Primeiro de Abril com o lendário Raul Seixas







Ultimamente existem milhares de  fake news espalhadas por aí que fica até difícil de acreditar em lendas envolvidas com o dia  1º de abril. Mas hoje você saberá a origem desse dia. E a música é sem comentários: um rock do Raul Seixas que nos faz acreditar que todos somos  "Cowboy Fora da Lei."

Há de se levar em conta que mentir é um ato provavelmente tão antigo para o ser humano que pode ser considerado milenar. Comprovadamente, no entanto, o Dia da Mentira passou a ser celebrado em 1º de abril ao menos desde a instituição do Calendário Gregoriano, no século 16. 

A nova forma de contar o tempo substituiu o Calendário Juliano por determinação do Concílio de Trento (1545-1563), como informam dados da Agência Brasil, órgão de comunicação oficial do governo brasileiro.

A reunião de clérigos católicos, em Trento, na Itália, durante a Idade Média, foi uma resposta à Reforma Protestante e pretendia reafirmar a autoridade da Igreja Católica, como conta a World History Encyclopedia (plataforma online de conhecimento dedicada ao tema). Mas também acabou mudando a maneira como as pessoas que seguiam a religião cristã contavam seus dias.


A partir dessa alteração, o ano se iniciaria em 1º de janeiro, estaria dividido em 12 meses (ou 365 dias), contendo quatro estações distribuídas por eles e seguindo o movimento da Terra em relação ao Sol.


O Dia da Mentira, em 1º de abril, surgiu como uma forma bem-humorada de protestar contra as novas mudanças.

Foto de Jules Gervais Cortellemont

Assim pessoas vestidas de palhaços e bobos da corte passeavam  durante festivais de temática medieval que aconteciam  na região da Picardia, na França.


Qual é a origem do Dia da Mentira?


A Encyclopedia Britannica, por sua vez, defende que as verdadeiras origens do Dia da Mentira não são totalmente reconhecidas. Até porque, a data tem similaridades com festivais como a Hilária, da Roma Antiga, realizada em 25 de março, ou a celebração do Holi na Índia, que termina em 31 de março, que podem tê-la influenciado, diz a fonte.


Ainda assim, acredita-se que o Dia da Mentira surgiu na França, quando parte da população se recusou a aceitar que o Ano Novo não começaria mais na Páscoa, mas sim em 1º de janeiro. Os que seguiram apegados aos antigos costumes foram chamados de “tolos de abril”, já que este é o mês onde a celebração católica acaba ocorrendo, afirma a Britannica. 

A alteração teria ocorrido a partir de agosto de 1564, quando foi promulgada pelo rei francês Carlos 4º.


Já no Brasil, no entanto, a tradição de pregar peças por conta do Dia da Mentira foi introduzida em 1828, afirma o site da agência governamental brasileira. A ideia de fazer uma brincadeira “mentirosa” foi do jornal impresso mineiro “A Mentira” que, segundo se conta, trouxe em sua primeira edição a morte de Dom Pedro 1º na capa, sendo publicado justamente em 1º de abril. Desde aquela ocasião já mentiam sobre a falsa morte de algumas celebridades.


Dom Pedro I    


A verdade é que Dom Pedro 1º faleceu muitos anos depois, em 24 de setembro de 1834, em Portugal.

Há ainda uma crença de que o Dia da Mentira estaria ligado à chegada da primavera, durante o equinócio, que acontece em 21 de março no Hemisfério Norte. Isso porque a mudança na estação do ano pode “enganar” as pessoas, já que o clima deixa de ser frio gradualmente, com dias mais ou menos quentes, explica a plataforma inglesa.

Em todos os casos, no entanto, a ideia central do Dia da Mentira é fazer alguém de “bobo” contando algo que não é verdade.  Aqui no  Brasil, com o advento da internet, se tornou comum enviar mensagens com brincadeiras a parentes e amigos, para depois dizer que a pessoa “caiu no 1º de abril”. Algumas até de muito mau gosto. Isso para mim é uma grande tolice, isso sim. 

Cowboy Fora da Lei : um ícone do rock

A música 'Cowboy Fora da Lei', de Raul Seixas, é um clássico do rock brasileiro que reflete a rebeldia e o espírito crítico do artista. A letra expressa uma recusa em se conformar com as expectativas sociais e políticas, representando um desabafo contra as pressões para se encaixar em um papel tradicional na sociedade. 

Raul Seixas, conhecido por sua postura contestadora e por suas letras que misturam filosofia, crítica social e um toque de surrealismo, utiliza a figura do 'cowboy fora da lei' como metáfora para o indivíduo que vive à margem das regras estabelecidas.

Só mesmo o icônico Raul Seixas para tecer em forma de música uma crítica bem humorada sobre as mentiras da vida.

A canção foi composta em 1987 por Raul Seixas e Cláudio Roberto, esse último também já partiu.

Raul Seixas e Claudio Roberto


Raul Seixas é um artista iminentemente político, e, talvez por esse poder de transformação associado à sua figura, ele tenha permanecido com tanta força como uma figura popular e lendária. Depois de lançar vivas e efetivamente fundar os preceitos de uma “Sociedade Alternativa”, além de pregar ensinamentos cósmicos e de rebeldia, o “Maluco Beleza” lançou, em 1987, as suas considerações sobre assumir um cargo público.

