Hoje é um dia especial para falar sobre uma música apaixonante e inesquecível dos anos 80: "Close to me" do grupo britânico The Cure. É o dia do Advogado (a) e nada melhor do que aproveitar essa folguinha com uma música alegre, mas repleta de significados que representa a minha profissão.
Escrita e produzida pelo próprio vocalista Robert Smith, foi lançada em 17 de setembro de 1985 e integrou o sexto álbum chamado “The Head on the Door” que recebeu esse nome retirado do próprio trecho da canção: ..."If only I was sure/that my head on the door was a dream"...
Praticamente sem guitarras, com palmas bem marcadas, baixo compassado, teclados fantasmagóricos, e, vocais ofegantes, emocionais de Smith...Sim, você leu bem: vocais ofegantes que nos deixam sem compreender o porquê daquilo, mas tudo está dentro de um contexto.
Ele praticamente sussurra suas palavras, como se estivesse com medo de acordar algum animal faminto que poderia devorá-lo a qualquer momento! Esta música causa sensações “claustrofóbicas” jamais registrados na história, basta ouvir para conferir!
Digo sensações claustrofóbicas porque é assim que me sinto exercendo a advocacia no parâmetro da Justiça atual. Os processos precisam ser resolvidos e enquanto eles não se desenrolam (pois dependemos de uma série de questões, de pessoas e da Justiça em geral para o processo se concretizar positivamente.)
Neste sentido você precisa controlar a sua própria ansiedade e a de seus clientes que querem um resultado rápido e eficiente. Mas muitos não compreendem e o resultado para o "causídico" é uma grande ansiedade desarvorada.
A Ansiedade é explícita em "Close To Me"
Em "Close To Me", do The Cure, Robert Smith transforma sua experiência pessoal de ansiedade em uma narrativa intensa e acessível.
A inspiração para a música veio de um "pressentimento iminente" que Smith sentia desde a infância, especialmente durante um episódio de catapora, quando era atormentado por visões e ansiedade noturna.
Isso se reflete claramente em versos como “I've made myself so sick / I wish I'd stayed asleep today” (Eu me deixei tão doente / Queria ter continuado dormindo hoje), mostrando que o desconforto é tanto físico quanto psicológico.
A imagem de “my head on the door” (minha cabeça na porta), que também dá nome ao álbum, faz referência direta às alucinações de Smith, quando via sua cabeça iluminada pela luz da porta entreaberta.
Esse símbolo representa o medo do desconhecido e a vulnerabilidade diante de emoções intensas. A letra explora o conflito entre o desejo de segurança e a dificuldade de escapar da ansiedade, como em “If only I was sure / That my head on the door was a dream” (Se ao menos eu tivesse certeza / De que minha cabeça na porta era um sonho).
O videoclipe reforça essa sensação de claustrofobia ao mostrar a banda presa em um guarda-roupa à beira de um penhasco, ilustrando o medo de ser dominado pelas próprias emoções.
Apesar da melodia envolvente, "Close To Me" mantém uma tensão constante entre o desejo de proximidade e o receio de enfrentar sentimentos profundos e assustadores.
As 3 versões de Close To Me
E com esse clima, Close to Me (que era considerada uma composição de segunda linha até pelo próprio Robert Smith), ganhou uma nova vida pois exploraria vários espectros musicais sem desprezar uma parcela grande de fãs que preferiam a faceta gótica do The Cure.
| The Cure no lançamento da Canção Close To Me |
Incrivelmente e merecidamente, os arranjos dramáticos adicionaram um tom alegre à canção, atraindo todos tipos de ouvintes. Um verdadeiro trunfo! Afinal é tempo de comemorar, mesmo com todas as adversidades que encontramos pelo caminho.
Três versões de Close to Me foram lançadas em 1985:
- album version (não possui muitos Metais, com por exemplo, tompetes, trombones...);
- 7" mix version (que inclui um longo rangido de uma porta fechando no início da melodia). Foi essa versão que editei no meu canal no YouTube. Originou a ideia do clipe dirigido por Tim Pope, que apresenta a banda presa em um guarda-roupa caindo de um penhasco. Sensacional, por sinal, e que merece ser visto vááárias vezes!
- 12" extended mix version (que contém metais bem acentuados - por curiosidade, eles foram adaptados de uma marcha tradicional de New Orleans).
Cinco anos após sua criação, em 22 de outubro de 1990, foi lançada a "Close to Me · Remix" que fez parte do álbum “Mixed Up” com várias outras músicas da carreira do The Cure, contando com a produção de Chris Parry, Mark Saunders, além do próprio Smith.
