Finalmente chegou o momento de uma das canções mais emblemáticas dos anos 90 que tem uma melodia cativante e uma letra estranha, mas de profundo significado: a excelente "Losing My Religion" da banda REM.
Do grunge ao punk, o rock dos anos 90 renovou o gênero e, sem dúvida, o R.E.M teve grande contribuição, sendo apontado como a banda pioneira no rock alternativo. O destaque fica para o hit Losing My Religion, que, apesar do nome, tem um significado distante da visão religiosa.
Formado em 1980 por Michael Stipe, Peter Buck, Mike Mills e Bill Berry, o R.E.M se tornou uma das bandas mais famosas do rock alternativo, com cerca de 15 discos lançados e diversos hits que marcaram a carreira da banda.
Banda R.E.M no início da carreira
Musicalmente, 'Losing My Religion' é caracterizada por seu distintivo riff de mandolin, tocado por Peter Buck, que contribui para a atmosfera melancólica da canção. O R.E.M., conhecido por seu estilo alternativo e letras introspectivas, conseguiu com esta faixa alcançar um sucesso comercial sem precedentes, tornando-a uma das músicas mais reconhecidas da banda.
A música Losing My Religion foi uma mais tocadas na rádio nos anos 90 e agora a gente vai entender melhor o significado da letra:
O SIGNIFICADO DE LOSING MY RELIGION
À primeira vista, a música Losing My Religion pode causar uma certa confusão, dando margem para imaginarmos que se trata de uma canção que fala sobre religião. Mas não é bem assim.
Presente no álbum Out of Time, sétimo da discografia do R.E.M, Losing My Religion é a música mais popular da banda, tendo sido presença frequente nas paradas de sucesso dos anos 90.
Capa do álbum Out Of Time
O título Losing My Religion se refere a uma expressão bastante comum nos Estados Unidos, mais precisamente no Sul do país e insinua que a pessoa chegou no limite, perdeu a fé e está cansada.
Sabe quando alguém meio que gastou toda a energia, acaba perdendo o equilíbrio e dá um baita piti? É mais ou menos isso.
Portanto, a música não fala sobre fé de forma literal, e sim retrata um personagem que parece estar no seu limite e um tanto decepcionado por conta de um amor não correspondido.
O próprio Michael Stipe, vocalista do R.E.M, chegou a declarar que queria escrever uma música sobre amor não correspondido e obsessão.
Na época, o vocalista comparou Losing My Religion com o sucesso do The Police, Every Breath You Take, dizendo que se trata de uma canção pop clássica e obsessiva.
Eu também a editei e traduzi a canção do The Police. Veja AQUI. E só depois de traduzir essa canção que notei o quanto é agressiva de certa forma, como a perseguição de um stalker. Por isso que agora traduzo as canções, para saber direitinho do que os músicos estão falando...😉
ANÁLISE DA CANÇÃO E NÃO É SOBRE RELIGIÃO
A expressão 'losing my religion' é uma frase idiomática do sul dos Estados Unidos que significa perder a paciência ou a compostura, e não necessariamente tem a ver com religião no sentido espiritual.
A canção, escrita pelo vocalista Michael Stipe, é uma exploração das emoções e pensamentos que acompanham uma paixão não correspondida ou uma relação desequilibrada.
A beleza da canção
A letra revela uma luta interna e a sensação de vulnerabilidade. O narrador menciona estar 'no canto' e 'sob os holofotes', metaforicamente indicando que se sente exposto e sozinho enquanto enfrenta seus sentimentos.
A repetição de 'I've said too much' e 'I haven't said enough' reflete a incerteza e a confusão sobre como se comunicar efetivamente com a pessoa desejada, e a dificuldade em entender se o que foi expresso foi demais ou de menos. A música também aborda a ideia de obsessão.
Ninguém duvida que o R.E.M alcançou o seu objetivo quando lançou Losing My Religion, isso porque a música tocava de forma obsessiva nos anos 90 e ainda continua presente em uma playlist de rock. Afinal, clássicos são clássicos, não é verdade?
A canção conquistou dois prêmios Grammy e ficou na 4ª posição na Billboard Hot 100.
