Lá Vem o Sol dos The Beathes em Pedra Azul

Oi amigos queridos, o ano está acabando e nada melhor do que mostrar para vocês um pedacinho do paraíso nas montanhas capixabas ao som do The Beathes. Pedra Azul está chamando o sol na linda canção "Here Comes The Sun".
Mas você já conheceu ou ouviu falar da Pedra Azul? Pedra Azul é o nome do conjunto rochoso mais famoso do Estado do Espírito Santo.
![]() |
| O conjunto rochoso capixaba mais famoso |
Muito provavelmente, você já viu foto dela em algum cartão postal do Espírito Santo. A Pedra Azul tem 1.822 metros de altitude e é especialmente conhecida por essa saliência em forma de lagarto que parece subir a pedra.
Reza a lenda que o nome se deve à coloração azulada que a pedra adquire em determinadas horas do dia em função da radiação solar. Muitos já disseram que ela fica azul.
Perto da Pedra Azul, tem o parque estadual que se criou para proteção do bioma predominante na Pedra Azul: o Parque Estadual da Pedra Azul.
Devido ao clima montanhoso e úmido, a vegetação local é riquíssima e cheia de espécies endêmicas de orquídeas e bromélias. E para proteger tudo isso o Governo do Estado criou o parque em 1961. Ao todo o parque tem 1.240 hectares. Uma pequena parte está aberta à visitação e pode ser percorrida através de trilhas guiadas
A Pedra Azul se encontra dentro do distrito de Pedra Azul que fica bem pertinho do parque e integra o município de Domingos Martins. Oficialmente, Pedra Azul está no território de Domingos Martins, uma das mais famosas das cidades serranas, porque Santa Teresa também está dividindo esse título. Para ter acesso a Domingos Martins enfrentamos uma estrada sinuosa e cheia de curvas.
![]() |
| O lagarto rochosos subindo a Pedra Azul |
A Pedra Azul “distrito” é uma vila, de tão pequenina. Por isso que, apesar desse pequeno aglomerado urbano, o turismo de Pedra Azul é essencialmente rural. O que há são atrações naturais e estabelecimentos turísticos espalhados por toda a região que é repleta de encantos por todos os lugares...
A beleza natural da região, a herança cultural da imigração europeia e a atividade criativa dos proprietários rurais, fizeram do agroturismo a mola propulsora da economia local. Esse é basicamente o mix de ingredientes que faz de Pedra Azul um dos maiores e mais bem preparados destinos turísticos capixabas (embora ainda pouco conhecido fora do Estado).
![]() |
| A beleza natural de Pedra Azul |
A beleza natural de Pedra Azul deve muito à preservação da mata atlântica local. Tá certo que a cobertura verde já foi mais extensa e tem diminuído ano a ano pelas mãos da especulação imobiliária e da falta de compromisso do poder público municipal. Mas, especialmente no entorno do parque, a exuberância da mata chama atenção. É grandiosas exuberante.
Sobre o legado da imigração européia nas montanhas capixabas, as cidades precursoras foram Venda Nova e Santa Teresa. Pedra Azul está bem no meio da região que, no final do século XIX e início do século XX, recebeu correntes de imigrantes europeus vindos, principalmente, da Itália e Alemanha. Por isso você vai encontrar diversos elementos desses dois povos na formação da cultura local, especialmente na gastronomia. E as casinhas pitorescas.
Além desses fatores incríveis, dois outros contribuem para o carinho especial do capixaba por Pedra Azul: o clima ameno e a incrível proximidade da capital. A altitude média da região fica em torno de 1.000 metros, fazendo com que as temperaturas caiam para baixo dos 10 graus no inverno.
Por outro lado, são apenas 80 km de Vitória pela BR 262. Como se diz por aqui, é muito rápido e fácil fugir do calor de 40º das nossas praias para curtir um friozinho “europeu” nas nossas montanhas!