 “Cowboy Fora Da Lei”, parceria com Cláudio Roberto, debocha, logo no início, da forma arcaica e coronelista que fundou grande parte da nossa política. Lá pelas tantas, ele dá o seu veredicto: “mentir sozinho eu sou capaz/ não quero ir de encontro ao azar”.

A canção se tornou um hino para aqueles que se sentem deslocados ou que escolhem viver de acordo com suas próprias regras, longe das expectativas convencionais. Raul Seixas, através de sua música, encoraja a autenticidade e a coragem de ser diferente, de ser um 'cowboy fora da lei' em um mundo que muitas vezes valoriza a conformidade acima de tudo. 

A música permanece relevante como um símbolo de resistência e individualidade, ressoando com gerações que buscam encontrar sua própria voz em meio à pressão para se adaptar. E eu acabei de editar! Tomara que apreciem!


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

10 comentários:

  1. Olá querida Adriana!

    Adorei ficar a saber mas sobre o dia das mentiras! Realmente desconhecia de todo as razões de existir este dia. Muito interessante.

    Desconhecia o Raul Seixas, mas gostei da música e enquadra-se bem neste dia! 😊

    Abraços! 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olavo, muito boa tarde amigo querido!
      São tantos pormenores sobre o dia da mentira que a gente até fica desconfiado que é mais uma mentira não é mesmo? rsrs
      Aqui no Brasil Raul Seixas foi um dos melhores cantores de nossa geração, mas partiu cedo demais deixando um legado de músicas sensacionais!!
      Grata pelo carinho da presença amigo!!
      Tenha uma semana maravilhosa!! :)))))

      Excluir
  2. Eu já tinha lido alguma coisa sobre a origem do "Dia da Mentira", você expos muito bem os detalhes sujos...rs
    A gente mente por natureza. Alguém ensina uma criança a mentir? Não, ensinamos (geralmente) a ela dizer a verdade já que mentir é da natureza humana.
    Eu gosto de muitas músicas do Raul, apesar da figura do "Cowboy Fora da Lei" seja muito atrativa, principalmente pra aqueles que se adequam bem aos ditames sociais, a rebeldia dessa turma geralmente é cíclica e tudo acaba voltando para o mesmo lugar.
    O contestador contesta a sociedade em que vive, renega seus valores, é tido como "marginal" e a marginalidade (no caso aqui, de viver à margem) é sempre atraente, mas por final, acaba por ajudar a construir uma nova sociedade que terá novos valores que por fim, será contestado por um novo marginal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, confesso que me surpreendi com tantos pormenores sobre o dia da mentira que começou há algum tempinho e a origem é bem arcaica, por sinal.
      Realmente a mentira faz parte da natureza humana, é algo que está presente em tantos momentos do dia, de tantas pessoas... Mas será que ela realmente tem perna curta? rsrs
      Adorei as suas considerações Eduardo, pois Raul era mesmo muito criativo, visionário e corajoso. Contestava e inseria também nas letras de suas músicas o que o incomodava para chamar a atenção e assim, quem sabe, arrumar a casa. Pena que partiu cedo, poderia ter ajudado muito mais com um repertório musical ainda mais extenso. Mas os grandes ídolos do rock sempre tem essa mania esquisita de partir mais cedo. Os roqueiros dos anos 80 que estouraram naquela época, e que ainda estão vivos e com saúde, podemos contar nos dedos. Me surpreende a banda Kiss que de rebelde na vida real não tem nada. Estão aí firmes e fortes!!
      Grata amigo, tenha uma semana maravilhosa!! :)))

      Excluir
    2. Hahaha sim, e era demais da conta...rsrs

      Excluir
  3. Boa tarde, Adriana
    Não conhecia a história do dia da mentira, aprendendo por aqui, mas bom mesmo é a verdade. Desejo melhoras para os membros da tua família que estão hospitalizados e que eles tenham alta. Sobre a bike é um ótimo exercício, traz muitos benefícios, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lucinalva! Quemdiria que o dia da mentira era tão repleto de detalhes nao é A verdade sempre prevalecerácom toda a certeza.
      Muito obrigada pelos desejos de recuperação querida, tenho muita fé que tudo vai dar certo!
      Beijos e uma semana maravilhosa! :)))

      Excluir
  4. Olá, Adriana, bom ler seu blog novamente! ❤️
    Amei a forma com que você explicou, eu era uma das pessoas que não conheciam a origem deste dia. Confesso que nunca gostei muito das brincadeiras que fazem nessa data, principalmente porque minha família sempre teve o humor um pouco “estranho” rsrs.
    Sobre a música: hino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Khetlyn, eu que agradeço o seu gentil retorno, muito obrigada!
      O dia da mentira é repleto de particulares e vem de um tempo bem antigo,pois mentir é da natureza humana. Mas o que é verdadeiro prevalece ,apesar das brincadeiras de mau gosto que muitos compartilham nesta ocasião.Mas música do Raul é maravilhosa, ele era visionario, um gênio incompreendido que se foi precocemente...Deveria ainda estar aqui juntamente com o Paulo Coelho, seu companheiro de composição das letras das músicas.
      Beijos querida e um lindo restante de semana!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.