A canção é um testemunho da capacidade do R.E.M. de combinar melodias cativantes com letras profundas, criando uma obra que ressoa com ouvintes que já se sentiram perdidos na busca por conexão e compreensão em relacionamentos. Então vamos esquecer da dura realidade e imergir na música? Te espero no vídeo.😍
Olá Adriana! Menian essa musica é muito legal. Está sempre tocando na minha vitrola. Engraçado que eu não acho ela melancólica como você falou, até acho ela alegrinha. É muito bom vir aqui em seu blog. Eu queria ver musicas nacionais aqui também.
Oi André, como vai tudo bem? Quanto tempo não é? Essa canção é uma mistura de ritmo com palavras interessantes, que quando toca traz à tona as mais doces lembranças...O mandolim é que deixa um certo ar de melancolia na canção noa acha? Ahh eu já publiquei muitas canções nacionais aqui no blog e no meu canal. Mas o foco são as internacionais, em razão da tradução. Muitas vezes a tradução de uma música é surpreendente e não combina com a melodia. Inclusive há casos até escabrosos...rsrs Obrigada pela presença e desejo uma ótima semana!!
Que legal que tenha gostado da canção da semana Teresa! Ela é um ícone do pop/rock dos anos 90, tocou sem parar por semanas!! Tenha uma ótima semana!! :)))
Oi Isa, eu também fiquei longe da música por alguns anos mas depois que comecei a editar canções internacionais com a respectiva tradução, fiquei encantada com esse novo ofício que me faz muito bem mentalmente... Aproveite para ver a tradução de um dos meus vídeos e surpreenda-se!! Beijos e ótima semana! :))))
Boa noite, Adriana Música interessante, não conhecia, muitos enfrentam seus sentimentos sozinhos e como é gratificante encontrar apoio nas adversidades, um forte abraço.
Oi querida Lucinalva, bom demais que aqui esteja comigo ouvindo essa canção... Muito importante o seu comentário, pois enfrentar os sentimentos sozinhos é muitas vezes muito dolorido...É preciso força para sair e resiliência para enfrentar! Beijos e um restante de semana muito bom!! :)))
Gosto muito do R.E.M e sim, já cheguei a pensar que a música se referia a religião. Gosto muito do ritmo e da batida dessa música, apesar do seu clima meio depressivo. Excelente esta sua postagem.
Sabe Edu eu nunca havia ido a fundo no significado desta canção tanto quanto agora, quando a desmembrei , mas ainda falta muito para dar um diagnóstico preciso sobre ela, porque os sentimentos de cada pessoa, ao ouví-la são diferentes e as interpretações também... Mas de uma coisa tenho certeza, ela não tem nenhuma correspondência com religião, apenas o título!! Ahh também a acho depressiva e melancólica, principalmente pelo tom do vocalista e pelo instrumento mandolim que é o bandolim mesmo, muda só a nomenclatura, que dá esse toque místico. Tenha um lindo restante de semana amigo e obrigada por vir deixar o seu carinho!!! :)))))
Adriana Helena, advogada, ciclista amadora e editora de vídeos musicais no Youtube, cuja experiência pessoal levou-me a relatar momentos saudáveis e divertidos embalados com a melhor trilha sonora de nossas vidas. Vamos ser feliz?
→Leia Mais e me encontre nas redes sociais
Amigo Chapeleiro
-
(meus chapéus de praia)
(meu bonés de caminhar, o azul manchou, terei que comprar outro da cor que
amo)
O chapéu pode assumir significados diversos,...
Why it is difficult to get a visa?
-
I wanted to start with a question; why is it so difficult to get a visa?
Especially if you are a citizen of the Republic of Turkey.I shared with you
my...
When courage is weak, a person's ability is lost!
-
When courage is weak, a person's ability is lost.
Inner strength is like magic to face any challenge in life.To increase this
self-confidence. we should k...
Lobão, 50 anos a mil!
-
*Atenção! O texto contém spoilers, porém, são leves e o próprio Lobão já
deu esses mesmos spoilers em várias entrevistas, aqui, alí e acolá!*
*Imagin...
⛅ ⛅
-
Céus da Gracinha
Céus da Roselia
Céu da Adriana Helena
Céus da Teresa Dias
"O brilho do sol do lado de dentro da gente se chama sonho."
Rubem Alves
...
Amor sublime
-
Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
I João 3:18
Enquanto esperava pelo trem, um jovem em traje social sentou-se...