Bem gente, agora eu estou condensando bastante meus artigos aqui no Blog para que vocês leiam a matéria completa e estou deixando para escrever longos compêndios apenas nas minhas petições jurídicas. Aqui é pra gente descansar, se informar e se divertir!
E sendo assim, nada melhor do que unir a própria profissão com a música, deixando-a atuar como uma importante válvula de escape que nos ajuda a enfrentar os medos, anseios e amenizar os sintomas de ansiedade. Até a próxima amigos queridos.


Adriana a ansiedade cada vez mais presente em nossos dias! ADOREI o teu vídeo e estás profissional nessa arte! Eu não saberia nem começar, sou uma anta!!rs... beijos praianos,chica
ResponderExcluirChica, eu gosto muito mais de editar vídeos ( os mais alegres são os que eu mais gosto de fazer) do que escrever...hehehe
ExcluirJá eu não tenho talento nenhum para escrever poesias lindas como você.
O importante é ser feliz com o que fazemos!!
Milhares de beijinhos querida e uma semana maravilhosa!!! :)))))
Amo essa música, Dri. Mas não sabia o significado da letra pq sou péssimo em inglês, mas me identificava sem saber. E ansiedade é algo que eu sofro desde criança. Adorei saber mais. Bjs e boa semana.
ResponderExcluirSérgio, que maravilha, nos identificamos com tanta coisa, música e personalidade!! Só de sentir a respiração do vocalista nesta canção aprendemos no mesmo instante que ele está falando de algo que o incomoda.E a música trata realmente disso, de como a ansiedade pode nos dominar e nos deixar vulneráveis!!!
ExcluirBeijos meu querido e grata pela presença!!
Linda semana!! :))))
Bom dia, Adriana
ResponderExcluirParabéns pelo dia do advogado, sucesso sempre, desculpe o atraso. A ansiedade gera estresse que pode causar doenças, tem um versículo que diz: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." Filipenses 4:6. Não conhecia a canção, obrigada por compartilhar. Um forte abraço!
Oi querida Lucinalva, muito boa tarde!!
ExcluirAgradeço pelos parabéns, foi um feriado em plena segunda-feira para mim!
Você tem razão , a ansiedade gera muito estresse e pode se tornar um círculo vicioso. Inclusive você trouxe o salutar Versículo Bíblico que se manifesta sobre esse problema bastante antigo e inclusive já traz a solução!
Agredeço novamente sua gentileza querida!!
Tenha uma semana maravilhosa!! :)))
Olá, querida amiga Adriana!
ResponderExcluirA ansiedade tem dominado as pessoas de modo descomunal.
Vamos desopilando os nervos com otimismo e vídeos interessantes.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos fraternos
Oi Rosélia, como vai querida? Grata pela presença linda!!
ExcluirPuxa, agora você disse uma verdade gigantesca: a ansiedade está a dominar todas as pessoas do mundo e tornando-as doentes.
Sabe amiga, por isso que adoro fazer os vídeos com a tradução das músicas. Editar, inserir as imagens, catalogar a legenda: tudo me causa uma grande serenidade...É uma válvula de escape!
Beijos querida e uma semana maravilhosa com esse friozinho estranho que está no nosso Espírito Santo...rsrs
Oi Adriana.
ResponderExcluirNão conhecia a música nem a banda. A letra é forte, expressa mesmo essa tensão ansiosa que também é reproduzida na música. Trabalho excelente sua edição.
Abraços.
E com o mínimo de ansiedade...rs (imagino cliente pedindo presa em processos que se arrastam muitas vezes. )
Eduardo, creio que os meus problemas de saúde anteriores vieram do estresse da profissão, pois nós não temos como "alavancar" a Justiça para que os processos sejam resolvidos no prazo apropriado, somos apenas "instrumentos" de apoio para levar o Direito a todos que precisam resolver suas pendências. Então a cobrança é grande e a ansiedade toma conta.
ExcluirÉ por isso que recorri à música. Ela para mim é uma grande válvula de escape... Editar os vídeos e receber os amigos aqui e no meu canal, tornaram-se uma excelente terapia. Além do ciclismo, é claro , que também melhorou muito a minha saúde mental neste quesito.
Fiquei feliz que tenha gostado da canção do The Cure, todos os vídeos desta banda eu faço com animação porque o ritmo é super divertido e combina bem!
Grata pela presença querido, fiquei muito feliz!
Aproveito para desejar uma semana maravilhosa!! :))))
Dear Adriana, we face anxiety in our lives on a daily basis. While anxiety itself can be detrimental both to our mental and physical health, I think what can be even more deadly is how we respond to anxiety. We cannot control what others do or say, nor can we control much of what happens in our lives. However, we can control how we react and respond.
