Organize sua mesa e obtenha sucesso!




Vamos manter organizados nossa mesa de estudo ou de trabalho?


O post de hoje está recheado de dicas para ajudar você a organizar melhor o seu local de estudo ou trabalho. 


Para quem é estudioso, estar em dia com a matéria de cada disciplina é importante, mas não podemos descuidar do espaço onde, por algumas horas, passamos estudando. 


Seja em uma escrivaninha ou mesa, o ideal é manter um espaço “clean” e organizado para não dispersar a sua concentração.
Em primeiro lugar, trouxemos  dicas para você colocar a sua mesa de estudo  em ordem num esquema rápido. Depois sua mesa de trabalho e enfim,  algumas recomendações de Feng Shui para harmonizar e trazer bons fluidos para o local. 



Organizando a sua mesa de estudo:



1) Marque um dia por semana para fazer a faxina de sua mesa: limpar, organizar, guardar e/ou jogar fora os papéis que estão soltos;


2) Retire tudo que está sobre a escrivaninha e coloque de volta apenas os objetos importantes, usados no dia a dia;


3) Tenha sempre na mesa: um porta-lápis, um porta-clips e um porta-papel. Na hora da pressa, você consegue encontrar o que precisa em um só lugar. Para os itens extras escolha um local diferente, como uma caixa ou um armário.


4- Deixe seus livros mais utilizados sobre a mesa ou em local propício para que a pesquisa seja automática, sem necessidade de deslocamento. O mesmo é válido para apostilas, revistas, jornais e  provas de concursos.









Organizando sua mesa de trabalho:


Já imaginou contratar um profissional que possui uma mesa "arrumada" desta forma ?
Desastre total não é mesmo? 


Psicólogos e especialistas em desenvolvimento profissional afirmam que uma mesa de trabalho organizada ajuda a melhorar o desempenho dos funcionários. Se a sua mesa vive cheia de objetos, e pilhas de papel vão se acumulando sem parar, está na hora de se organizar. Não só a sua produtividade vai melhorar, mas também a sua imagem pessoal dentro da empresa. Veja como é simples:
1-Retire tudo da sua mesa e deixe apenas o computador, um calendário, um telefone – do lado direito se você é canhoto ou do lado esquerdo se você é destro, para conseguir segurar o telefone e escrever ao mesmo tempo – e um porta-lápis com o mínimo de itens – só realmente o que você utiliza e o que funciona! Seu celular particular pode ficar ao lado do telefone da mesa, mas lembre-se de deixá-lo no silencioso, como preza a boa educação!
2- Mantenha uma caneta e um bloco pequeno próximo ao telefone para anotar informações quando precisar. Perder tempo procurando alguma caneta sem defeito ou um pedacinho de papel – que pode se perder depois – é estressante para você e para quem está do outro lado da linha.
3- Tenha um caderno ou bloco para anotar assuntos relacionados ao seu trabalho: pendências para resolver, tarefas para fazer etc. O ideal é que não sejam folhas soltas, pois se perdem facilmente. Manter um caderno ou bloco é útil para quando precisar rever alguma tarefa ou informação anterior, fica tudo registrado. Se você utiliza um computador com um programa de correio eletrônico, aproveite para utilizar a agenda e a ferramenta de tarefas dele. Assim, terá menos papel na mesa.
4-Tenha uma gaveta só para os itens de material de escritório, não adianta deixar cada objeto em um lugar diferente, você não vai encontrar quando precisar.
5-Organize a papelada que estava em cima da sua mesa em categorias, como por assunto ou por nível de urgência. Depois, guarde cada pilha em uma pasta e cole uma etiqueta com a categoria. 

6-No computador você deve criar filtros, para evitar o excesso de e-mails e bloquear os spans, organize em pastas por ordem numérica, alfabética, nome das pessoas, projetos ou dos meses, os seus documentos. Exclua seus rascunhos e limpe o excesso de programas e arquivos semanalmente.
7-Limpe suas gavetas, organize seus projetos e suas listas de clietes, Diariamente verifique a sua agenda e liste suas tarefas. Uma vez por semana arquive os documentos de papel, CDs, DVDs e cartões.