Para quem é de fora, é perfeitamente possível conhecer Pedra Azul a partir de um bate-volta desde Vitória. Mas o ideal mesmo é reservar um final de semana para aproveitar ao máximo as atrações que a região oferece.
Veja sugestões de passeios:
![]() |
| Casinhas antigas da colonização italiana em Pedra Azul |
1) O Parque Estadual da Pedra Azul
O Parque Estadual da Pedra Azul é aberto à visitação. Lá dentro, é possível fazer trilhas que te levam bem pertinho da Pedra Azul (e seu lagarto). A mais famosa e procurada é a que leva até as piscinas naturais que ficam no ponto de junção entre a Pedra Azul e a Pedra das Flores. A vista é incrível e vale o esforço da escalada.
2) Orquidário Caliman
A rigor, você não precisaria ir até o Orquidário Caliman para ver ou comprar orquídeas. Há vários orquidários de fácil acesso à beira da BR 262 no município de Marechal Floriano e, na própria Rota do Lagarto, tem sempre uma banquinha do Orquidário Chalé Verde, de Aracê, com orquídeas à venda. Fica na Lavrinha, em Venda Nova.
3) Visita às propriedades do agroturismo
Pedra Azul e Venda Nova são famosas pelo seu agroturismo. São várias propriedades rurais que se abrem para receber turistas interessados em conhecer o local ou adquirir os produtos. Cada um adelas, portanto, vale por uma atração. Mas é bom saber que, na maioria, a visita se limita a isso: conhecer a “lojinha” e comprar os produtos expostos. Com raras exceções, não há muita interatividade ou contato com o processo produtivo.
4) Sítio Herança: colheita de morangos
Esse é um sítio especializado na produção e venda de morangos. Mas, aqui, o grande diferencial é a possibilidade de você mesmo colher o morango que quer consumir/comprar, bem ao estilo “colhe-pague”. Fica no início da Rodovia ES 368.
5) Sítio Lorenção: socol
![]() |
| A Família Lorenção |
Socol é um embutido de carne de porco legado pelos imigrantes italianos à culinária de Venda Nova. O original da Itália tinha outro nome – ossocollo – e era feito com a carne do pescoço do animal. Mas, nas cozinhas de Venda Nova, ele ganhou, além de um apelido, um novo ingrediente para se ajustar ao paladar do brasileiro: o lombo. Em Venda Nova, você encontra o socol à venda em várias propriedades. Mas o mais famoso deles é o do Sítio Lorenção. Fica na Tapera.
6) Domingos Martins (sede)
Apesar de ser um distrito de Domingos Martins, Pedra Azul fica distante 55 km da sede do município. Mas nada impede que, estando em Pedra Azul, você faça da sede de Domingos Martins um bate-volta para conhecer o legado da imigração alemã no Espírito Santo.
A canção inspiradora dos The Beathes
A música "Here Comes The Sun", dos Beatles, traz uma mensagem clara de otimismo e renovação. George Harrison compôs a canção em um momento de tensão dentro da banda, buscando alívio e inspiração na casa de Eric Clapton. O surgimento do sol, que motivou Harrison a escrever, simboliza o fim de um período difícil e o início de uma fase mais leve e esperançosa.
A letra faz referência ao "longo inverno frio e solitário", uma metáfora para fases complicadas e prolongadas, tanto pessoais quanto coletivas. Quando Harrison canta “the smiles returning to the faces” (os sorrisos voltando aos rostos) e “I feel that ice is slowly melting” (sinto que o gelo está derretendo aos poucos), ele expressa de forma simples a sensação de superação e o retorno da alegria.
O uso do sintetizador Moog, novidade trazida por Harrison, reforça a atmosfera acolhedora e inovadora da música. Assim, "Here Comes The Sun" se tornou um símbolo universal de esperança, mostrando que, mesmo após tempos difíceis, a luz e a leveza podem voltar a fazer parte da vida.







Nenhum comentário
Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!