Sem paciência
-
Últimamente tenho baixa tolerância a gente portadora de burrice natural,
não falo de gente humilde, ou sem oportunidades, mas daquele tipo aluno de
cu...
Deu a Louca na Bicharada
-
- *O urubu chegou animado*
- *Colocou um terno azul*
- *Chamou o gavião*
- *Foram morar no Sul.*
- *A zebra ficou enjoada*
- *Não que...
-
* "Ao invés de sempre ficar limpando as lágrimas que caem pelos mesmos
motivos, limpe da sua vida as pessoas que as fazem cair."*
*(Karen Andrade Lor)*
Colocando os pingos nos is
-
Hoje eu vim aqui apenas para colocar os pingos nos is. Afinal, a geração
dos maiores de 50, não são os responsáveis pela atual catástrofe
mundial, on...
Serba-Serbi Hewan Kucing
-
Kucing merupakan hewan jinak yang perilakunya menyenangkan dan sangat
disukai oleh manusia sehingga sering dipelihara. Namun, ada kucing tertentu
yang sa...
Aqui nasceu o Espírito Santo
-
Nesta enseada Vasco Fernandes Coutinho desembarcou de sua Caravela em 1535
Meu último passeio de bike foi para conhecer em detalhes a origem do
Espírito...
A essência
-
*[...] tem dia que a gente leva até um susto quando se olha no espelho, não
é? Mas a beleza não é só coisa de poeta em meio a fealdade, que
literariamen...
Mary Difatto na Bienal do Livro - Rio 2025
-
*Mary Difatto* é escritora *CONFIRMADA* na *Bienal do Livro - Rio 2025.*
Com três romances publicados - *SILÊNCIO EM FOGO BRANDO, CHAVE: ADVÉRBIO DE
LUG...
. ROZTOCZE .
-
TECHNIKA: AKRYL NA PŁÓTNIE, MARKERY METALICZNE
WYMIARY: 80 x 60 cm
CENA: 2000 zł / 465 euro
JA PRZY SWOIM OBRAZIE :D
WYSTAWA ZBIOROWA, DOSTĘPNA D...
Romantizando a vida
-
Já ouviu muito sobre romantizar a vida, né? Essa ideia de transformar os
pequenos momentos do dia em experiências especiais está cada vez mais em
alta – ...
TENHO SAUDADES
-
Tenho saudades de ti, tantas, tantas
vontade de te abraçar
beijar-te vezes sem conta
até a minha alma se cansar.
Tenho sede do teu corpo
onde me perdi...
Despedida
-
Tudo bem, Pessoal? Peço desculpas pela longa ausência. Não me esqueci dos
amigos que fiz aqui. No início deste ano, meu pai sofreu um AVC. A
locomoção e a ...
Cérebro no Curso de Direito
-
*Advogado :- Doutor, antes de fazer a autópsia, o senhor verificou o *
*ulso da vítima?Testemunha:- Não.Advogado :- O senhor verificou a pressão
ar...
Te ter...
-
*Te ter tão perto que não haja possibilidade de interpor-se qualquer muro!*
*Te ter tão profundo no coração que não haja qualquer possibilid...
GRATIDÃO
-
Gratidão é um sentimento profundo, é algo que está em nosso coração,
desinteressado, é um amor puro que não há nada no mundo que faça mudar ou
tirar do co...
A vida e o que temos dentro de nós
-
[image: Vida e a felicidade humana]
A *vida* é o que temos dentro de nós. E é o essencial para a *felicidade*
humana. Em geral, nove décimos da nossa felic...
A Sensualidade do Par By Patrícia Pinna
-
*Calor castanho amendoado, sonhado*
*Na vertigem do meu corpo embebido*
*Em imagens afetivas num colo embriagado*
*Pernas cruzadas,cabelo preso e beij...
Caos no closet
-
No primeiro dia da estação mais quente do ano, os cabides, prateleiras e
gavetas, subitamente começaram a se comportar de forma surreal, quebrando a
monoto...
Dobraduras da Saudade
-
Saudades.
Que sentimento profundo!
Suave recordação
que também é melancólica.
Que faz sorrir
ou mesmo chorar,
ao lembrar:
da infancia
dos pais
...
Uma data dedicada à reflexão
-
>>Continue lendo
Tem Certeza? Uma escolha certa sempre leva à outra
Este post pertence ao blogue Luz de Luma, yes party!.
