Primavera Brasileira!








No dia 22 de setembro temos a chegada da primavera no hemisfério sul, denominada Primavera Austral, estação do ano que se estende até o dia 21 de dezembro, com a chegada do verão. No Brasil, também é conhecida como a estação das flores e por mais incrível que possa parecer, as  cores da primavera no nosso Brasil , representam as cores da nossa bandeira onde predominam o verde, amarelo, azul e branco!  




Importante informar que há muitas controvérsias sobre o significado de cada uma  das cores que compõem a nossa bandeira. Mas o que aprendemos desde a infância na escola é que a cor verde significa a beleza das matas de nosso país, o amarelo significa o ouro e as riquezas naturais encontrados no período do descobrimento do Brasil, o azul representa o céu límpido e o branco simboliza a paz.
Deixando as discussões sobre o surgimento de nossa bandeira para outra ocasião e concentrando-se apenas na Primavera, sabemos que  no hemisfério norte a estação recebe o nome de Primavera Boreal, acontecendo entre 20 de março e 21 de junho.



A característica mais marcante da primavera é o aparecimento das flores, em espécies e quantidades variadas e abundantes.
Nesse período também ocorrem as reproduções dos animais, em face do aquecimento das temperaturas. 

Em cada esquina pode-se perceber a presença da estação, devido às belezas da flora.

Borboletas enfeitam a estação : veja como são belas as borboletas com suas cores brilhantes e reluzentes, enquanto pássaros e cigarras trazem a graça de seus cantos. Abelhas voam de flor em flor à procura de néctar, para a produção de mel.


As árvores tornam-se mais frondosas nesta época pois as folhas perdidas no outono nasceram novinhas no inverno e agora apresentam-se mais viçosas! E por falar em árvores, dia 21 de setembro foi o dia  dela! Árvore que é:

Fonte de vida

Fonte de amor

Fonte se sobrevivência

Para aqueles que tem consciência!

Durante a estação, também acontecem mudanças na umidade do ar, que na estação anterior se apresentava muito seca – o inverno. As chuvas tornam-se constantes, passando a cair nos finais das tardes, em consequência ao calor e à própria umidade que aos poucos é elevada.
O Brasil é um país que contém uma das maiores diversidades das espécies vegetais e animais do planeta. Dentre as flores mais comuns da primavera, podemos encontrar rosas, margaridas, jasmins, hortênsias, gerânios, violetas, narcisos, orquídeas, dentre tantas outras.



Uma curiosidade interessante: o termo primavera originou-se do latim, através da junção das palavras primo e vere que significam “no começo do verão”.


Eu na idade em que cantava no coral
Mas sabe o motivo de eu gostar tanto da primavera?  É devido a uma canção que eu aprendi na infância, na minha escola em plena 2ª série... eu cantava no coral!
Está na minha cabeça e não saiu até hoje e olha que faz tanto tempo...rsrs .. eis  os versos da  minha musiquinha preferida: 

"Primavera, primavera
Estação de flores mil
Enfeitam e embelezam
Os jardins do meu Brasil!

Lindas rosas,violetas
Belos cravos e jasmins
Tantas cores, tanta Beleza
Na estação primaveril!!

Mas deixando as lembranças de infância de lado e pensando no presente, eu adoro a música que festeja a chegada da primavera. Vale a pena ouvir de novo!!! Abraços e feliz primavera!! :D

É PRIMAVERA! from Adriana Helena on Vimeo.

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

15 comentários:

  1. Olá minha querida amiga Adriana!!!
    Que linda postagem minha amiga, adorei!!!
    Minha amiga, esta é a mais linda das estações, além de muito verde, trás também a exuberância, beleza e o perfume das flores, tudo para alegrar e colorir os nossos dias!!!
    Belas imagens, adorei minha querida amiga!!!
    Parabéns pela excelente postagem!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite!!!
    Beijos e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido luis... como é bom ter o seu comentário aqui neste cantinho, fico tão feliz!!!A Primavera é linda e as flores, as árvores e as borboletas me inspiram muito!!! Muito obrigada e agradeço de coração sua honrada visita! Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Caracteristicas marcantes à parte, com ou sem primavera à FLORES que independem dela, são sem Belas e quanto mais a gente as Aprecia mais BELLAS elas estão.... BJKS minha primavera em Flor ou será-Flor de todas as estações? BJKS

