Fases de um professor!





Hoje chegamos em caráter extraordinário  fazer uma homenagem bem-humorada a todos os professores do Brasil que, em início de carreira, estão repletos de bons ideais e energia. Almejam fazer um trabalho bonito, sério e correto nas escolas em benefício de seus alunos. Entretanto, as dificuldades encontradas pelo caminho, vão modificando a maneira como os mestres encaram a vida docente e as consequências acabam sendo desastrosas... Na verdade é rir para não chorar! Mas a carinha dos gatinhos está impagável! Vale a pena conferir!

Professor em início de Carreira...
— Não fez a Lição?
— Deixa que eu faço para você!


Professor  há  1 ano na Carreira...




— Não fez a Lição?
— Não faz mal, depois você termina!

Professor há 10 anos na Carreira...


 — Não fez a lição?
— SENTA e termina logo essa #%&*

Professor há 10 anos de se Aposentar...
— Professora, eu fiz a Lição!
— Eu te perguntei alguma coisa seu Lazareeento?


Já na tolerância Zero...

 
Recém formada 

Pegou 20 aulas e está louca para ampliar sua carga.
É uma gatinha cheia de sonhos e toda feliz, fala muito e está sempre contando as novidades.
Nos primeiros dias de trabalho tudo é maravilhoso!


 
Depois de 3 anos...

Está trabalhando em jornada ampliada. 
Já acompanha os movimentos do dia a dia cheia de novas ideias,
tem planos para seu trabalho, anda um pouco agitada com tanta expectativa.



Depois de 6 anos... 

 
Sua agitação aumentou um pouco, suas amigas e a direção estão percebendo. Já vira noite e dia tentando se encaixar na  profissão.. Não sabe o que fazer com a turma de aceleração...e só falta plantar bananeira pra aumentar a nota do IDEB.

Depois de 10 anos... 
  
Engordou um pouco... culpa dos antidepressivos, motivo: stress, alunos, pais de alunos, direção, coordenação, supervisão, filhos, marido ganhando pouco, trabalha longe de casa , ufa!!!!


Depois de 15 anos... 
Com muita sorte já está trabalhando perto de casa.
Mudou todo o guarda-roupa, para se adaptar a nova silhueta.
Mas tá feliz, come em casa e tem um caderno já pronto
para o início do ano, é só seguí-lo...
Tem ainda uma dorzinha de cabeça, a garganta já era..., 
se esqueceu o significado de 'bom dia',
se sente como se tivesse acabado de cair da cama...

Depois de 20 anos ...

Tem depressão regularmente. Não reconhece a rua onde mora,  enxerga pouco; escuta pouco; dorme pouco; fala pouco; a única coisa que tem muito são dívidas....
Está ficando completamente maluca!!!!
E  vê se pode ......... já quer  

Aposentar!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Pois é amigos, é uma carreira linda, mas não é fácil! Encerro com uma citação de Paulo Freire sobre as Verdades da Profissão de Professor, que acho bastante apropriada para os dias de hoje!


Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

PARABÉNS QUERIDOS PROFESSORES!!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

29 comentários:

  1. Adriana querida, amei!!!
    Já começando pelo coitado do patinho!kkkkkkkkkkkk
    As fases do gatinho engordando e depois endoidando então... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bom, espero que isso não seja uma regra! Já pensou eu fazendo o mesmo com os meus alunos de tai chi??? rsrsrsrsrsrsrs
    Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida amiga Adriana!!!
    Que maravilha minha amiga, bela e divertida homenagem a esses sofridos profissionais que tem a importante função de ensinar... tomara que não sejam com os das fotos, todos estressados... rsrsrsrs...
    Parabéns pela animada homenagem, adorei!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite!!!
    Beijos com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga,

    Rsrsrsrs, que interessante, como os anos passam e vão sendo aperfeiçoados nos educadores,rsrs, mas olha na verdade é um bom humor, mas se você pegar algumas fases e analisar tem um fundinho de verdade,rs, por tanto a ultima opção sem duvidas é a melhor, aposentarrrrrrrrrrrrrrrrrr

    Beijos e uma excelente semana pra você

    ResponderExcluir
  4. Adriana a pobre com 20 anoskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ficou belele,srsrssrrssrr como dizemos aqui no Ceara. Olha não tem como não dar umas boas risadas, olha Não reconhece a rua onde mora, enxerga pouco; escuta pouco; dorme pouco; fala pouco; a única coisa que tem muito são dívidas, essa é cruel.



    Uma boa semana!!

