas assim que meu pai se recuperar melhor, vou ler várias matérias.
      Esse filme é mesmo um clássico e escrever umclássico também demanda muita força de vontade, talento e perseverança!
      É assim que a gente constroi ma pequea literatura.
      Beijos e obriada por vir deixar seus lindos pnsamentos!

      Excluir
  3. Olá querida Adriana!

    Essa é daquelas músicas que me transporta IMEDIATAMENTE para modo ANOS 80! É ESPETACULAR 😄

    O filme já o coloquei para ver mais tarde 😉

    Abraços! 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Olavo, esa canção é alo fora de série ,de uma beleza ímpar , tanto lírica como a melodia.
      Agradeço o cariho da prsença e desejo um ótimo final de semana!

      Excluir
  4. Confesso que não conhecia! Mas gostei da abordagem!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Linkedin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da indicação cinematográfica Teresa.
      Quando tiver um tempo veja o filme, tem várias camadas e é muito interessante!
      Lindo final de semana!

      Excluir
  5. Olá.
    Esse filme é muito tocante. A mim também porque minha mãe teve alzaheimer e meu pai cuidou dela até o fim, um amor realmente raro que foi um exemplo para nós. Suas dicas estão excelentes e precisas. Creio que o maior empecilho para um autor independente é realmente a divulgação. Dá muito trabalho sem ter uma editora que faça isso por você.
    E o que falar desse clássico? Canção belíssima, sucesso total dos anos 80.

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história da sua vida daria um bom livro e um filme Edu , seu pai e sua mãe em uma linda história de amor. E mesmo diante de todas as dificuldades ficaram juntos até o fim, um cuidando do outro. É muito emocionante.
      Obrigada por ter apreciado o artigo , e eu, como eu fiquei muitos dias sem escrever no blog ou editar vídeos, sinto que perdi um pouco a mão, mas prometo que vou recomeçar!
      Grata pelo carinho, pela presença!!!
      Lindo final de semana!

      Excluir
  6. What a heartfelt and comprehensive review of "The Notebook" and a truly inspiring dive into the art of writing and creation! You beautifully articulate why "The Notebook" resonates so deeply, especially the narrative structure and the powerful performances.

    Your insights into what it takes to "write a classic" are incredibly valuable, particularly the emphasis on depth, character transformation, and the relentless dedication required for promotion. It's a tough, crowded digital world out there, and your call for "intense dedication" is spot on. And what a perfect choice to pair your reflections with Adrian Gurvitz's "Classic".

    I just shared a new post, I invite you to read and let me know what you think.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Very thanks for coments valuable dear Melody!
      I confess that after more than one month I have not written a blog or edited videos that I have created a little . It's like I'm working on returning to zero and writing, for me, it's very complex. You have beautifully written your articles, with an infinite number of diverse and important subjects!!
      Pleasant presence and a nice end to the week!!

      Excluir
  7. Esse filme é lindo, Dri. Adorei a postagem. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querido Sérgio! ,.Eu estava esperando você chegar para tudo ficar completo aqui no blog!! Que alegria que esteja aqui!
      Beijos !!!!!

      Excluir
  8. Um clássico irresistível. Gostei de ver e acompanhar.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela presença Emerson, é bom saber que posso contar com você!!
      Esse filme é mesmo encantador e a música, com certeza, um clássico!!
      Maravilhosa semana!!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Que bom Isa, tenho certeza que você vai adorar!
      Linda semana!

      Excluir
  10. Boa tarde, Adriana
    Ótima indicação de filme, vou assistir, obrigada por compartilhar, linda canção, o amor é magnífico. Como está o teu pai? Espero que esteja bem, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinalva, ontem meu pai esteve no infectologista e finalmente tivemos a notícia de que a infecção a veia safena da perna foi controlada.
      Foi um período muito obscuro, pois por ele ser diabético, a cicatrização demandou muito mais tempo do que o normal.
      Grata pelo carinho da presença!!
      Beijos!

      Excluir
  11. Que texto mais sensível e inspirador! Diário de uma Paixão foi o primeiro romance que assisti, me emocionei muito… E você conseguiu traduzir isso lindamente.

    Me tocou especialmente a parte em que você fala sobre escrever com profundidade e com verdade. Acho que todo criador de conteúdo já se sentiu pequeno nesse universo — eu mesma, escrevendo meu blog, muitas vezes me pergunto se vale a pena continuar. Mas ler algo assim reacende aquela chama, sabe?
    Obrigada por esse texto tão acolhedor.

    Muito bom ter você de volta ao blog, demorei para parecer pois também estava meio sumida rsrs ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida é uma grande honra ter você de volta
      KHETLYN!
      Ambas estávamos sumidas, eu por conta da cirurgia de meu pai que teve graves consequências pós-operatórias e somente nesta semana tive um respiro maior para poder escrever um pouquinho, porque isso faz bem pra minha mente: colocar as ideias em um papel virtual...rsrs
      Escrever e manter um blog não é nada fácil. Existem momentos que as ideias ficam paralisadas por nossos problemas pessoais e familiares. Em outros, conseguimos encontrar um bolsão de criatividade e escrevemos aos borbotões. Mas tudo depende do momento e das circunstâncias que estamos vivendo!
      Ter você aqui comigo é sempre muito bom querida, não importa quanto tempo demore, o importante é que venha!!
      Beijos e uma linda semana!! :))))

      Excluir
  12. Esqueci de acrescentar ao comentário, mas espero que seu pai esteja melhor ❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu pai, depois da cirurgia, virou outra pessoa. Antes era um senhor calmo, sossegado. Agora, depois que adquiriu uma grave infecção hospitalar, (graças a Deus já contida, ) tornou-se agitado, inseguro e desobediente. Já até fugiu de casa e antes não tinha coragem de sair no portão. Amanhã o levaremos também ao Neurologista porque ele está com confusão mental. A cirurgia foi muito drástica para ele, um senhorzinho de quase 87 anos. Mas creio que ainda vai se resolver. Muito obrigada pela preocupação querida!!
      Beijos!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.