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriana! Lindo o seu Blog; parabéns!
    Eu também adoro a primavera, justamente por ela ser o prenúncio do verão!
    Curioso: vc cantava no coral da escola e sua música preferida era a que celebrava a chegada da primavera ; e eu, já cantei
    essa linda música do eterno Tim Maia, também em coro, com o pessoal da escola de canto onde estudava , em SP. kkkkkkkkkk
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rui querido, sempre cavalheiro e gentil! Obrigada pelo lindo comentário na primavera!Adorei e sua visita aqui é sempre esperada! Abraços e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Neusa! Que bom que veio conhecer o meu cantinho e que tenha gostado! Fico imensamente feliz! E temos muita coisa em comum hem? A do meu coral na infância está grudada na cabeça igual a chiclete...e a do Tim Maia também!! Que legal! Também, uma música linda dessas que você cantou na escola de canto deve ser o cartão de visitas da primavera de tão empolgante e envolvente!!! Beijos querida e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Adriana querida, ficou maravilhoso! Seu texto é bem informativo e as fotos são únicas!!!
    Puxa, você conseguiu abordar desde o dia da árvore, primavera até as cores da nossa pátria.
    Puxa, adorei a sua foto da época do coral! Não é por nada, mas você era uma graça! Não que você tenha deixado de ser, rsrsrsrsrsrs. Mas, quando agente é adolescente, parece que temos um brilho diferenciado, você não acha?
    Amiga, é impressão minha ou seus cabelos ficaram mais encaracolados? rsrsrsrsrs
    Que você continue sempre inspirada para escrever artigos como este!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ei Amigaaaa,

    Tudo lindo, lembrar principalmente destes tempinhos de infância que alegrávamos e que tudo tinha mais encanto, até as musicas de escola,mas tudo é festa , tem cor , brilho e perfume quando se chega esta estação tão maravilhosa,costumo dizer que é a estação do amor, tudo mais lindo ,romântico e florido....
    Beijossss

    ResponderExcluir
  9. Edgard, meu amigo tão querido! Fico lisonjeada com o seu elogio e só tenho que agradecer tamanho carinho! Obrigada! E quanto aos meus cabelos, esses sim mudaram muito depois que entrei na adolescëncia: começaram a cachear! No início não aceitava os cachos muito bem, mas depois me rendi a eles..rsrs Muito obrigada e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Cecília e Rê! Muita obrigada pelas doces palavras que tem as cores e o sabor da primavera que as deixam assim, tão românticas !
    Mil beijo amigas queridas!!!
    Venham sempre!
    Beijos e um final de semana maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. Coisas mais lindas que você postou Adriana. São um regalo para a vista e não só...para todos os outros sentidos também! Desejo um ótimo Fim de Semana com muita "Primavera Brasileira"!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, boa tarde amigo!
      Muito obrigada por sua presença!
      Sinto-me lisonjeada com suas palavras, gosto muito da sua presença!

      Estamos na semana da primavera aqui no Brasil e estou homenageando-a divulgando os posts mais antigos do blog que falam sobre flores, sobre cores e perfumes....
      É a estação do ano que mais aprecio e ao qual me inspiro!!

      Um maravilhoso fim de semana amigo e obrigada pela participação!
      Abraços e muita felicidade! ;))))

      Excluir
  12. Adriana Helena que lindo o seu post!
    Desejo-lhe de todo o coração uma Primavera Brasileira em que participem todos os sentidos.
    Também desejo um maravilhoso Fim de Semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Antonio, você é muito gentil!
      Ah, a primavera brasileira é cheia de verde e amarelo!
      São as cores do nosso lindo Brasil!
      E ainda vem o azul e o branco para contribuir com as cores da bandeira!

      É a época dos sentidos, dos perfumes, das flores!
      Precisamos aproveitar antes que o verão bata às nossas portas com o seu calor .. o verão no Brasil não é fácil de aguentar...rsrsrs

      Abraços, muito obrigada e um grande fim de semana Antonio!
      Feliz Outono para você! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.