    ResponderExcluir
  5. Edgard.. eu também morri de rir com a carinha dos gatinhos ficando doidões e gordinhos ao final de tanta batalha nas escolas..rsrs Mas tenho certeza que você não vai ter coragem de dar um peteleco nos seus alunos daqui há alguns anos pois você é muito paciente... pelo menos parece muito!!!
    Um grande beijo e muito obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  6. Luis, tudo bem?
    Eu também não sabia se ria ou se chorava com a situação dos professores retratada na historinha e representada pelos fofos gatinhos...o patinho sofreu coitadinho..rsrs
    Mas é um alerta divertido à atual situação difícil enfrentada pelos nossos mestres.. ai, como eles sofrem...!!!!
    Muito obrigada pelo comentário amigo querido!
    Beijos e boa noite!!!

    ResponderExcluir
  7. É mesmo Cecília, minha querida!!Pois se é para ficar tresloucada como os gatinhos o melhor a fazer é se aposentar... apenas neste momento poderão desfrutar do sonhado descanso.. mas alguns se aposentam e ainda apresentam sintomas do "TOC" de tão estressados que ficaram no decorrer dos anos!!!
    É muita pressão, é muito trabalho!!!
    Mas todos se divertem ao final!!
    Beijos e boa noite amiga!!

    ResponderExcluir
  8. rsrs Irismar... eu também caí quase dura de tanto rir.. e achei esse termo belele do Ceará muito legal que vou incorporar no meu vocabulário! Vamos fazer uma interação da nossa cultura popular? Você sabe o que é pocar? Só os capixabas que sabem..rsrs pois Capixaba não vai embora , "POCA FORA" rsrsrs
    Obrigada pelo carinho e comentário amiga!!!

    ResponderExcluir
  9. Esta Criaturinha de Deus é impar, se não existisse eu não sei o que faria para inventá-La. LINDO e o pior Elucidativo...... BJKS

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Rui, meu amigo ... você também gostou das fases de um professor? Que carreira difícil não é mesmo? Mas o que eu mais gostei foi da cara e o balanço dos gatinhos.. cada um mais fofo do que o outro!
    Muito obrigada por comentar e beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Meu Anjo, você esqueceu de duas fases essenciais:

    O retorno da licença psiquiátrica e as férias gozadas na melhor Academia de Tiro ao alvo da cidade...

    São os tempos modernos...

    Beijos, Querida Adriana e muita luz à todos!

    ResponderExcluir
  12. Cigano! Você tem toda razão!!
    Vou precisar ampliar a história e buscar uma carinha de gatinho doidão voltando da clínica psiquiátrica onde acabou de ficar curado do transtorno bipolar e outra sendo o alvo em uma academia de tiro.. os acontecimentos recentes mostram isso e não é possível ignorá-los!!!
    Cigano! Agradeço imensamente a sua visita aqui neste cantinho e o seu comentário! Tenha uma tarde maravilhosa!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Adriana!

    Kkkkk... Snif, snif, snif... É para rir e chorar. É a pura realidade. Parabéns!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Antonio,seja muito bem-vindo!!!
    Mas não fique triste!
    É uma maneira divertida de encarar a vida!
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
    Volte sempre!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. É sobrinha querida, o tio passou por essas fases todas...rsrs...aposentou-se depois de uns seis anos de atraso[segundo cargo]. Agora estou ficando maluco de ficar dentro de casa...ou minha esposa acho...kkk...a vida de um professor, se analisarmos bem, parece uma tragiocomédia, ainda mais com o salário que recebeos após 35 anos de carreira[principalmente o professor mineiro]. Quanto aos vídeos são cômicos, mas não deixam de retratar a pura realidade do fim dos professores do Brasil...rsrs, a maioria dependendo de ansiolíticos, consultas periódicas a pisicólogos,pisiquiatras, etc...eu mesmo já passei por isso e ainda hoje tenho que ingerir esses ansiolíticos, se quiser domir mais ou menos..rsrs, mas tem o lado bom, tenho muitas amizades e o carinho de muitos, embora a moiria fingem não nos conhecer mais,ou mesmo nos desprezam. Mas é a vida, então vamos levando com otimismo para não sofrermos mais ainda. Abração carinhoso do tio.

    ResponderExcluir
  16. Encaixou tudo...
    E o pior se não tiver uma grevezinha o 'Anestesia' não dá os reajustes pros professores mineiros!
    É muito pra cabeça!