Seja criativo, não copie! Plágo ...
Photobucket quebra milhões de imagens na internet
-
Uma mudança abrupta nos termos de uso do tradicional serviço de hospedagem
de imagens Photobucket provocou a quebra de milhões de imagens na internet.
A...
Um olhar diferênte
-
*Nada como chegar nesta data e ver tudo que passamos, o quanto somos
queridos neste mundo que vivemos.*
* É muito bom saber, que os anos vão, a idade chega...
Atitude Que Faz Diferença...
-
*O Senhor Palha (Conto japonês)Era uma vez, há muitos e muitos anos, é
claro, porque as melhores histórias passam-se sem...
Tai Chi Chuan na Vila Prudente
-
Agora os moradores da Vila Prudente e redondeza podem aprender e praticar
o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan.
Convido todos os interessad...
Impressão
-
É estranho não saber se o que se quer encontra eco no lugar que antes
parecia tão comum. O reflexo era quase exato e nem precisava forçar a visão
para obs...
Olá Adriana!
ResponderExcluirMenian essa musica é muito legal.
Está sempre tocando na minha vitrola.
Engraçado que eu não acho ela melancólica como você falou, até acho ela alegrinha.
É muito bom vir aqui em seu blog.
Eu queria ver musicas nacionais aqui também.
Um abração e fica com Deus!
Oi André, como vai tudo bem? Quanto tempo não é?
ExcluirEssa canção é uma mistura de ritmo com palavras interessantes, que quando toca traz à tona as mais doces lembranças...O mandolim é que deixa um certo ar de melancolia na canção noa acha?
Ahh eu já publiquei muitas canções nacionais aqui no blog e no meu canal. Mas o foco são as internacionais, em razão da tradução. Muitas vezes a tradução de uma música é surpreendente e não combina com a melodia. Inclusive há casos até escabrosos...rsrs
Obrigada pela presença e desejo uma ótima semana!!
Thanks for your sharing
ResponderExcluirObrigada pela presença Camdandusler!!
ExcluirFico feliz que tenha apreciado!
Linda semana!
Mais uma excelente escolha musical!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Que legal que tenha gostado da canção da semana Teresa!
ExcluirEla é um ícone do pop/rock dos anos 90, tocou sem parar por semanas!!
Tenha uma ótima semana!! :)))
Tenho andado um pouco afastada da música.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Oi Isa, eu também fiquei longe da música por alguns anos mas depois que comecei a editar canções internacionais com a respectiva tradução, fiquei encantada com esse novo ofício que me faz muito bem mentalmente...
ExcluirAproveite para ver a tradução de um dos meus vídeos e surpreenda-se!!
Beijos e ótima semana! :))))
Boa noite, Adriana
ResponderExcluirMúsica interessante, não conhecia, muitos enfrentam seus sentimentos sozinhos e como é gratificante encontrar apoio nas adversidades, um forte abraço.
Oi querida Lucinalva, bom demais que aqui esteja comigo ouvindo essa canção...
ExcluirMuito importante o seu comentário, pois enfrentar os sentimentos sozinhos é muitas vezes muito dolorido...É preciso força para sair e resiliência para enfrentar!
Beijos e um restante de semana muito bom!! :)))
Gosto muito do R.E.M e sim, já cheguei a pensar que a música se referia a religião. Gosto muito do ritmo e da batida dessa música, apesar do seu clima meio depressivo. Excelente esta sua postagem.
ResponderExcluirSabe Edu eu nunca havia ido a fundo no significado desta canção tanto quanto agora, quando a desmembrei , mas ainda falta muito para dar um diagnóstico preciso sobre ela, porque os sentimentos de cada pessoa, ao ouví-la são diferentes e as interpretações também...
ExcluirMas de uma coisa tenho certeza, ela não tem nenhuma correspondência com religião, apenas o título!!
Ahh também a acho depressiva e melancólica, principalmente pelo tom do vocalista e pelo instrumento mandolim que é o bandolim mesmo, muda só a nomenclatura, que dá esse toque místico.
Tenha um lindo restante de semana amigo e obrigada por vir deixar o seu carinho!!! :)))))
Hello, finally I visiting your blog. Great article and success for your blog
ResponderExcluirVicky, muito obrigada amigo!
ExcluirVocê é sempre muito gentil e atencioso com o blog!
Desejo um ótimo final de semana!