Roy Orbison e sua voz angelical vem lhe desejar FELIZ NATAL!





Impossível não se emocionar ao ouvir Roy Orbison. Detentor de uma voz potente e ao mesmo tempo angelical, é ele quem vem te desejar um lindo e FELIZ NATAL!

A origem das baladas começou com o Roy Orbison. Você já conhece as Baladas Poderosas que eu sempre compartilho  aqui no Vivendo Bem Feliz. Essas baladas são caracterizadas por ter um ritmo lento, com presença comum de guitarras elétricas e/ou acústicas e menos ênfase na percussão e baixo. 

Começou na década de 60 e foi muito comum e popular durante a década de 80.

Algumas partes da música podem incluir uma forte percussão e baixo para aumento do efeito emocional, e mais tarde a volta de uma guitarra elétrica, para o clímax da música. Inclusive já listei as minhas baladas preferidas e Roy Orbison liderou todas as paradas do meu coração, além dos Guns N'Roses e Scorpions.

Nascido em Vernon, Texas, Roy Orbison começou sua carreira na Sun Records em meados de 1956. O lendário estúdio de Sam Phillips foi o berço de nomes como Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash.


                       
     Roy Orbison, Johhny Cash e Elvis Presley


No contexto dessa cena, Orbison entrou numa competente aventura rockabilly, mas ele não tinha a explosão rocker nem o carisma de seus contemporâneos e seu trabalho inicial se resumiu em singles que fizeram um sucesso menor como “Ooby Dooby” e “Rockhouse”.

Somente no início dos anos 60, Roy despontaria como compositor e cantor, assinaria com a Monument Records e gravaria discos sensacionais.

Apelidado de “The Big O”, com aparência envelhecida de senhor tímido, míope de óculos escuros e vestindo preto, Orbison era a antítese dos ídolos pop dos anos 60 e ficava, na maior parte do tempo, imóvel no palco.



Roy Orbison e seus óculos escuros


A fórmula de sua consagração era sua poderosa voz de tenor que alcançava várias oitavas e desfilava potência e beleza em graves e agudos impressionantes.

De 1960 a 1964, ele se transformou num dos maiores hitmakers americanos. São dessa fase sucessos avassaladores como “Only The Lonely”, que eu editei especialmente para o final do ano,  “Crying”, In Dreams”, ( que já editei, pois é linda)  “Running Scared”, “Blue Angel”, “Blue Bayou”, “Falling”, It’s Over”, “Lana”, “Dream Baby” e o megahit “Oh Pretty Woman”.


 "It's Over" alcançou o primeiro lugar em 25 de junho de 1964 (tornando-se o segundo single No.1 do Orbison no Reino Unido). É uma canção emocionante! Ouça!



Muito já foi indagado sobre a lenda de “The Big O”: 

A “voz mais sublime do planeta”?

“O cantor predileto de Elvis Presley”? 

“O anjo que cantava como um condenado”?


Não importa. Roy Orbison marcou sua trajetória como um dos mais incríveis compositores e vocalistas da história do rock e todos os fundamentos do seu incrível legado estão cristalizados em suas obras musicais.

Um senhor tímido de óculos escuros que não se movia no palco mas fazia um show


Inclusive, nos anos 80, muitas bandas de rock se inspiraram nas baladas de Roy Orbison para criarem as suas músicas em álbuns de bandas de rock, pop rock, hard rock e heavy metal. Algumas bandas contemporâneas podem ainda incluir um forte uso de piano.


As power ballads de hard rock, glam metal e heavy metal geralmente usam solos de shred complexos que também são normalmente usadas no heavy metal, eles também incluem o uso extensivo de harmonias, no pop rock e soft rock os temas líricos apresentam diferentes formas, geralmente para representar um amor por uma mulher em específico. 

No geral, são músicas fortes e emocionais e a banda Heart, os Scorpions e Guns N'Roses se inspiraram em Roy Orbison para criarem  seus maiores sucessos!

Roy Orbison, Banda Heart com o hit Alone, Scorpions e Guns N'Roses


Only The Lonely - Curiosidades sobre a canção que fez decolar a carreira de Roy

A  canção mais incrível de todos os tempos de Roy, na minha opinião é " Only the Lonely (Know the Way I Feel) "
Only the Lonely é uma canção de 1960 escrita por Roy Orbison e Joe Melson

A gravação da canção por Orbison, produzida por Fred Foster para a Monument Records , foi o primeiro grande sucesso do cantor. Foi descrito pelo The New York Times como expressando "uma urgência cerrada e motivada". 