    ResponderExcluir
  17. Ah tio Paulo, fica triste não.. a postagem foi uma singela homenagem para ao mesmo tempo mostrar o quanto sofrida é a vida de um professor e a maneira criativa e bem humorada que vocês levam, pois para sobreviver durante anos com um salário tão pequeno é digno apenas de verdadeiros heróis!!! Tenho certeza que agora, paulatinamente, sua vida vai se ajustar muito bem e quanto àqueles ex-alunos que fingem que não te conhecem, são eles que estão perdendo sua agradável companhia ou então estão desmemoriados mesmo...rsrs Um grande abraço cheio de muito carinho para o meu querido tio e bola prá frente! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Profex! Tudo bem?
    Pelo visto, os professores mineiros são uns dos mais sofridos do Brasil e continuam lutando para melhorar as condições de trabalho e de vida!!! Muito obrigada pelo desabafo e volte sempre amigo!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  19. Não, não, não fiquei trite, de forma alguma, longe disso sobrinha querida, apenas quis mostrar a situação que chegam os baluartes da sociedade, pois sem nós professores não existiriam as milhares de profissões,não é mesmo. Acho que foi mais um desabafo a favor da classe e meu também, nada mais. Orgulho-me se ter sido professor na ativa por 38 anos e me considero um vencedor...rsrs. Beijos e obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a postagem. kkkkk ri muito , pois me vi no lugar do gatinho. ai meu Deus!!!! e eu já retornei da licença psiquiatrica, como disse o cigano. Mas acharam por bem me colocar num local onde eu não faça mal algum a ninguem, agora trabalho na biblioteca. Com a graça de Deus. rsssss beijão

    ResponderExcluir
  21. Querida! Boa tarde! Ainda bem que agora você está mais feliz no seu novo local.. mas duvido que faria mal a alguém minha linda... é tão doce...
    A vida de um professor não é fácil e os resultados dos grandes esforços e dos aborrecimentos decorrentes do dia a dia aparecem a longo prazo...
    Tem que se cuidar muito!
    Agradeço demais a sua participação amiga!
    Beijos no coração!!!

    ResponderExcluir
  22. Nada a ver pessimo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "pley" apesar da sua visita nada amistosa, seja bem-vindo a este blog!

      Aqui você encontra dicas para cuidar da sua saúde, maneiras de praticar exercícios físicas e muitos artigos que privilegiam o bom humor em todas as suas formas. Generalizar, em apenas uma rápida visita, sobre o conteúdo deste blog, que já há mais de um ano vem conquistando novos amigos a cada dia, não é uma prática recomendável da sua parte. Para falar assim, tem que ser um "blogueiro" muito bom. Mas infelizmente, não me senti atraída a fazer uma visita ao seu blog e conhecer o seu trabalho. Lamento muito.

      Mas te dou um conselho que poderá ser útil para a sua futura vida na blogosfera e internet em geral: Se quiser obter sucesso e respeito neste mundo, antes de manifestar uma opinião, qualquer que seja, em um blog alheio,leia primeiro o conteúdo do artigo e o interprete. Apenas depois disso, opine e, se discorda de algo, aponte argumentos plausíveis que possam fazer a diferença! Seguindo isso, poderá adquirir o respeito da outra parte e fazer muitos amigos, ok?

      Até mais!!!!!

      Excluir
  23. como a educação vai ser valorizada se os poprios professores não se valorizam entram na educação pensando somente no bom Salario esquese da coisa mais inportante que ser professor é um Dom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é "pley". A educação é um problema geral e social no nosso país.

      Antes de tudo, o professor precisa ser valorizado, algo que não acontece por parte da sociedade em geral e principalmente, por parte dos próprios alunos que não os respeitam como devem! Eles (OS MESTRES) possuem a função que considero o cerne de um país, que é mais importante de todas : EDUCAR E PREPARAR AS CRIANÇAS PARA O FUTURO!!!

      Se não tiverem um bom salário, como poderão manter-se no firme propósito de preparar os jovens para o mercado de trabalho? Sem um bom salário, nenhum profissional consegue dar o melhor de si e o resultado é o que você viu no artigo: professores estressados e necessitando de acompanhamento psicológico para poder dar conta do ofício! E olha que eu nem entrei em detalhes quando ao sofrimento e humilhação a que são submetidos diariamente por alguns alunos violentos. Os casos explodem na mídia a cada minuto, não há necessidade de maiores explicações.

      Encerro por aqui!!!

      Excluir
  24. hahaaa... adorei a homenagem, Drica! Mas é uma pena que os professores sejam tão pouco valorizados, é uma profissão que merecia mais respeito e valorização. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querida, penas que os professores não tenham o valor que mereçam!
      São mestres, são dedicados, são os que nos passam os conhecimentos necessários para vencer na vida!!
      Beijinhos amiga e um fim de semana maravilhoso!
      Obrigada pelo carinho! :)))))))

      Excluir
  25. Esta Meninona é muito especial, só vc mesmo para criar algo assim - Boa Noite Amiga Querida - BJKS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rui Ventura, quanto tempo que não dá uma passadinha por aqui não é?
      Esse texto já é mais antiguinho, de 2011, mas permanece muito atual!!
      Homenagear os professores sempre é um grande prazer, adoro!!

      Beijos e um fim de semana fantástico Rui!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.