ResponderExcluirHugs 🫂 🤗
Verdade Linda, não podemos controlar a ansiedade efetivamente, mas podemos amenizá-la com exercícios mentais e físicos para poder manter o coração mais sereno. No mundo de hoje, onde a ansiedade domina tudo e todos, é complicadíssimo fugir dela. Até o The Cure na música dos anos 80 já mencionava sobre isso e o irônico é que com o passar do tempo, principalmente depois da pandemia, a ansiedade dominou o mundo.
ExcluirFico muito grata com o seu carinho da presença Linda e seja sempre bem-vinda ao Blog Vivendo Bem Feliz!! :))) Beijos!!!
Oi Dri!!!
ResponderExcluirMenina, eu tive que fazer uma cirurgia em uma protese dentária que deu rejeição e fiquei tão ruim, que nem visitei blogues há duas semanas, mais ou menos.
Táloco!!
Mas ainda bem que melhorei, e hoje pude vir até aqui, pra ler sobre uma música que gosto muito e sobre uma banda que curto demais.
Quando eu era adolescente eu e uns amigos montamos uma banda, muito rapidamente, e eles me escolheram pra cantar porque minha voz parecia com do Robert Smith, até a desafinação dele e minha eram iguais.
Kkkkkkkkkkkkkkkk.
Quando minha esposa estava grávida, toda vez que eu colocava Boys don't cry pra tocar, o Samuel chutava a barriga dela.
Não sei porque! Se ele ouvia lá dentro... Mas era engraçado.
Postagem muito bacana minha amiga!
E o Dudualdo alí em cima disse que não conhecia The Cure!!!!!!!!!!!
Vou rever minha amizade com ele.
Com você, ela está renovadissima!!!
Oi André, querido! Senti mesmo a sua falta nos últimos posts, principalmente em uma canção dos Guns N'Roses que publiquei aqui no Blog e no meu canal no YouTube. Deu uma polêmica danada, com algumas pessoas dizendo "palavras feias" pra mim. Mas já apaguei tudo em prol da minha saúde mental....kkkkk
ExcluirLamento pela cirurgia, sei bem como é!! Doí demais e a recuperação é lenta. Mas graças a Deus já está melhor, recuperado e super bem!! :))))))
Que legal amigo, então fez parte de uma banda de rock e ser escolhido por ter uma voz parecida com o gênio do Robert Smith é um grande privilégio sabia? Uau!! Agora subiu muito no meu conceito musical, legal demais essa informação!! Você me lembrou de "Boys Don't Cry"! Ah como preciso editar com urgência essa música e que legal você a tenha colocando para seu bebê ouvir desde a barriga da mamãe...Que belo gosto musical ele deve ter adquirido hem? Boa música se escuta desde a barriga e fica para sempre na memória da criança!! :)))
Adorei sua participação, sempre te espero porque sei que você aprecia o bom e velho rock, mesmo em todas as suas vertentes e variáveis!!
Tenha um final de semana maravilhoso!! :)))))
It's fascinating how you connect the song "Close to Me" to your experience as a lawyer and the anxiety that comes with it. The way you described the "claustrophobic" feeling of the song and how it relates to waiting for legal processes to unfold is so relatable and poetic. It's a beautiful way to show how art can reflect our real-life struggles and give us an outlet.
ResponderExcluirObrigada querida Melody, por ser tão gentil nas explicações quanto ao texto que você leu!! Essa canção dá a dimensão exata do meu sofrimento no Direito. Mas em contrapartida, quando comecei a editar vídeos musicais, essa ansiedade periclitante amenizou bastante.
ExcluirAgradeço o carinho da presença, sempre fico muito feliz quando aqui vem!!
Aproveito para deixar os meus desejos de um ótimo final de semana!! :))))
A ansiedade não é facil de gerir e por vezes é muito comp+licado tratar.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Obrigada Isa, pela presença e carinho!!!
ExcluirA ansiedade é complexa, por isso temos a música como método auxiliar!!
Beijos querida!!
Uma análise interessante.
ResponderExcluirBoa semana.
Beijos.
Obrigada Jaime pela presença e que tenha apreciado o artigo!!
ExcluirTe desejo uma ótima semana!
Uma música fabulosa e cheia de significados!
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 04 de agosto à 08 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Obrigada Emerson, pela presença!!
ExcluirEssa canção do The Cure é muito boa para desestressar a mente, mesmo ela falando de ansiedade!!
Maravilhosa semana amigo!!