Lançado como um single de 45 rpm pela Monument Records em maio de 1960, "Only the Lonely" alcançou o segundo lugar nas paradas de música pop da Billboard dos Estados Unidos em 25 de julho de 1960.

Uma carreira de sucesso 


O interessante da carreira de Roy Orbison é que no  início de 1960, Orbison e Joe Melson escreveram a música, "Only the Lonely", e depois tentaram vender  a  canção para Elvis Presley e os Everly Brothers , que recusaram. 


Diante da recusa dos astros da época,  eles próprios decidiram gravar  "Only the Lonely" no estúdio da RCA em Nashville ,  usando a seção de cordas e cantores de apoio doo-wop que deram a "Uptown" um som  impressionante. 

Mas desta vez, o engenheiro de som Bill Porter tentou uma estratégia completamente nova: construir a mixagem de cima para baixo em vez de de baixo para cima, começando com backing vocals de microfone próximo em primeiro plano e terminando com a seção rítmica suave em o fundo.  Essa combinação se tornaria a marca registrada do som de Orbison.

A gravação também apresentava uma nota em falsete tocada por Orbison que exibia uma voz surpreendentemente poderosa

Assim, Roy e Melson começaram a construir canções com a voz de Orbison especificamente para mostrar seu alcance e poder. 

Quando Presley ouviu "Only the Lonely" pela primeira vez, a música que havia recusado, ele comprou uma caixa com os discos para distribuir aos amigos. E agora a canção que parece um presente de Natal! Aproveito para desejar toda a felicidade do mundo a vocês, queridos amigos!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. O que vi acima não foi uma postagem, mas uma aula. E não qualquer aula, pois partiu da parte histórica do rock e terminou na área técnica, explicando classificações vocais e engenharia de som. Mais um pouco e o próprio Roy aparecia aqui ao meu lado. Perfeito.
    "It's over"... bom, se você me desculpar, Adriana, essa eu prefiro não comentar. Não pela música, mas pelo momento. Perdão.
    Já quanto a "Only the Lonely", estamos falando de nada mais nada menos do que 62 anos de história. Não é para qualquer um! São gerações inteiras que se influenciam, se inspiram em algo ou alguém, e isto é para ser reverenciado. Adoro quando o Roy solta seus drives, falsetes, ou alonga as notas. Ele não lançou moda, o que ele fez foi ditar regras, mostrar como fazer, inovou e marcou para sempre algo que ainda buscava uma identidade, o rock.
    E como diz a música, somente um solitário para entender outro.

    Perfeito, menina. E, claro, aproveito para te desejar um Natal recheado de tudo aquilo que você espera, e com menos chuva pro teu ES. Que o novo ano venha com realizações e a esperança de melhoras para todos nós. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, é sempre maravilhoso ler os seus comentários, pois são tão completos e complexos de quem realmente leu o texto inteirinho com todo o carinho do mundo...Isso é muito raro!! Aliás é algo inédito que não conheci no meu tempo de blogagem!! Fico encantada com quem realmente lê e consegue retirar conhecimentos dos meus artigos e principalmente, se emocionar e expressar essa doce gratidão como você o faz!! :)))) Afinal, como você muito bem sabe, elaborar textos e poemas, (como você brilhantemente o faz) como também os meus artigos musicais, demanda uma longa pesquisa em todos os sentidos...Faz-se necessário conhecer a origem, a história e tudo isso demanda tempo...
      Ahh e It's Over é uma canção que machuca amigo e entendo perfeitamente que não querida comentar sobre, mas ainda bem que aprecia Only the Lonely tanto quanto eu!! Eu até coloquei uma caveirinha dançante e brilhante no vídeo para alegrar...rsrs
      Uma voz como a do Roy é raridade...Ele só era muito sério no palco, mas tocar e encantar como ele não tinha nem para o Elvis!
      Agradeço sobremaneira o carinho!!
      Reitero meus desejos de um lindo e feliz Ano Novo!! :)))))

      Excluir
  2. Que lindo, Dri. Espero que voce tenha tido um lindo Natal. Beijão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sérgio e meu Natal foi bem calmo, em casa em família!!
      Obrigada pelo carinho de sempre, fico encantada!!
      Tenha um lindo 2023!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.