Pronto: agora sua mesa estará assim,  propícia para o trabalho. Não é muito melhor?



Harmonizar para melhor estudar e trabalhar:

Segundo a arte chinesa de harmonização, o Feng Shui, arrumar a mesa  de estudos ou de trabalho abre espaço para as energias boas fluírem, proporcionando energia física e mental para o indivíduo. 

Com dicas simples e rápidas voê ativará a energia da vida  profissional, notará a diferença e se sentirá bem.

1- O centro da mesa é o lugar ideal para o computador, independente de seu formato, pois esse é o “canto da carreira”, e nada melhor do que a sua principal ferramenta de trabalho nesse local.


2-O canto central superior simboliza o sucesso e o reconhecimento, então coloque algum objeto vermelho sobre o computador ou uma luminária atrás dele. O lado direito é o canto dos relacionamentos, por isso coloque um porta-retrato com a foto do casal ou então dois objetos que formem um par.

3-O telefone também deve ficar do lado direito, para atrair seus clientes, coloque também um objeto de metal ou multicolorido para inspirar a criatividade.No lado esquerdo da mesa se encontra a prosperidade, e essa é a energia do dinheito, para ativá-la coloque um cristal multifacetado e os projetos em andamento.


4-No centro do canto esquerdo fica o canto da família, um ótimo local para uma planta ou um vaso com flores. 



Na seqüência fica o canto da sabedoria, lugar ideal para os livros sobre a sua carreira.

5-Evite objetos cortantes, pois eles cortam as energias, também evite colocar, no canto esquerda, a lixeira, pois este é o lado da prosperidade. Toda semana mande para a reciclagem os papés que você não usa mais, como revistas, jornais velhos, anotações, etc.

A verdade é que, ao organizar nossa mesa de trabalho, as oportunidades tem mais chances de entrar em nossa vida. Por isso nos sentimos mais leves quando nos livramos do que não precisamos.

Outra medida benéfica: esvazie as latas de lixo todos os dias, isso mantém a energia liberada. Quando jogamos fora o que é supérfluo abrimos espaço para o sucesso e bem estar.


Seguindo essas dicas de organização do Feng Shui você obterá clareza mental, ativará parcerias, atrairá clientes e melhorará a energia de seu ambiente.Vamos lá?

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. ótima dica de organização amiga,hoje foi o que eu estava precisando ouvir.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cíntia! Tudo bem querida?
      Pois é amiga poetisa, hoje resolvi republicar este post, que é um dos mais antigos do blog, pois contém dicas interessantes para quem quer dar uma organizada na messa de trabalho! Acho importante que tudo fique limpo e em ordem para atrair bons fluídos e a produtividade aumentar! O Feng Shui é ótimo! Tem lições muito boas!

      Fiquei tão contente que tenha sido útil a você amiga!
      Por isso agradeço muito o seu comentário e participação!
      Beijão e uma semana muito produtiva para você!!!

      Excluir
  2. Adri florzinha...
    Olha sou maluca por estética..tudo pra mim tem que estar super organizado e com visual legal, mas tipo, na hora da criação tudo vira um caos porque tenho que ter tudo na minha frente..depois de passada a tempestade..hehe..arrumo tudo de novo bem lindinho...
    achei as dicas do Feng Shui bem interessantes..vou fazer igualzinho ta ai..
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, querida! Como você está amiga linda?
      Que coisa boa, então se já é organizada tudo flui naturalmente para você amiga, em todos os campos da sua vida!
      É assim mesmo: primeiro gastamos todas as nossas energias criando, usando a maior quantidade de elementos possíveis! Isso é muito legal mesmo. E no final, é só organizar e guardar cada coisa no seu devido lugar! Assim tudo fica limpinho e arrumadinho não é mesmo?

      Ah que bom que gostou das dicas do Feng Shui: são bem legais não é? E ainda por cima, deixa o ambiente muito bonito e com uma energia ótima!!!
      Agradeço tanto a sua presença querida e também o seu lindo comentário! Adorei!
      Muitos beijos e uma quinta-feita maravilhosa!!:)

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.